Faces

Faces Caius Augustus

Resenhas - Faces

Evandro.Atraentemente 14/11/2019

Faces
Faces é um romance de fantasia obscura publicado pela Editora Chiado em Maio 2019. O autor Caius Augustus, inicialmente, planejou o enredo para ser um jogo, que chegou a ser criado com um software de RPG nos anos 2000. Posteriormente, a trama se transformou em uma HQ; e, finalmente, com toda a ideia amadurecida, foi publicado em formado de livro.

Horus é um sábio imortal, que pertenceu à antiga Ordem da Flor Espiral. Depois de um exílio, ele percebeu que seu mundo estava em caos. Todos os lugares e vilarejos que conhecia estavam mudados. O cenário era apocalíptico, cheio de névoas e escombros. A grande desordem, aparentemente causada por Ondrem, que se julgava o Deus dos homens, acabou rompendo a ligação entre tempo e espaço.

Os elementos conhecidos entraram em colapso, colocando em risco toda a existência. Horus suspeita fazer parte dessas transformações e resolve procurar por Dhil, o senhor do conhecimento, o antigo portador da sabedoria dos seus antepassados, que se encontra no Plano Espectral. Guiado por uma força que o impulsiona a trilhar entre mundos desconhecidos e assustadores, ele inicia sua busca por respostas que possam explicar toda essa desarmonia.

Ao longo de sua jornada, Horus se depara com criaturas que pertenciam a outros mundos. Enfrenta gárgulas, espectros e gigantes. Além da luta, aperfeiçoada por séculos, ele conta com um cajado poderoso, uma adaga e um arco de luz. Cada etapa de seu caminho é facilmente comparado às fases de um game, com novos desafios e cenários, que o leva ao destino final e ao desfecho esperado.

A trajetória de Horus também representa um mergulho em seu passado, revisitando as lembranças de sua existência imortal. Ao se confrontar com seu próprio reflexo, ele encontra respostas e descobre novos caminhos, fazendo com que sua missão se confunda com sua própria jornada. A evolução do personagem se compara ao processo evolutivo espiritual, onde os espíritos podem evoluir ou deixar-se contaminar com energias negativas e obscuras.

Alguns elementos valorizam o enredo, que parte de uma trama aparentemente simples. Um homem que tenta salvar seu mundo de um desequilíbrio que se expandia sem controle por todo o universo, colocando em risco a natureza das coisas. Porém, o universo complexo construído com esmero pelo autor é rico em detalhes e elementos, explorando ciclos, planos astrais, linha temporal, espirais, dimensões, portais e fendas do tempo. Tudo isso enriquece o trabalho de Caius Augustus, fazendo de Faces uma fantasia diferenciada.

Os capítulos definem os locais onde Horus se encontra, como O Mundo dos Homens, Paradoxo entre os Mundos, O Plano Espectral e Abismo das Sombras. Intercalados, o autor adicionou as Memórias Fractais, onde conhecemos um pouco do passado do personagem. Por fim, Caius Augustus inseriu trechos do Livro Negro, elemento importante na trama. Para ler, o leitor terá que decifrar seus códigos. Confira na foto abaixo uma das páginas:

O livro tem 394 páginas, folhas amareladas e letras confortáveis. Para quem já leu outros livros da Chiado, o material teve uma melhoria significativa, e a qualidade das folhas está excelente. A narrativa é em 3ª pessoa, e o texto incorpora alguns fragmentos do personagem em 1ª pessoa. Faces é uma dica principalmente para quem gosta de um enredo de fantasia, unido com a temática dos universos paralelos, linhas temporais, energia das áureas, portais do tempo, etc. O fim também é um recomeço. Boa leitura!

No blog você encontrará trechos e fotos do livro. Confira também outras resenhas.

site: https://www.atraentemente.com.br

Leticia.Brito 03/09/2019

Muito bom!
É de ressaltar que embora o género literário deste livro não esteja entre os meus preferidos ou aquele que normalmente escolheria para ler, esta obra foi uma surpresa positiva.

Faces é um livro do género fantástico da autoria de Caius Augustus, autor brasileiro extremamente ligado ao mundo das artes.

Com uma escrita leve e simples, mas uma narrativa surpreendente e bem delineada, temos um livro com o qual simpatizamos de imediato e que nos deixa sempre expetantes pela próxima página.

Personagens que marcam o leitor porque são realistas e poderosas, capítulos que fluem naturalmente, dinâmicos e bem estruturados.

Este é o primeiro livro do autor, mas quero crer que a este se seguirão outros.

A escrita é simples, mas é boa, e portanto, gostaria de ler mais do autor, quiçá noutro registo literário.

Não deixem de ler, estou certa de que se irão surpreender!

site: https://leticiabritoescritora.blogspot.com/2019/08/faces-de-caius-augustus.html

Daniella.Rossi 24/07/2019

Uma aventura sem precedentes
Livro maravilhoso, repleto de aventuras e descobrimento pessoal. Uma jornada de introspecção e crescimento pessoal. Personagem bem trabalhado e leitura fluida. Recomendo.

Nathanny 23/07/2019

gostei demais :D
Narrativa objetiva e sem enrolações. Historia densa, obscura e com partes bonitas que tiram do sufoco com momentos filosóficos e, por vezes, melancólicos. O que precisa ser contato é narrado com detalhes precisos, já o que não precisa, mas faz parte, fica para o final nos anexos para enriquecer a história e expandir o universo. Uma pena o cenário de literatura nacional não ter o devido espaço e nem o reconhecimento merecido.

O livro é bastante imersivo de um modo que te carrega pra outro universo com criaturas estranhas e interessantes, que desafiam a imaginação. Uma experiência estranha e diferente. Autor atento a detalhes q fazem a diferença. As lutas são muito legais, empolgantes, objetivas e cada golpe é possível de ser visualizado. No final do livro tem observações também e uns textos que complementam. A língua diferente está ao contrario viu rsrs, coloca num espelho e da pra entender. Já fica a dica aí.