A megera domada

A megera domada William Shakespeare
Millôr Fernandes

Resenhas - A Megera Domada

Stefany 20/08/2020

A Megera Domada é a segunda obra de Shakespeare que leio e já gostei muito mais do que de Romeu e Julieta, por ser uma peça de comédia achei a leitura mais agradável e me peguei dando risada de algumas cenas absurdas, ao comparar com o o tempo presente.

Nesta peça vemos a história de duas irmãs completamente diferentes: Bianca é a mais nova, a famosa moça recatada e do lar, obediente, disciplinada e repleta de pretendentes à seus pés; enquanto Catarina era descrita como uma megera incontrolável e detestável. O pai das duas, Batista, decide que Bianca não poderá se casar enquanto sua irmã não for casada também, e então os pretendentes de Bianca decidem que precisam encontrar um marido para Catarina. É assim que Petruccio entra em cena, disposto a casar-se com quem quer que fosse, desde que fosse rica.

Não vou negar que em vários momentos fiquei desconfortável com todo o processo para "domar" Catarina. A questão é que obviamente essa peça seria problemática se a enxergássemos pelas lentes do século XXI. E isso não cabe aqui, é anacrônico.

No geral, gostei muito e senti várias pitadas de uma certa ironia que me agrada em Shakespeare, sobretudo no discurso final de Catarina. Interpretei como se, no fim das contas, era ela quem guiava aquele casamento: fingindo que obedecia e deixando Petruccio pensar que de fato mandava. Certos desconfortos ainda permanecem, mas não em relação a peça, mas sim em relação aos papéis de gênero e a tudo que as mulheres foram submetidas e continuam sendo. Shakespeare apenas retratou o comportamento da época e não vejo mal nenhum nisso.

Por fim, minha única ressalva é em relação ao bêbado, Sly, que apareceu no início e depois não nos foi dado um final concreto.

Rafa 25/08/2020

Retrato histórico clássico
Hoje uma pessoa que vive nesse mundo contemporâneo ao ler esta obra, além de se encantar com a história da peça consegue fazer uma associação de valores. Sim, os valores sobre a relações homem e mulher parecem passado na obra, mas se analisarmos bem, não é tanto assim. Ainda perduram esses mesmos conceitos!

Layla.Ribeiro 05/09/2020

Desafio 2020- Clássico da Literatura Mundial.
O livro nos conta a história de pretendentes que querem desposar a ingênua e doce Bianca, mas seu pai Batista só permitirá o casamento depois que sua filha de temperamento difícil Catarina se casar, o único que se propôs a isso com interesse no dote foi Petrúquio que jura conseguir domar a megera, já viu essa história em algum lugar? Pois bem, essa história inspirou a novela O Cravo e a Rosa, mas voltando ao livro eu achei divertidíssimo algumas cenas, me surpreendeu rir com livros de Shakespeare (não é a toa que esse livro é de estilo comédia), a leitura é bem fluída e rápida, mas não esperava o desfecho. Porém quero alertá-los que antes de ler e conhecer esse clássico que foi adaptado diversas vezes deveremos nos atentar ao contexto que o livro foi escrito, no século XVI e a forma de como a sociedade era composta e ler o livro criticamente, ao decorrer dos atos encontramos muita menções machistas que me deixou de estômago revirado e revoltada, a protagonista é tudo aquilo que foge dos padrões femininos da época, a que não aceita situações machistas, ou seja logo ela é uma megera e o que mais me doí é que apesar de tantos séculos depois de escrito, pouca coisa mudou, mulheres assim ainda são chamadas por esse nome ou feminismo virou sinônimo para mulher difícil de lidar, feia e etc. Utilize essa obra como uma crítica com o antes e o atual.

Ludmila177 13/09/2020

Decidi lê-lo primeiramente pelo tamanho e depois, pela curiosidade. O final me decepcionou um pouco porque li com uma visão diferente da visão da época e pouco me diverti, no final das contas.

