O cadete e o capitão

Flávio Bolsonaro

Resenhas -

Adrian.Daniel 18/01/2023

Jair Salario baixo
O livro conta acontecimentos de J.M. Bolsonaro no Quartel, sua ganancia por poder, compulsão por mentiras e desrespeito até mesmo com os companheiros de farda, conta operações feitas com intuito de ganhar fama, aumento de salario e hipocrisia reinam

csartoretto 31/12/2021

Quem diria que um militar insubordinado, e terrorista fracassado seria presidente de um país?
O que explica tanto militar de carreira apoiando um militar que tinha planos mirabolantes de terrorismo doméstico?
Talvez a tradição golpista das nossas Forças armadas.
Quanto mais conheço o homem mais me pergunto, como tivemos coragem?

Mands | @mands.couto 16/10/2021

Esclarecedor define
Bom, como o título já diz, esse livro abriu (ainda mais meus olhos). Escolhi fazer essa leitura porque, como um ser humano decente, sou 300% fora bolsonaro, mas acho que quem fala mal com propriedade tem muito mais influência então achei que seria uma boa ideia ler O Cadete e o Capitão. E realmente foi porque arranjei vários argumentos contra bolsominions, mas ler até o final também me fez temer um pouco mais pela nossa democracia.

Em termos de leitura, ele é bem não-ficção, então pra mim foi um pouco arrastado porque não gosto do gênero, mas achei uma leitura válida e importante.

brauner.antonio 12/09/2021

O Cadete e o Capitão
O livro é fruto de uma pesquisa efetuado pelo já falecido jornalista Luiz Maklouf Carvalho e que cobriu o processo que este cidadão que venceu as eleições presidenciais de 2018 para a presidência da República do Brasil respondeu quando fazia parte do exército brasileiro, ocasião em que foi acusado e julgado pela suposta intenção de praticar ato terrorista pela explosão de algumas bombas em lugares da cidade do Rio de Janeiro.

Trata-se de detalhar o julgamento, que o jornalista nos apresenta após ter acompanhado toda sua transcrição, as posições de cada julgador, e ainda vasto material para consulta através das notas de texto disponíveis que remetem às notícias da época ou explicações para a contextualização dos acontecimentos e das diversas situações.

Alexandre.Canal 30/05/2021

Memorias de um Cavalão
Otimo livro para conhecer um pouco mais sobre o genocida que conseguiu ocupar a cadeira de chefe do executivo, Nele vemos como desde de tenra idade este famigerado personagem já mostrava agressividade contra a imprensa e insubmissão a seus superiores. A obra é muito bem escrita e ainda melhor documentada. Temos acesso a dossies, relatorios e imagens coletadas através de um exemplar trabalho jornalístico, que só não vai mais a fundo devido a omissão dos indivíduos que se recusaram a prestar seus relatos, ou por medo, ou por conveniência.

Thuanny Paula 06/05/2021

Cavalão
Investigação jornalística sobre a passagen do Cavalão, apelido do JB, no exército brasileiro. Repleto de provas documentais Oficiais, explica o que foi o plano "Beco Sem Saída", como foi o julgamento e toda repercussão. O exercício o condenou pelo plano terrorista, o STM o absolveu pelo indubio pro reo.

Vilamarc 23/03/2021

Justiça Militar foló
O livro não é ruim. Mas é uma escrita jornalística que acompanha o interminável vai e vem dos inúmeros revezes da justiça militar foló corporativista. E isso satura com a leitura, entreranto revela todo o aparato militar para inocentar o réu por crime de subversão.
Estão aqui a tentativa de construção do mito jovem.
Estão aqui os ditos e desmentidos do capitão subversivo a exaustão.
Estão aqui manobras jurídicas para burlar a lei, não sem a conivência dos Conselhos Militares.
Enfim... importante conhecer esse livro. Só confirma uma personalidade doentia.

