Contato de Emergência

Contato de Emergência Mary H.K. Choi

Resenhas - Contato de Emergência

Camilla 29/11/2020

Um dos piores livros que já tive o azar de ler
Contato de Emergência é sobre a Penny, uma menina que vai começar a faculdade e é extremamente introvertida. Ela tem muita dificuldade de fazer amizades, mas estabelece uma conexão com o Sam, o cara fofo que trabalha em uma cafeteria e que está completamente perdido na vida.

Esse livro não tem qualidades, na minha opinião. Essa mesma história já foi contada diversas vezes em contemporâneos anteriores, os personagens são insuportáveis, a escrita é tão amadora que eu não acredito que a autora foi publicada por uma editora renomada... mas o que me fez desistir na metade foi a Penny. Eu nunca odiei tanto uma personagem assim. Ela ama chamar as pessoas de racista e duas páginas depois pensar em como australianos são "britânicos bizarros e genéricos". Ela se sente julgada por todo mundo, mas trata mal até mesmo a própria mãe por não concordar com seus comportamentos. O diálogo interno dela é patético e estúpido.

Não sei nem como foi publicado, espero nunca mais ter que pensar nesse livro.
Lucia | @lucia_esta_lendo 29/11/2020minha estante
Poxa vida, e eu tinha achado a sinopse até interessante e estava pensando em ler esse livro. Até desanimei agora. Odeio passar raiva com livro, te entendo.

Danny 29/11/2020minha estante
Ou seja penny é uma milenial

Camilla 29/11/2020minha estante
Lucia, foi bem ruim mesmo :(
Se você conseguir pegar ele na promoção ou algo assim, talvez valha a tentativa kkkkkk algumas pessoas gostam dele sim

Carolina165 29/11/2020minha estante
Esse livro foi uma grande decepção. Pela sinopse eu tinha certeza que ia favoritar e sendo da Intrínseca mais certeza ainda. Mas os personagens são chatos demais, os diálogos são banais, e a autora colocou um assunto pesado no final que foi extremamente mal trabalhado, poderia ter ficado sem isso. Tudo me fazia crer que eu ia me identificar com a protagonista, mas afffff. Decepção total. Muito fraco.

Camilla 30/11/2020minha estante
Pois é, Caah :(
foi do mesmo jeito pra mim, eu não li até o final pra não passar mais raiva

Diene 18/12/2020minha estante
Que tenso. Eu até estava pensando em ler ele, mas depois da sua resenha eu desisti. :(

Sayuri48 11/01/2021minha estante
Eu li o livro e percebi muitas coisas que você citou aqui, tem certas partes que me deixaram realmente ?????? Em certo momento do livro fui surpreendida por um fato que a Penny passou, porém ela descrevia com tantos detalhes que tive que parar pra pensar se aquilo realmente estava escrito ali. Para mim foi uma leitura meio mé, nem pra lá e nem pra cá.

Camilla 11/01/2021minha estante
Sim Sasa, esse livro tinha que ser muito editado ainda antes de ser publicado, na minha opinião ?

Carolina165 11/01/2021minha estante
Eu acho que deviam pegar a sinopse e reescrever o livro inteiro pra ser bom, kkkkkkkkkk

Laís 27/04/2021minha estante
Eu concordo com tudo! Me arrependi profundamente de ter lido ele.

raissa 30/05/2021minha estante
nossa, que chato. Eu tinha ctz que iria amar pela sinopse mas dps da sua resenha desisti.

Xuxu 19/12/2021minha estante
Pense num livrinho chato

Sheila.Ferreira 12/02/2023minha estante
disse tudo !!!!!!!

Suninharu 28/09/2023minha estante
simmmm, mdss esse livro é péssimo. Não tem desenvolvimento nenhum.

