The Ballad of Songbirds and Snakes

The Ballad of Songbirds and Snakes Suzanne Collins

Resenhas - Untitled Panem

amanda2041 14/05/2023

Snow cai como a neve eh minhas venta
Suzanne Collins é um gênio. É incrível como ela consegue encaixar todas as referências de uma forma que a história continue redondinha, não consigo pensar em uma forma melhor pra se fazer uma prequel, a construção do snow mostrando que ele sempre foi um fascista e as conexões com os outros livros são incríveis. A única crítica q eu tenho é que o livro poderia ser um pouco mais enxuto, alguns capítulos pareciam exageradamente longos. Espero que venha aí um segundo livro pra desenvolver um pouco mais a relação do snow com a tigris. Lucy gray e sejanus vcs sempre serão famosos!!

Estante.dabru 04/05/2023

???
O tratamento que os tributos recebiam é muito diferente, não tinha aquela atmosfera glamurosa e de show, era realmente uma humilhação! Ser transportado em um vagão para carregar animais e ficar em um zoológico em uma jaula de macacos é humilhante demais. Não existia fantasia que é vendida pela capital nas edições ?mais recentes?, era tudo muito cru.

Gostei muito de acompanhar a jornada do Snow e admiro que gostei dele, como sempre o vilão me ganhou (?). Foi muito interessante conhecer uma parte da vida dele e entender um pouco como ele se tornou o presidente tirano. Também entendi o pq do Snow odiava tanto a Katniss.Não curti muito o romance com a Lucy, não gostei muito dela não entendi o que foi aquele final. No geral gostei muito do livro e não posso esperar pelo filme! ?

Carol 07/04/2023

É assim que nasce um vilão.
Esse foi um dos livros que mais mexeu com os meus sentimento.

Primeiro me peguei sentindo compaixão pelo Snow. Sim, isso mesmo.

Ele era uma criança quando aconteceu a guerra entre os distritos e a capital, tendo tido um grande impacto em sua vida.

A morte dos pais e a forma como a avó o criou também fazem parte da história triste dela.

A ironia do livro, por outro lado, é simplesmente perfeita. Ela ser mentor de uma garota do distrito 12 e todas as referências apresentadas pela Lucy Grey entregaram tudo e um pouco mais para uma fã da trilogia original (Jogos Vorazes).

A autora além de escrever muito bem essa narrativa aborda temas importantes como controle social, liberdade, natureza humana e como a sociedade transforma o ser humano de formas diferentes.

Como disse, eu comecei o livro gostando do Snow e terminei o odiando como antes. Isso, mais do que o romance, me fez dar 5 estrelas. Foi por essa narrativa de transformação que ela nos apresentou como nasce um vilão.

Eu só não gostei de duas coisas:
1) capítulos longos
2) nada com o ponto de vista da Lucy Grey

Pelo final, espero que exista a possibilidade de uma sequência.

Will 23/02/2023

Cruel e Assustador
Esse livro me surpreendeu de uma maneira que eu não esperava. Apesar de apresentar fatos já conhecidos para quem leu a trilogia original e o final ser algo intencionalmente previsível ele não deixa a desejar de forma alguma. Coriolanus Snow é mais complexo do que apresentado inicialmente e, como todo ser humano, propenso as tentações. Desde criança cercado pelo luxo da capital a visão dele de mundo é bifurcada e cheia de percalços. E mesmo vivendo um pouco do que os distritos vivem, quando sua família é jogada na pobreza não é o suficiente para evitar que ele escolha o caminho mais fácil, mais confortável, tudo por um luxo mais sedutor. Suzanne Collins faz um belo trabalho em mostrar a visão distorcida que pessoas no poder podem ter e o que fazem pra se manter no poder. Apesar do início lento o livro não demora muito a apresentar os acontecimentos chocantes que vemos com frequência ao longo da trilogia original, de barbárie brutal a ideias crueis. É impossível não criar paralelos entre a vida real e pensar o quão fácil é para que ideias como os Jogos Vorazes sejam implementadas, mesmo parecendo tão bizarras que chegam a ser irreais. Poder ver o que levou seres humanos a criar um esquema tão medonho para se manter no poder é interessante, ainda que macabro de sua maneira. A Capital não é muito diferente do que vivenciamos diariamente, quando há pessoas que necessitam pensar de maneira superior para poder ser sentir melhores consigo mesmas, mesmo que moralmente não seja adequado. A necessidade de controle sempre fez parte do ser humano, mas até que ponto é necessária quando tira a liberdade do outro?

