Na Hora da Virada Angie Thomas

Resenhas - Na Hora da Virada

Patricia Lima 28/05/2020

Na Hora da Virada
A grande trama desse livro da Angie Thomas, é que a Bri faz uma música que viraliza, mas pelos motivos errados. As pessoas passam a interpretar a letra da música dela, e a julgar a própria Bri de forma totalmente contrária do que ela queria passar. E conforme ela vai tentando consertar isso, parece que vai piorando as coisas, e nós vamos acompanhando o desenrolar disso.

Então nesse livro nós temos uma jovem lutando pra realizar um sonho, em meio a dificuldades de mostrar quem ela é, quando as pessoas querem que ela seja outra coisa.

E ao mesmo tempo o livro aborda várias questões importantes, sempre colocando em pauta o preconceito racial.

Tem um embate acontecendo na escola da Bri, envolvendo policias como seguranças, então a própria Bri acaba passando por situações humilhantes várias vezes por ser negra. E acaba sendo outra coisa que ela vai atrás de mostrar a verdade para as pessoas.

O livro acaba tendo discursos arrepiantes em relação a isso, é uma leitura que te ensina muito e necessária para jovens. A autora consegue trabalhar com isso de forma incrível.

A mãe da Bri foi a minha personagem favorita, porque ela foi uma mãe que passou por muita coisa e luta pra ficar com seus filhos. Ela acabou sendo uma personagem bem marcante pra mim.

Eu gostei mais de o ódio que você semeia, mas eu acabei gostando desse livro também. Não tem como um livro desse passar despercebido, ele representa muita coisa.

Roberta 22/01/2022

A minha expectativa estava BEM alta depois de ter lido o ódio que você semeia e por isso me frustei um pouco com a narrativa geral. A história aborda temas bem importantes, mas acredito que poderia ser menos "bagunçada".

gabi 21/06/2021

Nossa como eu me apeguei nesses personagens, simplesmente maravilhoso.
E essa escrita da Angie... que sabor meus amores

Nick 21/04/2022

Só se escreve brilhante começando por Bri
Ok, esse livro é MUITO BOM. Brianna é uma jovem rapper que tem o sonho de se tornar uma lenda, embora se incomode em ser a sombra de seu pai( o rei do Garden, um grande rapper também).
O livro trás uma reflexão maravilhosa sobre certos assuntos e de como a mídia pode ser perigosa. Não adianta ter conhecimento sem visão. Eu dei 4 estrelas porque diferente dos outros livros da Angie Thomas, esse não me provocou a sensação de amar com ênfase a história, é mais pessoal isso, mas o livro continua sendo incrível!
Espero que ele ganhe adaptação, eu adoraria escutar a música da Bri e o freestyle que ela faz no início do livro, fiquei até cantando sozinho.

Gabriel1994 23/05/2022

Bri é o Máximo!
Se por Starr foi impossível não se apaixonar, por Bri então é algo extremamente impossível do impossível!

Bri é uma garota que sonha em ser rapper e vive na quebrada. Carrega o luto do assassinato do Pai, que era um rapper de respeito na periferia, e sonhando em cantar ela também leva consigo o peso da comparação.

Acompanhar o trajeto de Bri e "assistir" esse livro foi um passatempo maravilhoso e memorável. A história de Na Hora da Virada também se passa no mesmo universo de O Ódio Que Você Semeia e existe um comentário sobre Starr e Khalil, vagamente.

Eu amei ler Na Hora da Virada e Angie Thomas entregou tudo com essa história! Fora que não conhecia J Cole, vim conhecer através da música Apparently que é mencionada no livro.

Duda 06/04/2021

Na Hora da Virada
Bri sonha em ser uma estrela no mundo do rap,seguir os passos do pai que morreu quando ela tinha apenas 4 anos.
Mas,Brianna não quer fazer sucesso em cima do nome do pai,ela quer fazer o nome dela sozinha e ela tem muito talento e força de vontade pra isso.
Desde a morte do pai,Bri já passou por muita coisa mas não se deixou abalar em nenhum momento.
Esse livro é muito mais que uma menina de 16 anos correndo atrás dos sonhos,recomendo demais a leitura que pra mim,foi sensacional!
Angie Thomas entenda: eu leria até a tua lista de compras!

Paulinha 15/04/2024

Incrível
Que leitura incrível, você começa e é difícil parar.
Super indicando para as pessoas entenderem um pouco sobre as dificuldades que cada um enfrenta, os preconceitos, as humilhações, as lutas.
Apaixonada pela Bri, podia ter continuações inclusive

Sandrics 11/02/2020

Fui atraída pelo sucesso de "O ódio que você semeia", livro esse que não li, confesso, mas que fiquei sabendo do impacto. E Na hora da virada chega com esse mesmo impacto, nos apresentando a Bri, uma adolescente de dezesseis anos cujo sonho é se tornar rapper como seu pai, que morreu assassinado quando ela ainda era criança.

