O bem-amado

Dias Gomes

Resenhas - O Bem-Amado

Ro 20/09/2021

Alguém precisa morrer!!
Caminhar três quilômetros para enterrar os seus mortos é o cúmulo da humilhação pós-morte. E para solucionar tal problemática, nada é mais acertivo do que a construção de um cemitério municipal, correto? Partindo dessa perspectiva, é assim que o Coronel Odorico Paraguaçu lança sua campanha para prefeito da cidade de Sucupira.
Eleito prefeito, e após desviar verbas para a construção do seu cemitério, Odorico se vê preso a um pequeno problema: há um cemitério, mas não há mortos em Sucupira para inaugurá-lo. E agora??
A nossa trama fica cada vez mais interessante a medida em que acompanhamos as trapalhadas do prefeito ao tentar conseguir um corpo para enfim enterrar e inaugurar o cemitério de Sucupira. A oposição o está pressionando, os cidadãos já desacreditam a relevância da obra, o que faz com que só reste uma opção para Odorico: contratar um matador de aluguel.
A obra é sarcástica e engenhosa na medida certa. Não desacreditam quem aponta como "atual" tal leitura, pois, querendo ou não, os nossos políticos ainda vivem a lógica de criar grandes elefantes brancos como itens de máxima relevância social. A forma como Odorico só pensa em validar as suas necessidades também nos leva a refletir bastante sobre a natureza das relações político-sociais.
Enfim, leiam para conhecer mais das nossas obras nacionais, para ser crítico e também para dar boas gargalhadas.

de Paula 12/09/2021

Odorico Paraguaçu
Este é um dos livros mais lembrados pela teledramaturgia que na própria literatura, mas nem por isso é menos incrível e realista em sua construção, narrativa e conduta dos personagens

Escrito em 1962, pelo autor Dias Gomes, na pacata cidade de Sucupira um coronel se levanta com um propósito político: criar o cemitério da cidade. Com uma campanha convincente, graças ao delírio coletivo que jura necessitar de um cemitério acima de todas as demais necessidades, Odorico Paraguaçu é eleito e a partir disso, essa história se perpetua em nossas mentes e até na política brasileira (cof, cof, 2018).

São tratados temas de desvio de verbas, construção de "elefantes brancos", nenhum investimento nas reais necessidades, como educação, saúde e saneamento, a presença do coronelismo nas pequenas cidades e sua influência na vida do povo, a censura da imprensa, jogo político da Igreja, contratação de aliados para cargos de confiança sem capacitação para tal, enfim, tudo o que já conhecemos em todas as esferas da política brasileira. Há também a análise do povo, como as Cajazeiras apaixonadas pelo prefeito, que pregam a moral e bons costumes dividindo o mesmo amante. Também o posicionamento do vigário, apoiando a obra até onde lhe convém, abandonando o Odorico na primeira chance. A esperteza de Neco, o jornalista que faz firme oposição mas tem traquejo para lidar com Zeca Diabo.

Depois de muitos jogos, o cemitério é finalmente inaugurado. Mesmo que seja uma "tragédia" do ponto de vista do teatro, trata-se de uma narrativa divertidíssima, que nos faz refletir de forma crítica sobre a nossa configuração política e social, principalmente nos tempos de (Bols)Odorico que vivemos, o que torna essa obra atemporal, porque a cultura nos orienta, entretem e faz pensar, isso é uma dádiva que devemos aproveitar para não sermos enganados com promessas de obras que em nada nos beneficiam, apenas servem como massa de manobra para os reais objetivos dos coronéis que ainda vivem entre nós.

anraku 06/09/2021

O BEM-AMADO
Ele segue muito bem o que propõe: um livro em forma de peça de teatro com críticas à sociedade política.
Particularmente, eu gosto de peças um pouco mais longas, então tirei uma estrela. Mas adorei a temática de corrupção e até onde a política domina a vida de um homem.

Carlos Henri 05/08/2021

O livro é um satira política com muito humor e com várias críticas que valem até hoje. Tem aquele humor típico do Dias Gomes que está presente nos seus livros e novelas. Muito bom.

Lu 15/07/2021

Esse livro vale a pena.
Amei.
A obra foi escrita em 1962 e mesmo assim representa a política atual. A leitura e realmente cativante com a ligação entre a narrativa e os governos brasileiros, não tenho pontos negativos para destacar.

