A megera domada

A megera domada William Shakespeare
Millôr Fernandes

Resenhas - A Megera Domada

Waderson.Silva 22/06/2020

Foi uma leitura muito prazerosa e divertida, ri do inicio ao fim do livro.

Thay 22/06/2020

O mundo atual esta cheio de Catarinas que não querem acordar e olhar para o outro. A Feminilidade é uma dádiva.
Catarina sofre com as coisas que o Petruchio faz, mas o que se quebra nela é o orgulho e o que surge é uma determinação da vontade. Ela não se entrega apenas. Ela decide ser diferente (o que fica claro no discurso final).

Priscila.Veloso 24/06/2020

...
Uma ótima adaptação pra mostrar que é possível a qualquer um ler Shakespeare.

Ariela.Soares 28/06/2020

Sei que na época de Shakespeare as coisas eram diferentes, mas em nenhum contexto uma mulher deveria ser tratada dessa forma.

O machismo da obra me incomodou tanto que eu nem consegui prestar atenção em outros detalhes.

juliarfs 30/06/2020

li essa história imaginando ser uma ironia da época, e eu espero que seja, o machismo presente nessa obra é de dar nojo

Vitória 01/07/2020

Foi o primeiro livro que li do autor e até que gostei bastante. Não dei mais estrelas, pois acho que esse tipo de livro (em formato de peça) não me agrada muito. A leitura não é difícil, mas o tanto de personagens confunde o leitor no começo, mas isso não dificulta a leitura. Achei a leitura engraçada e bastante divertida até.

Nadine Hoffmann 07/07/2020

Top 5 de 2020
Atualmente minha peça preferida do Shakespeare. Os personagens principais são extremamente cativantes e eu ri alto com os diálogos.

gigih 11/07/2020

Uma das minhas motivações para fazer essa leitura foi o fato de ele ter sido uma das inspirações pra uma dos meus romances do cinema favoritos "10 coisas que eu odeio em você". E realmente as premissas são semelhantes, mas a retratação da história é totalmente diferente.

Ao terminar o livro precisei de um tempo para digerir e entender o discurso final apresentado e o que aquilo realmente significava para a história. Depois de ler algumas outras resenhas aqui percebi que talvez a mensagem final não fosse realmente oq eu pensava. Não creio que Shakespeare teve a intenção de ser machista (ainda mais analisando uma das últimas frases da peça), mas sim ele retratou um personagem que o era. Meu desgosto por petruquio foi sem tamanho, mas num geral gostei bastante da obra.

Amei a tradução feita nesta edição e morri de rir em vários momentos. O outro ramo da história me agradou mais, porém não nego a importância do outro.

Foi um dos meus primeiros contatos com esse estilo de obra (peças), e também meu primeiro contato com Shakespeare agora mais velha. Não acho que essa seja uma boa história para se começar a ler suas peças, porque se não conhece alguns de seus outros trabalhos pode realmente interpretar errado totalmente a mensagem passada.

Line 04/08/2020

Uma perspectiva diferente
Quando descobri que 10 Coisas que eu Odeio em Você foi inspirado nesse livro eu tive que ler. A escrita de Shakespeare é maravilhosa e, nesse livro, não deixou a desejar. A forma como o contraste da época que foi escrito e do filme mais "atual" foi uma experiência muito boa, pois apesar de tudo que contribuía para o filme ir contra a obra original, conseguiu se manter muito fiel e atual. Apesar de não gostar como alguns fatos aconteceram no livro, eu gostei muito dele.

Loren 08/08/2020

A Megera Domada
Por favor não leia esta peça com olhos crus.

Sem um olhar crítico ou sem conhecer Shakespeare a "Megera Domada" pode ser vista como uma peça machista e que diminui a mulher, mas se prestar atenção e se contextualizar (com isso digo, compreender a época em que foi escrita) verá que não é nada disso!

É sabido que Shakespeare preferia as personagens femininas, e essa peça em questão é repleta de ironias e muito sarcasmo, basta saber olhar.

Nada mais é do que o famoso "finge que manda que eu finjo que obedeço".

Não se engane com essa peça, afinal, dizem que Petruchio e Catarina é o casal mais feliz de Shakespeare.

Stefany 20/08/2020

A Megera Domada é a segunda obra de Shakespeare que leio e já gostei muito mais do que de Romeu e Julieta, por ser uma peça de comédia achei a leitura mais agradável e me peguei dando risada de algumas cenas absurdas, ao comparar com o o tempo presente.

Nesta peça vemos a história de duas irmãs completamente diferentes: Bianca é a mais nova, a famosa moça recatada e do lar, obediente, disciplinada e repleta de pretendentes à seus pés; enquanto Catarina era descrita como uma megera incontrolável e detestável. O pai das duas, Batista, decide que Bianca não poderá se casar enquanto sua irmã não for casada também, e então os pretendentes de Bianca decidem que precisam encontrar um marido para Catarina. É assim que Petruccio entra em cena, disposto a casar-se com quem quer que fosse, desde que fosse rica.

Não vou negar que em vários momentos fiquei desconfortável com todo o processo para "domar" Catarina. A questão é que obviamente essa peça seria problemática se a enxergássemos pelas lentes do século XXI. E isso não cabe aqui, é anacrônico.

No geral, gostei muito e senti várias pitadas de uma certa ironia que me agrada em Shakespeare, sobretudo no discurso final de Catarina. Interpretei como se, no fim das contas, era ela quem guiava aquele casamento: fingindo que obedecia e deixando Petruccio pensar que de fato mandava. Certos desconfortos ainda permanecem, mas não em relação a peça, mas sim em relação aos papéis de gênero e a tudo que as mulheres foram submetidas e continuam sendo. Shakespeare apenas retratou o comportamento da época e não vejo mal nenhum nisso.

Por fim, minha única ressalva é em relação ao bêbado, Sly, que apareceu no início e depois não nos foi dado um final concreto.