O Bem-Amado

O Bem-Amado Fabrício Carpinejar
Dias Gomes

Resenhas - O Bem-Amado

carolina 10/09/2023

Versão teatral da obra clássica
Que Dias Gomes é um mestre da literatura nordestina, todos já sabem. Mas ?O Bem-Amado? é mais que uma peça de teatro munida de crítica social; é um retrato contemporâneo do brasileiro e de sua forma de fazer política. O livro me fez desenvolver interesse por ?O berço do herói?, que comprarei nos próximos meses. De resto, fica a recomendação da novela global, com a interpretação magnífica de Paulo Gracindo como Odorico Paraguaçu.

samy 30/08/2023

Mímese do povo brasileiro
Retrato da política brasileira, de forma cômica, sarcástica e irônica. Realmente muito engraçada e bem rapidinha de ler, muito boa.

Ana.Forteski 31/07/2023

O bem-amado
Gostei, achei até engraçado em algumas partes.
Recomendo pois é um clássico, e também pois é curtinho. Me surpreendi porque a escrita não era tão densa, bem de boa.

Simone Pagliari 28/07/2023

O bem-amado
O bem-amado - Conta a vida de Odorico Paraguaçu, de sua eleição para prefeito de Sucupira até sua queda. Eu não esperava uma história tão atual, com cenas engraçadas e uma narrativa fluída como encontrei. Muito bom o livro.

EduardoCDias 11/07/2023

Hilário
A história do prefeito da cidadezinha que quer inaugurar o cemitério à qualquer custo já virou um clássico. Garantia de boas risadas e de associações com a novela da década de 70. Imperdível

Vann.Deodato 04/07/2023

Muito engraçado, favoritei.
Que livro maravilhoso! De rir do começo ao fim!

Odorico, o coronel da cidade de Paraguaçu, não gosta nada da situação da cidade: ela não tem cemitério. Ele se candidata a prefeito, ganha, faz a cidade e espera o primeiro a morrer. Mas aí é que está o grande problema: não tem ninguém nem perto de morrer.

Eu amei cada detalhe deste livro. Foi muito bem escrito. É hilário.

Feito em forma de peça teatral, Dias Gomes é surpreendente na criação dos personagens. Cada um com sua característica mais hilária. É impossível não dar uma gargalhada com o Odorico ou até mesmo com o Moleza.

Eu já sabia como era a história por causa da novela da Globo. Minha mãe falava muito dessa novela (não sou tão velha assim a ponto de ter visto na época). Então, fiquei curiosa com a história e, para falar a verdade, eu nem sabia que tinha livro. Agora quero ler mais do autor.

Sério, este se tornou um dos meus queridinhos da vida.

@eu_rafaprado 02/07/2023

O Prefeito Odorico
O Bem Amado - Dias Gomes.
5 de 5 ?? 126 páginas ( Tempo médio de leitura 4 horas).
O povo de Sucupira me acompanhou essa semana nas leituras da madrugada, naquele momento em que o sono vai embora, o Kindle tá sempre do lado pra me salvar.
- O Prefeito Odorico, finalmente eleito , cumpre sua promessa e constrói o cemitério na cidade, o que ele não esperava é que o durante os anos de mandato ninguém se atreveria a morrer pra inaugurar o campo santo.
Indignado começa a armar diversas tramoias para se livrar da vergonha do cemitério não utilizado.
Escrito em 1962, essa peça de teatro que já foi adaptada para o cinema e para a televisão, traz muitas semelhanças no que diz respeito a nossa política, acredita que o Odorico vendo que tava perdendo a credibilidade resolveu inventar um atentando contra si próprio para emocionar o povo e voltar a ser o centro das atenções? Pois é!
Uma leitura rápida e muito divertida!
Andre234 02/07/2023minha estante
Vc precisa ler o santo inquérito - crítica religiões e o berço do herói - critica a figura do herói que salva a população, os populistas, recomendo os dois livros e tb são curtinhos

Gilmar 03/07/2023minha estante
muito bom!

Carol.mozz 19/06/2023

Acido, engraçado, irônico e ATUAL!
Genial, a maneira que a historia é contada e que os personagens são construídos só enfatiza as criticas feitas. Mesmo antigo, critica a politica atual, a corrupção, a hipocrisia... Simplesmente maravilhoso o final com o discurso de Neco, é a chave de ouro.

Gabrielle 06/06/2023

Gostei muito da narrativa. Foi uma indicação que eu recebi há um tempinho e os comentários políticos sobre o livro são muito importantes para a formação desse ser.

Starfire 30/05/2023

O livro é interessante e enredo também. Mas não é cativante nem engraçado como as pessoas dizem. Apresenta bastante uma crítica social em questão de política.
Poderia ser bem melhor!

Sofi 28/05/2023

Li porque era livro obrigatório da escola e até que gostei, é bem rapidinho. A história é interessante e até tem senso de humor. Único ponto negativo foi que me perdi no início pra metade do livro com a quantidade de personagens, fora isso, gostei!

chuwi2 10/05/2023

Bem bom
Tive que ler porque é um livro didático e até achei que seria bem chatinho e que eu teria dificuldade em ler o livro, mas achei muito bom de ler. Acho que talvez eu tenha passado algumas coisas, mas a crítica do livro é bem clara e eu gostei do humor do livro. Eu quis marcar várias partes e até houve um momento em que eu não quis parar de ler kkkkk

Ana Ceci 06/05/2023

Dias Gomes foi genial!
Dividido em nove quadros, ficamos sabendo de toda a vida de Odorico Paraguaçu, de sua eleição para prefeito de Sucupira até sua queda. O ‘Bem-Amado’, como Odorico era conhecido, foi eleito a partir da promessa de construir um cemitério para a cidade, porém os problemas começam quando ninguém mais m0rre e a inauguração não acontece! Odorico fará de tudo para cumprir sua promessa ao povo, mesmo que tenha que fazer uso do famoso “jeitinho brasileiro” para isso!

Eu simplesmente AMEI a leitura! É uma peça teatral muito bem construída por Dias Gomes com ótimas críticas ao sistema político e com diálogos bem divertidos e inteligentes!

A leitura é fácil e rápida, tanto que fiz em um dia! Achei incrível como, por mais que o livro tenha sido escrito na década de 1960, a realidade tratada ainda é tão atual! Por se tratar de uma sátira política e uma peça de teatro, todos os personagens merecem atenção e todos têm papel importante no desenvolvimento e desfecho da trama!

Odorico Paraguaçu é um personagem extremamente carismático que aparece em todos os quadros do livro e consegue cativar a todos pelas suas promessas e por seu vocabulário inventado, mesmo sendo manipulador, corrupto e mesquinho!

“Agoramente”, corram para conhecer essa história que vale muito a pena! Inclusive, a obra já foi adaptada para TV e cinema!

>>> Vejam mais resenhas no Instagram de @Territoriodoslivros!

site: https://www.instagram.com/territoriodoslivros/