Inspeção

Inspeção Josh Malerman

Resenhas - Inspeção

Alice 01/03/2024

INSPEÇÃO!
A proposta do livro é um experimento social realizado por um "megalomaníaco que acha que a genialidade era distraída pelo sexo oposto", como o próprio autor nos descreve durante os agradecimentos.
Até a metade do livro tudo que fazemos é entender como funciona a rotina de 24 "meninos do alfabeto" (inicialmente 26 mas desde o início dois já não estão mais entre eles) de A-Z. Durante todo esse trajeto, talvez até a metade do livro acho que pode-se até acreditar ou entender a ideia sem que se pense muito de verdade no que está sendo feito. Pensar nas Inspeções, nos Vês, Placasores, meninos Impuros como somente um estudo.
Até que surge a urgência de um escritor, em contar a verdade sobre o mundo. Exatamente ali naquele momento, tudo muda e então nós descobrimos que existe também outra torre, essa composta pelas Meninas do Abecedário, 25 meninas, uma já não entre elas. Começamos a acompanhar K, uma artista excepcional que descobre a segunda torre dos meninos por conta própria, uma garotinha de 12 anos que inicia a revolução com Q e B, buscando contar a verdade para seu menino favorito de observação, J. O final você provavelmente descobriu se acompanhou meus stories, mas aqui eu não vou contar nada pra vocês porque são cenas que valem a pena mesmo ser aguardadas durante mais de 300 e poucas páginas! Espero que gostem dessa leitura, extremamente cativante, fácil de ler, apesar do tamanho. O final vai te surpreender.
Li todos de Malerman

Alice 01/03/2024minha estante
me recomenda outro dele??

Mimi Macedo 01/03/2024minha estante
O Piano Vermelho. Tenho tatuada uma frase linda do livro ?. "MEU SOL SE REFAZ "

Alice 01/03/2024minha estante
vou procurar!!

Mimi Macedo 01/03/2024minha estante
Caixa de pássaro e Malorie tb são bons, mas para mim O Piano Vermelho é o melhor

Mariana 19/02/2024

MAS O QUE É QUE FOI ISSO?!

No começo eu fiquei “ahn?” e no final eu fiquei “eita”.

Achei o livro melhor do que vi algumas pessoas falando, mas ele se perde em vários momentos e a falta de propósito de toda a história deixa a desejar. As atitudes não condizentes com a idade de alguns personagens também me causou certo incômodo, talvez se eles fossem adolescentes o livro teria fluido melhor.

Não me arrependo de ter lido. É isso.

Rafa_she 02/02/2024

A Inspeção
Nesse livro, logo de cara somos apresentados a uma instituição misteriosa que se assemelha bastante a um internato só para garotos. Uma coisa peculiar que percebemos sobre esses garotos, porém, é que nenhum deles tem de fato um nome. Eles são conhecidos como os "garotos do alfabeto" e cada um é identificado por uma letra. É nesse contexto que conhecemos J, um dos garotos que fazem parte desse internato.
   Todos os garotos pensam ser filhos de um único homem: o P.A.I., fundador do instituto, e todos os dias os garotos passam por uma inspeção para avaliar suas habilidades. J, percebendo que aquele lugar e forma como seus "irmãos" eram tratados estava muito estranho, começa a se questionar e perguntas não são bem vindas no instituto.
   Do outro lado, em outro instituto para garotas, conhecemos K, que também passa pelos mesmos processos que conhecemos com J, porém sob a vigilância de uma figura denominada M.Ã.E.
   É com esse plano de fundo que nossos protagonista irão tentar descobrir o que existe além do instituto e acabarão descobrindo coisas que não deveriam saber.

A proposta do livro é muito boa e me fez querer ler todo de uma vez quando eu li a sinopse, porém tudo desandou quando eu percebi o quão arrastada é a leitura. Tudo bem, ela te prende bastante a ponto de você querer ler justamente para saber o que acontece e por que esse instituto existe, mas eu juro que eu demorei quase 1 mês só pra ler os primeiros capítulos.
   Além disso, o começo também é muito confuso. Simplesmente tem muita informação pra você absorver e só vão te tacando mais ao longo da leitura, o que deixou a minha experiência de leitura muito carregada e pouco proveitosa, uma vez que eu estava sempre atrás de respostas pras perguntas que eles criavam e, mesmo no final, nem todas elas foram respondidas.
   Os personagens principais são bons dentro do que propõem, porém não extraordinários a ponto de te causarem uma empatia ou um reconhecimento. Algumas atitudes dos protagonistas também me fizeram querer arrancar a pele do meu rosto, mas acredito que elas possam ser justificadas pela forma como eles foram criados e por todo o contexto em que eles estavam inseridos, então nem levei essa parte em conta na minha avaliação.
   É um livro intrigante, que te apresenta uma realidade diferente e um mistério que te deixa extremamente curioso para continuar a leitura, porém é muito carregada de informação, sem muitas respostas e pode te dar uma ressaca literária depois de lido.

Biaah 05/01/2024

Por mais que a leitura desse livro tenha sido uma montanha russa em relação à fluidez (em alguns momentos eu gostava muito do livro, outros parecia mt parado), eu gostei da história, dos personagens e como foram desenvolvidos e, principalmente, do final, eu AMEIIII ele (eles deram um tapa na cara de todo mundo com estilo kkkkk).

