The Ballad of Songbirds and Snakes

The Ballad of Songbirds and Snakes Suzanne Collins

Resenhas - Untitled Panem

Aninha 14/07/2023

?Você quer ter pensamentos próprios. Você resiste.?
Tudo é construído de uma forma MUITO bem feita. É conflituoso, é reflexivo, é bonito, é cruel, é real (de certa maneira). Enfim, mexeu muito comigo.. assim como todos da saga. Minha saga favorita de todos os tempos. A resistência sempre será a coisa mais linda que existe.

?Não, senhor,
Nada que você possa tirar de mim vale lamentar.
Pode pegar, eu dou de graça. Não vai machucar.
Nada que você possa tirar de mim merecia ser guardado!?

Giulia 11/07/2023

Snow
Não gostei muito do livro sendo sincera, achei ele muito grande?. O Snow é muito chato, nossa, eu revirava os olhos lendo. Todo momento que eu pensei que ele seria descente ele foi um lixo completo. Tadinha da Lucy Gray. Não foi algo legal de ler, achei os capítulos muito grandes, mas a historia faz sentido pro personagem, mostra como ele sempre foi um inferno e não me fez sentir dó dele em momento algum. Enfim, eu só li o livro pra ver o filme!

lacklusterstarchild 05/07/2023

It's Canon: President Snow Died A Virgin or Death To Capitalism + The Patriarch
Finished this one with the genuine feeling of a heart attack or maybe a stroke. I love Suzanne Collins's construction of her silly narcissistic characther. I was invested from paragraph 1, to the point i dreamt about this book every night until i finished it.

Suzanne did SUCH a good job of portraiting Coriolanus' narcissictic disorder and making him a compelling character in doing so because as much as you want to cheer for his poor little meow meow ass he won't ever let you forget that he is an entitled borderline-psycothic racist who will absolutly kill you just for fun. From the early abondment of his parents of him to his paranoid jealousy and ownership of Lucy to his constant prioritizing of himself over others - i can't stress enough how much i enjoyed hating this character. It was therapeutic.

And (shighs wistfully) .₊˚✧ Lucy Gray .₊˚✧ is a reminder that exceptional girls (that is, us all) are vunerable to oportunistic leech ass men who will drain out all of the bright out of your body until you're just as bleak and gray as those men or until you fight to the death. What happend to Lucy left me shaking, to written out of the story like an used paper after all she went through... Still, in my mind homegirl out-lived the bastard and was happily ever after writing diss tracks that will survive all seasons.

isadora 14/06/2023

SUZANNE COLLINS QI DE 4 DÍGITOS!!!1!
A mulher é PERS PI CAZ!
Vi outras resenhas criticando, uma galera falando que era parado etc. amoressssss isso que ela fez aqui é ARTE
após ter sofrido de spin-offs de outros universos que se tornaram grandes bombas (cof cof cursed child), é impossível começar um livro como esse sem ter receio de que vai dar m3rda ne. MAAAS ela foi grandona, gênia, she was MOTHER.

agora o porquê: as referências sutis à franquia de jogos vorazes foram muito bem colocadas, a maneira como tudo foi se explicando, ver a diferença de como os jogos foram idealizados lá atrás para como eles se tornaram na época que a Katniss concorreu... e principalmente, o leitor finalmente consegue entender a magnitude do papel do Snow para que a Capital se mantenha como A Capital, trazendo essa suposta "ordem", e ver como ele ascendeu para se tornar Presidente 64 anos depois.

É maravilhoso ver que a Katniss no futuro sem nem mesmo ela saber, representava várias coisas que ele temia, como uns traumas dele vão sendo construídos. A narrativa, o POV dele, 100% diferente da narrativa que a gente tinha dela, o homem é completamente biruta e psicopata, mudando de emoções constantemente (she really said unreliable narrator!).

Sobre a velocidade de leitura: Partes 1 e 2, completamente eletrizantes, você só quer devorar o livro. Parte 3 é de fato um pouco mais devagar, você sabe que algo de ruim precisa acontecer pra que a história mude e o futuro de Jogos Vorazes aconteça e realmente o final é surpreendente apesar de esperado.

Mal posso esperar para ver como vai ficar a representação visual de tudo no filme e mais ainda, das músicas!! Belíssimo ver como ela exaltou o papel da música e das narrativas orais no distrito 12 para que fossem espalhadas revoluções e protestos contra o sistema. VAMOS VER O QUE VEM AÍ, ANSIOSA PRO FILME!!

