A Megera Domada

A Megera Domada William Shakespeare
Millôr Fernandes




Resenhas - A Megera Domada


634 encontrados | exibindo 196 a 211
14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 |


Lediane 24/09/2022

O casamento bem sucedido...
Essa peça de William Shakespeare inspirou uns dos meus filmes favoritos de adolescente (10 coisas que eu odeio em você) e várias outras adaptações cinematográficas. É um preâmbulo, pois no início vamos ter um Lorde que decide fazer uma brincadeira com um bêbado que se encontra sem condições de se manter em pé, o Lorde e seus empregados diz ao bêbado que ele é um nobre e que dormiu por 15 anos, apresenta-lhes seus empregados e até uma esposa, logo mais ele diz ao bêbado que tem uma peça de teatro para lhe apresentar e essa peça é a megera domada.
A partir daí temos um pai Batista que não deixa a filha mais nova Bianca se casar antes que a mais velha Catarina que é descrita como uma moça de língua afiada, maldita e má tenha se casado. Os pretendentes de Bianca tentam tramar algo para encontrar um homem que tenha coragem de se casar com Catarina e assim o caminho ficar livre para que eles possam cortejar Bianca. Eis que surge então Petruchio uma rapaz que perdeu o pai a pouco tempo e fica de olho no dote de Catarina mesmo sendo avisado do mal gênio da moça. O casamento acontece e Petruchio arma ciladas para domar Catarina.
A peça é divertida cheia de diálogos engraçados mas informo que é importante ter a mente aberta pois a história se passa no século XVI onde casamentos eram arranjados e as mulheres tratadas como mercadorias na sociedade, não se prenda a isso e é bobagem reduzi-la a apenas uma peça que diminui as mulheres perante os homens, pois pra mim o final diz muito ao contrário.
Eu gostei muito da leitura e o monólogo de Catarina no final é o máximo,
na verdade ele diz pra nós mulheres que queremos paz no casamento : Deixe seu marido acreditar que manda e você finge que obedece.
comentários(0)comente



dudoca 23/09/2022

me senti uma burra por não entender algumas partes
a linguagem é beeeeeeem rebuscada...
mas até q deu pra se divertir lendo, não é um livro tipo "uaaaau que livro" porém é bom
Cleber 23/09/2022minha estante
O cravo e a rosa :)


gabriele11 23/09/2022minha estante
a leitura é realmente difícil?




Gabs.ouza 23/09/2022

Comecei a leitura desse livro por curiosidade, inicialmente achei legal fazer a associação com a novela brasileira "O Cravo e a Rosa", mas no fim, a história foi perdendo a graça e tornando incômoda, mas era previsível pelo título que isso aconteceria.
Eu entendo que o livro é de uma outra época, em que mulheres deveriam ser submissas aos homens e que as que iam contra esse fluxo, que possuíam opiniões próprias, eram as megeras. Então, é um tanto cruel ler um livro com a narrativa de domar uma mulher como se fosse um animal, principalmente hoje, depois de termos conquistado a liberdade e autonomia para tantas coisas, sem depender de homens.
Eu espero que quem leia também tenha esse incomodo.
comentários(0)comente



Clara 22/09/2022

Sentimentos conflitantes
Esse é difícil de ter um posicionamento definido. Por um lado a escrita é ótima e a história prende do início ao fim. Por outro não consigo decidir se Petruchio é um gênio ou um monstro. Catarina era difícil, mas acho que ele exagera demais e ao invés de domar acaba destruindo-a de forma que ela quer apenas reduzir os problemas que ele vai causar e, por isso, faz o que ele manda. Embora ela seja tóxica ele é abusivo.
comentários(0)comente



Andy 22/09/2022

Fruto de sua época, obviamente.
Como comédia de costumes, funciona bem. Os encontros e desencontros são ótimos. A peça funciona bem como uma "aula" sobre antigos costumes e a "necessidade" de a mulher ser submissa a seu marido.
Os primeiros diálogos entre Catarina e Petrúquio são ótimos e a tradução de Millôr Fernandes faz valer as estrelas.
comentários(0)comente



sofie12 18/09/2022

adaptacao boa
gostei dessa forma de roteiro q a historia foi trazida, leitura rápida e leve, da pra acabar em 1 dia. sobre a historia original realmente nao sei se Shakespeare estava sendo machista ou feminista nessa peça, acho q a Catarina pode tanto estar fingindo ser domada, quanto realmenteter sido, mas se esse for o caso acho lamentável.
comentários(0)comente



Manu 18/09/2022

Li esse livro por causa da escola e n foi taoo ruim assim, ele é uma releitura da obra de Willian Shakespeare então fica bem mais fácil de compreender do que tentar ler a obra original, é uma leitura leve e rapida pelo fato de ser estilo teatro, um livro ok
comentários(0)comente



juju queen 14/09/2022

esperava romance, recebi humor e adorei
olha, é uma historia muito antiga, entao da pra imaginar o quão problemática ela chega a ser em algumas partes (na real, a historia toda é problematicakkkk) mas eu achei tao ridiculo que chega a ser engraçada, e eu nao tava esperando, principalmente por se tratar de um livro de SHAKESPEARE, um DRAMATURGO. foi uma leitura bem rapidinha e eu gostei, superou minhas expectativas.
comentários(0)comente



naju2n 14/09/2022

MAIOR ELITE
melhor leitura clássica possível. amo muito como william era um machista escroto mas ao mesmo tempo um feminista revolucionário. te amo bj will
comentários(0)comente



fernando 13/09/2022

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

leitura razoável, problemáticas conforme o contexto da época, divertido em algumas partes.
livro rápido pra ler como segunda opção quando estiver cansado de outro ou quando não souber o que ler.
comentários(0)comente



Lulis 13/09/2022

A megera domada
Eu realmente nunca sei como entender 100% do que Shakespeare escreve, talvez minha mentalidade não seja desenvolvida o suficiente pra apreciar suas obras como merecem.
Eu ja tinha lido "Sonho de uma noite de verão" e eu gostei bastante, até dos personagens secundários, era bem cômico. Esse no geral, eu achei triste.
Ver Kate, uma mulher tão forte e cheia de sí, sendo resumida à apenas uma esposa, como na sua última fala no ato V cena 2, quando ela obedece Petrucchino e cita os seus deveres para com o seu marido e senhor.
Mas por muitas vezes dei boas risadas, o humor do autor é bem fácil kkkkkkkk. Amo também a disputa de forças entre Kate e Petrucchino, implicâncias que eu particularmente, acho muito atrativa em romances.
Os personagens secundários são muito doidos, trapaceiam, mentem, inventam mil coisas para conseguir o que querem (Bianca, em especial).
Conselho pra quem quer ler: tenha em mente que W. Shakespeare não é uma leitura muito fácil (pelo menos não nessa edição), algumas partes ficam confusas, e a linguagem é difícil. Mas é Shakespeare, então tem que entrar - ou pelo menos tentar - na cabeça dele pra ter um bom entendimento da mensagem que ele queria passar quando escreveu. Em "a megera domada", Shakespeare queria trazer com humor, uma crítica ao machismo, e de certa forma, defender os direitos das mulheres.
Eh isto.
??
comentários(0)comente



Cauani 04/09/2022

A Megera Domada
nao gosto mto desse tipo de livro, muuuuito cansativo, mas pra quem gosta desse tipo de livro, até tem uma historinha legal, nao entendi quase nada dele
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Maria 31/08/2022

Leitura da escola. Não tenho muito o que dizer, não é o tipo de leitura que me prende, mas não é ruim.
Amador 31/08/2022minha estante
Que legal essa sua escola!




Milena.Monteiro 31/08/2022

O que eu achei
Eu li porque a professora de português pediu pra escola. E agora posso falar que li Shakespeare.....
comentários(0)comente



634 encontrados | exibindo 196 a 211
14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR