The Ballad of Songbirds and Snakes

The Ballad of Songbirds and Snakes Suzanne Collins

Resenhas - Untitled Panem

bella 20/11/2023

Nhe
Demorei MUITO pra terminar esse livro. Comecei lendo em inglês e ficou tão entediante e arrastado que pulei pro audiobook em português, em total desespero.

Eu curti a história mas não gostei do livro, não gostei da forma com que foi contada. Tô muito ansiosa pra ver o filme, pq espero que tenha ficado mais emocionante nesse formato. Meu problema com a Balada dos Pássaros e das Serpentes é que eu simplesmente não dei a mínima pra nada. Não me importava nem um pouco com o Snow. Nada fazia eu sentir empatia por ele, então eu não sentia vontade de ler. Além disso, a primeira e a segunda parte são extremamente arrastadas. Fica uma expectativa absurda para os jogos começarem, e vão acontecendo acidentes e situações que só adiam, e foi montada toda uma expectativa, sendo que quando de fato começou os jogos foi super chato, parece que nada aconteceu de verdade. Não gostei nem um pouco.

Fora que eu detestei o romance. Pra mim não fez sentido nenhum, nenhum mesmo. Não consegui torcer pelo casal, não consegui entender como os dois se gostavam sendo tão diferentes. Eu adorei a Lucy Gray e torci muito mais pela felicidade dela do que pela do Snow. Eu gostei da história dela e do Bando, e por isso a terceira e última parte se tornou a minha favorita. Foi o único momento que eu de fato aproveitei a história, mas mesmo assim esperava um final mais mirabolante, uma coisa mais chocante. Lógico que eu já sabia q os dois iam se trair ou sei lá o que. Enfim esperei algo muito grandioso e recebi migalhas, nada demais.

Eu gostei do Sejanus, acho que ele foi bem escrito e injustiçado de uma maneira realista. Com ele era a única forma de ver o Snow sendo escroto, e eu gostava quando ele era.

Mas enfim só gostei da última parte mesmo, de resto foi bem chato ou talvez eu esperasse algo grandioso demais e foi mais ou menos. Não odeieiii o livro como também não gostei. Razoável.

Madu_o 01/12/2023

Gostei mt mas não superou as expectativas
Li todos os livros de Jogos Vorazes esse ano e por mais que em alguns livros eu tenha achado que ja tinha passado da fase de ler eles, tiveram outros que eu consegui gostar muito, como esse por exemplo. Gostei msm do livro, por mais que eu não simpatizase com o Coriolanus eu fiquei muito interessada com o que ele tinha pra dizer, mt provavelmente por conta disso as minhas partes favoritas do livro são a primeira e a terceira (vi muita gente falando que era entediante mas por mim podia ter durado até mais kkkkkk). Os jogos achei chatíssimos, não me importei com nada que tava acontecendo, mas assim, em nenhum dos livros os jogos foram a melhor parte pra mim msm ent eu ja devia imaginar que não ia gostar desse também kkkkkk

De qualquer forma, também gostei muitoo da Lucy Gray, mas pra mim não tem jeito o, Snow roubou muito a cena em todo livro. Eu ria em muitos momentos com os comentarios dele se achando melhor que todo mundo.

Tambem não posso deixar de comentar do Sejanus, nossa que insuportavel, ele é o novo Peeta e eu odiei ele da mesma maneira tambem 😍😍

Juschmr 05/12/2023

Não sei se li errado mas só consegui sentir raiva do snow do inicio ao fim ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ?

jotave 23/12/2023

Muuuito bom mas com falhas
Gente o livro é construído de uma forma ótima, tipo assim que contextualização boa, ele se constrói muito bem até a metade dos jogos e aí desanda, poucas coisas interessantes começam a acontecer, mas quando acontecem valem a pena a espera. Mas as vezes parece que a autora tinha uma ideia absurda de boa mas ela se perdia ou enrolava demais pra chegar nessa ideia absurda de boa, e com isso as vezes fazia perder o interesse, tipo o final que ficou meio perdido. Mas assim leitura ótima, demorei mas gostei muito, a parte da arena foi incrível, os ideais em conflito na mente do Snow foram bons demais e muito bem escritos. Minha maior crítica fica mesmo a parte 3 do livro que é enrolada e muitas vezes me questionei se era realmente necessária, mas no fim valeu relativamente a pena. (Acho que faltou um final pra Clemensia coitada, e pouco se falou da Tigris no epílogo também)

L 16/12/2023

Foi uma leitura eletrizante, gostei muito!

