O jovem Törless Robert Musil

Resenhas -

micaela 21/06/2020

O jovem Törless
Com uma narrativa lenta mas riquíssima em reflexões filosóficas e sociais, o jovem Törless Vai nos apresentar a história de três garotos de um internato que ameaçam um jovem em troca de favores.

Após descobrirem que Basini está furtando dinheiro de garotos do internato, Törless e seus dois amigos (que, me desculpe sociedade alemã mas esqueci o nome pois são bem complicadinhos de escrever) passam a chantagear o pobre Basini, fazendo dele - literalmente - um escravo, em troca de não denunciarem o mesmo pras autoridades do internato.

Por daí em diante os jovens fazem o que bem querem com Basini. São cenas bem fortes que me deixaram atônita.

Apesar do Törless ser o mais "compassível" em relação a todas as agressões, sejam elas físicas ou verbais direcionadas a Basini, ele simplesmente não interfere em nada se tornando tão desprezível quanto os dois outros.

Só me senti realmente imersa na história lá pela página 100 (vale salientar que o livro é pequeno, pouco mais de 140 páginas), onde questões relacionadas a homossexualidade são abordadas.

É muito curioso ver o dilema do jovem Törless ao se ver atraído por outro garoto ao passo que nega pra si mesmo tal desejo. No fim, toda a história de fundo é o que menos importa na trama, os dilemas e conflitos do garoto Törless se tornam a peça central dessa leitura que apesar de lenta pode guardar diversas reflexões.

site: https://www.instagram.com/p/B5iBwEeBsHU/

bobbie 20/11/2020

Triste é perceber que quase nada mudou
Como pesquisador de sexualidades, qualquer livro sobre homossexualidade me interessa. Mais ainda, qualquer livro sobre homossexualidade que tenha sido publicado há muitas décadas, ou mesmo séculos, me interessa com mais intensidade. Este, publicado em 1906, chamou-me a atenção especificamente por isso: trata-se de um romance de formação de um jovem que cresce em um internato para rapazes, onde precisa lidar com as sensações novas que experimenta dentro de si, ao mesmo tempo em que percebe dois amigos torturarem, física e psicologicamente, outro rapaz. O que acontece entre eles é um jogo torturante de suas nascentes sexualidades consideradas sujas e imorais - a homossexualidade, onde os "mais poderosos" subjugam, humilham e violentamente castigam o outro justamente por não aceitarem em si o que veem refletido no objeto de humilhação. Em meio a isso, Törless se vê confrontado com o próprio desejo, e, diante de tamanha crueldade, precisa descobrir onde se encaixa nesse jogo de poder que até hoje é replicado em toda e qualquer sociedade que ainda pune seus homossexuais.

Marcos606 07/09/2023

Jovem estudante de um internato militar em Hrance, impulsivo, se vê envolvido num círculo social restritivo com dois amigos Reiting e Beineberg. Secretamente, Torless luta para entender sua sexualidade, muitas vezes suspeitando que ele é gay. Introspectivo, ele passa grande parte do tempo pensando sobre a sociedade. Ele critica a abordagem segura da vida de seus pais, acreditando que o compromisso nem sempre é uma resposta aceitável para os imensos problemas da vida. Sob a tutela de um brilhante professor de matemática, ele aprende a exercitar o cérebro de maneiras estratégicas.

Quando os três amigos descobrem que foram roubados por um colega estudante - Basini - eles planejam vingança. Depois de confrontar Basini com palavras, Beineberg e Reiting o atacam enquanto Torless fica passivo. Ele não está ansioso para se envolver em violência, mas sente profundamente o desrespeito do roubo. Os outros três estudantes começam a abusar psicologicamente de Basini de forma sistemática, a ponto de passarem a maior parte do tempo livre juntos planejando seu próximo ataque. Embora Torless ainda hesite em desempenhar um papel decisivo nos abusos, ele não tenta intimidá-los e até auxilia em alguns dos planos.

Escrito numa época de incerteza e convulsão, o modernismo em Viena caracterizou-se por mudanças políticas, sociais, técnicas e culturais, por contrastes profundos (especialmente entre tradição e vanguarda), mas especialmente pela ênfase no individualismo (psicanálise de Sigmund Freud). Naquela época, as tragédias de heróis juvenis repletas de conflitos tornaram-se um tema literário favorito. Musil aborda a moralidade social e o pudor em relação ao despertar da sexualidade dos alunos. O tema básico do romance, entretanto, é a auto descoberta ou a fundação da autoconfiança em uma sociedade autoritária. Através da alienação e do reconhecimento dos seus próprios instintos sexuais, Törless finalmente amadurece numa consciência estética amoral.