Bice22 21/02/2023

Que delícia foi matar a saudade desse universo, essa segue sendo uma das minhas histórias favoritas da ficção. Apesar de eu ter demorado quase o mês todo pra terminar essa leitura, valeu muito a pena.
O livro faz um ótimo trabalho em contar a história do Snow, que é por sinal muito interessante. Umas das melhores partes do livro todo pra mim foram os personagens, todos são muito bem construídos e tem uma ótimo evolução, mas o destaque vai pra Lucy que é apaixonante. Gostei demais e estou umas 10x mais ansiosa pro filme.

Emilly.M 04/02/2023

tinha tanto potencial...
esse livro tinha absolutamente tudo pra ser uma história bem construída contando a história de como o snow tomou poder porém ao invés disso é um livro enorme cheio de baboseiras, coincidências mau feitas e um romance meia boca sem sentido nenhum

Laura 11/01/2023

Tá doendo em mim não poder dar 5 estrelas pra esse livro.

Foi bem interessante saber mais sobre os Dark Days, como os jogos eram precários e não havia aquela glamourização que a gente vê na trilogia original. E foi bom o sentimento de nostalgia por voltar para aquele universo mais uma vez. No entanto, acho que esse livro seria melhor se o editor tivesse cortado algumas páginas, principalmente da terceira parte. O livro acabou ficando bem arrastado em certos momentos e eu só queria que o livro acabasse logo porque eu não aguentava mais. Estou curiosa para a adaptação pra ver se vão ajeitar isso, e se vai ser mais um raro caso em que o filme é melhor que o livro.

Quanto aos personagens, tirando o Sejanus (meu personagem favorito) e a Lucy, eu não me importava com mais ninguém, todos os resto dos personagens eram esquecíveis. Logo, às vezes eu me pegava nem ligando para o que estava acontecendo, o que foi frustrante.

Além disso, acho que o hype é um fator que atrapalhou bastante a minha experiência. Eu sou MUITO apegada a Jogos Vorazes e, por isso, minhas expectativas estavam lá em cima. E apesar do livro ter me decepcionando um pouco, eu ainda recomendo a leitura paras os fãs da trilogia, principalmente pra saber mais sobre o mundo e tomarem suas próprias conclusões, claro (afinal muita gente adorou). Minha dica é só não colocar tanta expectativa. Pra mim, o livro não adicionou muita coisa, mas também não acho que a intenção da Suzanne Collins tenha sido fanservice. Se fosse assim, ela teria escrito algo como os jogos do Haymitch, que todo mundo pede mesmo tendo um capítulo exclusivamente sobre isso.

lucas 05/01/2023

lindo como a lucy gray cantando
é curioso como desde o início dos jogos vorazes a dúvida sobre tal ato era um questionamento entre o povo da classe alta do Capitólio, mandar crianças e adolescentes em uma arena para que reste só um no final é desumano de mais e ver o inicio disso tudo é apreensivo

gostei muito da leitura desse livro, da forma como a história é contada pelo ponto de vista do snow (considerando que antes só tinhamos a visão dele como a de vilão) e a introdução de lucy fazendo uma alusão a historia de katniss

Igor 26/11/2022

Sinceramente uma das maiores decepções literárias que tive nos últimos tempos. Revoltante a qualidade desse livro. Até que começa interessante quando começamos a conhecer a família Snow, faz jus ao cânone até por volta de 40% do livro, quando termina o jogo. Após isso é uma série de acontecimentos ridículos e sem sentido, você não sente empatia alguma pelos personagens, eu só queria ser atingido por um projétil em algum órgão vital para morrer o mais rápido possível. Esse livro é uma morte lenta. Horrível.

Marlon.Abel 11/11/2022

Foi uma leitura bem decepcionante. Não li a trilogia original, mas a impressão que me deixou, foi que se eu tivesse que ler, iria com os dois pés atrás mesmo correndo o risco de ser injusto, porquê levando essa obra como um exemplo da escrita da Suzanne Collins, foi bem plana, inconsistente, clichê e bem previsível quando se leva em conta quem é o personagem principal do livro.
Foi chato, tedioso e interminável. Não precisava de tantas páginas e para o grande chamariz do livro que são os jogos, foi raso e rápido, dando foco em um romance chato e previsível.
Até que eu me empolgue para ler os livros da trilogia principal, vou me contendo com os filmes que eu acho legais.
yasneryst 11/11/2022minha estante
Leia a trilogia, por amor próprio! Ela é ótima mesmo. Esse livro não faz justiça aos antecessores. É uma bomba

Marlon.Abel 12/11/2022minha estante
Depois de dar uma pesquisada, eu vi que essa é uma opinião de grande parte dos fãs, sobre esse livro ser fora da curva dentro do quê ela já fez. Me deixa mais tranquilo em rever essa decisão de adiar os livros.
Obrigado.