A Mercadoria Mais Preciosa

A Mercadoria Mais Preciosa Jean-Claude Grumberg

Resenhas - A mercadoria mais preciosa

Icaro 28/12/2022

Uma linda fábula
Bela fábula de um momento tão triste da nossa humanidade em que fica claro que a única coisa que pode nos salvar é o amor.

Adélia 24/12/2022

Belíssimo e rápido, pra ler em uma sentada só, sentindo todo o peso da fábula. Mesmo sendo sobre os horrores da segunda guerra mundial e ser extremamente brutal em várias passagens, também é sobre vida e esperança.

Giovana.Machado 22/12/2022

Lindo e triste
A mercadoria mais preciosa é bem curtinho, mas te faz imergir no período da segunda guerra mundial com maestria. Você se envolve na escrita e na maneira como o autor nomeia e descreve os personagens, é muito bonito, e te faz entender a angústia e o porquê de cada decisão.

Eu sempre gosto de estudar/ ler sobre o período das guerras mundiais, acho sempre importante que a gente nunca se esqueça desse horror e o quão ruim pode ser o ser humano.

Naiara 20/12/2022

Impecável e maravilhoso
Lindíssimo! Um assunto devastador abordado dentro de uma narrativa linda e sensível. Uma fábula sobre a beleza do amor mesmo em tempos sombrios e em situações de extrema tristeza e horror.

Uma leitura capaz de despertar um mix de emoções e de trazer à tona o que é sempre necessário "lembrar para não esquecer": o holocausto.

Jéssica | @jehbreda 14/12/2022

Duro e belo
Um conto triste e delicado. É incrível como em poucas páginas e capítulos o autor consegue nos mostrar uma realidade tão sofrida e deprimente e ao mesmo tempo leve e bonita.

Os contrapontos nos levam a segunda guerra mundial e todas atrocidades que até hoje muitos se negam a admitir que acontecerem?

manjksu 06/12/2022

Ótimo ou Terrível?
Realizar leituras que trazem histórias sobre o que aconteceu durante o Holocausto é sempre um mix de sensações, sendo mais específica, angústia e reflexão. Neste conto, a leitura se torna árdua não pela escrita, mas pelos fortes acontecimentos pontuados na narrativa. Um conto que não é possível saber ao certo como classificá-lo: ótimo ou terrível? Talvez os dois.

Nery 04/12/2022

Fábula breve, mas poderosa.
Uma fábula que consegue apresentar uma profundidade surpreendente, apesar do seu pequeno tamanho. Para os mais sensíveis, vai trazer lágrimas. Escrita belíssima, extremamente envolvente. Gostaria que o livro fosse um pouquinho mais longo, para que alguns detalhes do passar do tempo fossem acrescentados na história.

Apesar disso, eu gostei do final, que não deixou nada a desejar. O livro termina quando tem que terminar.

Recomendo a todos que gostam de livros curtos e pesados, que te trazem muitos sentimentos em poucas palavras. Também recomendo para aqueles que se interessam por histórias que se passam durante a guerra, apesar desse livro não ter enfoque na ação, e sim nas relações humanas.

Dei 4,0 estrelas simplesmente porque eu esperava chorar, e não chorei. Não me emocionei tanto quanto eu esperava me emocionar. Acredito que isso se deu pelo tamanho reduzido da obra.

Mas isso não tira a profundidade e sentimentalismo dessa história, que foi de altíssima qualidade.

Fabio Di Pietro 15/11/2022

75 páginas que tocam a alma
Li em um único dia. História simples, mas de uma profundidade que transborda. Se alguma pessoa conseguia ser um pouco indiferente aos horrores do nazismo e da guerra, com certeza mudará de percepção após a leitura desse conto tão arrebatador. Preparem os lencinhos!

Lorrany 14/11/2022

Uma história extremamente rápida de ler e tocante. O apêndice só consegue deixar a sensação mais forte ainda que esse livro já transmite.

Edna 25/10/2022

Uma fábula admirável e terrível
"Neste nosso mundo ninguém pode ganhar nada sem aceitar perder alguma coisinha, ainda que seja a vida de um ente querido, ou a própria."

Esse livro é para aqueles que ñ tem medo de ler histórias verdadeiras, mesmo que seu coração de comprima e sangre como todos os exterminados no terrível holocausto, que doa como o daqueles poucos sobreviventes que tiveram que cavar na neve o último leito de seus filhos, de seu grande amor e que como o pobre lenhador dessa fábula que em um momento de extremo desespero jogou um de seus gêmeos pela janela do trem, que mesmo tendo perdido para sempre o amor de sua esposa, salvou a vida da filha.

Que fábula!

Queila.Assis 20/10/2022

Triste ?
Acho que nunca fiquei na dúvida entre ler e chorar ao mesmo tempo, leitura que deixa você com o coração apertado, a lenhadora quanto amor há nessa pessoa ??

hazel 19/10/2022

Uma leitura extremante rápida e que me cativou, trata-se de uma história de desespero da época da segunda guerra mundial e o acolhimento de um casal o qual n poderia ter filhos

Mimi 14/09/2022

A leitura é tão rápida quanto a velocidade de um trem como tratado no livro, tão rápida quanto densa, forte e avassaladora.

?É isso a única coisa que merece existir nas histórias como na vida verdadeira. O amor, o amor oferecido às crianças, às suas como às dos outros. O amor que faz com que, apesar de tudo o que existe, e de tudo o que não existe, o amor que faz com que a vida continue.?

Trecho de
A mercadoria mais preciosa
Jean-Claude Grumberg
Este material pode estar protegido por copyright.

Alice 07/09/2022

A mercadoria mais preciosa
Livro super curtinho e fácil de ser entendido. Fala sobre o amor em tempos difíceis, história encantadora e terrível. Chorei muito.

marianamanzano 31/08/2022

não esperava nada
comecei a ler no metrô como quem não quer nada e foi muito legal.

tem uma proposta e uma linguagem bem interessante e bem tocante.

é uma história que vai te deixar com o coração partido, mas no final você vai ficar muito emocionado, independente de ter ou não curtido a leitura.

recomendo!