Brubss_Books 05/11/2023minha estante
Ia comprar mas não vou mais valeu glr

Giu 05/11/2023minha estante
mds muito obrigada eu ia até tentar ler mas desisti odeioo me decepcionar com livro

nala 07/11/2023minha estante
Aff dei de presente pra uma amiga pq achei a capa bonitinha ? Que. Ódio

may 09/06/2020

Fofíssimo
Vou começar falando que todos deveriam ter um contato de emergência como Sam e Penny.

No meio de um ataque de pânico, Penny ajuda Sam, e assim eles viram o contato de emergência para ambos. O engraçado é que eles não entendem muito bem o que isso significa, então começam a trocar mensagens desde coisas aleatórias até conquistar a confiança e compartilhar seus problemas, dessa forma eles desenvolvem uma amizade.

Um clichê tão fofo como esse me lembra a "Teto para dois", o personagem Leon e o Sam são muito parecidos.

O final foi decepcionante para mim (não criem muita expectativa), gostaria que tivesse um epílogo explicando o que aconteceu com o Sam e a Penny, mas na verdade é mais por pura curiosidade do que necessidade.

Karen | @encontradanoslivros 09/04/2021

O suficiente pra se divertir lendo
Contato de Emergência conta a história a partir do ponto de vista dos dois principais: Penny e Sam. Penny é uma garota que está indo para faculdade com objetivo de realizar o sonho de ser escritora, ela é bem introvertida, carregando alguns problemas consigo mesma e uma relação complicada com sua mãe. Sam é um confeiteiro talentosíssimo, porém não trabalha nisso por opção, com o sonho de fazer filmes, sem dinheiro nem para pagar um lugar para morar, uma ex-namorada complicada e uma rede familiar quebrada, ele está sempre tentando o seu melhor para não surtar e apenas sobreviver como pode.

Penny e Sam se conhecem de vista, devido algumas coincidências. Porém é um ataque de pânico no meio da rua que os une em um elo silencioso, começando a conversar por mensagem, sem nunca se verem pessoalmente. Por ali eles se abrem sobre tudo, e se tornam o contato de emergência um do outro para quando algo acontecesse.

O livro tem um enredo bem gostoso, no começo demora para engatar, mas vai ficando bem interessante conforme são explorados os problemas de ambos. Os pontos de vista do Sam são meus favoritos: ele é um personagem com muita carga emocional, com muito a aprender e correr atrás, gostei de ver seu desenvolvimento. A Penny já é um pouco mais... chata, mas com o decorrer do livro aprendi a gostar dela. Algumas das minhas partes favoritas são as mensagens que os dois trocam, é bem legal ver as interações entre eles.

Admito que escolhi esse livro pela capa (a edição é verdadeiramente linda, simples e charmosa), porém me encantei bastante com a história que encontrei e a aproximação de ambos personagens que começam a descobrir que juntos podem enfrentar muitas coisas. É um livro fofo, mas na dose certa. Não é memorável, porém uma boa opção de leitura.

