The Ballad of Songbirds and Snakes

The Ballad of Songbirds and Snakes Suzanne Collins

Resenhas - Untitled Panem

Merlo 14/11/2021

dispensável
não é um livro ruim, nem chato de ler. mas não acrescentou muita coisa relevante para o universo de jogos vorazes. ainda mais considerando que é um livro longo.
se você for muito fã da trilogia seria interessante ler para saber a história dos jogos vorazes. mas não é um livro importante para a série no geral.

I. de Rohan @izabelderohan 21/10/2021

Suzanne Collins, uau. Que bom que temos essa autora escrevendo para jovens.

Considero esse livro bem mais adulto do que a série Jogos Vorazes, contando com imagens e analogias sobre controle, caos e sociedade que são mais sutis do que os livros anteriores.
Foi muito interessante ler o despertar de um psicopata e como os feitos dele foram sendo distorcidos para o que conhecíamos dele pela narração de Katniss. Snow mata e arma planos, nos faz entender que sempre foi assim, mas, lendo em sua visão, sabemos que não é bem assim. Aconteceram diversos acidentes que ele se aproveitou, até tomar uma atitude dominante sobre esses acidentes, se tornando o Coriolanus Snow que conhecemos em Jogos Vorazes.

Eu metade li e metade escutei esse livro. Li bem mais do que escutei. Gostei da narração, mas acho que o narrador pecou nas vozes dos personagens. Não percebemos a diferença entre a fala de um personagem e a voz do narrador de Collins. Temos que perceber pelo contexto, o que nem sempre funciona, acabamos achando que é um pensamento do personagem principal. Escutei a narração disponível no Scribd.

Gostaria que algumas coisas fossem diferentes. [SPOILER] Acho que, se no Distrito 13, Lucy Grey tivesse tomado uma persona diferente da que Snow se apaixonou, se ela se mostrasse, na verdade, uma aproveitadora seria bem mais interessante, mas poderia ser também mais breve. Acho que quando Lucy aparece no Distrito 13 o livro, que estava em uma vertiginosa crescente, fica mais lento e eu fiquei menos interessada, apesar de ficar muito surpresa com a punição de Snow. A virada final foi apressada, mas eu não gostaria que ela fosse de outra maneira. Gostei do final misterioso de Lucy. Se ela estiver viva, é surpreendente; se estiver morta, ela termina como a cantiga que deu seu nome, desaparecida. Os dois modos são interessantes. E, da forma que é contada, sentimos a adrenalina de Coriolanus. Parece uma correria, uma situação angustiante, suja.

Coriolanus, que é mais sua mãe do que seu pai, termina mais como seu pai. A guerra o ensinou que ele não poderia ser sensível. ("A água do lago tinha reduzido o pó com aroma de rosas da mãe dele a uma pasta nojenta e ele jogou tudo no lixo. (...) Só a bússola sobreviveu à aventura."). No passado de Panem, muito antes de Katniss, os Jogos Vorazes não eram o espetáculo que Katniss sobreviveu e nem chamava tanta atenção, o que faz os distritos não assistirem, porém, acho um erro Collins colocar as pessoas como oblívias aos Vitoriosos. É impressionante em qualquer realidade e contexto uma pessoa sobreviver uma guerra direta com outras 23 pessoas enquanto centenas assistem. Considero um erro os cidadãos do Distrito 12 fazerem pouco caso para Lucy Grey. Eles não a assistiram, mas eles sabiam que ela era uma sobrevivente.

Eu cheguei a prever que Coriolanus tomaria, de alguma forma, o lugar de Sejanus, mas essa forma foi a melhor possível. Esse personagem me lembrou em muitos momentos o Peeta.

Algo que eu não previ, e preferia que não tivesse acontecido, foi a entrada de Coriolanus na arena enquanto os Jogos aconteciam. Achei aquele momento bobo, os Jogos não possuíam o tamanho que Katniss presenciou, mas aquilo era exagero. Havia outras formas de Coriolanus passar pela situação de vida ou morte envolvendo os distritos que não precisasse ser dessa forma.[FIM DO SPOILER]

Não sabemos ainda se teremos uma continuação. Pode ser interessante ter e não ter. Sabemos que teremos um filme, mas tenho muitas dúvidas se será uma boa adaptação.
Indico bastante esse livro, mas não vá esperando um Jogos Vorazes, é um livro bem mais lento com mais contemplação e estudos sobre características humanas, com jogos bem mais primitivos (é, ainda mais!).

yas.min 22/08/2021

A primeira metade desse livro foi beeeem arrastada. Demorei pra pegar o ritmo da história, principalmente porque não acho que ela seja necessária. Não tinha nenhum interesse em saber a história do snow, mas a metade final do livro me fisgou e não consegui mais parar de ler.

Nicole 04/08/2021

Complementa a série original
Achei o livro muito interessante, por trazer pontos de vista que não conhecíamos na trilogia Jogos Vorazes. Os bastidores dos jogos, a vida em Panem logo após a guerra, como vários ?itens? dos jogos foram sendo criados. Achei várias partes surpreendentes e ao mesmo tempo só me deparei com um plot twist, esperava mais.
Como um livro sozinho, não recomendaria a leitura, mas como um complemento à trilogia original, achei bem esclarecedor e intrigante.