Musil demonstra os perigos de uma educação de orientação militar. As experiências de Törless refletem as próprias experiências.

Mariana Knorst 26/02/2020

O Jovem Törless, de Robert Musil
Publicado em 1906, O Jovem Törless é o romance de estréia do escritor austríaco Robert Musil.

O autor, que da sua obra se destaca O Homem Sem Qualidades, foi influenciado pelas obras de Nietzsche, Dostoiévski, Kant e Aristóteles, o que fica evidenciado neste livro.

A história inicia com o ingresso de Törless, como cadete, na academia militar, onde conhece três dos principais personagens da trama, Reiting, Beinenberg e Basini. Ainda no início no livro, descobrimos que Basini é responsável por uma série de furtos que ocorrem corriqueiramente na academia, o que leva o trio de amigos, Törless, Reiting e Beinenberg, a refletir sobre a situação e discutir o seu possível desfecho.

Contudo, Törless, que havia recomendo entregar Basini ao setor competente, é surpreendido ao descobrir que seus amigos tomaram como conduta obrigar o deliquente a realizar diversos atos perversos e humilhantes.

A partir deste ponto, Törless mergulha em diversos conflitos morais: ao mesmo tempo em que repudia os acontecimentos, sente forte vontade de participar e descobrir quais os limites que podem ser alcançados. Essa dualidade é influenciada pelo sentimento de empatia/justiça em contraste com a sensação de poder/perversidade, um retrato da complexidade e realidade da condição humana.

Todas as reflexões trazidas pelas personagens possuem embasamento, sobretudo filosófico, como resultado das influências literárias do autor, bem como de uma de suas formações acadêmicas.

Por fim, O Jovem Törless fornece ao leitor, de forma crua, representações de diversas situações que podemos recordar tanto em âmbito geral (mundial) quanto individual (nosso dia a dia), como a mais pura ilustração da clássica frase de Maquiável: "dê poder a um homem e verás quem ele é".

site: https://knorstmariana.wixsite.com/literatura/post/o-jovem-t%C3%B6rless-de-robert-musil

Nat 04/02/2021

^^ Pilha de Leitura ^^
O adolescente Torless vai para o colégio interno, onde é obrigado a “crescer” mediante uma atmosfera autoritária e cheia de perversão: os fortes se juntam contra os fracos, jovens sádicos, com tendências homossexuais reprimidas. Achei a leitura super densa para um livro tão fino, mas assim é Musil. Livro muito bom!

site: https://www.youtube.com/c/PilhadeLeituradaNat

ricardolclopes 21/12/2021

Muito atual!
Embora publicado em 1906 o livro trata de temas bastante atuais como bullying, falso moralismo, discriminação por orientação sexual, dentre outros.
O autor mostra o desenvolvimento intelectual do personagem ao longo dos temas acima e a maneira como sua forma de pensar vai mudando à medida que a trama se desenrola. Tudo regado com muita filosofia.

suellen 07/01/2022

Confesso que me arrastei para terminar. O livro trata sim de temas interessantes como: sexualidade, bullying e a adolescência, mas a leitura foi super maçante e chata. Foi me prender lá pelo final e mesmo assim quase nada.

Paulo Sousa 03/10/2020

Leitura 43/2020 [Lista #1001livros]
O jovem Törless [1906]
Orig. Die Verwirrungen des Zöglings Törless
Robert Musil (Áustria, 1880-1942)
Nova Fronteira, 2019, 145 p.
_____________________________
?É sempre assim: aquilo que num momento experimentamos como indivisível e inquestionado torna-se incompreensível e confuso, quando queremos amarrá-lo com as cadeias do pensamento, tomando posse dele. E aquilo que parece grande e estranho enquanto nossas palavras, de longe, anseiam por ele torna-se simples e perde o que tem de inquietante tão logo entra no ritmo de nossa vida diária? (pág 60).
O romance conta a história de Törless, um adolescente que é mandado para o internato, onde é submetido a experiências que marcarão a sua vida para sempre. A história é centrada em três rapazes onde são tratadas questões como a transição da adolescência à vida adulta, do experimento de certa atividade homossexual, não incomum em ambientes assim, os jogos de poder, onde parte da personalidade é formada e o papel da crueldade, bullying físico e psicológico e, claro, nos questionamentos existenciais de Törless.
Apesar de ser o primeiro trabalho do escritor austríaco Robert Musil, é inegável a maturidade do livro, frases fortes e marcantes, de uma atualidade incomparável. A leitura também me fez lembrar de outro romance, brasileiro, com matéria-prima análoga: trata-se de ?O ateneu?, da lavra de Raul Pompéia, que li faz muitos anos, para um trabalho escolar. Ambos são clássicos que merecem ser lidos por agregarem algo da essência de todos nós, ou mesmo as perguntas pelas quais inevitavelmente passamos. Valem!

