The Ballad of Songbirds and Snakes

The Ballad of Songbirds and Snakes Suzanne Collins




Resenhas - Untitled Panem


204 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |


Merlo 14/11/2021

dispensável
não é um livro ruim, nem chato de ler. mas não acrescentou muita coisa relevante para o universo de jogos vorazes. ainda mais considerando que é um livro longo.
se você for muito fã da trilogia seria interessante ler para saber a história dos jogos vorazes. mas não é um livro importante para a série no geral.
comentários(0)comente



I. de Rohan @izabelderohan 21/10/2021

Suzanne Collins, uau. Que bom que temos essa autora escrevendo para jovens.

Considero esse livro bem mais adulto do que a série Jogos Vorazes, contando com imagens e analogias sobre controle, caos e sociedade que são mais sutis do que os livros anteriores.
Foi muito interessante ler o despertar de um psicopata e como os feitos dele foram sendo distorcidos para o que conhecíamos dele pela narração de Katniss. Snow mata e arma planos, nos faz entender que sempre foi assim, mas, lendo em sua visão, sabemos que não é bem assim. Aconteceram diversos acidentes que ele se aproveitou, até tomar uma atitude dominante sobre esses acidentes, se tornando o Coriolanus Snow que conhecemos em Jogos Vorazes.

Eu metade li e metade escutei esse livro. Li bem mais do que escutei. Gostei da narração, mas acho que o narrador pecou nas vozes dos personagens. Não percebemos a diferença entre a fala de um personagem e a voz do narrador de Collins. Temos que perceber pelo contexto, o que nem sempre funciona, acabamos achando que é um pensamento do personagem principal. Escutei a narração disponível no Scribd.

Gostaria que algumas coisas fossem diferentes. [SPOILER] Acho que, se no Distrito 13, Lucy Grey tivesse tomado uma persona diferente da que Snow se apaixonou, se ela se mostrasse, na verdade, uma aproveitadora seria bem mais interessante, mas poderia ser também mais breve. Acho que quando Lucy aparece no Distrito 13 o livro, que estava em uma vertiginosa crescente, fica mais lento e eu fiquei menos interessada, apesar de ficar muito surpresa com a punição de Snow. A virada final foi apressada, mas eu não gostaria que ela fosse de outra maneira. Gostei do final misterioso de Lucy. Se ela estiver viva, é surpreendente; se estiver morta, ela termina como a cantiga que deu seu nome, desaparecida. Os dois modos são interessantes. E, da forma que é contada, sentimos a adrenalina de Coriolanus. Parece uma correria, uma situação angustiante, suja.

Coriolanus, que é mais sua mãe do que seu pai, termina mais como seu pai. A guerra o ensinou que ele não poderia ser sensível. ("A água do lago tinha reduzido o pó com aroma de rosas da mãe dele a uma pasta nojenta e ele jogou tudo no lixo. (...) Só a bússola sobreviveu à aventura."). No passado de Panem, muito antes de Katniss, os Jogos Vorazes não eram o espetáculo que Katniss sobreviveu e nem chamava tanta atenção, o que faz os distritos não assistirem, porém, acho um erro Collins colocar as pessoas como oblívias aos Vitoriosos. É impressionante em qualquer realidade e contexto uma pessoa sobreviver uma guerra direta com outras 23 pessoas enquanto centenas assistem. Considero um erro os cidadãos do Distrito 12 fazerem pouco caso para Lucy Grey. Eles não a assistiram, mas eles sabiam que ela era uma sobrevivente.

Eu cheguei a prever que Coriolanus tomaria, de alguma forma, o lugar de Sejanus, mas essa forma foi a melhor possível. Esse personagem me lembrou em muitos momentos o Peeta.

Algo que eu não previ, e preferia que não tivesse acontecido, foi a entrada de Coriolanus na arena enquanto os Jogos aconteciam. Achei aquele momento bobo, os Jogos não possuíam o tamanho que Katniss presenciou, mas aquilo era exagero. Havia outras formas de Coriolanus passar pela situação de vida ou morte envolvendo os distritos que não precisasse ser dessa forma.[FIM DO SPOILER]

Não sabemos ainda se teremos uma continuação. Pode ser interessante ter e não ter. Sabemos que teremos um filme, mas tenho muitas dúvidas se será uma boa adaptação.
Indico bastante esse livro, mas não vá esperando um Jogos Vorazes, é um livro bem mais lento com mais contemplação e estudos sobre características humanas, com jogos bem mais primitivos (é, ainda mais!).
comentários(0)comente



yas.min 22/08/2021

A primeira metade desse livro foi beeeem arrastada. Demorei pra pegar o ritmo da história, principalmente porque não acho que ela seja necessária. Não tinha nenhum interesse em saber a história do snow, mas a metade final do livro me fisgou e não consegui mais parar de ler.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Nicole 04/08/2021