PS: resenha também no instagram @encontradanoslivros

Raquel Cesar 13/04/2021

Talvez tenha uns spoilers implícitos e sutis
Vi muita gente abandonando e reclamando desse livro, até mesmo dizendo que ele nem deveria ter sido publicado por uma editora renomada como a intrínseca, mas eu queria tentar defender ele um pouco porque, pra mim, ele foi importante e necessário.
Acho que o ponto maior é que ele realmente não vai conversar com toda e qualquer pessoa, ele só vai fazer sentido desde o início se você se já tiver vivido ou convivido com alguém que age e pensa e se porta dessa forma, que tem esse problema de relacionamento com a mãe e com os pares. Muitos leitores disseram que a Penny é chata e incoerente, e sim ela age de forma contraditória as vezes e ela mesma reconhece isso em certos pontos, além do que ela ainda é jovem, mesmo que ela tenha se sentido obrigada a crescer e tomar as rédeas da casa e da vida, ela ainda é uma garota humana que só quer se sentir segura. E posteriormente vão conversar com ela sobre tratar a mãe melhor apesar dos pesares, e ela vai refletir sobre isso e por em prática. Não tô dizendo que ela tem uma super redenção, mas dá pra perceber que dali pra frente ela vai trabalhar melhor essas questões de relacionamento com os outros e consigo mesma, vai crescer e amadurecer. Penso que o que mais gostei nesse livro é exatamente o quanto tudo é humano ali, e esse final também é.
Poreeeem, achei o final positivo demais mas o livro tinha que terminar, né, então ok (queria eu ter uma conversa com minha mãe em que ela fosse tão receptiva quanto a Celeste foi, estou há anos nessa peleja e a Penny resolveu em menos de 1 hora), e também concordo com quem criticou dizendo que dá pra notar o quanto a autora é iniciante e isso é um fato. Concordo completamente nesse ponto e me atrevo a dizer que acho que ela fez a penny uma estudante de escrita exatamente pra ter essa desculpa (já que quem narra é a Penny e o Sam).
Outro ponto que desacordo diz respeito ao gatilho. Duas amigas me avisaram sobre e disseram que era super gráfico e explícito e eu fui morrendo de medo e... Não achei gráfico demais ou exagerado. Na verdade ela conta de forma condizente com o momento (contando pra um amigo de confiança), eu mesma contando das minha experiências traumáticas dou mais detalhe que ela (e choro bem mais também) e também já ouvi relatos dentro e fora do consultório que também foram mais descritivos (talvez eu esteja familiarizada demais com a podridão humana...). Em momento algum quero dizer que não é desconfortável ou que é menos horrível ler o relato, apenas não foi como me fizeram acreditar que seria.
Enfim, acho que era isso que eu queria comentar. Acrescento só que, você que está em dúvida se ler ou não por conta das coisas que viu por aí, indico que você experimente esse livro por si, veja com os seus olhos e a sua lente (e chegar até o final se for possível).
Raquel Cesar 08/12/2021minha estante
discordo*
chegue**

Geo Franco 11/12/2020

Eu vim pra me estressar
Gente que livro foi esse?? Acho que nunca passei tanta raiva lendo um livro, meu deus do céu
Vamo lá né
? A Penny é extremamente chata e egocêntrica (o Sam é o único que salva esse casal)
? Acho que podia ter um pouco mais de mensagens entre eles
? Sam era bem obcecado com a namorada dele (mas eu passo pano porque eu gosto dele)
? Todo mundo precisa de terapia nesse negócio
? Que final foi aquele?? Foi corrido demais, quem termina um livro no meio de um diálogo?
? Me peguei gostando mais dos personagens secundários do que da Penny (eu peguei um ranço dessa menina)
? Foram jogadas muitas pontas que não foram aproveitadas, tipo aquele menino da festa, que eu esqueci o nome, não acrescentou nada na história
? Uma das poucas coisas que eu gostei foi a narrativa intercalada, que mostra o ponto de vista de cada um
Mas enfim né, essa é só a minha opinião e você pode discordar dela ksks
Adriana.Batista 28/07/2022minha estante
Concordo com tudo que vc falou.

Sheila.Ferreira 12/02/2023minha estante
tipo aquele garoto que Sam tava entrevistando e a história do próprio Sam com a mãe não teve nenhum desenvolvimento

Lara 25/05/2021

Gostei bastante do livro quando li, porém tive algumas ressalvas.
Caso tenha interesse em ler, alguns avisos:

O livro contém cenas de estupro descritas, violência, consumo de drogas ilícitas.

Queria que tivessem avisado, que deixassem mais implícito o que abordava no livro, adicionando um prefácio ou só uma nota antes da história.

