A mercadoria mais preciosa

A mercadoria mais preciosa Jean-Claude Grumberg

Resenhas - A mercadoria mais preciosa

Bruna 24/02/2022

É uma história bem curta e rápida porém com uma carga emocional que transborda sua pequena quantidade de páginas.

Martony.Demes 04/03/2022

Eis uma comovente, triste, terrível e BELO conto A Mercadoria mais preciosa, de Jean-Claude Grumberg.
Bom, o livro é uma fábula no âmbito do holocausto que, no auge do envio de judeus para os campos de Extermínio, um casal de judeus se vê forçados a ‘soltar’ a filha, ainda bebê, do trem durante o translado para a prisão.

Nessa situação dantesca, uma velha lenhadora que sempre acompanha a passagem desses trens, pelos quais são jogados cartas, objetos, encontra o bebê! Ela vê essa situação como um presente dos Deuses! Porém, seu marido não quer aceitar, chamando a criança judia de ‘sem-coraçãozinho’ e que ficar com ela pode ser o fim deles.

Mais adiante, com o crescimento da criança, o lenhador muda sua atitude perante os carinhos e afetos da pequena criança que sim, tem coraçãozinho! Porém, há um fato que vai provocar uma reviravolta nessa história.

É uma fábula bem emocionante e que vale a pena lê-la! Recomendo fortemente!!!

karol 20/03/2022

Uma fábula curta, mas triste e pesada como qualquer história sobre a 2 guerra.
É sobre 2 histórias que se cruzam, e como o amor consegue resistir ao tempo, a guerra e a morte.

MRPLM 21/04/2022

Uma história cheia de vida mesmo cercada de morte
Eu adoro histórias que tem um contexto histórico real de fundo (não é à toa que faço faculdade de história kkkk) e essa fábula foi uma leitura muito boa de terminar. Ele tem esse teor meio poético, uma estrutura fora dos padrões, personagens mais caricatos, que me encantou. Terminei extremamente rápido, foi super fácil de ler e achei que a parte sobre o autor complementou a história ainda mais. Uma leitura que merece a atenção!

marianamanzano 31/08/2022

não esperava nada
comecei a ler no metrô como quem não quer nada e foi muito legal.

tem uma proposta e uma linguagem bem interessante e bem tocante.

é uma história que vai te deixar com o coração partido, mas no final você vai ficar muito emocionado, independente de ter ou não curtido a leitura.

recomendo!

Alice 07/09/2022

A mercadoria mais preciosa
Livro super curtinho e fácil de ser entendido. Fala sobre o amor em tempos difíceis, história encantadora e terrível. Chorei muito.

Edna 25/10/2022

Uma fábula admirável e terrível
"Neste nosso mundo ninguém pode ganhar nada sem aceitar perder alguma coisinha, ainda que seja a vida de um ente querido, ou a própria."

Esse livro é para aqueles que ñ tem medo de ler histórias verdadeiras, mesmo que seu coração de comprima e sangre como todos os exterminados no terrível holocausto, que doa como o daqueles poucos sobreviventes que tiveram que cavar na neve o último leito de seus filhos, de seu grande amor e que como o pobre lenhador dessa fábula que em um momento de extremo desespero jogou um de seus gêmeos pela janela do trem, que mesmo tendo perdido para sempre o amor de sua esposa, salvou a vida da filha.

Que fábula!

Arthur Sayão 20/09/2019

O amor sempre vencerá
No mês em que se completam 80 anos do início oficial da segunda guerra mundial, vejo uma indicação de fábula do @christianassuncao em seu Instagram. Sempre interessado pelo tema, resolvo lê-la. Numa lapada só, devoro as 73 páginas de uma fábula singela, contundente e encantadora. Sem querer diminuí-la com adjetivos vagos, deixo a minha impressão principal numa frase: diante de tantas adversidades, ignorância e desespero, o amor sempre vencerá.

No ritmo de fábulas clássicas, Grumberg vai tecendo uma comovente história de amor, superação e crueldade ignorante. Mesmo não citando nomes, identificamos imediatamente o contexto histórico pela data e tratamento característico aos "sem-coração".

O autor, famoso roteirista de cinema e autor de livros francês, cria uma narrativa que prende o leitor com a doçura da escrita e a tensão de um ambiente hostil. Um trem que corta uma gélida floresta onde vive um casal de lenhadores, é interpretado pela sonhadora e humilde mulher como sendo de felizes viajantes. Acreditando que estão em viagem, a pobre lenhadora sempre espera algum presente desses "felizes" viajantes que diminua a sua situação de miséria. É aí que sua perseverança é presenteada com uma "mercadoriazinha" que muda completamente sua vida.

Fábula tocante e que nos traz um fio de esperança baseada no amor inato entre seres humanos. Amor acima de qualquer intolerância.

