O Mundo Ainda é Jovem

O Mundo Ainda é Jovem Domenico de Masi

Resenhas - O Mundo Ainda é Jovem

FernandaOliveira 01/03/2024

Meu segundo livro dele e confesso que fiquei bastante satisfeita. Gosto da maneira como ele aborda temas tão necessários e apesar de seu olhar crítico, também propõe caminhos positivos.

Ayrtonmcn 09/11/2020

Malgré la merde, je crois!
Domenico de Masi e Maria Serena Palieri nos trazem mais uma conversa muito prazerosa de ser lida. Quem gostou de "O Ócio Criativo, acredito que irá gostar de "O Mundo Ainda é Jovem".

O livro é muito mais dinâmico que o primeiro. A abordagem de vários tópicos partindo da nossa desorientação atual até os diferentes conceitos de felicidade, sempre embasados pelas suas diferentes interpretações através da história, deixa o livro muito mais dinâmico.

Outro ponto é o otimismo de Domenico. Até no tópico final em que faz uma advertência sobre o crescimento de um pré-fascimo no mundo ele não esmorece.

Ótima leitura!

"Malgré la merde, je crois!"
(Apesar da merda, eu acredito!)

Guynaciria 14/10/2019

Domenico De Masi é um professor de sociologia da Universidade La Sapienza, que já escreveu diversas publicações sobre sociologia pós-industrial e sociologia do trabalho. Vocês devem conhece-lo pelo seu best-seller " O Ócio Criativo".

Em O Mundo Ainda é Jovem, o autor nos apresenta algumas considerações sobre temas como desigualdade política e econômica, ainda que já exista igualdade de informações fornecidas através da internet.

Também aborda temas como longevidade, busca da felicidade, diferenças entre medo e coragem, ou mesmo como devemos dosar inteligência e sentimentos, tudo sobre uma ótica filosófica.

Domenico escreve sua obra de forma otimista, nos mostrando que ainda temos muito o que aprender e realizar, pois o mundo em que vivemos está em sua melhor versão. Mesmo assim ele deixa um alerta, para que tenhamos cuidado com as ameaças crescentes da extrema-direita, e com os movimentos autoritários e neofascistas que vem mostrando as garras nos últimos anos.

O autor também fala a respeito do sentimento de medo e insegurança que hoje faz parte do imaginário dos trabalhadores, que estão vendo sua força de trabalho torna-se obsoleta em relação aos diversos avanços tecnológicos, e como as grandes corporações se aproveitam dessa insegurança para controlar o posicionamento das massas.

O livro tem uma abordagem interessante para o leitor, uma vez que é escrito como uma forma de conversa que o autor está tendo conosco, em que ele responde algumas perguntas que estão sendo apresentadas. Tudo embasado em fatos históricos e pensamentos de filósofos e pensadores da antiguidade.

Essa é uma ótima leitura para quem pretende compreender melhor essa realidade desorientada em que vivemos.

Boa leitura. Bjos!

douglaseralldo 03/10/2019

10 CONSIDERAÇÕES SOBRE O MUNDO AINDA É JOVEM, DE DOMENICO DE MASI OU SOBRE A POSSIBILIDADE DO OTIMISMO
1 - Pelo título desta postagem talvez tenhamos a aura central desta publicação, a possibilidade do otimismo, isso, mesmo quando temos um cenário recheado de alertas. O otimismo está desde o próprio título do livro, jovem o mundo, há ainda muita coisa por vir; mas está o otimismo presente em toda a argumentação de De Masi, autor do prestigiado O ócio criativo. Todavia não trata-se de otimismo vão ou ingênuo, e como salienta-se na apresentação de Roberto D'Ávila e na introdução de Maria Serena Palieri trata-se de um "otimismo da razão" o que é reforçado na parte final da obra quando apesar do olhar otimista, o sociólogo fecha o livro com "advertência" em que debate os riscos do neofascismo, das novas ameaças de uma extrema-direita e dos autoritarismos espalhados pelo globo;

2 - Portanto, De Masi não ignora as preocupações e os agentes do medo em nosso presente, para o sociólogo, momento pós-industrial da sociedade humana. Pelo contrário, é a partir desses incômodos e angústias que ele traça suas perspectivas e argumentações, analisando não apenas a ótica do trabalho - mas especialmente ela - mas como a relação do trabalho com a sociedade e essa passagem para uma sociedade pós-industrial, marcada pelo avanço tecnológico e pela aparente obsolescência do humano estão agindo sobre as organizações sociais e políticas, bem como, de que modo os interesses de um poder autoritário têm conseguido fazer uso desse momento específico;

3 - Para tanto, é preciso então levar em consideração alguns elementos importantes sobre esta publicação. Como o próprio subtítulo informa-se trata-se de "conversas", ou seja, o sociólogo argumenta por meio de respostas às perguntas provocadas por Maria Serena Palieri. É na verdade um extenso, mas fluente e compreensível diálogo sobre não apenas o futuro, mas como nosso presente e as bases históricas que nos trouxeram até aqui. Além disso, o futuro citado como próximo, é de fato próximo, pois o intelectual imagina-o logo ali em 2030. Outro elemento importante é que para De Masi, e isso permeará toda a discussão, além da própria juventude do mundo e a despeito das frustrações, medos e angústia, ele procura demonstrar que vivemos o melhor período da humanidade sobre o planeta, argumento fortalecido tanto pela longevidade que atingimos quanto pelas questões positivas oriundas do avanço tecnológic

site: http://www.listasliterarias.com/2019/10/10-consideracoes-sobre-o-mundo-ainda-e.html