Achei o livro, sinceramente, um pouco irritante, mas achei legal algumas coisas sobre as aulas da faculdade é aquele trabalho que ela escreve

Dani do Book Galaxy 03/05/2021

Às vezes, a gente só precisa de um clichezinho para dar risadas e um casalzinho pelo qual torcer!
"Contato de emergência" é aquele livro leve e divertido que flui como água, para ser lido de uma (ou duas) tacada e pronto. Ele não traz nenhum tipo de reflexão profunda, nem irá dissecar suas personagens em um desenvolvimento intenso, mas foi justamente o que eu precisava para intercalar entre duas leituras mais densas. E é exatamente para isso que este livro foi concebido, afinal!

Entendo que a autora não quis se propor a entregar algo marcante, poderoso, profundo. Não - ela trouxe um romance leve, divertido, com personagens com quem conseguimos nos identificar e situações que nos deixam confortáveis, porque já vivemos coisas extremamente parecidas.

É muito difícil, em 2021 (ou mesmo em 2018, quando o livro foi publicado), imaginarmos jovens adultos entrando em algum relacionamento sem que haja uma intensa interação via aplicativos de mensagens. Ora, eu mesma, lá em 2015, quando conheci meu atual marido, conversei com ele apenas por mensagem por quase 3 meses antes de nos vermos pessoalmente pela primeira vez!

O contexto que a autora cria nesta história é muito próximo de nossa vida. Todos já tivemos aquela pessoa com quem nos comunicamos diariamente através de mensagens, de forma que elas ficam extremamente presentes e passam a habitar nossos smartphones - objetos que já deixaram de ser um simples telefone para se tornarem uma extensão nossa, quase um órgão de nosso corpo com o qual não podemos viver sem.

E é isso o que a autora explora aqui. Penny e Sam vivem um flerte praticamente todo no âmbito digital. Sentimentos e sensações são reduzidas a simples balões de diálogo em telas minúsculas, mas ao mesmo tempo, têm um peso extremamente grande na vida das personagens.
E por falar nas personagens, achei Penny e Sam bastante agradáveis de acompanhar. Mesmo a Penny sendo imatura e tendo uma personalidade difícil, ela consegue se fazer empática. Sam foi adorável desde o início, não apenas por ser bonitinho e tudo o mais, mas por ser aquele tipo de pessoa que parece que já conheço há anos.

Mesmo o ponto central do livro sendo este relacionamento água com açúcar entre Penny e Sam, a autora ofereceu um pouco mais para leitores mais sedentos. Temos o relacionamento de Penny com sua mãe, as mágoas que Penny guarda em relação a ela e o modo como a garota se relaciona com todos ao seu redor.

O que mais gostei sobre a vida de Penny é seu desejo de se tornar escritora. Sinto que a autora colocou um pouco de si nesses trechos, principalmente no que envolvia o processo de escrita de Penny e as aulas de escrita criativa que ela tinha na faculdade. Além disso, a autora nos ofereceu uma história dentro de outra, uma vez que acompanhamos Penny escrevendo seu texto como projeto final.

Também temos um pouco do pano de fundo da vida de Sam, que passou por um relacionamento tóxico com uma ex-namorada completamente surtada (aliás; achei ela tão delirante - no sentido ruim da palavra - que só posso acreditar que existem de fato pessoas assim. Tão centradas no próprio umbigo que vivem em uma realidade paralela e completamente descolada do que está ao seu redor). Além dos problemas com Lorraine, Sam enfrenta problemas financeiros e também tem um relacionamento complicado com a mãe, que é alcoólatra e viciada em compras.

Mesmo que todas essas facetas das personagens tenham sido exploradas de forma um pouco rasas, em que a autora apenas pincelou certos assuntos, achei que foi o suficiente para um livro curtinho de 300 páginas cujo tema principal era mesmo o romance.

"Contato de emergência" é um livro que se propõe a ser um romance leve, que traz um quentinho no coração mas, ao mesmo tempo, nos provoca sobre o quão dependentes somos desses pequenos aparelhos - nossos celulares - que acabam representando as pessoas que amamos.

