The Ballad of Songbirds and Snakes

The Ballad of Songbirds and Snakes Suzanne Collins

Resenhas - Untitled Panem

EricaDourado 22/10/2022

Suzanne Colins ataca novamente
Tem um motivo de um gênero existir tentando recriar o que ela conseguiu com Jogos Vorazes. A perspicácia, o conhecimento de causa, a destreza com que ela constrói as histórias são algo que devem sim ser copiados.

A história de origem do Presidente Snow não é diferente. Saber dos fatores por trás de um personagem tão repugnante é fascinante, entender o que o levou até ali faz com que a gente expanda e adapte o nosso olhar, inclusive, para a realidade ao nosso redor.
Quem diz que é um livro que simpatiza com ele, precisa estudar interpretação de texto.
Conhecer o ponto de vista de alguém está a anos luz de concordar e justificar seus comportamentos. A história é envolvente a ponto de nos pegarmos torcendo por Snow (acontece), só para logo em seguida sermos lembrados de seu verdadeira natureza.
O livro só nós esclarece mais a fundo sobre a mesma.

Sensacional.

Isabella 30/09/2022

snow lands on top
esse livro divide opiniões e eu tô no time de quem gostou.

Foi minha primeira vez lendo uma origem de vilão que não permeie a identificação com o personagem, e eu gostei muito??? Saber como o snow se tornou a personalidade horrível que conhecemos em Jogos vorazes e ao mesmo tempo odiar ler quem ele já era nesse livro foram sentimentos coexistentes na minha leitura e foi realmente uma boa experiência.

Dez anos dos jogos, muita coisa ainda rudimentar e sinceramente bem mais assustadora que a sociedade de espetáculo. Snow sendo mentor da garota do doze e indo de ?eu hein vou perder mas que saco? pra ?eu preciso que ela ganhe por interesse MEU então vou fazer de tudo? é uma jornada mais parada sim que HG, menos preocupada em mostrar absurdos e mais focada num jovem adulto ambicioso fazendo o que precisa para alcançar seu objetivo.

Todo e qualquer sentimento bom que o snow possa ter sentido pela família, pela Lucy, pelos amigos, tudo isso se torna nulo em comparação ao que ele quer se tornar. Ao que ele faz para se tornar maior.

Eu amo construção de mundo, esse livro me deu isso, e me deu uma visão diferente dos vilões que recebem sua própria história.

lucas gabriel 24/09/2022

Caos, Controle, Contrato
Suzanne Collins trazendo a discussão contratualista do Estado de Natureza para Hobbes e para Rousseau num livro YA. Essa mulher entrega conhecimento filosófico e dilemas acadêmicos enquanto escreve para JOVENS; simplificando o conhecimento, ao invés de escrever um clássico que, apesar de perfeito, a grande massa não leria. Quem ainda pensa que Hunger Games é uma distopia jovenzinha, não enxerga a grandiosidade dessa série.
Essa gênia traz pro povo, na língua do povo, discussões filosóficas, sociais, políticas.

Falando agora um pouco sobre minha experiência de leitura: foi minha primeira grande novel (500+) em inglês. E foi uma experiência incrível! Peguei o ritmo da leitura na metade da segunda parte e fiquei muito feliz por entender a essência da história e até poder fazer relações com leituras e assuntos externos. Havia um receio de que minha leitura e entendimento fosse superficial demais e que eu perdesse conteúdo. Bom, foi bem longe disso. Magnífico

letAciaderaulino 24/07/2022

snow lands on top.
eu to completamente abismada com a maneira que a suzanne introduziu o desenvolvimento dos pensamentos do snow e como ele vira aquele velho desgraçado no futuro. eu simplesmente amei ver como os jogos eram no começo e como eles começaram a se modificar pra chegar no nivel que os jogos eram na época da katniss

lena 13/07/2022

The Ballad of Songbirds and Snakes
Durante muito tempo fiquei enrolando para começar esse livro, por medo de começar a gostar do Snow ou de até mesmo ter empatia, mas hoje me arrependo por essa demora. O jeito que esse livro traz referências pra trilogia e como mostra o desenvolvimento de um personagem narcisista e manipulador que no final abraça a sua real natureza foi uma experiência incrível. Espero que a Collins lance mais livros pois quero muito ver o final da ascensão dele e suas reações vendo a Katniss representar todas as falhas dele do passado.
sir.pericles 13/07/2022minha estante
Esse livro é incrível! Estou ansioso para o lançamento do filme no ano que vem!

