O jovem Törless

O jovem Törless Robert Musil

Resenhas -

AntonioHOC 20/04/2024

Gostei
Bom livro, clássico do gênero de formação psicológica do século XIX e início do século XX, bem escrito e de fácil leitura.

Marcos606 07/09/2023

Jovem estudante de um internato militar em Hrance, impulsivo, se vê envolvido num círculo social restritivo com dois amigos Reiting e Beineberg. Secretamente, Torless luta para entender sua sexualidade, muitas vezes suspeitando que ele é gay. Introspectivo, ele passa grande parte do tempo pensando sobre a sociedade. Ele critica a abordagem segura da vida de seus pais, acreditando que o compromisso nem sempre é uma resposta aceitável para os imensos problemas da vida. Sob a tutela de um brilhante professor de matemática, ele aprende a exercitar o cérebro de maneiras estratégicas.

Quando os três amigos descobrem que foram roubados por um colega estudante - Basini - eles planejam vingança. Depois de confrontar Basini com palavras, Beineberg e Reiting o atacam enquanto Torless fica passivo. Ele não está ansioso para se envolver em violência, mas sente profundamente o desrespeito do roubo. Os outros três estudantes começam a abusar psicologicamente de Basini de forma sistemática, a ponto de passarem a maior parte do tempo livre juntos planejando seu próximo ataque. Embora Torless ainda hesite em desempenhar um papel decisivo nos abusos, ele não tenta intimidá-los e até auxilia em alguns dos planos.

Escrito numa época de incerteza e convulsão, o modernismo em Viena caracterizou-se por mudanças políticas, sociais, técnicas e culturais, por contrastes profundos (especialmente entre tradição e vanguarda), mas especialmente pela ênfase no individualismo (psicanálise de Sigmund Freud). Naquela época, as tragédias de heróis juvenis repletas de conflitos tornaram-se um tema literário favorito. Musil aborda a moralidade social e o pudor em relação ao despertar da sexualidade dos alunos. O tema básico do romance, entretanto, é a auto descoberta ou a fundação da autoconfiança em uma sociedade autoritária. Através da alienação e do reconhecimento dos seus próprios instintos sexuais, Törless finalmente amadurece numa consciência estética amoral.

Musil demonstra os perigos de uma educação de orientação militar. As experiências de Törless refletem as próprias experiências.

regifreitas 19/06/2023

O JOVEM TÖRLESS (Die verwirrungen des zöglings Törless, 1906), de Robert Musil; tradução Lya Luft.

Publicado pela primeira vez em 1906, este também é o primeiro romance de Robert Musil, considerado um dos mais importantes escritores da literatura alemã do século XX. O livro retrata a vida de um jovem estudante, Törless, em um internato, explorando temas como poder, dominação, moralidade e a busca pela identidade. A obra acabou se destacando, na época, pela abordagem inovadora da psicologia humana e das questões morais.

É um trabalho denso, e o estilo e a narrativa de Musil podem agradar a quem procura uma leitura mais desafiadora. O autor mergulha nos dilemas morais e éticos do protagonista, retratando sua luta interna ao se confrontar com situações de bullying e abuso - moral, físico e até sexual - dentro daquela instituição. Os personagens, nesse sentido, não são figuras fáceis de se simpatizar. O que não é nenhum demérito. Construir personagens detestáveis e complexos também demonstra a competência de um bom escritor.

Contudo, as reflexões filosóficas de Törless e sua introspecção por vezes cansam e são difíceis de acompanhar, caso o leitor não esteja preparado para este tipo de texto. É o tipo de livro que exige paciência e dedicação. Passa longe de ser uma leitura de entretenimento.

Talvez seja um romance que eu releria para algum trabalho ou análise mais aprofundada dos temas tratados nele. Não seria uma obra para a qual eu voltaria espontaneamente.

Fê Aljarilla 08/04/2023

Sei lá o que escrever...
Não entendi a intenção do autor com esta história... Gostei de conhecer o Torless, mas estou confuso com tudo o que aconteceu aqui kk

astrphysics2 20/01/2023

Instigante
Comecei a ler ele durante o cardio e passava um bom tempo sem perceber pq o livro realmente me prendia!!! Um debate em especifico sobre a matematica me fascinou bastante também. Gostei bastante dele no geral. Não sabia nada sobre o livro antes de começá-lo e posso dizer que me surpreendi haha!