Apesar de ser um livro grande e te conter muito diálogo interno do Snow, apreciei imenso conhecer mais sobre a Capital e como os jogos se tornaram naquilo que conhecemos na 74ª edição com a Katniss no primeiro livro.

Nesta prequela, conhecemos os eventos principais que tornaram o Snow num ditador. Quem teve influencia nele e que momentos o puxaram para além da linha e o desumanizaram aos poucos. Gostei muito de conhecer a Lucy, ela nasceu para o espetáculo e espetáculo ela entregou. Adorei as músicas durante o livro, principalmente porque encontrei covers delas no youtube (link no final) pela Maiah Wynne - totalmente recomendo ler em conjunto.

Existem vários momentos em que vemos com a Capital não vê os distritos como pessoas, onde tratam os tributos como animais (literalmente). Na sua preocupação de tornar os jogos num espetáculo, distraindo os cidadãos da Capital e mostrar aos distritos a força e o poder do governo.

Gostava de ter um pouco mais desenvolvimento nos últimos capítulos, porque apesar de termos visto passagens do Snow onde ele nos demonstrava quem se estava a tornar, pareceu um pouco apressado e repentino.

Link para a música "Nothing You Can Take": https://www.youtube.com/watch?v=7iIS6BTgLgM&ab_channel=MaiahWynne
giulia¡ 22/12/2023minha estante
O inglês eh bom??? Ou eh muito avançado???

L 22/12/2023minha estante
Em comparação à trilogia original é um pouco mais difícil, mas acho acessível. Também me ajudou ouvir o audiobook (ainda está disponível no youtube, basta procurar)

giulia¡ 22/12/2023minha estante
mas pra quem está indo para o avançado é compreensível?

nina.micheletti 03/08/2023

Leitura arrastada
Como uma pessoa que adora a história e a escrita de Jogos Vorazes, eu, particularmente, fiquei muito decepcionada com essa leitura. A primeira parte é muito arrastada, começa ficar interessante quando os jogos começam mas eles são muito breves e logo vem mais uma história entediante. A personagem mais cativante é com certeza a Lucy Gray (na verdade qualquer personagem te cativa mais que o Snow, vamos combinar).

Laís 13/08/2023

Gostei muuuito, achei bem legal acompanhar o Snow piorando cada vez mais. Minha única reclamação é esse final totalmente confuso e corrido

Mssamuca 18/09/2023

Comecei a ler com baixas expectativas, porque vi muita gente não gostando, mas me surpreendi muito com a leitura. Talvez por não ter uma relação com os outros livros da série (somente vi os filmes), eu não tenha comparado muito e isso possa ter ajudado.
O livro tem sim seus problemas, sendo o maior deles é claro o fato de já começar sabendo que não tem como gostar do protagonista. Mas é interessante ver essas outras vertentes dele, ver o caminho até ele se tornar um ser tão (mais) desprezível.
No fim, apesar disso e do início lento, o saldo é positivo.

skuser02844 04/11/2023

Incrível!
Não tinha muita expectativa por ser um livro introdutório, mas lê-lo foi uma experiência incrível.
Ver a história pela visão do Coriolanus, alguém da Capital, que vê os jogos de uma maneira totalmente diferente abriu meus horizontes. Ver como os jogos eram, entender a sua origem e descobrir o contexto verdadeiro de ?The Hanging Tree? foi simplesmente maravilhoso pra alguém que já amava a saga.
Não tive vontade de parar de ler em nenhum momento e mal posso esperar para assistir o filme!