"É isso a única coisa que merece existir nas histórias como na vida verdadeira. O amor, o amor oferecido às crianças, às suas como às dos outros. O amor que faz com que, apesar de tudo que existe, e de tudo o que não existe, o amor que faz com que a vida continue." (Jean-Claude Grumberg)

Célia 01/12/2019

Maravilhoso
Tocante, intenso. Favorito do ano.
Rê Silva 14/02/2020minha estante
Amiga já quero ler ,uau que livro MARAVILHOSO deve ser

Pri | @biblio.faga 15/05/2020

Dorme dorme minha mercadoriazinha, dorme dorme embrulhinho meu, dorme dorme meu filho, dorme dorme.
Como aponta a bela arte da capa, “A mercadoria mais preciosa” trata-se de uma fábula – porém, não me atreverei a limitá-la ao público adulto.

Assim, com elementos mágicos e personagens (um tanto quanto) pitorescos típicos do gênero narrativo, e com apenas 74 páginas de extensão, o escrito de Jean-Claude Grumberg emociona grandiosamente, tratando com muito cuidado, e até um certo “frescor” e originalidade de um período tão doloroso da história.

O escritor francês, judeu e descendente (filho e neto) de sobreviventes do holocausto, inegavelmente, tem muita propriedade para discorrer sobre um assunto tão delicado e o faz com uma singeleza, sensibilidade e simplicidade tocantes.

Sua fábula relembra com fervor os perigos da ignorância e da desinformação: a violência, o terror, o preconceito despropositado e a intolerância cruel e imotivada. Por outro lado, também reforça o poder do amor, dos laços familiares (consanguíneos ou não), da perseverança e da resiliência humana.

Curto, tocante, intenso, dilacerante.
Recomendadíssimo.

Quotes:
“Não tinha filhos para alimentar, decerto, mas tampouco filhos para querer bem.”

“É isso a única coisa que merece existir nas histórias como na vida verdadeira. O amor, o amor oferecido às crianças, às suas como às dos outros. O amor que faz com que, apesar de tudo que existe, e de tudo o que não existe, o amor que faz com que a vida continue.”

site: https://www.instagram.com/biblio.faga/

Nicolly.Gradil 21/02/2023

A mercadoria mais preciosa é uma fábula sobre a segunda guerra mundial, escrita por Jean- Claude Grumberg. É através da simplicidade de sua escrita que percebemos a brutalidade do nazismo e principalmente a sua manipulação na sociedade, impactando nos meios de comunicação e percepção dos acontecimentos ao redor.

A história possui duas narrativas, a primeira é um casal de lenhadores e a segunda narrativa retrata a história de um casal de judeus dentro de um trem que os levariam aos campos de concentração, as chamadas ferrovias do holocausto.
As narrativas se encontram, devido a uma preciosa mercadoria, conectando a história dos personagens principais.

Esse livro fala sobre esperança e principalmente recomeços, no meio de um cenário brutal e violento, ainda existe uma pequena vontade de continuar.

"Os sem- coração têm um coração"

"O amor que faz com que, apesar de tudo o que existe, e de tudo o que não existe, o amor que faz com a vida continue".

borgesc.gabriela 05/07/2020

Emocionante
O mais interessante de tudo foi, para mim, que apesar de você não saber o nome de nenhum dos personagens durante a história, o envolvimento com eles foi muito grande. Uma história de amor e sofrimento. Obs.: não esqueça de ler o epílogo.

Milena 09/07/2020

'A mercadoria mais preciosa' é a primeira fábula que leio desde a infância. Só que aqui, não conhecemos um mundo especial e de fantasia.

O cenário dessa história é Drancy, perto de Paris, que foi um campo de concentração temporário. Nesse livro temos um narrador em terceira pessoa que conta duas situações diferentes: um casal de lenhadores que mora na cidade e uma família de judeus que está em um trem indo para o campo de concentração.

O casal de lenhadores vive de forma honesta e sobrevive com quase nada. Eles sabem que o trem carrega mercadorias e a alegria da lenhadora é ver o trem passar. O que eles não imaginam é que, na verdade, são judeus dentro do trem.

Certo dia, quando vê o trem passar, uma coisa é jogada e a lenhadora, esperançosa, corre para buscar. Essa mercadoria é, na verdade, um bebê. A partir daí que a história se desenrola e vamos acompanhando, em paralelo, a vida do casal e da família do trem.

Apesar de todo contexto pesado da situação histórica, e da grande injustiça que os judeus sofreram, a fábula tem a intenção de trazer a esperança.

Um personagem coadjuvante traz uma reflexão que acaba rondando toda a história: "Neste nosso mundo ninguém pode ganhar nada sem aceitar perder alguma coisinha, ainda que seja a vida de um ente querido, ou a própria".

site: https://www.instagram.com/oqueleioetc/

Sté 12/07/2020

Uma ficção com fatos reais
Um livro curto, um conto maravilhoso e triste. Terminei a leitura com um pesar no peito. Uma fábula sobre o Holocausto tão real e comovente.