Ana 31/12/2022

Outro caso em que a paciência foi fundamental para encerrar o livro. Vai mostrar a convivência do jovem e seus amigos e algumas situações que ocorriam nos colégios internos antigamente. mostra também a evolução do personagem, sua independência dos laços familiares

Nicole 28/01/2022

Uma das leituras mais diferentes que eu tive, isso não significa ruim, eu não achei o livro ruim, mas acho que pra você apreciar ele devidamente, depende da época em que você ler e do que você estiver gostando de ler naquela época. É um livro BEM filosófico, com todas aquela reflexões do Torless (às vezes eu parava e pensava "meu deus, Torless! Vai fazer uma caminhada, tirar uma soneca, sei lá"), eu gostei muito dessa parte porque pra mim foi o que diferenciou. Em relação aos acontecimentos em si, o livro tem umas coisas pesadas então se atente a isso se for ler. No geral, é uma leitura rápida, que te faz parar e pensar em diversos momentos, se você tiver paciência pra acompanhar o Torless e a perturbação dele. Pra quem gosta de livro mais denso mas não quer ter muito trabalho, recomendo bastante.

Bruno Loyo 13/01/2022

Esperava muito mais
Livro pra lá de enfadonho. Uma verdadeira viagem na maionese. Arrastado do início ao fim, tendo, na minha opinião, poucas partes interessantes. Li até o final por tratar-se de um livro de poucas páginas e pra saber o que aconteceria ao final

suellen 07/01/2022

Confesso que me arrastei para terminar. O livro trata sim de temas interessantes como: sexualidade, bullying e a adolescência, mas a leitura foi super maçante e chata. Foi me prender lá pelo final e mesmo assim quase nada.

ricardolclopes 21/12/2021

Muito atual!
Embora publicado em 1906 o livro trata de temas bastante atuais como bullying, falso moralismo, discriminação por orientação sexual, dentre outros.
O autor mostra o desenvolvimento intelectual do personagem ao longo dos temas acima e a maneira como sua forma de pensar vai mudando à medida que a trama se desenrola. Tudo regado com muita filosofia.

Marcus.Santana 07/12/2021

Bullying com tortura, homossexualidade, hipocrisia social
O Jovem Törless.
As experiências de um menino em colégio interno masculino, a passagem da infância para a adolescência, os conflitos de grupo, dominância, obediência, a diferença brutal entre o aconchego do lar e o desconforto dos espaços divididos, passando pela questão da sexualidade ? é o mote desse romance de Musil ? e que não deixa de ser filosófico.

Uma obra de formação de autor através da formação de seu personagem. O que representa o internato no Império Austro-Húngaro, se não uma batalha pela descoberta do eu como indivíduo às vésperas dos Estados totalitários do pós-guerra? Não é uma leitura fácil, mas retrata uma época e um estado de espírito. Apesar de Lya Luft ser uma excelente tradutora, tem algumas expressões que me incomodou, com por exemplo ?macaquice?, acho que não seria o mais apropriado para a época em que o livro foi escrito e fora do estilo do autor.

Nat 04/02/2021

^^ Pilha de Leitura ^^
O adolescente Torless vai para o colégio interno, onde é obrigado a “crescer” mediante uma atmosfera autoritária e cheia de perversão: os fortes se juntam contra os fracos, jovens sádicos, com tendências homossexuais reprimidas. Achei a leitura super densa para um livro tão fino, mas assim é Musil. Livro muito bom!

site: https://www.youtube.com/c/PilhadeLeituradaNat

Carol 02/02/2021

Esse livro não me prendeu como eu gostaria, maçante e um pouco entediante, não achei o desenvolvimento legal.

Calwbe 02/12/2020

É um livro incrível
Sua narrativa é muito poética e linda. Não só isso, mas filosófica também. Me lembrou muito O retrato de Dorian Gray, por se tratar de temas parecidos. Me importei muito com os personagens, me idenficando mais com o principal.