Liv 15/07/2021

To fazendo a resenha no dia errado kkkk tem muito tempo que li esse livro, e confesso que lembrar perfeitamente da história já não lembro, mas lembro que o final me surpreendeu bastante. Gostei da escrita dele, ri bastante com esse livro, e refleti muito sobre ele. Muito bom

Katia Rodrigues 13/07/2021

Povo de Sucupira!
Resumo da realidade política brasileira, apresentada através de uma perspectiva irônica, além de extremamente engraçada.

Odorico Paraguaçu: "Agoramente já investido no cargo de Prefeito, aqui estou para receber a confirmação, a ratificação, a autenticação e por que não dizer a sagração do povo que me elegeu.
Eu prometi que o meu primeiro ato como Prefeito seria ordenar a construção do cemitério.
Botando de lado os entretantos e partindo pros finalmente, é uma alegria poder anunciar que prafentemente vocês já poderão morrer descansados, tranquilos e desconstrangidos, na certeza de que vão ser sepultados aqui mesmo, nesta terra morna e cheirosa de Sucupira. E quem votou em mim, basta dizer ao padre na hora da extrema-unção, que tem enterro e cova de graça, conforme o prometido"

Ig: @ingrisias
Thales 13/07/2021minha estante
"Em política, dona Dorotéa, os finalmentes justificam os não obstantes"

Eu preciso urgentemente que a Bertrand baixe os preços das peças do Dias Gomes, craque demaisss

Katia Rodrigues 13/07/2021minha estante
Aiii, nem me fale, é cada facada. Tô louca pra ler as outras, tô só esperando um surto de consumismo meu pra comprar ?

Thales 13/07/2021minha estante
??

Carolina.Gomes 21/07/2021minha estante
Sensacional!!

Aline 01/07/2021

Farsa sociopolítico-patológica
Eu me diverti e me indignei com as safadezas de Odorico Paraguaçu. A peça foi escrita em 1962, mas é atual. Os políticos que só pensam em votos, custe o que custar, fazem parte da nossa política, infelizmente.

Pedro Matias 25/06/2021

Inauguração de um Cemitério
A peça versa sobre a inauguração de um cemitério; enquanto isso, somos apresentados a uma galeria de personagens que criticam tipos de nossa sociedade com muito humor. Uma peça rápida de ler e divertida.

lexsouza 19/06/2021

A política brasileira
Pequeno texto teatral com a caricatura do político brasileiro, só pensa em voto, perdulario com o dinheiro público e só ajuda os mais próximos.

Joyce 02/06/2021

Não estou acostumada a ler livros escritos como esse, mas gostei bastante. Ele faz criticas a governantes corruptos de uma maneira leve e bem engraçada.

lua 06/05/2021

Uma história bem brasileira, que não deixa de ser atual.
A trama entrega momentos de reflexão e personagens cômicos, que me arrancaram gargalhadas!
O texto em seu formato teatral, é uma leitura rápida e fluída: em menos de 1 dia você pode concluí-lo.

Lena 04/05/2021

Eu achei o livro super engraçado do começo ao final. Ele é bem rápido de ler e o final é surpreendente. Recomendo!

thai 03/05/2021

No ar, água e clima da cidade
A leitura dessa peça foi meu primeiro contato com o bem-amado, entrei livre de spoilers, por assim dizer.
Acompanhamos Odorico, um político empenhado em cumprir o que prometeu à cidade. Acontece que tal promessa não é das mais beneficiadoras pro povo. Mesmo com as verbas da escola, água e ate luz em baixa, Odorico faz questão de construir e inaugurar o cemitério que havia prometido ao povo da cidade na época de sua candidatura.
Mestre da retórica, o demagogo Odorico não mede esforços pra que o tal cemitério seja inaugurado, mesmo que a cidade não tenha sido assolada por morte alguma em um ano.
Uma sátira engraçadíssima e um bom passa-tempo, esse clássico da literatura brasileira ganhou meu apreço.

Inhazinha 26/04/2021

gostei bastante
Um livro rápido mas que, ao mesmo tempo, consegue tratar de um assunto tão problemático de maneira tão leve. Uma linguagem gostosa e uma sátira de primeira classe.