O suspense foi bem construído, gostei de como a história foi se desdobrando, mostrando até alguns momento do surgimento da Torre e as ideias defendidas. Em algumas partes eu tava tão envolvida com a história que surtava com os personagens, ficava chocada com algumas situações e até me emocionei um pouquinho (não a ponto de chorar, claro).

Por já ter lido outros 2 livros do autor, esperava que o final fosse ficar em aberto (já até tinha me preparado para isso), mas por incrível que pareça isso não aconteceu aqui (não sei se isso é comum ou não nos livros dele). Do jeito que a história foi finalizada, seria mt legal se tivesse tido uma continuação, mostrando o pós de tudo, como ficaram os personagens e os novos planos que foram apresentados nas últimas páginas...

Dudu 05/10/2023

Até onde vai sua curiosidade?
????? Os Meninos do Alfabeto...

Vivem em uma torre e receberam os nomes das letras do alfabeto. A, B, C, D, [...] vivem em perfeita harmonia e só os cuidados do P.A.I. e dos homens da Parentalidade.

Todos os dias pelas manhãs os meninos passam pela Inspeção, e logo após mergulham em estudos, treinos, brincadeiras e socialização com seus vinte e poucos irmãos. Quase não existem punições, a não ser serem levados para O Canto, quando as coisas saiam de vez do controle.

Desobediência poderia acarretar em doenças, Placasores, e eles poderiam ficar podres e estragados; então todos dançavam conforme a música, mas J, aos doze anos, começava a desconfiar que as coisas naquele lugar não era como diziam ser, que existia coisas além da floresta que circulam a torre...

As coisas começam a dar errado, quando o escritor manipulado Warren, decide entregar para os meninos uma escrita proibida mencionando algo que os Meninos do Alfabeto desconhecem que existe: o sexo oposto.

Malerman nos deixa de queixo caído com as revelações nessa narrativa. Não temos nada de sobrenatural nessa história, mas nossa imaginação voa por diversas vezes até que no meado do livro, as verdades começam via a tona com um final mais que satisfatório.

Que segredos a floresta esconde?
Teriam os Meninos do Alfabeto realmente nascidos de uma árvore? Que segredos A e Z descobriram para ganharem uma passagem só de ida para O Canto?

Recomendo a história, e ainda mais o autor de Caixa de Pássaros. ? ?

Como entrar nos Anos Delicados com cuidado. - Relatório Burt: 1°, de dezembro, de 2019.

Gabiis. 28/09/2023

Lento, mas valeu a pena
Primeiro artigo da constituição da parentalidade: A genialidade é perturbada pelo sexo oposto.

Aqui vamos ver como ocorrerá a experiência social de criar meninos e meninas sem a influência e a ideia de existência do sexo oposto e essas crianças, agora adolescente irão reagir ao descobrir que 12 anos de sua vida foram uma mentira.

Pra mim foi uma leitura super interessante e instigante, embora lenta algumas vezes.
Foi um livro que me fez refletir demais o quando podemos influenciar e sermos influenciados por aqueles que nos criam.
O quanto para nós eles são detentores da verdade e do conhecimento.

Um livro bem Josh Malerman em sua maior forma, mas se vc conhece a escrita do autor e curte suas histórias não terá problemas em confiar no desenvolvimento de sua narrativa e ser incomodado com as reflexões que ele trás aqui.
Pra mim valeu muito a leitura.

Larissa 21/09/2023

Mas q livro bom, fiquei presa nele desde o início, a cada capítulo vai ficando cada vez mais interessante e vai te prendendo cada vez mais.
Quando chega na metade você se surpreende com oq acontece e o final é um será? Acho q não. Não não, não tem como isso acontecer. E sim meus amigos acontece.

Monique.Franca 25/08/2023

Livro bom, mas como todos os livros q já li desse autor o final não me agradou em nada
Gosto do caos mas tbm gosto de explicações

Carolina 26/07/2023

Ótima distopia, só senti falta do fechamento.
Boa distopia, história muito bem elaborada, a narrativa te prende durante o livro todo, mas assim como em Caixa de Pássaros, fiquei com a sensação de final inacabado.

Sof- 21/07/2023

Intrigante
Um livro com uma história diferente que te prende desde o início.
Desde o começo do livro o autor já te deixa intrigado com a história dos meninos do alfabeto, e é muito difícil parar de ler pois te deixa muito curioso pra saber o que vai acontecer com eles e como eles foram parar ali.
Gostei demais desse livro, a história é muito bem escrita e muito original

Lismarais0 18/07/2023

5?

Que livro meus amigos!

A história é diferente , por causa disso desperta uma curiosidade insana , que só aumenta conforme o avanço do livro. Já tive oportunidade de ler outro livro do Josh Malerman e a genialidade da sua mente é incrível.
No livro o leitor junto xom as crianças presentes são instruídos a temer o canto.
"o que é o canto ? " Doido, essa pergunta me fez endoidar, criei tanta teoria , pra no fim ainda me surpreender.

Mts emoções , mt mesmo. Todos os personagens são bem pensados, eu criei uma empatia logo de cara com a maioria.

Sobre a escrita :

Achei fluida , e por se tratar de crianças como foco principal você pode pensar que ela não vai ser tão complexa, porém o livro conta com situações capaz de despertar um misto de emoções de uma só vez horror, pena , compaixão, medo, nervosismo, etc.

Personagem(s) favorito(s) : Não consigo escolher :)

Em resumo, amei o livro, um experiência fantástica e quase um favorito ?.
Super recomendo!!