Matheus 13/07/2022minha estante
Você acha que é mais adequado ler antes ou depois da trilogia Jogos Vorazes?

lena 13/07/2022minha estante
eu prefiro ordem de lançamento para ter essa experiência de reviravolta do que ordem cronológica com tudo explicadinho!!! deixa a experiência mais avassaladora

sir.pericles 13/07/2022minha estante
Eu também acho que é melhor ler depois. Até pq vc precisa de algumas referências de Jogos Vorazes para entender o Cantiga

Matheus 13/07/2022minha estante
Ah entendi :) obgg @sir.pericles e @lena

gustav0 12/07/2022

achei muito interessante ver o arco de corrupção snow, foi muito bem construído na maior parte de história. gostei bastante da virada na parte 3 do livro, deu um tom legal e diferente. o ritmo lento da história não me incomodou! mas o final é meio corrido, o que compromete a conclusão de alguns plots, principalmente do relacionamento do snow e da lucy. mesmo assim gostei bastante! very divertido

Sofia 21/06/2022

Snow land on top.
Finalmente conclui o livro que traz a história do presidente Snow. Jogos Vorazes é uma das minhas trilogias favoritas, tanto em livro quanto em filme. Acho a escrita da autora incrível, mas fui sem muitas expectativas para essa leitura por saber que ela dividiu muitas opiniões.

Aqui, vamos conhecer a história do adolescente Snow, um menino da Capital que vive com a sua avó e a sua prima, Tigris, depois de perder seus pais para a grande guerra. Snow será um mentor dos Jogos Vorazes e está estudando para entrar na Universidade e poder proporcionar uma vida melhor para sua família, que passa por grandes dificuldades financeiras.

Nesse processo, vamos conhecer a garota do Distrito 12, que será mentorada por ele, Lucy Gray. Snow acha que já perdeu os jogos, mas o que ninguém esperava são as grandes reviravoltas que esse livro traz, que vai nos mostrar a verdadeira face do cruel Snow que já conhecemos.

Primeiro, não achei esse livro nada parado. Acontece coisa toda hora! Acidente, morte, assassinato, Jogos Vorazes, é muito emocionante, isso você pode ter certeza. Não é um livro só sobre a história do Snow, mas sobre tudo que o moldou e são fatos cruéis.

Segundo, é impossível sentir qualquer empatia pelo Snow, gente. Não dá. Ele mostra a sua face cruel e aproveitadora em toda oportunidade. Ele nunca pensa nos outros e sempre está agindo para o seu benefício próprio. Isso está claro durante todo o livro, não consigo entender quem deduziu outra coisa.

Suzanne mais uma vez entrega tudo em uma distopia muito bem escrita e nos mostra como os Jogos Vorazes começaram, como tudo se formou e como a família Snow tem grande responsabilidade nesse "jogo" cruel que fez parte da vida de Katniss.

Gabi 15/03/2022

?Are you, are you?. Coming to the tree??
O começo do livro é meio arrastado, porque não tava interessada na vida do Snow? mas depois da metade, quando começaram os Hunger Games do ano, foi muito mais rápido/legal. Não sei se é por que já havia visto os filmes antes de ler os outros livros, mas achei esse mais ?pesado? que os outros, com MUITAS críticas à atual organização da sociedade, política?. e poder no geral, eu diria.
Snow já era egoista e ambicioso jovem, mas você acompanha o seu caráter se moldando, parando de ser um garoto ?chato? mas simpatizante. Ele se desapegando da sua humanidade, começando com um simples ?soltei o guardanapo? e promessas de que não faria mais coisas ?desonestas? como tal, cortando para o final, com ele fazendo coisas muito piores sem sentir remorso algum.
Gostei de como mostraram a realidade da Capitol que, pelo menos naquela época, não era tão poderosa e ?forte? como pensava, tinha muitas pontas soltas.
Os jogos, junto da Capitol, evoluíram muito, saindo de apenas um ?circo de horrores? que ninguém ligava para a maior atração do país.
Achei o romance de Snow e Lucy Gray ?legalzinho??? Em nenhum momento realmente QUIS que eles ficassem juntos e que deveriam, especialmente por conhecer a índole do Snow, mas gostava das cenas deles. Imaginava que algo entre eles daria errado mas? esse final?! Achei sensacional, o ?ultimato? que definiu a personalidade de Snow, já que ele percebeu que não haviam consequências pra suas ações, conseguindo tudo que queria. Injusto, mas a vida é assim, né?
Lucy Gray, uma personagem bem interessante. Me apeguei e queria MUITO entender/saber o que passava na cabeça dela, porque não acho que ela realmente ?amou? o Snow tão rápido e de forma tão boba, vendo o quão inteligente ela era.
Amei a história da Hanging Tree, não esperava. E amei o Sejanus?:/
Concluindo, gostei muito do livro e espero que tenha outro spin-off de Jogos vorazes. Não do snow de novo, pelo amor né, mas não sei? do Haymitch? Finnick:/?

laura 12/03/2022

"The show's not over until the mockingjay sings"
Eu fiquei muito feliz de ler mais da Suzanne Collins e desse universo que é tão especial pra mim, mas a verdade é que achei a história muito longa e cansativa, e no final muito do que eu esperava ver nem foi mencionado aqui.

O livro conta um pequeno pedaço pequeno da vida do Snow que foi determinante pra quem ele se tornou, mas achei que poderia ser mais resumido e ter o mesmo efeito.

Porém... eu amei as curiosidades, conhecer as origens dos Jogos e do próprio Snow, as críticas, os paralelos traçados, os pontos pra você ligar, além de algumas partes me chocaram muito, me fazendo lembrar do porque amo a série e fazendo a leitura valer a pena.

