A Megera Domada

Millôr Fernandes

Resenhas - A Megera Domada

Lucassaturno 04/05/2023

Esperava mais kkkkkk
Nunca li nenhum clássico antes e esse foi o meu primeiro e pelo o que as pessoas cultas falam de livros clássicos pensei que teria um algo a mais, algum tempero ali mas achei bem mais ou menos. Igual falei no meu último histórico de leitura pode ser falta de maturidade minha pra entender o complexo da obra mas só achei uma história bacana com a peça mas nada de "nossa mudou minha vida, trouxe uma reflexão e um aprendizado grandioso" só achei realmente uma história interessante de se acompanhar mas nada demais

Laura1339 04/05/2023

É bom, mas apenas isso!
Eu li esse livro por causa de um trabalho pra escola e a professora falou tão bem dele que eu estava com uma expectativa muito alta, mas não foi nada demais
Pra mim sou difícil ler já que nunca tinha lido Shakespeare e livro mais clássicos e o fato de ser um teatro dentro do livro me deixou muito perdida também. Então não indica pra quem está começando a ler agr

Ana Clara 01/05/2023

Sei lá
A piorzinha que li dele até agora. Mas, até numa obra assim, o Shakespeare consegue colocar aquela escrita inteligente dele que ninguém mais faz igual.

Livroterapia MS 30/04/2023

Li uma adaptação
Ler uma adaptação de Shakespeare com grande qualidade, fez ver que para entrar no mundo dos clássicos ele é excelente.

giuuuliaa 27/04/2023

Livro didático
Bem chato, não teria lido tudo se não fosse para a escola. Pelo menos conseguir ler rápido. 0.5/5 nota dó.
Carol 02/05/2024minha estante
Velho, q livro horrível, é um lixo msm, eu tmb tive q ler ele pra prova (minha mãe me obrigou, se n eu n ia ler e ia fazer a prova na base do chute) toda hr eu ficava indo na sala surtar com a minha mãe pq o livro era uma bosta, extremamente machista e no final do livro a personagem contradiz tudo oq ele pregou durante TODO O LIVRO?

Kethely.Karol 27/04/2023

Foi uma leitura decepcionante
Acho que comecei esse livro com expectativas muito altas...

Pontos que me chatearam:
1. A primeira história, a história por trás da peça, não é finalizada e eu fiquei muito curiosa, porque achei bem divertida a proposta;
2. Tudo acontece muito rápido na peça e Catarina muda rapidamente, e particularmente fica sem graça;
3. Achei tudo um pouco confuso e apressado.

Eu tinha outra ideia de como seria leitura, acho que principalmente pela influência da novela O cravo e a rosa, e foi decepcionante.

thewolfstarkid 25/04/2023

ótimo material de debate, reflexão e concientização
Li esse livro por causa da escola, e me fez entrar em debates e discussões interessantes com meus colegas de sala, amigos do clube do livro e até com meus pais.

Pois bem... Por onde começar? Primeiramente, é bem nítido o tema machista abordado na obra. Petrúquio era um cara muito tóxico e seu casamento com Catarina foi extremamente abusivo e perturbador, e me decepcionou o rumo que a peça acabou tomando. Diferentemente de Lucêncio e Bianca, que aparentemente tinham sentimentos verdadeiros, recíprocos e saudáveis um pelo outro, Catarina e Petrúquio foi um exemplo de sexismo, visando que Catarina foi diversas vezes (incluindo no TÍTULO DO LIVRO), rotulada como "megera", quando na verdade ela não passava de uma mulher decidida e com temperamento um pouco esquentado.

Além disso, o termo "domada" também foi usado diversas vezes, de forma obviamente problemática. A ideia de um homem "domando" sua esposa, assim como se domam animais, é catastrófico. Há a discussão sobre na verdade ser Catarina quem doma Petrúquio, porém, os outros elementos do livro me fizeram desacreditar dessa hipótese. E, mesmo que fosse verdadeira, não seria menos perturbador - Um relacionamento não deve possuir um(a) domador(a), já que não deve haver alguém superior. Um homem e uma mulher devem ser vistos como iguais, principalmente dentro de relacionamentos amorosos, onde ambas as partes devem colaborar. Porém, acho que esse tópico pode ser relevado, visto que na época em que A Megera Domada foi escrita esse assunto não era de muita atenção.

E, para finalizar, quero falar sobre a mensagem passada por Catarina no final do livro. Certas partes, sobre apoiar o marido e colaborar com ele, são verdades. Porém, todos sabemos que o verdadeiro intuito era convencer as mulheres de serem submissas a seus esposos, abrindo mão de suas opiniões próprias, e tentar normalizar até mesmo tudo que Catarina passou até “ser domada”. Acho que a proposta do livro, onde dois personagens cabeça-dura se apaixonam e vivem nosso atual “enimies to lovers”, seria ótima. Mas, claro, foi estragada a partir do momento em que a mudança não partiu dos dois, e pior, aconteceu de forma problemática.

