Riacho do Jerimum

Riacho do Jerimum Jadna Alana

Resenhas - Riacho do Jerimum

1 | 2 | 3 | 4

Lara Taxidi 19/03/2024

Não consigo encontrar palavras para dizer o quanto eu amei essa história, tudo foi tão incrível, como as coisas se desenvolveram, os personagens e como eles se relacionaram. Foi plot twist atrás de plot twist Kkkk quando eu pensava que sabia uma coisa, descobria que na verdade eu não sabia era de nada kkk Eu

amei, amei demais, Caique se tornou um dos meus maiores crushs literários, estou completamente apaixonada por esse homem.

Evany Campos 29/10/2019

A Magia do Nordeste
“Meu rapaz – começou o senhor - , durante todos esses anos eu tenho sido a ponte que te liga ao imaginário. É chegado o momento em que você deverá desbravar seus próprios universos, permita-se. Cada um de nós decide em que acreditar, não posso tomar essa decisão por você.” – seu Vicente, p. 84.
Demorei bastante para postar essa resenha, mas finalmente eu consegui sentar e refletir um pouco sobre como poderia escrever sobre Riacho do Jerimum com apenas alguns caracteres.
Acho que acabei optando por, ao invés de resenhar, fazer uma lista com alguns dos motivos que me deixaram muito feliz com essa leitura.
1. Fantasia ambientada no nordeste brasileiro. - Esse motivo nem é mais novidade. Mas ainda assim é muito importante colocar isso aqui em cima. Poder ler uma fantasia com o Brasil como pano de fundo não tem preço. Principalmente porque a Jadna se preocupou em criar todo um universo mágico inspirado na nossa cultura, no nosso folclore e nos costumes da terra onde ela nasceu. É muito bonito enxergar a vida de um lugar a partir dos olhos de um autor que viveu/vive nele.
2. Personagens femininas – Apesar de ter como protagonista o jovem Caíque, as mulheres dominam muito bem seu espaço na história. Sendo fortes, independentes e maravilhosas. Eu super me apeguei à Diana. Ela é doce, leve, engraçada e sempre que a bichinha aparecia à história ganhava mais suavidade e alegria. Aurora também é uma personagem incrível e a Caipora... sem palavras (talvez eu queira muito um conto solo dela. Só talvez kkkk).
3. Dicionário Nordestino – Como sabem, sou mineira e nunca viajei nem para perto do nordeste. Mas me senti com os pezinhos lá só de ler as expressões e eu juro que conseguia ouvir as palavras saindo com sotaque. Foi uma experiência ótima e nos momentos divertidos eu ria só de pensar na cena.
4. Uma escritora diferente – É impossível ler Riacho do Jerimum e ficar indiferente a forma como o texto foi escrito, como a história ganhou vida sob o comando da maestrina Jadna. Ela consegue ser técnica quando pensamos na estrutura do texto, mas a leveza com que conduz cada pequeno detalhe da narrativa faz com que ler trinta páginas num dia seja fácil. Tanto é que eu me segurei um pouco nos primeiros dias da LC.
5. Uma pitada de surpresas – Não posso comentar muito sobre essa parte, mas acho importante dizer que a história se conclui de forma espetacular. O final é surpreendente e o que mais me deixou embasbacada foi que quando terminei eu só pensei: Poxa, acabou! Mas a vida continua (inclusive para os personagens que, na minha cabeça, estão tendo alguns probleminhas com os humanos nesse momento.)
Eu honestamente não espero e espantosamente não preciso de uma continuação para RDJ. Foi incrível do jeitinho que foi. Uma leitura gostosa num universo de fantasia que é muito especial.

Enfim, acho que disse tudo o que mais me chamou atenção enquanto estava lendo e depois quando parei para refletir sobre RDJ.
Até a próxima aventura!

1 | 2 | 3 | 4