Dito isso, Snow continua sendo um ser desprezível e eu fiquei perturbada com as mudanças dele ao longo da história, com o cinismo e a capacidade de manipulação que ele tem que confunde o leitor (eu até gostei dele em alguns momentos ?) e até ele mesmo, que parece se convencer da sua própria inocência.

The Ballad of Songbirds and Snakes é um livro pros verdadeiros fãs da trilogia de Jogos Vorazes, que querem sempre mais desse universo, caso contrário nem vale a pena a leitura.

nayanebrito 06/03/2022

Frustrante
Como fã da trilogia é claro que tinha altas expectativas, só que elas foram diminuindo ao longo das resenhas e opniões que foram saindo.

A narrativa da autora segue a mesma, mas a essência não. Se começasse esse livro sem saber quem era o/a escritor(a), jamais diria que essa história adveio da Suzanne Collins.

Não temos aqui um Snow protagonista da própria história, mas um telespectador. Incrivelmente passivo e sem características próprias. Se a intenção da autora foi tratar ele como um personagem comum, ainda sim ela errou. Primeiro porque ele não é nada comum; segundo porque tratamos de um homem com poder de persuasão gigantesco, um verdadeiro ditador. Infelizmente nada disso foi entregue.

A perspectiva dele é totalmente entediante. A relação dele com a Lucy Gray é tão sem sal? sabemos que ele tem sentimentos, mas ao mesmo tempo usa ela para atingir seus objetivos, no entanto, nada disso atrai o leitor. Nada envolvente. Nada faz com que estejamos dentro daquele universo, com aqueles personagens pouco interessantes.

É frio e extremamente vazio. E entediante.

Kamilla.Silva 11/02/2022

Amor e ódio (Love and Hate)
A Autora tem uma forma de criticar a socialidade, falar sobre política e fazer a gente refletir sobre a guerra e sobre o poder. Todos nós sabemos (os que leram a trilogia dos Jogos Vorazes) que o Snow é tirano e cruel. Mas tem partes que você até vê uma pequena parte humana nele. Eu me vi algumas vezes pensando: ?ok, ele é bom também?, mas depois lendo os pensamentos dele sobre as suas ações eu pensava ?esquece, estou errada?. Snow não só manipula as pessoas ao redor dele, mas também o leitor. Você se vê querendo que ele se torne uma pessoa boa, mas depois você percebe que isso pode não acontecer.

The author has a way of criticizing society, talk about politics and spark a reflection in our minds about war and power. We all know (who read the Hunger Games trilogy) that Snow is cruel and tyrant. However, we could see a small human side of him. I saw myself thinking: ?okay, he is nice too?, but then reading his thoughts about his actions I changed my mind quickly and thought ?never mind , I?m wrong?. Snow not just manipulates the people around him, but also the readers. You see yourself wanting him to be a good person and than realizing it may not happen.

fernanda 31/01/2022

meu ódio pelo Snow só cresceu
a primeira metade do livro é desnecessariamente lenta, e ele não chega nem perto da trilogia perfeita dos jogos vorazes! eu recomendo a leitura caso você seja fã da trilogia e queira conhecer mais sobre a história dos jogos e do próprio Presidente Snow, mas se você não for realmente muito interessado no universo de Panem você nao vai passar da página 100

Giuli 29/01/2022

"Snow lands on top"
Assim que li a frase "snow lands on top", sabia que ia ser o novo "girl on fire". Eu sou tão apaixonada pela escrita da Suzanne Collins que não tenho palavras para explicar. "The Hunger Games" foi o primeiro livro que realmente me prendeu e isso fez com que a leitura de "The Ballad of Songbirds and Snakes" sentisse como se eu estivesse voltando para casa.

O horrível e detestável Presidente Snow logo se tornou Daddy Coryo. Eu adorei ver ele em uma idade mais nova e começar a se transformar naquele personagem que conhecemos dos outros livros. Senti que o desenvolvimento pessoal dele foi o foco principal da história, mas, ao mesmo tempo, fomos presenteados com a emoção e a crueldade de Panem. Poder conhecer a história de como surgiu vários aspectos marcantes da trilogia original me deixou muito feliz e fez com que eu percebesse o quão velho o Snow realmente é. Kkkkk.

A Collins tem um dom de deixar pontas soltas sem que elas se pareçam pontas soltas. Ao invés disso, ela as faz de tal forma que você fica remoendo aquilo na sua cabeça. Eu ainda estou em choque do último plot twist e o fato de não sabermos o que aconteceu com você-sabe-quem. Algo irônico, na verdade, considerando o contexto do nome da personagem.

Portanto, "The Ballad of Songbirds and Snakes" talvez tenha se tornado meu novo livro preferido. Eu gostei até mais do que a trilogia de "The Hunger Games " e sei que em uma releitura vai ser incrivelmente devastador. Eu preciso desesperadamente mais desse universo, eu me apeguei à ele como o Dean Highbottom se apegou ao morphling ;)