Pensando no que o livro propõe e no que ele de fato entrega, só não dei 5 estrelinhas porque acho que a autora colocou um ou outro assunto ali (principalmente sobre o passado da Penny) claramente só para dar intensidade para a personagem. Ao mesmo tempo, o assunto só foi jogado e… nada mais, como se aquilo não interferisse no presente ou passado da garota. Acho que ela poderia ter cortado essa revelação sobre a Penny e focado mais no relacionamento com a mãe dela.

Outra coisa que poderia ter sido um pouco melhor desenvolvida foi o final, mesmo. Foi fofo, mas foi de repente, e meio…. Ué, mas já? Já que estamos no território dos clichês, acho que a autora poderia ter ido além e colocado algo bem sessão da tarde, mas só ficou meio simples e abrupto.

No geral, foi um livro que gostei muito, com uma capa fofa e que me relembrou meu próprio relacionamento com meu marido, lá no comecinho. É bem leiturinha de conforto!
fyveer 03/05/2021minha estante
? Acho que vou dar outra chance para esse livro, lembro que só li dois capítulos e larguei.

Dani do Book Galaxy 03/05/2021minha estante
Ah eu achei tão bonitinho! Pra ler sem muita pretensão mesmo, tipo no metrô ou na fila dos correios hauahaua

FlorilAgio.Pensame 07/09/2023

?Beijar Sam era o universo. Era a internet. Era um milagre?
? o que eu amei:

É uma história sobre dois jovens normais, com seus problemas e manias; é mais voltada à vida deles e não ao romance em si, talvez a amizade, mas o livro trata mais da mera existência deles num mundo imperfeito, com pais imperfeitos e decepções amorosas.

Os diálogos são engraçados de uma forma totalmente excêntrica.É um livro despretensioso e engraçado, mas que não deixa de trazer duras verdades

? o que me fez dar só 3??:

O livro não me fez brilhar os olhos, não teve aquele quê de livro favorito. Em alguns momentos eu só queria que eles se beijassem, e, além disso, senti falta de um capítulo adicional que concluísse melhor a história.

? a resenha completa está no Insta: @flor.depensamentos

gabspittol 07/12/2023

Eu amo e odeio terminar um livro, ainda mais quando as coisas começam a dar certo, como aconteceu com esse aqui. Tenho alguns pontos para observar, mas de forma geral foi uma leitura agradável e que recomendo a todos, porque ela é leve - apesar do alerta de gatilho - e bem fluída e gostosa de acompanhar. Bom demais pra dar uma pausa nas atrocidades que leio. Eu gostei principalmente por se tratar de algo que é real na vida das pessoas, que acontece mesmo. São dramas de jovens, dramas reais.
Penny me incomodou em muitos momentos do livro, mas acho que ela amadureceu tanto ao longo do livro que conseguiu mesmo me conquistar. Achava ela injusta com a mãe, e até meio egoísta. Mas como disse, isso tudo fez parte da evolução da personagem e depois que entendemos o trauma que ela sofreu, é impossível não simpatizar com a personagem. O Sam e a Jude eu nem vou comentar... meus personagens preferidos sem dúvidas!!!
Eu tive dificuldade pra engatar na leitura em alguns pontos, porque tinha trabalhos, provas e um "casamento" pra organizar, mas agora que conclui pretendo reler e já afirmo, merece a nota máxima!!!

site: https://www.resenhasdagabs.com/

Ana 19/09/2020

Ainda não decidi como me sinto.
Primeiro de tudo que os dois são fudidos emocionalmente, isso é um fato. A capa desse livro é tão linda!!
Gostei muito de como se desenrola o relacionamento deles, pelas mensagens que eles trocam e quando se encontram.
Mas sejamos honestos, ele é emocionalmente dependente e ela é praticamente insensivel aos sentimentos alheios (menos os dele). As partes da escrita dela eu não entendi muita coisa e acabei pulando em alguns pontos.
Acho que a autora trouxe muitas questões importantes e eu que gostei de ver isso.
Não é um livro pra deixar o coração quentinho, é mais sobre dois desajustados fudidos ajudando uns aos outros.
Eu gostei mas não é nem de longe um livro favorito.
É isso....
Lia 04/01/2021minha estante
Arrasou na resenha Ana kkkkkk já sei que não vou ler esse livro.

