A Porta Trancada

A Porta Trancada Aline Cristina Moreira




Resenhas - A Porta Trancada


20 encontrados | exibindo 16 a 20
1 | 2


Nati - @_fantasticomundoliterario 19/12/2019

Olá, leitores! Tudo bem? Voltei com uma resenha de romance de época, que é uma adaptação do clássico ?Barba Azul?.

A história se passa na França, em 1804. Damien Leclerc é um conde misterioso e tem a péssima fama de viver a vida intensamente. Para receber a herança do pai ele precisa se casar e ter um filho. Porém, vários boatos em torno de sua vida pessoal o faz ser uma péssima escolha para as damas da época. Camille Dubois é uma jovem sonhadora e espontânea, bem à frente de seu tempo. Ela sonha em casar e ter filhos, mas seus modos impróprios faz sua mãe pensar que ela nunca arranjará um marido. Os dois irão se encontrar em um baile e logo simpatizarão um com o outro. Mas Damien tem um passado sombrio. Apesar de já ter sido casado três vezes, as três esposas morreram logo após o casamento. O que teria acontecido a essas mulheres? Será que Camille pode confiar nele?

Em minha opinião a autora soube muito bem fazer esta adaptação do conto. Muito embora seja um romance, senti que esse não foi exatamente o foco da história e sim o suspense em torno da vida pessoal de Damien. Camille é curiosa, destemida, corajosa e enfrenta os costumes impostos às mulheres da época. Apesar da escrita da Aline ser bem direta (isso não é bem uma crítica, mas em alguns momentos eu senti falta de mais descrições), algo que estranhei muito durante a história foram as passagens de tempo. Nessas transições, personagens que eu considerei importantes somem e reaparecem do nada, deixando meio que um ?vazio? na história dos personagens. Por essa razão tirei um ponto da nota do livro. Entretanto, isso não faz com que a leitura seja ruim, ao contrário, recomendo muito a leitura!
comentários(0)comente



Aline 17/12/2019

Leitura rápida, fluida e apaixonante
Damien é o boêmio filho de um conde, que tem um fardo na vida: para herdar a fortuna do pai, deverá se casar e ter um herdeiro. Ele tentou por três vezes, mas todas as esposas morreram, e ninguém sabia o motivo.

Camille Dubois é uma jovem da elite e que está em idade de se casar, portanto sua mãe a faz frequentar os eventos sociais. A jovem garota não se encanta com nenhum rapaz, até que conhece Damien. A conexão dos dois é imediata e Camille não se importa com a fama de boêmio e principalmente a morte das últimas três esposas.

O casal se casa e logo ela engravida, e então precisam viver na casa de campo da família de Damien, que não está satisfeito com isso, pois a casa guarda muitos segredos de seu passado, principalmente atrás de uma porta trancada. E esses segredos podem ser assustadores e quem sabe levá-lo a uma quarta viuvez.

Eu sinceramente não estava com a expectativa tão alta para a leitura do livro, mas ele me ganhou demais. Eu gostei muito da escrita da autora e também adaptação que ela fez ao conto do Barba Azul. Achei que esse romance de época não deixou a desejar para nenhum dos famosos que temos publicados. E ele é ainda melhor, pois tem uma mocinha decida e forte, um homem com sentimentos e vários elementos surpresa que vão surgindo ao longo da história.  Se você gosta de romances de época e ainda não conhece essa obra vale a pena conferir.
comentários(0)comente



Bela 11/12/2019

Romance de época inspirado na história do Barba Azul
A Porta Trancada foi um livro recebido em parceria com a Editora Sinna. Achei a premissa do livro bastante curiosa, apesar de não conhecer a história do Barba Azul, que inspirou a autora na criação do livro.

Damien Leclerc é herdeiro de numerosas propriedades, além do título de Duque. Porém ele decidiu aproveitar o que julgava ser o melhor da vida: farra e mulheres. Mas, a vida devassa é cansativa e solitária, e, também há o testamento de seu pai, que o obriga a ter um herdeiro em até 10 anos após a morte do seu genitor, sob pena de perder toda a sua herança. Então, convencido pelo seu amigo de infância, Michel, ele volta a frequentar os bailes da sociedade na esperança de conseguir uma esposa. Entretanto, não precisam muitos bailes para que ele se veja completamente encantado pela jovem Camille.