10/10 WOULD RECOMMEND

emi 08/06/2023

Mto bom poder ver a evolução de Coriolanus com o desenrolar do livro, podemos ver ele lentamente se mostrando o msm velho amargurado e cruel dos livros e filmes posteriores, mas nesse aqui ainda é visível um pouco de humanidade.
(E sinceramente, faria mtas coisas p ter o ponto de vista de lucy gray nesse final, ou apenas saber oq acontece a ela.

Vitoria 08/06/2023

Saudade de Jogos Vorazes
Como uma fa alucinada de Jogos Vorazes, tenho que dizer que demorei mais do que devia para pegar esse livros, acho que justamente por medo de acontecer o que aconteceu. Eu não gostei muito da leitura.

Entendo, como esse livro trás toda uma nova visão de como foi a guerra e da capital, do passado do Snow, sua importância para os jogos, e como foi o início de tudo. E tenho que admitir, me aprofundar um pouco nessas questões foi delicioso. O meu problema foi com a cadência da história e com todos os outros personagens (tirando o Snow e a Tigris). Achei eles sem graça, não me entusiasmaram o suficiente para gostar deles ou sentir algo expressivo. Achei a historia chata, ela é devagar, se alonga em momentos que não deveria e corre em outros que deveria tomar seu tempo. Não tive uma experiência muito positiva.

No entanto, escrevendo esse review alguns meses depois da leitura posso dizer que o sentimento permanece, mas outros memórias positivas se sobressaem. Descobrir, por exemplo, um pouco da relação do Snow com Tigris, e o tanto que ela sofreu durante toda a história, foi enriquecedor para a experiência da trilogia de Jogos Vorazes. Ou, entender o passado do Snow e como sua personalidade e crueldade foi construída ao logo do tempo.

Ademais, a escrita de Suzane Colins evoluiu junto com o seu publico. Esse livro é definitivamente mais maduro e sombrio que os outros livros de Jogos Vorazes.

No final, não gostei do livro pela história, mas amei as informações que nos foram fornecidas sobre personagens que ja conhecíamos dos demais livros da serie. Estou ansiosa pelo filme!

Luiza Helena (@balaiodebabados) 05/06/2023

“There is a point to everything or nothing at all, depending on your worldview.”
Claramente eu ia conferir por conta do filme pois sou muito rendida de Jogos Vorazes. Foi um livro ok, e acho que umas 100, 150 pags a menos ficaria melhor. Snow não é o melhor protagonista, mas gostei de várias coisas na sua visão, como ver como eram os Jogos no começo, além da visão dos mentores também.

Sabrina 03/06/2023

The ballads of songbirds and snakes
Releitura em inglês.
Na espera do filme resolve reeler o livro.
Gosto do livro. Ele mostra como o Snown pensa e como ele se torna o presidente.
Ansiosa pelo filme

palomalm14 24/05/2023minha estante
É um final devastador para Lucy. ?

duda 23/05/2023

MANO MT BOM
N sei pq ngm falava dessse livro antes de anunciarem o filme, é muito bom e ver tudo da perspectiva do snow é doido

Isaias Junior 22/05/2023

QUANDO AS MEMÓRIAS ME FALHAM
O que é comum de acontecer quando buscamos relembrar algo que se passou a muitos anos? Misturamos um pouco as ideias, e infelizmente nesse livro alguns pontos soaram como uma fic misturada com lembranças irregulares, diminuindo um pouco a consistência do livro.

O padrão de escrita e a construção dos momentos no livro é o mesmo padrão apresentado pela Suzanne Collins em Jogos Vorazes. O que é bom, mas ao mesmo tempo é uma tentativa de criar uma “causa” e “efeito”, uma busca de construir conexões entre eventos do passado com o que acontecerá posteriormente em Jogos Vorazes, mas que foram absorvidos com um sabor amargo.

Importante deixar claro que toda a construção/ambientação do livro, como os tributos são apresentados até a entrada da arena, vale muito a leitura e até leva a refletir sobre algumas questões. O livro é divido em três partes, e ao meu ver, a primeira e terceira são “regularmente” bons, mas a segunda... céus, foi um tanto arrastado.

No geral, se tivessem deletado umas páginas não seria percebido e talvez ficasse mais palatável, dinâmico e interessante. Achei que no geral a construção dos personagens foi interessante, e em especial o detestável Snow.

Sem dúvida é um livro para fã, mas vale a leitura, pode ser lido em forma cronológica e que fique claro que o melhor dessa série está em Jogos Vorazes.

Mariottoni 16/05/2023

Peguei pra ler pq o trailer do filme me animou, e fui c zero expectativas por ver mt gnt metendo o pau nesse livro, mas me supreendi mttttt positivamente, simplesmente gostei dmss do livro e suzanne collins mostrando novamente q é fodona msm