Júlia 26/04/2021

Devia ter ficado com a trilogia original
Suzanne Collins abalou meu mundo com a trilogia dos Jogos Vorazes, mas infelizmente essa prequel não chegou à altura dos outros livros. Claro que foi muito legal poder ver os Jogos do lado de fora, mas não com os olhos desse Snow (que eu nem sei como descrever de tão irritante que foi ler com esse pov). Personagens descartáveis, descrições desnecessárias, momentos que não agregam em nada na história. É uma leitura arrastada (pois NADA acontece por um tempão) e que no fim te dá a sensação de que não foi a mesma Suzanne quem a escreveu.
Poderia ter feito igual a autora de Crepúsculo e lançado um com o pov do Peeta :/

Cella 07/12/2020

Suzanne Collins acabando com meu emocional pt.4
Alguns (muitos?) anos atrás, li a trilogia de Suzanne Collins, "Jogos Vorazes", e acompanhei cada estreia da sua adaptação para as telas do cinema de maneira animada, então é claro que o anúncio de uma nova história escrita pela mesma como parte desse universo me encheu de ansiedade.
"A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes" foi um dos livros que adquiri assim que tive a oportunidade e que, preciso confessar, no começo me fez pensar que eu talvez houvesse criado expectativas demais, entretanto, bastaram alguns capítulos para Suzanne me ganhar como fez em Jogos Vorazes.
Eu, que jurei de pés juntos que odiaria o Snow independente de qualquer coisa, me peguei desejando o bem dele em alguns momentos, e bem, como o título dessa resenha (é o que isso é?) já diz, meu emocional foi destruído por essa mulher! Ela surpreende a cada página, faz conexões com a história que já conhecemos e não tem dó alguma. Traz uma personagem real, cheia de defeitos, constrói personalidades e relações que fazem com que nem mesmo a certeza do futuro (o futuro em que conhecemos Katniss, Peeta e tantas personagens que nos ganharam) seja capaz nos impedir de desejar coisas e torcer por finais que sabemos que provavelmente não virão.
Chorei tanto que fiquei imaginando se não teria desidratado, mas enfim, amei, e a 0.5 estrela que falta é mais pela dificuldade que eu tive de me conectar e passar dos primeiros dois capítulos (apesar dela ter feito valer a pena mais adiante, quase me fez deixar a leitura para 2021) do que por qualquer outra coisa.
Bárbara Machado 05/06/2021minha estante
Realmente, os primeiros capítulos foram difíceis! Passei uma semana no primeiro! Kkkk

ana 25/10/2020

Achei difícil fazer uma resenha para esse livro.
As partes I e II foram divertidas e interessantes de ler, e eu gosto muito do jeito que a Suzanne Collins escreve.
A parte III porém.. acabou com o livro para mim. E o final achei corrido, e não fez muito sentido com o resto do livro, para mim.

André 20/09/2020

Chato!
Foi bem entediante! Mesmo lendo sem muitas expectativas o livro deixou muito a desejar, achei a história muito fraca, não senti empatia nenhuma pelo Snow, não acrescentou nada na história mesmo sendo um prequel, a cena do sejanus faltou emoção, romance foi forçado, e não respondeu nenhuma questão, o velho " imagina aí "!!!!

Gabriel 15/09/2020

Se forçasse mais a suzanne cagava, mas na real acho que cagou sim
Não é possível que a velha teve que escrever esse chorume, a não ser pra pagar boleto, muito péssimo o timing pra tentar romantizar tiranos, coxinhas e fascistas.
Personagens completamente feito de papelão em um livro com mais de 500 páginas que não parece sair do lugar de tentar encontrar sua justificativa pra existir, é um grande crime ocorre nada acontece feijoada, com um monte de coincidências e forçações de bosta pra linkar tudo com a katniss e agradar fã.
Honestamente era melhor ficar sem e deixar o legado positivo da trilogia original perdurar.

duda. 10/09/2020

Maravilhoso! Estava receosa pois sempre fico com um pé atrás com prequels escritos muito tempo depois que a obra anterior foi lançada, mas parece que a Suzanne Collins havia acabado de escrever A Esperança e partiu direto pra produzir esse livro. Felizmente, ela não pecou ao falar sobre a parte política e que faz o leitor questionar o significado da humanidade, por isso Jogos Vorazes é a minha saga preferida. Esperava ler sobre como o Snow conseguiu chegar na presidência, porém, foi uma agradável surpresa saber mais sobre o outro lado do personagem que de certa forma explica muito sobre a sua jornada e seu papel nesse universo. Orando pra autora animar e escrever sobre os jogos do Haymitch hahaha

Lais 07/09/2020

Bom, mas nem tanto
Aparentemente fiquei no time dos que esperava mais. Eu ADOREI a história, acho que as questões politicas e psicológicas retratadas foram sensacionais. O livro claramente é MUITO bem escrito, mas eu realmente fui com muita sede ao pote, esperando muito mais ação e conexão com a trilogia original. A leitura fluiu muito bem, mas o final foi muito decepcionante pra mim... aquele gosto de : acabou? Era isso?