"-Acho que uma pessoa apaixonada simplesmente reconhece outra - ele respondeu, rindo do constrangimento dela."

Camille sabe que não deveria se envolver com Damien, e não só devido ao seu histórico com cortesãs, mas principalmente por causa das suas três esposas mortas misteriosamente pouco depois do casamento. Mas como mandar em seu coração quando eles parecem feitos um para o outro? O casamento acontece e Camille acredita estar vivendo um verdadeiro conto de fadas. Até que ela engravida e o médico recomenda que eles se retirem para o campo, onde terão dias mais tranquilos.

A casa de campo da família Leclerc é linda, frondosa e com numerosos cômodos, como um verdadeiro castelo. Porém, enquanto explora cada canto da propriedade, Camille descobre uma porta trancada em uma torre cuja entrada está escondida sob uma tapeçaria. Ela que sempre foi uma pessoa extremamente curiosa não irá descansar até descobrir o que há por trás daquela porta. Entretanto, ela não podia imaginar que este segredo se tornaria o seu maior pesadelo.

A Porta Trancada é um romance leve que nos envolve rapidamente. Com uma narrativa fluída, Aline nos apresenta seus protagonistas. Camille é o tipo de pessoa que não fica incomodada por sujar o vestido, se deixar ela é capaz de passar a manhã inteira correndo pela propriedade de sua família para brincar com sua irmãzinha. Cheia de personalidade, é dona de um espírito curioso e aventureiro. Em uma época em que a mulher deve estar sempre arrumada e sua maior preocupação é a de conseguir um casamento vantajoso com um marido rico, Camille sonha em encontrar o amor. Já Damien nos parece um típico jovem privilegiado, dono de grande riqueza e revoltado por as coisas não acontecerem da forma como ele gostaria que elas fossem. Mas logo que conhecemos mais um pouco de seu passado, podemos entendê-lo melhor.

O livro é curto e a leitura é fácil. Fiquei com a sensação de que as coisas foram um pouco corridas no final, mas pode ter sido apenas impressão minha. A edição está muito bonita, decorada com chaves e castelos, a Sinna fez um ótimo trabalho neste livro, como sempre. A fonte está em bom tamanho e não me recordo de ter encontrado erros de digitação ou gramática. Gostaria apenas de que o final da história pudesse ter sido diferente, ele foi bastante apropriado, não me entenda mal, mas fiquei com um pouco de dó de certo personagem. Seja como for, recomendo a leitura, principalmente para você que curte romances de época!

site: https://www.sigolendo.com.br/
comentários(0)comente



Thainá - @osonharliterario 11/12/2019

Uma releitura cativante do original “O Barba Azul”
Damien Leclerc fez, mesmo que contra a sua vontade, uma promessa ao seu pai quando o matriarca da família estava à beira da morte: para conseguir usufruir da fortuna deixada pelo pai o conde, até o momento o único herdeiro da família Leclerc, teria o prazo de 10 anos para se casar e ter um herdeiro. Essa promessa pode parecer banal para alguns, mas Damien já se casou três vezes, havendo um certo mistério e segredo que rondam a morte das esposas.

Após se passar sete anos, sendo atualmente o ano de 1804, Damien se encontra perdido. Agora com 28 anos, má fama e desfrutando de uma vida promíscua, cheia de bebedeiras e bordéis, o conde se encontra prestes a perder a sua fortuna. A sorte dele é que Michel, seu melhor amigo desde a infância, está disposto a ajudá-lo a encontrar sua alma gêmea e concretizar o que é exigido pelo testamento.

É por isso que Michel exige que Damien compareça ao baile da Madame Gauthier, o local perfeito para começar a mudar o que as pessoas pensam sobre o amigo e também para ele conhecer, quem sabe, a sua futura esposa. Mesmo que Damien não espere, será nessa noite inesperada que ele conhecerá a inteligente Camille Dubois, uma jovem que não liga para o que os outros dizem a respeito do conde e que se difere bastante do resto das mulheres de sua sociedade.

Camille está prestes a completar 21 anos, o que a coloca como principal alvo de sua mãe quando o assunto é conseguir um pretendente. Ela é alegre, sapeca e brincalhona, sempre adorando compartilhar as tardes ao lado da irmã mais nova.

