Nem só de caviar vive o homem

Nem só de caviar vive o homem J. M. Simmel

Resenhas - Nem Só de Caviar Vive o Homem

Pedrol 20/03/2022

Thomas Lieven, o ser humano extraordinário
Nem Só de Caviar Vive o Homem foi originalmente publicado em 1960, e sim, é uma história verdadeira.

Como disse a célebre Josephine Baker: Nem só de Caviar Vive o Homem.

Ao título curioso estampado na capa é mostrado uma história fabulosa de um cozinheiro e suas maravilhosas receitas que encantam até os importantes oficiais dos serviços secretos de alguns países. Ou é o que se pensa...

Um cavalheiro, elegante, eloquente, bem humorado e com uma paixão irresistível pela culinária e pela vida. Thomas Lieven é seu nome, dentre vários outros que ele passou a se chamar no decorrer da trama. Um alemão, banqueiro, fluente em inglês e francês, cozinheiro (o que deve sempre ser ressaltado), proeminente no judô e um amante divertidíssimo. Essas são algumas palavras que podem definir Thomas Lieven.

Enganado por seu sócio por falcatruas no banco, acaba indo para a Alemanha e parando nas mãos da Abwehr, o serviço de informação do exército Alemão. Com um bom currículo, a Abwehr "convida" o senhor Thomas a fazer parte. Com boa desenvoltura na língua, Lieven consegue, e isso é só o começo para que ele se juntasse ao Serviço Secreto Britânico e depois ao Deuxième Bureau, o serviço de informações militares franceses. Em plena guerra, para alguém se juntar em três serviços de espionagem dos principais países envolvidos no conflito seria impossível, logo, uma grande aventura...

Simmel construiu uma trama tão empolgante, com um personagem tão incrível que impossibilita perder o interesse no romance.
As receitas culinárias no livro têm um tom cômico tão maravilhoso e combina tão perfeitamente com o bom humor de Lieven que dá gosto em ler!
Os coadjuvantes são fenomenais, bem descritas e com cada personalidade conflitante que é uma maravilha ao paladar do leitor.
As traições, as viradas de mesa, os momentos que se pensa "e agora?!" surgem em tantas ocasiões e as resoluções são ótimas, dignas do bom humor, tanto da narração quanto do bom Lieven.

Jacques Abtey, antigo espião do Deuxième Bureau e dos Serviços Especiais franceses atestou em seu prefácio: Thomas Lieven existe (existiu).

A Thomas Lieven ? agora Roger Thompson ? um pacifista incrível, um aventureiro sensacional, deixou-nos uma boa mensagem para a humanidade com sua história de vida.

"Proporia que, durante algum tempo, nós nos dediquemos menos a acreditar do que a refletir. As consequências seriam miraculosas. Não haveria mais guerras. Porque, como são os homens que fazem as guerras, esses mesmos homens devem ser capazes de evitá-las"
Marcos.Strike 15/06/2022minha estante
Vc recomenda mesmo? E do tipo que eu não posso perder de jeito nenhum?

Pedrol 17/06/2022minha estante
Meu camarada, se curte espionagem com um humor bem característico, uma trama cheia de reviravoltas, situações que você diz "eita po*ra", e um personagem que é fantástico, FANTÁSTICO, leia. Esse livro me foi uma grata surpresa, e passando tanto tempo que li ele, é impossível esquecer o sentimento, aquele entretenimento que buscamos tanto. Escrevi muito, mas cara, esse livro me é muito sensacional.

Marcos.Strike 20/06/2022minha estante
Então será minha próxima leitura de romance. Parece o tipo de livro que eu gosto. Que prende e não deixa a peteca cair. Você já leu "O Pintassilgo"? Se não, leia. Minha indicação pra você :)

Pedrol 21/06/2022minha estante
Já está na minha lista. O livro me atrai, principalmente pela autora que me permeia uma curiosidade.

Roberta 11/11/2020

Nem só de caviar vive o homem
Um livro de investigação divertidíssimo. O personagem é um espião ( O melhor) mas só quer aproveitar a vida, mas se vê obrigado a trabalhar, pois é chantageado pelos serviços secretos.

Tem ação, tem humor, tem culinária. Um livro surpreendente

Marco 11/09/2015

Sou um tanto chato para gostar de algum livro, esse me surpreendeu grandemente.
Um cara que fala três línguas, construiu um banco para ele, master estrategista, comum cultura geral impecável, sedutor por natureza e conhece aprofundadamente sobre alta gastronomia. O desenrolar do livro tendo um perfil desses como personagem principal dificilmente será ruim, não acham?

Renato Pimenta 25/09/2014

Uma delícia de livro
Simplesmente fantásticas as aventuras de Thomas Lieven e suas paixões: as mulheres e a culinária.
Marco 11/09/2015minha estante

Sou um tanto chato para gostar de algum livro, esse me surpreendeu grandemente.

sonia 13/01/2012

Alimente também o espírito.
Como um homem inteligente sobreviveu às loucuras da segunda guerra, foi obrigado a agir como agente duplo para sobreviver, enganou alemães e aliados,salvou vidas das maneiras mais criativas, e não perdeu a fé na raça humana, nem a capacidade de amar e de deliciar-se com as coisas simples da vida, como sua paixão pela gastronomia. Ao fim da guerra, consegue que o governo americano lhe conceda nova identidade e recomeça sua vida - de pessoa normal!
O melhor de tudo - as histórias aí narradas são fatos reais.
E, como sempre, a realidade supera em muito a ficção. Por exemplo, quando ele se infiltra na Gestapo para boicotar os aliados de Hitler.
San... 24/06/2013minha estante
Li muita coisa de Simmel na adolescência... Adorava ele, assim como o alemão Konsalik e o norte americano Frank Slaugther...

Hester1 27/11/2011

Muito boa história. Difícil acreditar que seja verdadeira. Li há muito tempo, e me lembro ainda de como me envolvi na leitura e nao conseguia parar...

WallanS 22/10/2009

Olha, comprei porque falavam que era um livro de espionagem e culinária (han?) com uma pitada de passagens engraçadas. Mas achei muito chato, e como o final do livro teimava em não vir, preferi abandonar e colocá-lo com o rótulo de "unico livro que começei e não terminei de ler".
Clecinha 17/06/2011minha estante
Nossa! Eu acho que devia tentar ler este livro outra vez! Eu simplesmente AMEI.

Karioka de Sampa 02/07/2016minha estante
Faça um esforço.
O final chegará.
E a visão será outra.

kellen.ssb 29/06/2009

Por se tratar de um fato real, a história é fantástica... quase que inacreditável.