Mynah Drakul 31/12/2020

Verdade e Mentira
É um livro importante para desvendar a trajetória do atual presidente. Ao acompanharmos sua vida no Exército e seus anos iniciais de sua vida política vemos que tudo que nos demostrado em escala nacional agora sempre esteve ali.
Antônio 31/12/2020minha estante
Eu preciso ler este livro, tenho a curiosidade de saber como uma pessoa que foi expulsa do exército se cerca de tantos militares, espero encontrar alguma explicação no livro.

Italo Ruan 26/12/2020

Esperava mais do livro, mas a história é interessante para entender um pouco da vida dessa pessoa e como ele já se mostrava horrível desde sempre

Marilia228 21/12/2020

Jornalismo competente
Uma aula de jornalismo competente sobre um capítulo da história do Cavalão Bolsonaro. Vale a pena ler o trabalho minucioso de Luiz Maklouf Carvalho e chegarmos às nossas próprias conclusões de que a personalidade do incompetente presidente já era marcada por ambições descabidas de lógica e desvios de caráter. A descrição do julgamento do STM, ao estilo de Maklouf, nos faz sentir como se estivéssemos nós mesmos lá dentro, assistindo àquela piada de mal gosto. As pitadas de ironia são sensacionais e bem dosadas. Recomendo!

Anderson Alves 02/11/2020

Jair não mudou nada
Esse livro foi recomendação do professor Romero e sem duvida a obra é extraordinária em sua missão, Bolsonaro já era um mentiroso e terrorista na época de quartel e hoje infelizmente está no cargo mais alto do Brasil fazendo o que mais sabe fazer....

fredec 21/07/2020

Ótimo trabalho jornalístico, porém difícil de ler
"Ele não tem currículo não né!"
Esse foi o comentário do meu sogro depois de também ler o #livro.

Não que isso seja extremamente necessário para o cargo que ele ocupa (na minha opinião é), mas mesmo assim, contextualizando com nosso cenário atual, esse fato da "falta de currículo" explica bastante coisa...

"O Cadete e o Capitão" de Luiz Maklouf é uma investigação sobre a passagem de Jair Messias #Bolsonaro no exército, que durou algo em torno de 11 anos, e como ele alcançou a popularidade necessária para se tornar #político lá em 1988. Entender isso talvez seja a parte mais interessante. É nítido o movimento utilizado e mais nítido ainda que não mudou nada, é a mesma estratégia (ou falta dela).

O método é até simples: usa-se um canal (mídia jornalística) para fazer algum barulho e, depois, quando é questionado, fala que não foi bem assim e acusa o antigo interlocutor de mentiroso. Dessa forma ele consegue gerar a desconfiança (dito pelo não dito) e coloca o jornalista como duvidoso.

O restante do livro é basicamente um composto de fatos históricos, com posições bastante controversas e em alguns casos até bizarras. Muito bom pra quem quer entender um pouco mais dos atuais acontecimentos políticos no Brasil.

É bastante difícil de ler (chato na verdade), porque é um clássico livro jornalístico, que mais parece uma tese de mestrado. TUDO tem referência de alguma fonte, citada no rodapé da página. Cita de relatórios oficiais do exército e entrevistas com ex-companheiros do presidente, a trechos do livro "Jair Messias Bolsonaro: mito ou verdade" escrito por seu filho Flávio Bolsonaro, que Luiz Maklouf coloca em cheque em vários momentos. Daí cada um acredita na fonte que achar mais confiável. :)

Claro que tem a parte das bombas que ele planejava estourar no quartel e em outros lugares, mas o processo foi bem burocrático e penoso de entender pra quem não sabe muito de direito, rsrs. Resumindo, era pro rapaz ser expulso mas ele deu um "jeitinho" e engabelou o processo, confundindo todo mundo (ou não) e acabou se safando. Não dá pra saber se realmente conseguiu enganar ou se o julgamente teve má fé de alguns integrantes. Dá pra desconfiar. Enfim, é passado.

site: instagram.com/fredecs