O Que Eu Não Contei

O Que Eu Não Contei Azar Nafisi

Resenhas - O Que Eu Não Contei

Margô 18/03/2023

Memórias...as que merecem ser lembradas.
Li um livro de memórias.
O curioso é que , não sabia nada a respeito da autora, e o que me atraiu foi o fato de ser uma Iraniana.
A leitura não foi líquida...rss.
Levei mais tempo do que pretendia, e adiei a leitura sem coragem de abandonar. Foi a melhor decisão.
É um mosaico de lembranças que se confundem com os nomes das personagens, de forma truncada. Os nomes iranianos não são fáceis de isso me desanimou um pouco...rsss

De qualquer forma, me senti atraída pelo cotidiano de um mundo bem diferente do nosso, ocidentais. A fala da autora em relação à sua mãe, é do início ao fim uma clara manifestação de carência.

Uma mulher com traços de neurastênica, uma mãe nada convencional, nem um pouco amorosa, em um país que sofre o desgaste político, as pessoas se perdem nas novas identidades que assumem na ascensão do Aytolá Khomeini. É um verdadeiro inferno.

A guerra entre o Irã e Iraque se fez presente na minha memória com as informações tão pessoais da autora. É um "confesso que vivi"!

Azar Nafisi não diz em nenhum momento o quanto ela defende a causa feminista em um país Islâmico, fundamentalista. Mas ela é de uma militância corajosa, presente, e que o faz como poucas fizeram...no entanto, até então, pelo menos pra mim e o círculo de pessoas que convivo é uma perfeita anônima.

Taí, filha de um homem que foi prefeito do Irã, honesto, sensível, um intelectual, e que fez toda diferença na vida dela e do irmão. Foi salva pelo pai, da negligência afetiva da mãe.

Nos últimos capítulos, confesso que fui tomada por uma angústia inesperada. É uma narrativa que diz sobre aqueles que partem...O que ocorre em nossas vidas após uma certa idade e as pessoas queridas nos deixam , é um ciclo da vida ao qual ainda não me acomodei. Mas entendo que é assim e ponto.

Recomendo à leitura, a quem se interessa pela cultura Persa ou Iraniana, e que se interesse também por relatos reais inspirado na história de uma família, que viveu sérias turbulências políticas.

Bella 07/07/2020

Comprei esse livro tinha uns três anos e sempre começava outro no lugar. Finalmente comecei ele, porém abandonei após alguns capítulos (achei um pouco cansativo), mas quando retomei a leitura não conseguia parar. É uma leitura ótima, mostrando os acontecimentos no Irã e as angústias da autora.