No ringue, criando rimas, Bri não tem dificuldade nenhuma, tem um grande talento para frases de efeito. Sua grande dificuldade está na escola, onde jovens negros e latinos são tratados de maneira diferente; está nas ruas, onde vê a disputa entre gangues que matou seu pai tantos anos atrás e que transformou a vida de sua tia; está no desemprego da mãe, na falta de dinheiro e comida em casa.

Seu maior desejo é ajudar a família e ela vai lutar para conseguir isso gravando uma música, um hit de sucesso, que grudou na mente das pessoas como chiclete mas foi interpretado da maneira errada e causa ainda mais problemas.

Mais uma vez repito que é por isso que amo livros Jovem-adulto. Pela abordagem de temas importantes como inclusão social, preconceito, racismo, violência e uso de drogas, de uma maneira simples e ao mesmo tempo profunda e tocante. Por trazer essas discussões à tona e por nos sensibilizar sobre o assunto. Esse livro me fez refletir sobre coisas do dia a dia que ferem a humanidade das pessoas, ferem seus sentimentos e sua história e como é importante que não façamos julgamentos precipitados a respeito de ninguém com base em estereótipos e crenças.

Leitura maravilhosa

site: https://www.instagram.com/culturinhas/

Naty 19/05/2021

Na Hora da Virada traz uma adolescente que mora no gueto, onde sua familia passa por problemas com falta de dinheiro, quando sua mãe é mandada embora do emprego. Acompanhamos seus medo, questionamentos, seu sonho e como ela acaba se perdendo e se encontrando entre todos esses problemas.

clara2851 13/05/2020

Na Hora da Virada aborda o racismo e o estereótipo de que os negros sao marginais. A personagem principal Bri Jackson é uma aspirante a rapper que quer ser conhecida além da carreira de seu pai, um rapper famoso que foi morto por gangsters, mas pelo seu talento. Brianna é uma adolescente esquentadinha, irascível, teimosa e pula para conclusões com rapidez, todas características que a tornam dolorosamente realística, o que faz com que o leitor passe por momentos de irritação com seu comportamento, mas isso acontece nas melhores das histórias. Gostei especialmente da evolução da personagem, é satisfatório acompanhar a maneira como sua visão e percepção das coisas muda. Os personagens secundários são bem desenvolvidos e apresentam a luta contra problemas reais que muitos enfrentam na sociedade atual.
O livro contém inúmeras letras de rap que foram originalmente escritas em inglês, a tradução é decente, porém recomendo que, se o leitor possuir o conhecimento na língua inglesa, leia em inglês para uma experiência mais verídica e próxima ao que os personagens queriam transmitir.

Vitorin 30/12/2021

Bri ???
Tava com medo de ler esse livro e me decepcionar porque gostei muito de o ódio que você semeia mas confesso que amei ainda mais. Os personagens são incríveis e o enredo muito bom e me fez refletir muito, acho que alguns pontos se repetiram mas é bom lembrar que isso se repete diariamente e ngm faz nada então não tem porque reclamar, angie thomas te amo e bri eu te amo muito

anoca 21/12/2020

Rap...enfim
Bom começando:
Brianna é uma adolescente de 16 anos, negra q mora nos lugares mais pobres de USA (já viu neh). O pai dela era um astro do hip hip muito famoso, mas infelizmente morreu muito cedo. A mãe de Brianna já foi viciada em crack e agora está querendo viver uma vida normal, mas por conta do vício se torna muito difícil. A personagem também tem uma tia que é MARAVILHOSA (minha opinião).
O sonho de Brianna é ser raper, mas durante essa luta ele percorre vários problemas. Enfim, não quero dizer mais para não dar spoiler.

Minha opinião:
No começo desse livro eu entrei de ressaca, eu não estava dando a mínima pra esse livro pq o rap não me interessa, mas me esforcei um pouco e li. O começo eu achei meio parado e fraco pois eu não estava me adaptando a esses personagens. Mas logo no início eu sabia q seria muito bom se eu lesse pq mostra o dia a dia de uma garota negra.
Quando eu cheguei na metade eu fiquei muito atiçada a continuar lendo pq eu já estava me identificando com a Brianna.
No final eu fiquei muito surpresa por essa história estar me cativando muito, eu aprendi muito com esse livro, pois eu vi que eh muito diferente ser uma mulher negra que foi viciada em drogas viver um uma comunidade racista, machista e preconceituosa. Vê q as pessoas estereotipam pessoas q já foram viciadas como drogadas pra sempre, sem dar segunda chance nem nada. Eu vi como a sociedade acha q as pessoas de pele retinta são minoria e sempre erradas ou marginais. Mas não! Pessoas são pessoas independentemente de cor de pele, religião, classe social.

