A Mercadoria Mais Preciosa Jean-Claude Grumberg

Resenhas - A mercadoria mais preciosa

Camila.Garcia 02/03/2023

A mercadoria mais preciosa sempre será o amor!
Este livro é um conto, ou melhor, uma fábula curtinha, 80 páginas, que apesar de pequeno, deixa uma mensagem fantástica sobre o amor em sua plenitude.

Conta a história de duas famílias, que se conectam por uma incrível mercadoriazinha.
Mas preciso dizer que nem tudo é lindo nessa história, pois ela relata as barbaridades no tempo do holocausto.

A escrita é admiravel, é impactante e ao mesmo tempo, extremamente simples.

Amei mesmo e recomendo demais!!

Bookster Pedro Pacifico 02/03/2023

A mercadoria mais preciosa, de Jean-Claude Grumberg
Uma leitura que pode facilmente ser feita em um único dia, mas que fica muito tempo nos seus pensamentos. Essa pequena obra, construída quase como se fosse uma fábula, encanta pela sensibilidade e incomoda pela tristeza dos acontecimentos descritos.

É na simplicidade da narrativa e de seus personagens que o autor conquista ao descrever a brutalidade do nazismo e dos campos de concentração. O autor francês, conhecido pelo seu trabalho como dramaturgo, nos traz um acontecimento histórico que foi por ele vivido. Quando ainda criança, viu seu pai ser levado para um campo de concentração, do qual nunca voltou. Essa relação pessoal que o Grumberg tem com o fato histórico com certeza trouxe mais sensibilidade na hora de escrever o texto.

Um casal de lenhadores, muito humildes e pobres, tentam sobreviver ao frio inverno em que a escassez de comida é uma preocupação constante. Ao leitor pouco é apresentado sobre o casal além do sofrimento diário. Mas suas rotinas imutáveis acabam se transformando quando um trem que atravessa seus caminhos lhes fornece uma surpresa.

Não posso contar mais sobre o enredo, porque a descoberta de cada passo desse caminho literário que o autor constrói para nós é uma experiência marcante. Recomendo você começar a leitura sem procurar mais saber sobre o que encontrará.

Um livro sobre escolhas dilacerantes e sobre o amor como laço que une o desconhecido.

Com essa curta resenha, deixo a minha forte recomendação que, sendo bem clichê, não leva tem joia só no nome, mas também em suas páginas.

Nota 10/10

Para mais resenhas, siga o @book.ster no instagram.

site: https://www.instagram.com/book.ster/
Thamiris.Treigher 08/03/2023minha estante
Já coloquei na minha lista!

Thalita Élaine 21/02/2023

História da segunda guerra mundial contada de uma forma fluida e de fácil leitura, diferente dos formatos tracionais.
Livro que trata do assunto com muita sensibilidade, com o foco nas perdas e renúncias.

?Os dias se suscederam aos dias, os trens aos trens. Em seus vagões chumbados, agonizava a humanidade. E a humanidade fingia ignorá-los?

Nicolly.Gradil 21/02/2023

A mercadoria mais preciosa é uma fábula sobre a segunda guerra mundial, escrita por Jean- Claude Grumberg. É através da simplicidade de sua escrita que percebemos a brutalidade do nazismo e principalmente a sua manipulação na sociedade, impactando nos meios de comunicação e percepção dos acontecimentos ao redor.

A história possui duas narrativas, a primeira é um casal de lenhadores e a segunda narrativa retrata a história de um casal de judeus dentro de um trem que os levariam aos campos de concentração, as chamadas ferrovias do holocausto.
As narrativas se encontram, devido a uma preciosa mercadoria, conectando a história dos personagens principais.

Esse livro fala sobre esperança e principalmente recomeços, no meio de um cenário brutal e violento, ainda existe uma pequena vontade de continuar.

"Os sem- coração têm um coração"

"O amor que faz com que, apesar de tudo o que existe, e de tudo o que não existe, o amor que faz com a vida continue".

Jonathan54 17/02/2023

Um conto de fadas da vida real!
Jean-Claude Grumberg, em A Mercadoria mais Preciosa, conseguiu, de uma forma genial e encantadora, contar uma história ocorrida na 2ª guerra mundial (imaginem o peso dramático de uma história dessas) numa fábula! Triste, emocionante e, ao mesmo tempo, belo! Certamente um livro que irei recomendar pra todo mundo!

Elineuza.Crescencio 14/02/2023

Todavia Livros – SP – 2019 – 1ª Edição
Avaliação: 4/5
Término da leitura: 14//02/2023

Autor
Nasceu em França em 1939.
É dramaturgo e por sua obra recebeu o prêmio Moliére, o Prêmio Ibsen e o Prêmio Academia Francesa.
Escreve roteiros para o cinema e TV.
Escreve livros infantis.

