A megera domada

A megera domada William Shakespeare
Millôr Fernandes

Resenhas - A Megera Domada

Aline 09/03/2020

Mais uma história dentro da história... Não tem como não lembrar da novela o cravo e a rosa ?

Juliana.Kuster 10/03/2020

Uma boa peça, 2 estrelas pela "lição final" do livro.
Das peças que li do autor, analisando pelo viés do entretenimento, essa foi a que mais gostei de ler, ri em algumas partes. Além disso, sofri de uma certa nostalgia pela novela " O Cravo e a Rosa", claramente essa peça serviu de inspiração. Entretanto, o final baixou muito a avaliação do livro para mim, tentei não fazer anacronismos, mas não deu, não consigo dar uma nota boa para um livro que coloca de forma evidente, algo que me incomoda muito, e vale ressaltar que isso aparece em várias partes do livro, mas achei que o final pudesse trazer algo de uma ironia ou algo que pudesse não deixar tão evidente esse fato.

Maitê 16/03/2020

Uma comédia muito familiar, até estranha, mas depois percebi que era por que a Globo fez uma adaptação, o Cravo e a Rosa, reprisada eternamente. Com boas razões, afinal é Shakespeare para as massas, como o próprio realizava suas peças.
No fim da peça as coisas deixam de ser tão engraçadas, e passamos a ficar incomodados com o papel da mulher na sociedade, mas acho que é disso mesmo, o que para os outros pode parecer engraçado, é na realidade opressão.

Ranny 17/03/2020

perfeição
Simplesmente um dos melhores livros que já tive oportunidade de ler. Sua narrativa pode ser um tanto difícil, mas nada poderia ser capaz de tirar esse livro dos melhores livros lidos em 2019. A narrativa fala sobre o quanto a mulheres eram subestimadas, domesticadas (como animais) e vitimas de relações abusivas que eram não a penas aclamadas pela sociedade da época, quanto para a família e a igreja. Algo realmente desesperador e frustante, já que sabemos da luta que as mulheres tem constantemente para se libertarem e escaparem dos padrões colados sobre elas ao redor dos anos.
Leitura rápida e que realmente, ocasiona alguns segundos de reflexão.

Eduarda 19/03/2020

Uma história dentro de uma história. Adorei!

Maria.anamariaprof 21/03/2020

A edição têm alguns erros de ortografia
Mesmo com os erros, a leitura foi deliciosa. A premissa de uma mulher submissa no final da obra não me agradou, mas estou aberta a deixar a leitura crescer com o tempo.

Paula.Juca 21/03/2020

Essa peça é muito engraçada dá pra se dar muitas risadas. Temos aqui uma historia de Kate considerada por todos e pelo próprio pai uma megera indomada e temos Petrucchio que aceita o desafio de doma-la com o casamento. E acima de qualquer expectativa ele consegue mas veja bem ele é muito sórdido nessa empreitada ele mostra á ela quem manda com muito "Bom humor" se assim podemos chamar. Shakespeare dispensa comentários...

erika 22/03/2020

Pura metalinguagem
Encenação dentro de encenação, enganação atrás de enganação, essa comédia de Shakespeare é uma leitura gostosa e fluida, muito embora o enredo não esteja entre os meus favoritos do Bardo.

Dani 23/03/2020

Não é uma das melhores peças de Shakespeare, mas, ainda assim, é uma leitura rápida, fluída e divertida.

Ruth Roland 24/03/2020

Simples
Terceiro livro de Shakespeare lido, posso dizer que A megera domada não foi tudo que eu imaginava. Como um história tão famosa, acho que esperava gostar mais. Um livrinho super curto, que a gente lê em duas horinhas, com muitooos personagens, e pouco desenvolvimento. Tudo acontece super rápido. E não há um romance, Petruquio é um grosseiro que rapidamente "doma" Catarina, que logo se torna uma mulher super "obediente". Esperava que fosse mostrar o que aconteceu com Sly, em quem pregaram uma peça, mas não. No geral, um livro bom, mas não o melhor de Shakespeare certamente.

Dani Sousa - @eulieulerei 24/03/2020

#LCshakespeareapaixonado
Continuando a leitura da #LCshakespeareapaixonado temos aqui uma história bastante conhecida da cinema com filmes e novelas, Baptista é pai de duas filhas: Bianca, a mais jovem, é serena, meiga e cortejada por vários homens; Katharina, a mais velha, é rebelde, geniosa ao extremo e de temperamento difícil.
Apesar de vários pretendentes disputarem a mão da doce Bianca, seu pai só permitirá que ela se una em matrimônio a um deles caso a mais velha, a geniosa Katharina, se case primeiro.
É aí que entra na história Petruchio, um nobre falido e grosseiro que se dispõe a conquistar o coração da indomável Katharina e seu valioso dote.
A obra é escrita em formato de peça teatral o que confesso que já estou me habituando ao estilo, porém tenho que dizer que eu detestei o Petruchio o que deixou o livro bem maçante, não consegui vê todo aquele romance que sempre ouvir dizer que existia entre o casal, o que me deixou um pouco frustrada, ele conseguiu dominar Katharina porque matou ela de fome...kkkkk e por isso ela teve que ceder...

Maiara 24/03/2020

Uma peça incrível
Catarina e Petruchio, um lindo casamento onde eles se acertam, entram um consenso, um finge que manda, e o outro finge que obedece.
Amei o que seria o prólogo com o bêbado Cristóvão Sly enganado, a peça apresentada a ele, a megera domada, mas senti falta do retorno ao SLY, fica a curiosidade, e minha imaginação do que acontece.
Houve planos com trocas de nomes, e quando o castelo vai caindo e você pensa que tudo vai dar errado, tudo se acerta e se explica, e vem um certo alívio.
UMA PEÇA SENSACIONAL. ?

Yas 05/05/2020

"E quanto mais queremos ser, menos nós somos."
Acredito na ironia usada no discurso final da trama, que a intenção não tenha sido má, mas se ainda funcionaria pra os nossos dias...tenho minhas dúvidas.

Nath Tognoli 08/05/2020

É um bom livro, porém um pouco diferente dos livros que costumo ler.
É uma comédia descontraída, que tem um foco no relacionamento de Catariana, mulher de personalidade forte, e Petrúquio, e também na "busca" de um marido para Bianca, irmã mais nova de Catarina, onde os pretendentes fazem de tudo para ter seu coração. Catariana que é a "Megera" ao pouco vai cedendo os caprichos e ordens de Petrúquio. A história de Petrúquio e Catarina já teve várias adaptação com a novela "O Cravo e Canela" e "Dez que coisas que eu odeio em você".