Fê Aljarilla 08/04/2023

Sei lá o que escrever...
Não entendi a intenção do autor com esta história... Gostei de conhecer o Torless, mas estou confuso com tudo o que aconteceu aqui kk

Calwbe 02/12/2020

É um livro incrível
Sua narrativa é muito poética e linda. Não só isso, mas filosófica também. Me lembrou muito O retrato de Dorian Gray, por se tratar de temas parecidos. Me importei muito com os personagens, me idenficando mais com o principal.

regifreitas 19/06/2023

O JOVEM TÖRLESS (Die verwirrungen des zöglings Törless, 1906), de Robert Musil; tradução Lya Luft.

Publicado pela primeira vez em 1906, este também é o primeiro romance de Robert Musil, considerado um dos mais importantes escritores da literatura alemã do século XX. O livro retrata a vida de um jovem estudante, Törless, em um internato, explorando temas como poder, dominação, moralidade e a busca pela identidade. A obra acabou se destacando, na época, pela abordagem inovadora da psicologia humana e das questões morais.

É um trabalho denso, e o estilo e a narrativa de Musil podem agradar a quem procura uma leitura mais desafiadora. O autor mergulha nos dilemas morais e éticos do protagonista, retratando sua luta interna ao se confrontar com situações de bullying e abuso - moral, físico e até sexual - dentro daquela instituição. Os personagens, nesse sentido, não são figuras fáceis de se simpatizar. O que não é nenhum demérito. Construir personagens detestáveis e complexos também demonstra a competência de um bom escritor.

Contudo, as reflexões filosóficas de Törless e sua introspecção por vezes cansam e são difíceis de acompanhar, caso o leitor não esteja preparado para este tipo de texto. É o tipo de livro que exige paciência e dedicação. Passa longe de ser uma leitura de entretenimento.

Talvez seja um romance que eu releria para algum trabalho ou análise mais aprofundada dos temas tratados nele. Não seria uma obra para a qual eu voltaria espontaneamente.

Marcus.Santana 07/12/2021

Bullying com tortura, homossexualidade, hipocrisia social
O Jovem Törless.
As experiências de um menino em colégio interno masculino, a passagem da infância para a adolescência, os conflitos de grupo, dominância, obediência, a diferença brutal entre o aconchego do lar e o desconforto dos espaços divididos, passando pela questão da sexualidade ? é o mote desse romance de Musil ? e que não deixa de ser filosófico.

Uma obra de formação de autor através da formação de seu personagem. O que representa o internato no Império Austro-Húngaro, se não uma batalha pela descoberta do eu como indivíduo às vésperas dos Estados totalitários do pós-guerra? Não é uma leitura fácil, mas retrata uma época e um estado de espírito. Apesar de Lya Luft ser uma excelente tradutora, tem algumas expressões que me incomodou, com por exemplo ?macaquice?, acho que não seria o mais apropriado para a época em que o livro foi escrito e fora do estilo do autor.

Nicole 28/01/2022

Uma das leituras mais diferentes que eu tive, isso não significa ruim, eu não achei o livro ruim, mas acho que pra você apreciar ele devidamente, depende da época em que você ler e do que você estiver gostando de ler naquela época. É um livro BEM filosófico, com todas aquela reflexões do Torless (às vezes eu parava e pensava "meu deus, Torless! Vai fazer uma caminhada, tirar uma soneca, sei lá"), eu gostei muito dessa parte porque pra mim foi o que diferenciou. Em relação aos acontecimentos em si, o livro tem umas coisas pesadas então se atente a isso se for ler. No geral, é uma leitura rápida, que te faz parar e pensar em diversos momentos, se você tiver paciência pra acompanhar o Torless e a perturbação dele. Pra quem gosta de livro mais denso mas não quer ter muito trabalho, recomendo bastante.

Wagner 27/01/2020

O jovem Törless
Primeira obra de Robert Musil, "O jovem Törless" é um livro que retrata a construção da personalidade do protagonista, expõe situações de bullyng que envolvem tortura e evidencia a homossexualidade existente em diversos internatos do mundo.
Trata-se de uma obra que "prepara" para o contexto de autoritarismo e impetuosidade do período pós-Primeira Guerra.
Por se tratar de um romance de formação, a leitura pode ser arrastada em alguns trechos, uma vez que há análises psicológicas bastante densas.

Rafael 01/11/2020

OUTRO QUE ME MARCOU
Esse livro me impressionou mais do que eu pensei que iria marcar . Olha , ainda mais com conteúdos homeorótcos .