O Livro

Senhora lenhadora e senhor lenhador vivem numa floresta e sonham em ter um bebê. A floresta é cortada por um trilho pelo qual passam trens aos lotados de homens e mulheres e alguns mais vazios que eles acreditam, carregam mercadorias e suprimentos de primeira necessidade.
Um dia de neve ela ver cair aos seus pés um embrulho. O que será? O que fazer agora? Estão em meio a uma guerra e sem comida suficiente. Será que Deus escutou suas preces?
A história foi escrita a partir da experiência do autor ao vivenciar a captura do avô e do pai com destino aos campos de concentração por serem judeus.
A história é contada na forma de fábula o que encanta e o que sensibiliza.
É muito bonita.

site: https://entremeadaselivros.blogspot.com/2023/02/2023-10-leitura-anual20-mercadoria-mais.html

Arieiv 08/02/2023

A Mercadoria Mais Preciosa
"A Mercadoria Mais Preciosa", do autor e dramaturgo francês Jean-Claude Grumberg, se auto-intitula como uma fábula, e talvez, assuma esse papel com perfeição. Ao entrar nessa leitura, somos apresentados a alguns personagens, alguns poucos com nomes próprios e outros com intitulações, - a lenhadora, a mercadoriazinha - que ajudam a construir um ambiente semelhante ao que se encontra nas fábulas e contos de fadas, algo que o próprio escritor brinca no início. Apesar de tudo, não é uma fábula comum, o ambiente é estranho e mesmo o autor sendo indireto, é possível ligar os pontos e perceber a situação que realmente está ocorrendo, que a simples fábula, não é apenas uma fábula, é uma história que se baseou-se numa triste e dolorosa verdade. É doloroso acompanhar a história do pai e a escolha que teve, é doloroso vê todo o seu sofrimento em vê que tudo ao seu redor está desmorando, e há uma centelha de esperança ao ler sobre o amor que esse mesmo pai teve e do que a lenhadora também compartilhou. É uma história curta, mas tocante, que mostra que existe esperança para o ser humano apesar de tudo dizer o contrário.

Baleinha 29/01/2023

A Mercadoria Mais Preciosa
Esse livro é uma encantadora, doce e emocionante forma de entender um pouco sobre a Segunda Guerra Mundial, amor e resistência.

E o que torna ainda mais especial é que muitas falas e acontecimentos descritos no livro, sobre o Holocausto, foram vivenciados pelo autor, quando alguns de seus familiares foram levados aos campos de concentração. E através de histórias de outras pessoas que passaram por situações iguais Jean-Claude Grumberg conta essa magnífica fábula.

Lívia.Beatrice 17/01/2023

Uma linda história
A mercadoria mais preciosa é um daqueles pequenos livros com uma grande mensagem. Aqueles livros sucintos e que passam a ocupar um grande espaço no coração. Apesar destas palavras tão carinhosas, que fique claro que esta é uma história de dor, de luta, de episódios reais, com personagens sem nome, mas que existiram aos montes.

Jean-Claude Grumberg é um novelista e ator francês. Quando criança, ele assistiu ao seu pai e seu avô sendo levados ao campo de concentração durante a segunda guerra, e baseado em muitas histórias de perdas, separações, reencontros e sobrevivência, acabou criando esta pequena fábula.

Em um bosque na Polônia em pleno inverno, vivem pobre lenhador e pobre lenhadora. Esta última desejava comida e uma criança para amar, já seu marido agradecia por não ter mais uma boca a passar fome com eles. Próximo ao bosque, trens com judeus passavam aos montes, e, desconhecendo sua real funcionalidade, achando que eram trens com mercadorias, a pobre lenhadora ia para a beira dos trilhos implorar por comida ou qualquer coisa que diminuísse sua miséria. Foi assim que ela recebeu a mercadoria mais preciosa: um bebê, que num ímpeto de desespero, foi jogado do trem pelo próprio pai.

A linguagem narrativa é bem escrita, com fluidez e uma leve diversão, o que é atípico para este tema, que costuma ter obras dolorosas e maçantes. O ponto chave é que, mesmo com essa leve diversão, a seriedade do assunto não é desrespeitada. O autor soube equilibrar a história de amargura, trauma, doçura e amor.

“O amor que faz com que, apesar de tudo o que existe, e de tudo o que não existe, o amor que faz com que a vida continue.”

Aproveitem a leitura.

Jaqueline 08/01/2023

Curto e intenso. Fazia tempos que não chorava com uma leitura mas mesmo o livro tendo 80 páginas me peguei chorando várias vezes. É um livro sobre a crueldade humana e, numa sensível contradição, sobre a força do amor. MUITO BOMMM

gabriella.malta 06/01/2023

Singelo
Escrito em forma de fábula essa história trágica e triste consegue ser bela e tocante, chorei em vários momentos. Apesar de curta, me envolvi demais com todos os personagens

Daniela Silva 04/01/2023

Belíssimo
Um assunto devastador abordado dentro de uma narrativa linda e sensível. Uma fábula sobre a beleza do amor mesmo em tempos sombrios e situações de extrema tristeza e horror da segunda guerra mundial.

Sarah 01/01/2023

Que fábula?
Curto e intenso. Doloroso e necessário. Belo e real. Sobre crueldades que não podemos esquecer. Os caminhos da segunda guerra e sua destruição eterna deixada por onde passou.