Complementa a série original
Achei o livro muito interessante, por trazer pontos de vista que não conhecíamos na trilogia Jogos Vorazes. Os bastidores dos jogos, a vida em Panem logo após a guerra, como vários ?itens? dos jogos foram sendo criados. Achei várias partes surpreendentes e ao mesmo tempo só me deparei com um plot twist, esperava mais.
Como um livro sozinho, não recomendaria a leitura, mas como um complemento à trilogia original, achei bem esclarecedor e intrigante.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Giuli 29/01/2022

"Snow lands on top"
Assim que li a frase "snow lands on top", sabia que ia ser o novo "girl on fire". Eu sou tão apaixonada pela escrita da Suzanne Collins que não tenho palavras para explicar. "The Hunger Games" foi o primeiro livro que realmente me prendeu e isso fez com que a leitura de "The Ballad of Songbirds and Snakes" sentisse como se eu estivesse voltando para casa.

O horrível e detestável Presidente Snow logo se tornou Daddy Coryo. Eu adorei ver ele em uma idade mais nova e começar a se transformar naquele personagem que conhecemos dos outros livros. Senti que o desenvolvimento pessoal dele foi o foco principal da história, mas, ao mesmo tempo, fomos presenteados com a emoção e a crueldade de Panem. Poder conhecer a história de como surgiu vários aspectos marcantes da trilogia original me deixou muito feliz e fez com que eu percebesse o quão velho o Snow realmente é. Kkkkk.

A Collins tem um dom de deixar pontas soltas sem que elas se pareçam pontas soltas. Ao invés disso, ela as faz de tal forma que você fica remoendo aquilo na sua cabeça. Eu ainda estou em choque do último plot twist e o fato de não sabermos o que aconteceu com você-sabe-quem. Algo irônico, na verdade, considerando o contexto do nome da personagem.

Portanto, "The Ballad of Songbirds and Snakes" talvez tenha se tornado meu novo livro preferido. Eu gostei até mais do que a trilogia de "The Hunger Games " e sei que em uma releitura vai ser incrivelmente devastador. Eu preciso desesperadamente mais desse universo, eu me apeguei à ele como o Dean Highbottom se apegou ao morphling ;)
comentários(0)comente



Beatriz Menezes 25/05/2020

Por que esse livro existe?
Após anos de silêncio da saga, Collins resolveu dar as caras e entregou para os fãs de Jogos Vorazes um quarto livro, que se passa durante o 10º Jogos Vorazes, tendo como protagonista o nosso odiado presidente Snow, que neste prequel tem apenas 18 anos. Em resumo: O livro é bem tedioso e não acrescenta nada na trilogia principal.
🐍 Coriolanus Snow é um jovem da capital que sonha em ir para a Universidade. Sua família agora é apenas sua avó e sua prima Tigris, que moram em uma cobertura que está prestes a ser retirada deles por falta de pagamento. Snow é ambicioso e quer mudar de vida. No colégio, cada aluno será mentor de um tributo e o vencedor ganhará uma vaga na universidade. Essa era a chance de Coriolanus, mas será que sua tributa, Lucy Gray, uma cantora de 16 anos do distrito 12, será capaz de vencer ?
🐍 Os jogos aqui são bem diferentes dos jogos da Katniss que conhecemos. Não é uma arena tecnológica, os distritos não assistem (pois eles não TV), não existe treinamento para tributos nem nada disso. Eles ficam em jaulas chamadas de “zoo”, e passam fome, sim, bizarro! É dessa forma que Coriolanus se aproxima de Lucy Gray, roubando comida para a garota. Quando os jogos começam, Snow passa a burlar as regras para favorecer Lucy Gray, mas não somente porque queria ganhar, mas também porque estava apaixonado pela garota.
🐍 Mas é claro que ele é descoberto. Lucy Gray vence os jogos, mas Snow não corre para os braços de sua amada, pois é pego pelo diretor da escola e é mandado para o distrito 12 como um pacificador. Chegando lá, ele consegue encontrar com a garota enquanto ela faz os seus shows (lembra que ela é cantora?), e seu melhor amigo, Sejanus, é enviado com ele. O problema é que Sejanus é um simpatizante rebelde e conta tudo á Snow...e aí vocês já sabem o que aconteceu.
🐍 Com longas descrições e pouca ação, esse livro nos leva a cochilos frequentes e altos índices de café para quem quer ler rápido. São 544 páginas mas que tem menos de 100 realmente interessantes. Snow é um personagem que não faz muito sentido neste ponto, ao mesmo tempo que ele é ambicioso e quer tirar o nome da família Snow da lama, ele cede facilmente ao pedido de fuga de Lucy Gray. Ele também é ciumento e fica irritado quando descobre que a famosa Hanging Tree, composta por sua amada, fala sobre um antigo relacionamento da garota.
🐍 A melhor parte foi o fim. Snow trai seu melhor amigo, trai Lucy Gray (que acaba fugindo por medo dele), as músicas são proibidas em toda Panem e ele consegue tudo o que quer e promete nunca mais se apaixonar. Os dois últimos capítulos da até para fingir que é um livro de jogos vorazes, fora isso, o livro parece pura encheção de linguiça, cheia de cenas que não levam a lugar algum, longas descrições sobre TUDO e poucas coisas “explicam” sobre o Snow que conhecemos no 75º Jogos Vorazes. Acho que a única ligação desse livro com Jogos Vorazes foram as canções de Lucy Gray.
comentários(0)comente



