O ecologismo dos pobres

O ecologismo dos pobres Joan Martinez Alier

Resenhas - O ecologismo dos pobres

eunjörd_ 31/12/2022

Esse aqui é tão bom que me auxiliou em umas 4 provas esse ano. Rico em conteúdo, muito crítico e cirúrgico em diversos pontos, super explicativo. O autor soube escolher muito bem as pautas socioambientais, uma mais relevante que a outra. E com certeza vou ler novamente em 23

><'',º> 08/01/2019

"Este livro contribui com as discussões sobre as principais variáveis do ambientalismo, a relação entre os conflitos ecológicos distributivos e o crescimento das redes ecologistas internacionais, o significado e a medida da sustentabilidade, com atenção ao debate sobre a “desmaterialização” da economia e a valoração dos recursos e serviços ambientais, dos vínculos entre a valoração e os conflitos ecológicos distributivos e a incomensurabilidade destes valores. Ao tratar dos conflitos ecológicos distributivos, o autor coloca que a ecologia política deverá contribuir para o desenvolvimento de uma economia ecológica que ultrapasse a obsessão de “levar em conta a natureza em consideração” em termos de valores monetários, e que, portanto, abarque e opere com o pluralismo de valores, isto é, que leve em conta os diversos discursos de valoração, empregados pelos diferentes atores sociais, ao expor seus argumentos em lutas caracterizadas como ecologismo dos pobres”.

ROSA MARIS ROSADO