A Megera Domada

A Megera Domada William Shakespeare
Millôr Fernandes

Resenhas - A Megera Domada

Lu Reis 30/06/2023

" 'A Megera Domada' foi escrita no final do século XVI, quando as esposas realmente eram consideradas propriedades dos maridos. Além disso, não podemos esquecer que a peça é uma comédia, gênero que tem o exagero como uma característica importante.

Se Shakespeare foi machista ou não é uma questão que divide os críticos. Alguns afirmam que sim, sem dúvida. Outros dizem que o dramaturgo estava satirizando essa dinâmica matrimonial."

Corujinha_de_alga 27/06/2023

Petrucchio & Catarina.
Não, eu não acredito que Catarina tenha se submetido ao Petrucchio desse jeito ?. Por essa com certeza não esperava. Ainda não consigo acreditar no final da história.

Sarah 26/06/2023

Ele é muito bom. É engraçado, fácil de ler. Tipo, não tem aquelas palavras super difíceis. Apesar de ser esquisito (quando você ler vai entender), eu acho uma das melhores peças de Shakespeare

VitAria807 25/06/2023

NHÉ
Não gostei nada do livro, varia muito da opinião pessoal e eu particularmente não gosto de textos dramáticos que são escritos como o roteiro de um teatro.
Achei a obra super machista é preconceituosa, mas levando em consideração o ano em que ele foi escrito,até que tá ok.
É um livro bem curto, li ele em uma tarde.

Basthos 22/06/2023

Nao sei
Sinceramente pode qte ser um livro bom mas nao gosto muito da literatura de sheaksper (n sei escrever) enfim

ardnai 19/06/2023

Até hoje permanece o questionamento se a peça é simplesmente uma sátira ou é realmente machista, mas é incontestável que essa é a obra de Shakespeare que possui as melhores adaptações❤️

Bruna 19/06/2023

Horrível
Bom eu acho que eu tava com muita expectativa sobre esse livro/peça eu não sei como se chama direito porque eu vi várias adaptações muito fodas e uma das que eu logo reconheci de cada nome era o Cravo e a Rosa só que o livro é completamente diferente eu super entendo que ele foi escrito há muito muito tempo atrás mesmo mas ele é horrível ele é confuso um enredo é péssimo o Petrúquio é uma pessoa extremamente Grossa com a Catarina com os empregados dele trata ela igual o objeto Sem contar os pretendentes da Bianca que são dois caloteiros no meu ponto de vista e eu odiei porque no final colocaram a Catarina como uma pessoa submissa que finalmente foi "consertada" pelo marido o único ponto positivo do livro é que ele é bastante engraçado no começo mas depois desanda tudo e não dá para entender absolutamente nada. ps: acho que Definitivamente eu não sirvo para ler esses clássicos kkkk

Bianca.- 16/06/2023

A Megera Domada.
Enfim eu li mais uma obra de William Shakespeare, o autor sempre escrevendo novelas criativas e inovadoras, algumas me cativam mais do que outras.
Este autor sabe como expressar os sentimentos, sejam eles o amor, paixão ou até mesmo o sarcasmo e a ignorância. Essa novela tem um romance um tanto diferente, com duas pessoas com personalidades difíceis e até mesmo loucas. Posso dizer que esse casamento foi um dos mais loucos que eu já li, e os personagens secundários também tem uma personalidade marcante, deixando a obra com um ?ar? mais engraçado.
Eu recomendo esse livro para as pessoas que gostam de um drama com sarcasmo bem presentes na obra.

AllanaSant 12/06/2023

Um clássico que talvez não tenha envelhecido tão bem
Acho que a grande questão desse livro é o machismo. É claro que, dado ao contexto histórico em que foi escrito, muito coisa da para relevar e reanalisar. A megera domada mostra com grande clareza que a mulher foi por muitos e muitos tempos um simples objeto comercial. A serventia de uma mulher se limitava somente a procriação, e quando está tinha um pingo de personalidade, era considerada uma terrível megera.

Outro ponto que me incomoda um pouco é que tem uma parte não resolvida na história, visto que "a megera domada" é uma peça de teatro dentre de outra peça de teatro. Senti falta de uma conclusão da primeira.

No mais, ler qualquer livro de Shakespeare é um deleite para os amantes de teatro e para os que querem uma leitura rápida e fluida.

skuser02844 25/05/2023

Horrível!!
Esse livro é péssimo. Não vejo motivos para se exaltar tanto uma obra como essa, ela é extremamente machista. Sei que William Shakespeare era um homem de seu tempo, e em sua época o olhar sobre as mulheres era totalmente diferente (e horrível, diga-se de passagem) mas nós pertencemos ao nosso tempo e portanto não há mais lugar para a exaltação de falas tão machistas coma as contidas nesse livro.

Clebson.Santiago 24/05/2023

Este livro é maravilhoso. Até o momento, minha peça favorita de Shakespeare. A premissa inicial, os personagens únicos e o final muito contundente me deixaram muito contente. Não lembro onde vi, acho que na resenha da Tatiana Feltrin, que um estudioso da obra do autor diz que o casal principal, por mais que seja daquela forma, é o casal mais feliz de toda obra de Shakespeare e eu concordo plenamente. Por mais estranha que seja a relação entre os dois, um tanto quanto tóxica eu diria, é uma relação verdadeira, um embate natural entre caça e caçador, presa e predador, domada e domador.