ias 29/05/2020

Vale muito a pena!
Confesso que o livro me prendeu desde o início. Suzanne Collins faz você se sentir fascinado, reflexivo e horrorizado com os pequenos detalhes até os grandes acontecimentos. Vemos uma Capital ainda abalada pelos Dias Escuros, sem o luxo e poder apresentada no primeiro livro da saga. Os Jogos Vorazes não é nada como inicialmente conhecemos e acredito que tenha sido o ponto que mais me chocou, os detalhes são pesados e angustiantes.

Lucy Gray é enigmática, sentia o tempo todo que havia algo por trás de tudo que ela demonstrava e, no final de tudo, ainda não consegui compreendê-la. Acredito que ela é uma das personagens mais inteligentes da saga.

A terceira parte é um pouco cansativa, arrastada e apesar de me entediar com algumas descrições longas, eu continuava ansiando pelo que viria e não consegui me desprender da estória. Encontramos muitas músicas durante o livro, entre elas originais da saga que se conectam com eventos futuros na trilogia. Não se engane com o Snow dos primeiros capítulos, nesta parte, ele se mostra perverso, invejoso e ambicioso. Acredito que um pouco de atenção aos detalhes no início fará você perceber o caráter de Coriolanus Snow. No entanto, o presidente que vemos nos livros seguintes é uma construção de todos os acontecimentos neste livro. Ele vai se tornando pior a medida que passa por várias experiências que confronta o seu caráter.

Alguns pontos soltos no final me deixaram decepcionada. Collins poderia ter explicado melhor alguns eventos em vez de longas descrições sem muita importância. No entanto, o livro vale a pena! Quem é um fã da saga vai se sentir conectado com o livro desde o começo assim como eu.
comentários(0)comente



ana 25/10/2020

Achei difícil fazer uma resenha para esse livro.
As partes I e II foram divertidas e interessantes de ler, e eu gosto muito do jeito que a Suzanne Collins escreve.
A parte III porém.. acabou com o livro para mim. E o final achei corrido, e não fez muito sentido com o resto do livro, para mim.
comentários(0)comente



André 20/09/2020

Chato!
Foi bem entediante! Mesmo lendo sem muitas expectativas o livro deixou muito a desejar, achei a história muito fraca, não senti empatia nenhuma pelo Snow, não acrescentou nada na história mesmo sendo um prequel, a cena do sejanus faltou emoção, romance foi forçado, e não respondeu nenhuma questão, o velho " imagina aí "!!!!
comentários(0)comente



Gabriel 15/09/2020

Se forçasse mais a suzanne cagava, mas na real acho que cagou sim
Não é possível que a velha teve que escrever esse chorume, a não ser pra pagar boleto, muito péssimo o timing pra tentar romantizar tiranos, coxinhas e fascistas.
Personagens completamente feito de papelão em um livro com mais de 500 páginas que não parece sair do lugar de tentar encontrar sua justificativa pra existir, é um grande crime ocorre nada acontece feijoada, com um monte de coincidências e forçações de bosta pra linkar tudo com a katniss e agradar fã.
Honestamente era melhor ficar sem e deixar o legado positivo da trilogia original perdurar.
comentários(0)comente



duda. 10/09/2020

Maravilhoso! Estava receosa pois sempre fico com um pé atrás com prequels escritos muito tempo depois que a obra anterior foi lançada, mas parece que a Suzanne Collins havia acabado de escrever A Esperança e partiu direto pra produzir esse livro. Felizmente, ela não pecou ao falar sobre a parte política e que faz o leitor questionar o significado da humanidade, por isso Jogos Vorazes é a minha saga preferida. Esperava ler sobre como o Snow conseguiu chegar na presidência, porém, foi uma agradável surpresa saber mais sobre o outro lado do personagem que de certa forma explica muito sobre a sua jornada e seu papel nesse universo. Orando pra autora animar e escrever sobre os jogos do Haymitch hahaha
comentários(0)comente



Lais 07/09/2020

Bom, mas nem tanto
Aparentemente fiquei no time dos que esperava mais. Eu ADOREI a história, acho que as questões politicas e psicológicas retratadas foram sensacionais. O livro claramente é MUITO bem escrito, mas eu realmente fui com muita sede ao pote, esperando muito mais ação e conexão com a trilogia original. A leitura fluiu muito bem, mas o final foi muito decepcionante pra mim... aquele gosto de : acabou? Era isso?
comentários(0)comente



204 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR