A megera domada

A megera domada William Shakespeare
Millôr Fernandes

Resenhas - A Megera Domada

Luiza.Klingelfuss 30/04/2020

Leitura rápida e divertida, mas que nos faz refletir sobre a " magera" que há em cada um de nós.

Yas 05/05/2020

"E quanto mais queremos ser, menos nós somos."
Acredito na ironia usada no discurso final da trama, que a intenção não tenha sido má, mas se ainda funcionaria pra os nossos dias...tenho minhas dúvidas.

Nath Tognoli 08/05/2020

É um bom livro, porém um pouco diferente dos livros que costumo ler.
É uma comédia descontraída, que tem um foco no relacionamento de Catariana, mulher de personalidade forte, e Petrúquio, e também na "busca" de um marido para Bianca, irmã mais nova de Catarina, onde os pretendentes fazem de tudo para ter seu coração. Catariana que é a "Megera" ao pouco vai cedendo os caprichos e ordens de Petrúquio. A história de Petrúquio e Catarina já teve várias adaptação com a novela "O Cravo e Canela" e "Dez que coisas que eu odeio em você".

Taísa Barbosa 13/05/2020

Ja amava antes mesmo de conhecer por conta de duas grandes obras primas 10 coisas que eu odeio em você e o cravo e a rosa rs

Lety 15/06/2024

A megera domada
Sempre fui curiosa em ler alguma obra do Shakespeare e tive uma surpresa muito boa pois esse livro fluiu de uma maneira super natural e apresentou personagens cativantes.

É uma curta história porém esse modelo de história tá espalhado pelos filmes atuais e isso mostra que Shakespeare consegue ser atual até os dias de hoje e possui um senso de humor muito bom.

Gostei muito, vou ler os outros com certeza

Matheus945 15/05/2020

Gostei bastante dessa peça justamente por ser tão engraçada, acredito que a tradução do Millôr ainda fez com que ficasse mais cômica. Não acho que a peça deva ser condenada como machista assim logo de cara, é preciso lê-la pra entender e ver que no fundo, não é bem assim. A trama secundária, da Bianca, que acaba quase sendo mais protagonista que a de Catarina de tanto que aparece, chegou a um ponto que já tava me enchendo o saco. E ao final, com o discurso de Cata, nos perguntamos, será que a megera foi domada mesmo? Mais uma peça bem divertida, espero gostar das outras peças dele como gostei dessa.
P.S.: totalmente influenciado por Tatiana Feltrin hahaha.

Sayonnara 22/05/2020

Sei que o texto retrata costumes de outra época, mas a vontade de voltar no tempo e chacoalhar Shakespeare foi grande. Gostei muito da personagem Catarina, ela demonstrou uma adaptação, em vista das mudanças que ocorreram em sua vida, muito inteligente. Não está sendo fácil ler teatro, mas sigo determinada a acompanhar o projeto da Tatiana Feltrin.

Aline.Deodato 22/05/2020

É mais megera em suas falas do que em suas ações
Esta obra, assim como tantas outras, é aberta a diversas interpretações. A Megera Domada é uma comédia sobre os costumes da época e a guerra dos sexos.
Khaterina (ou Catarina) é uma "mulher rebelde". Seu marido faz abusos emocionais, a priva de comida, sono, e de roupas, com a intenção de "domesticá-la", e isso é feito com gentileza e sutilidade. Nada, segundo seu marido, é bom o bastante para ela.
Khate foi realmente domada ou ela faz o marido se sentir no controle da relação? Se assim for o caso, ele sabe dessa manipulação e finge também?
A ambiguidade da peça em alguns atos deixam dúvidas quanto a tudo isso. Há ironia nas falas dela, principalmente no monólogo final.

Jon Martins 23/05/2020

Gostei
Gostaria muito de saber o que aconteceu com o pobre Sly kkkkk, mas gostei da peça, umas partes são bem cômicas..

Mia 24/05/2020

Apesar de pequeno e de fácil leitura, a quantidade de personagens (e trocas de nomes entre si) deixa a leitura confusa. A história se passa muito rapidamente mas a falta de narrativa torna meio chato de ler.

Manu 30/05/2020

Li por ter sido o livro que inspirou o filme ?10 coisas que odeio em você? e confesso que não gostei da leitura. Enquanto lia, tinha a esperança de que haveria uma reviravolta e as coisas não ficariam daquele jeito mas no final eu só fiquei pensando ?é isso mesmo??
Enfim, passa longe de ser uma das melhores obras de Shakespeare, na minha opinião.

BooRossi 10/06/2020

Um tanto quanto decepcionada
Sempre tive muita vontade de ler esse livro. Amei demais as peças que li até hoje de Shakespeare e as adaptações dessa obra renderam ótimas histórias... Poucos brasileiros saíram ilesos de "o cravo e a rosa" e o sessão da tarde "10 coisas que eu odeio em você" já está na lista dos mais memoráveis do gênero. Então deixo registrado o que pode ser o primeiro problema, expectativa... Algumas obras fazem parte da psiquê coletiva mesmo sem se pensar muito sobre. Esta com certeza é uma delas. Imagina para alguém que já foi ler querendo ver de onde saíram tantas outras histórias. Petrucio é o clássico péssimo espécie masculino, machista, mal educado e pior ainda se acha o "maioral"... Catarina é dita com um gênio horrível mas a verdade é que como leitor pouco vemos desse gênio... As passagens da duas irmãs são curtas, as de Bianca praticamente nulas. Temos 6182738 pretendentes de Bianca que sinceramente não me chamaram em nada a atenção e foram tão enfadonhos quanto nas adaptações, ao meu ver claro... Petrucio tão logo casa com Catarina, começa uma artimanha para doma-la... Ao longo vemos que ela por sua vez usa dessa mesma artimanha, subvertendo ela contra seu marido. Como isso é feito acho que pode ser um dos pontos positivos. É mais do que bem escrito, mordaz e divertido. Somente por isso não odiei. Acho que infelizmente me deparei com, a primeira obra que li do autor, que se tornou datada...

Waderson.Silva 22/06/2020

Foi uma leitura muito prazerosa e divertida, ri do inicio ao fim do livro.