Ana 04/01/2021minha estante
Kkkkkkkkkk Vendo agora depois de um tempo. Não vale mesmo a pena. Tem livros MUITO melhores. Inclusive eu ainda me pergunto como eu terminei de ler. KKKKKKK.

Lia 05/01/2021minha estante
Não vale a pena força a leitura de um livro que esta irritando, enquanto tem um monte de livros que a gente poderia curti mais kkkkkkkkkk foi-se o tempo que eu me obrigava a terminar um livro, agora é Thank u, next kkkkkkkkkkkkk

Ana 05/01/2021minha estante
KKKk eu sou muito otária. Pq eu leio até o final só pra falar mal com propriedade.

Harumi 29/06/2020

Lindo, fofo e encantador
Estava com expectativas altíssimas para ler esse romance que é bem no estilo que eu gosto "ambos têm problemas e com a ajuda um do outro, podem construir uma vida mais feliz".

Então quando li a sinopse que falava de como ambos eram danificados, como eles tinham problemas e como os caminhos se cruzavam de uma maneira tão fora do comum me deu uma vontade muito grande de ler esse livro.

Não me decepcionei em grande parte, só achei que teria mais romance...

Me identifiquei muito com Penny na questão em ser criteriosa demais, e se fechar para os outros sem nem perceber e acho que muitas outras pessoas são como ela e Sam.

O livro inteiro é fofinho, os assuntos sérios são abordados de uma forma que não foi maçante, foram tristes sim mas a autora não deixou que isso diminuísse o astral do livro que traz um humor ácido e irônico.

Gostei muito desse livro, muito fofo e me identifiquei muito com os personagens.

Tay 07/06/2020

Todo mundo deveria ter um contato de emergência assim.
Esse livro me intrigou pelo nome, depois pela capa, confesso, mas eu nunca li sua sinopse.
Comprei o livro porque eu não parava de pensar no nome.
Era obvio que seria um romance clichê, mas eu queria muito esse livro e não sabia o porque.
É foi aí que eu me apaixonei por mais um romance...
Penny e Sam são o típico casal que não deveriam ser um casal.... Contra todas as probabilidades de dar certo.
Eu sempre falo que todas as personagens tem a síndrome de Bad Boy, a mocinha sempre se apaixona pelo cara mau, tatuado e tals.
Isso é uma droga mas no final é o que a gente gosta ne, fazer o quê.
Sam é mais complicado e não sei se pode ser taxado como bad boy...
Penny é a típica nerd, e ate agora pode parecer só mais um clichê adolescente mas CARAMBA, não é.
A ansiedade é retratada aqui, a necessidade de se encaixar e fazer parte de algo, a pobreza e a vontade de escrever algo realmente bom.
Acho que a minha intuição não falha e esse é um livro excelentemente bom.
Tenho essa capacidade de gostar de livros com personagens as quais me enxergo um pouco.
A troca de mensagens dos dois é tão "real", impossível não se apaixonar

Leiri 05/05/2020

Um livro bom, mas recomendaria mais para um adolescente ou alguém que estiver começando a ler, ele tem uma história simples mas cativante.

Clara 19/07/2023

Tão ruim que fica bom
Isso aqui parece uma fanfic de 2015 mal feita, a única coisa que a protagonista sabe fazer é chamar todo mundo de racista e se acha a superior de tudo e todos por ser inteligente, mas no fim acaba dando algumas risadas por ler um livro tão péssimo assim.