Meury3 17/09/2020

Diversão garantida aliada a genialidade de Shakespeare!!!
Procurei ler a peça levando em consideração o período em que foi escrita, e o resultado foi a possibilidade de me deliciar e divertir com um texto único, inteligente, sarcástico, uma peça dentro de outra peça, escrita por um dos maiores escritores de todos os tempos.

(...) Pois é a mente que faz o corpo rico. E assim como, através das nuvens mais espessas, o sol irrompe, assim a honra brilha nas vestes mais humildes.

sofialmeidah 23/09/2020

É bom, Shakespeare sabe escrever uma boa trama, porém, que personagem idiota esse Petrucchio, se pudesse tava uns tapas.

boemillys 26/09/2020

quase morri de rir
tão genial e engraçado que me lembrou muito o livro "a morte e a morte de Quincas berro dágua"

Eliza.Beth 01/10/2020

Polêmica e quebra de expectativa
A peça é boa mas tem muitas questões que podem ser levantadas. Apesar de muitos estudiosos afirmarem que existe uma crítica na peça, é incômodo de ler, pelo menos para as mulheres.
Já tinha noção da história mas a forma de desenvolvimento não foi bem o que eu esperava.
Mesmo assim, vale a leitura.

DaniM 01/10/2020

Megera Domada
Come?dia de Shakespeare, traduc?a?o de Millor, melhor anti?doto contra o trauma da literatura ruim. Li sem problematizar, li so? pra me divertir.

Calð 08/10/2020

Tudo pode mudar
Uma história de época.
Como domar alguém indomável?
Complicado né, mas quando se trata do amor, tudo pode acontecer.

Shirley.Peixe 16/10/2020

Relacionamentos no Sec. XVI.
Complicado uma leitura dessas se baseando nos dias de hoje, então já aviso quem for ler para se prepararem.
A leitura é fluida - após identificarmos bem os personagens, tem doses de humor que me divertiram bastante.
O enredo me surpreendeu pois, apesar de ter ótimas obras inspiradas, são exatamente isso, inspiradas. Dá pra reconhecer alguns personagens, algumas cenas, algumas citações, mas a forma como a história vai sendo construída é bem particular, então foi uma experiência completamente nova.
Mas, nem tudo são flores e, numa época onde está em alta falar de machismo, os rumos dados podem incomodar algumas pessoas.
Então, se você for uma dessas pessoas, recomendo as obras inspiradas que já assisti - e acredito que a maioria que hoje lê este livro também já viu, como "O Cravo e a Rosa" e "10 Coisas que Odeio em Você". São adaptações em épocas mais avançadas e com mais delicadeza e romantismo.
Façam suas escolhas, e enquanto a mim gostei da experiência e quero ler mais de Shakespeare.

Obs: Achei interessante como o livro dá menos ênfase à Catarina e ao Petruchio, como as adaptações dão.

Briela sardothien 17/10/2020

Um bando de maluco kkkkk
Senhor, Catarina merecia mais sim senhora sim
Petruquio sujeira dos pés dela

Manu 23/10/2020

A Megera Domada
Shakespeare não deixa a desejar em nenhuma de suas obras, são todas incríveis. Essa em especial é uma comédia, fugindo um pouco dos dramas mais conhecidos como Hamlet e Romeu e Julieta. A megera domada é um obra muito cativante me prendeu do início ao fim, os personagens são bem construídos, confesso que fiquei um pouco confusa
com uma ?troca? de personagem que acontece no meio da narrativa. Petruccio e Catarina são o casal principal, apesar da obra ser muito boa, a forma como ele trata ela não me agrada nem um pouco. Mas no todo a obra é boa.

Stephany 02/11/2020

Resenha A megera Domada
Pior livro que li esse ano, não que a história seja ruim, pelo contrário, é bem interessante. Mas a linguagem é complicada e dificulta a leitura. Também tem umas questões machistas que me deixam pistola mas tirando isso é uma história legal (baseado nas partes que entendi)