Enfim a Angie eh perfeita não tinha como dizer mal do trabalho impecável dessa mulher.

??????
Clara 22/12/2020minha estante
????

Mateus.Caixeta 01/01/2023

"Só se escreve brilhante começando com Bri"
Não poderia começar essa resenha sem agradecer do fundo do meu coração pelo trabalho e esforço que a Angie coloca na suas obras, sério, não tenho elogios o suficiente pra essa mulher. É tão bom ler um livro onde eu consiga ver pessoas pretas tendo uma voz, conseguindo uma oportunidade de brilhar nesse mundo branco nojento. Obrigado por mostrar a nossa realidade, o quanto que as vezes temos que batalhar o dobro pelos nossos sonhos, mas que a nossa luta é verdadeira, ela importa, que a gente importa. Enfim, eu só queria escrever um pouco do quanto essa autora significa pra mim, o quanto ela me representa e representa tantos outros.

Falando do livro e da história num geral, preciso falar, que livro gostoso! Simplesmente devorei em 24h um livro de mais de 300 páginas, estou impressionado e não esperava menos da lenda. Eu adoro a forma como os personagens tem uma personalidade distinta no livro e conversam tão bem entre si, gostei de quase todas as interações e diálogos, ainda mais da bri com a Jay. Uma nota especial pra Jay, que mulher foda! Necessito de um livro dela urgentemente. Todo o drama da família foi muito instigante de ler, triste e cruel, porém muito real de uma forma que você pode visualizar diversas famílias que passam ou passaram pelo mesmo.

Já a protagonista... confesso que ela me irritou em alguns momentos, seja pela imaturidade ou pelas mentiras que ela escondeu da mãe (deu raiva da burrice dela também, custava contar logo pra mãe o que tava acontecendo? Tava na cara que a mulher ia descobrir). Mas de resto eu gostei mesmo dela, ainda mais quando falava tudo na cara e era sincera. A jornada dela foi mágica em vários sentidos, seja pela luta de alcançar um sonho, as inúmeras tentativas de ajudar a família que ela ama e ainda lidar com todos os racistas de merda. Você pode achar o que quiser dela, mas jamais fale que a menina não tem garra.

Os momentos de leveza e pesados também foram muito bem dosados, a autora sempre acerta nesse aspecto. Tinha momentos que eu rachada o bico e em outros me enchia de tristeza ver a situação dos personagens. Uma nota especial pras cenas que se passam na igreja, o tanto que eu ri não tá escrito kkk melhor descrição não há.

Agora falando do elefante na sala (pelo menos pra mim) foi as partes do rap. Eu não curto nem um pouco rap, não é meu gênero musical favorito nem de longe, mas preciso dizer, eu AMEI a parte que a Bri canta rap. As rimas foram genias, eram só palavras e eu conseguia sentir a vibe das músicas, conseguia até ouvir ela acantando, foi divino.

Um livro que eu super recomendo pra quem quer uma leitura gostosa, depois de uma fantasia de explodir cabeças (Estou falando de você mesmo "Quinta Estação"). Já comecei o ano chutando portas e com chave de ouro.
ARREGAÇOU AMIGOOOOI

Livia Alves 01/01/2023minha estante
minhas indicações são sempre as melhores, fala sério, eu piso demais

Mateus.Caixeta 01/01/2023minha estante
Ihhh ala, já tá se achando

Mateus.Caixeta 01/01/2023minha estante
Mas realmente, entregou tudo nessa indicação (só nessa)

Livia Alves 01/01/2023minha estante
eu dou na sua cara mateus, me respeita

Eliane 28/08/2022

Na hora da virada
Amei conhecer a história de Brianna. ? Música, vida, superação... tudo que mais amo. Super indico. ???

Mi Rubin 04/02/2021

Muito longe de ser uma leitura fácil.
Incomoda ler sobre situações que a gente sabe que acontece o tempo todo.

Ler como a cor da pele dita seu modo de agir pois já pressupõe-se o pior :(

Ler sobre como escolher o caminho correto mas que não lhe renderá frutos. Ou se empolgar pela facilidade das coisas.

É denso. Real. Necessário.

Daqueles personagens que você conversa, se apega e quer tirar toda a dor delas.

Muito bom mesmo!