Mimis 23/03/2023

???

Apesar de machista em alguns momentos (compreensível dado a época), é engraçado e bem construído, não atoa Shakespeare é consagrado.

luana ;) 22/03/2023

A Megera Domada
Por ser em formato de roteiro me surpreendeu que tenha me prendido tanto quanto o fez.

A história em si é tolerável pelo tom de comédia, mas requer um nivel de atenção para entender quem é quem e quem ta fingindo ser quem. Eu terminei o livro e não consegui pegar o esquema dos personagens, talvez seja eu mesma o problema mas enfim.

Sobre a mensagem final; no final do livro tem uma breve explicação sobre a discussão sobre o livro ser machista, feminino ou feminista.

Na minha humilde opinião independente da mensagem que o queridíssimo Will quis passar, é extremamente irritante.

O livro exemplifica perfeitamente o conceito de gaslighting/manipulação no relacionamento da "megera" e do "domador". Me irritou mas eu consigo engolir por ser uma peça de quase quinhentos anos atrás e ainda haver o questionamento da real mensagem.

No geral foi uma leitura até que rapida, eu teria lido em uma tarde se não tivesse escolhido lembrar do livro só de noite. Engatei na história mas genuinamente não sei explicar a razão. Pelo menos agora eu posso dizer que li Shakespeare ;)

Filipe 13/03/2023

Uma história simples, divertida, que flui bem e entretém sem prometer muito. Como dito na contracapa, ?uma deliciosa comédia sobre a guerra dos sexos?.

Não é dos trabalhos mais incríveis de Shakespeare, mas certamente é um dos ótimos. É bem notável como a configuração simples de um teatro foi levada em consideração para a montagem desta trama.

Karin né? 12/03/2023

O remédio de um doido é outro na porta
Bom, a peça é o que o título diz que ela vai ser. Dei muitas risadas ao longo da leitura, mas confesso que ao final da obra o sentimento que em mim prevaleceu foi o de incômodo.
Sei que o livro reflete uma determinada época e que é, sobretudo, uma comédia, mas ainda assim? não sei, talvez seja uma questão de maturidade crítica da minha parte, fico tentando acordar com a minha mente qual seria o jeito certo de interpretar essa obra além do burlesco; seria uma sátira? Seria apenas uma representação da sociedade dentro da qual ela foi criada? E se, for o caso da segundo opção, deve-se de algum modo questionar o ?caráter? do autor? Mesmo que nem ossos mais ele tenha? Mesmo que ele tenha sido um dos maiores dramaturgos que já existiram na terra?
Bem, com certeza eu preciso ler mais peças dele para me dar o luxo de falar qualquer coisa.

Ps: gostaria muito de ter visto o final além do final, de saber como Sly reagiu quando descobriu que, na verdade, tinha caída numa pegadinha do malandro

Romeu Felix 10/03/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
"A Megera Domada" é uma das obras mais famosas do dramaturgo inglês William Shakespeare, e conta a história de Catarina, uma jovem com personalidade forte e que é considerada uma verdadeira megera, que se vê obrigada a se casar com Petruchio, um homem ambicioso e determinado a conquistá-la.

A trama se passa na Itália, no século XVI, e aborda temas como o casamento, o amor, o poder e a submissão feminina. Catarina é apresentada como uma mulher inteligente e independente, que não se curva às expectativas da sociedade patriarcal em que vive, enquanto Petruchio é um homem astuto e manipulador, que usa de artifícios para conquistar Catarina e dominá-la.

O livro é marcado por diálogos rápidos e inteligentes, com personagens cativantes e bem desenvolvidos, além de uma trama envolvente que prende a atenção do leitor. A obra também apresenta uma reflexão sobre a natureza do amor e do casamento, e como as convenções sociais podem afetar as relações entre homens e mulheres.

A edição da L&PM, traduzida por Millôr Fernandes, traz uma linguagem acessível e uma introdução que contextualiza a obra e explora sua importância na história da literatura. Além disso, o livro apresenta notas explicativas que ajudam o leitor a compreender melhor o enredo e as referências culturais presentes na história.

"A Megera Domada" é uma leitura recomendada para aqueles que buscam uma história divertida, com personagens marcantes e que ainda se mantém relevante e atual mesmo após mais de quatrocentos anos de sua publicação original.
Por; Romeu Felix Menin Junior.