Com uma ambientação na França, Camille e Damien explorarão as sensações de um primeiro amor, lutando lado a lado contra as fofocas da sociedade. Mas será que Damien diz a verdade quando afirma que não é o culpado pelas mortes das ex-esposas? Se isso é verdade, então qual foi a causa da morte delas? E afinal, que segredo é esse que Damien afirma em guardar para si e não contar para ninguém?

Confesso que o romance me surpreendeu de várias maneiras. Primeiro por ter uma escrita muito fluida e fácil, pois mesmo utilizando certas palavras de difícil compreendimento e desconhecidas para mim isso em nada afetou a fluidez da narração. Em segundo lugar por ter uma história romântica e engraçada que me tirou vários risos e suspiros.

Eu adorei os personagens, principalmente o casal principal, e posso dizer que isso é raro em romances (algo que me faz não ler com tanta frequência o gênero). O Damien é encantador e a Camille é inspiradora. Até os personagens secundários não ficam para trás, me conquistando cada um com seu jeitinho peculiar e único – e aqui abro um adento para o Michel, que foi o dono da maioria das minhas risadas -. Fiquei com saudades de todos depois que finalizei a leitura.

Assim como foi para mim, acredito que A Porta Trancada é um ótimo passo para quem quer começar a ler romances de época, já que a escrita não assusta e nem distancia o leitor da obra. Espero que esse romance nacional alcance o máximo possível de amantes do gênero e por isso aproveito para deixar aqui o meu agradecimento à autora por ter escrito essa obra tão cativante e apaixonante, sendo exatamente o que eu precisava no momento, mas que nem eu mesma sabia. Não percam a oportunidade de lê-lo, mesmo que você goste mais de romances contemporâneos, e desfrutem cada minuto ao lado dos personagens.

Resenha completa no blog Sonhando Através de Palavras.

site: https://sonhandoatravesdepalavras.com.br/2019/12/10/resenha-a-porta-trancada-aline-cristina-moreira/
comentários(0)comente



lari.picoca 27/11/2019

Maravilhoso!
Olá amores, como estão? Hoje eu vim trazer para vocês resenha de A Porta Trancada, uma releitura do conto O Barba Azul, escrita pela Aline Cristina Moreira.

Como já viram em posts anteriores, eu adorei essa leitura. Um livro super curtinho, mas cheio de emoção. É um romance de época que se passa na França no ano de 1804 (e o epílogo em 1805). Nele, somos apresentados a Damein, Camille e Michel.

Damien Leclerc é um libertino que precisa se casar pela quarta vez, e não está adorando a ideia. Em um dos bailes da temporada, ele conhece Camille, uma jovem cujos antepassados do rapaz não a assustam, e ambos acabam se apaixonando. Porém, o senhor Leclerc guarda um segredo que é descoberto com Camille logo após o casamento. E esse segredo pode custar a vida de um inocente.

A história é dividida em três partes: na primeira, temos o desenvolvimento do relacionamento entre Damien e Camille (sem deixar de lado o Michel que é um dos melhores personagens do livro, se não O melhor); na segunda, temos a apresentação do grande mistério envolvendo o senhor Leclerc e as tão misteriosas esposas mortas; na terceira e última parte, o segredo é revelado e descobrimos se a quarta esposa vive ou não.

Como a história é curta, é claro que o romance correu rápido. Mas eu não vejo isso como uma falha no livro. A autora não deixou, ao meu ver, nenhuma ponta solta e trabalhou os elementos do conto com maestria, mesclando-os com suas próprias criações. A escrita é fluida e a gente lê sem perceber que está chegando ao fim, sempre querendo mais e mais e mais.

A construção dos personagens ficou divina. A tensão do tal segredo me deixava mais ansiosa a cada palavra e devo dizer que não imaginava que seria o que foi revelado. Vi outras referências a histórias famosas, mas se eu contar aqui pode ser que eu dê um spoiler. Por isso convido você, caro leitor, a se aventurar pela mansão Leclerc e descobrir o que tem atrás da porta que nem sempre esteve fechada. Mas cuidado, principalmente se você for uma mulher...
comentários(0)comente



20 encontrados | exibindo 16 a 20
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR