Livre Para Recomeçar

Livre Para Recomeçar Paola Aleksandra

Resenhas - Livre Para Recomeçar

Raquel Lima (Destaque literário) 13/02/2020

"O amor próprio é o melhor presente que podemos nos dar... É por meio dele que libertamos as amarras do passado e descobrimos a melhor maneira de amar o reflexo que encontramos no espelho."

Anastácia conheceu o lado feio do amor quando se casou com o Conde de Vienne. Durante anos ela foi subjugada e maltratada pelo marido e quando achou que poderia enfrenta-lo, foi cruelmente tomada como louca e isso lhe rendeu 3 anos de muito sofrimento em um hospício do Rio de Janeiro.

Sua vida toma um rumo totalmente inesperado quando ela recebe uma visita que lhe traz a notícia sobre a morte do marido e, como consequência, o passe para sua liberdade.

Benício é filho bastardo de um dos maiores cafeicultores do Brasil. Um escravocrata cruel que não mediu esforços para oprimir e maltratar os filhos durante toda a infância. Mas tamanha maldade não foi o suficiente para suprimir o desejo de liberdade e justiça do filho e foi assim que Benício de Sá e seu irmão deram a volta por cima e juntos fundaram a Empreiteira de Sá, uma empresa empenhada em ajudar os mais injustiçados da época, os escravos.

A história de Anastácia e Benício começa quando a Empreiteira de Sá é contratada para transformar a fazenda De Vienne em um refúgio para aqueles que precisam ter um recomeço. Um projeto que nasceu no coração de Anastácia e que ganhou vida, assim que ela se tornou uma mulher livre.

Uma história sobre recomeços e sobre a importância de priorizar-se mesmo que as circunstancias tente impedir. É sobre como manter-se integro diante das adversidades e das injustiças da vida. E acima de tudo: acreditar que por mais que seja difícil, o amor sempre será o melhor remédio para curar um marcado pela maldade.

Um livro que traz um contexto histórico muito interessante sobre a escravidão, o preconceito e sobre como as mulheres eram subjugadas na época, bem como o comportamento daqueles que detinham um maior poder na sociedade. Gostei muito dos detalhes arquitetônicos que a autora inseriu na trama, o que deixou tudo mais real, fazendo total diferença.

A Paola tem uma característica especial na escrita que mexe muito comigo. Ela se derrama em sentimentos e transforma personagens em pessoas que nós queríamos ter sempre por perto. Personagens detentores de sabedoria, força e esperança e que não medem esforços para fazer o bem e ajudar aqueles que mais necessitam, mesmo que o coração esteja, ali, carregado de marcas dolorosas do passado.

Foi uma experiência de leitura muito agradável que quero guardar para sempre na memória. E a todos que gostam de histórias marcantes sobre superação e recomeço, eu fico feliz em dizer que esse livro é perfeito.

Instagram: @destaqueliterario

Lorraine.Dias 03/06/2021

História e romance
Um livro de romance ambientando em um Brasil do século XIX, onde são travadas diversas lutas por igualdade, dos quais algumas permanecem ainda hoje.
O livro vale muito a pena, me apaixonei.

Byfeferreira 22/02/2023

Bom, mas faltou algo!
Mais um livro com romance de época que eu não detestei!!!

Esse era um livro que estava na minha tbr há um tempo já e que eu estava curiosa para ler por ser nacional escrito pela Paola que eu acompanho e gosto muito.

De modo geral eu gostei do livro, achei a história interessante, com temas muito importantes e personagens cativantes. Mas achei a narrativa um pouco lenta em alguns momentos e os capítulos que não eram pequenos, não ajudavam também.

Também senti que mesmo gostando da leitura, não consegui me conectar e me importar muito com o que estava acontecendo, não fiquei com aquela sensação de precisar ler para saber o que ia acontecer.

Mesmo assim, achei interessante e gostei muito da escrita da Paola. Quero ler outros dela mais para frente para ver se gosto mais.
Kety 22/02/2023minha estante
??

Nath 29/03/2021

Péssimo
Um livro muito raso nas problemáticas que quer falar sobre, e sem falar na irresponsabilidade da autora de usar palavras como: denigrir, pele bronzeada, criado mudo. Ela decide falar sobre escravidão e racismo, mas usa palavras que reforçam isso, reforçam ódio. Totalmente incoerente. O livro não é traduzido de outra língua, e muito menos se pode usar a justificativa que ela não sabe que é errado o uso dessas palavras, já que ela falou tanto no canal dela sobre racismo, durante os anos, e o livro é de 2019!!
Além de uma escrita problemática, também é lenta com capítulos grandes sem necessidade.
Um casal sem química, e um clichê mal construído.

Ray 13/04/2021

Livre para recomeçar
Anastácia é uma jovem viúva que por anos foi calada por seu falecido marido. Agora, com a morte do Conde De Viennne, ganha a liberdade de recomeçar e construir um legado.

Benício De Sá carrega o peso de ser filho bastardo de um barão do café. Junto com seu irmão Samuel, Benício fundou a ?Empreiteira De Sá? e vive fazendo o que ama.

Os caminhos de Anastácia e Benício se cruzam de maneira leve em meio a um novo começo.

Amo romance histórico e fiquei super tentada depois de ler a sinopse deste livro. Já conhecia o trabalho da Paola, mas este foi o meu primeiro contato com a escrita dela e posso dizer que me surpreendeu!

Admito que no começo não consegui me conectar totalmente por estar lendo outras histórias, mas ainda assim forcei um pouquinho mais e só perto da metade do livro foi que consegui pegar o ritmo.

É uma história com uma carga emocional muito grande e assuntos importantes e fortes que fazem refletir. A Paola soube retratar tudo muito bem e com uma riqueza de detalhes...

Me apaixonei de cara pelos personagens e suas histórias, as meninas do abrigo, a irmã Dulce, os homens da empreiteira... são muito bem construídos!

Um romance histórico que te prende, te emociona e te faz refletir. Inspirador.

Ingrid 30/05/2021

A história é boa mas
Primeiro vou falar os pontos positivos do livro, o tempo histórico é bem construído, é possível notar que a escritora pesquisou bastante sobre a história do Rio de Janeiro.O final é satisfatório e temos a jornada de pessoas que sofreram muito mas que são muito fortes.
Bom agora oque eu não gostei, eu achei a história muito massante, o livro se repetia muitas vezes, a Anastásia e o Benício mesmo tendo passado por traumas diferentes eu não consegui distinguir a personalidade deles pois os dois ficavam o tempo todo repetindo coisas que eles já falaram, no começo era bom entender sobre oque eles passaram mas na metade para fim eu não aguentava mais, oque pra mim tornou eles um casal chato.
E eu não gosto muito de livros dramáticos, mas eu fui ler esse porque eu tinha lido o "volte para mim" e tinha amado então quando esse estava na pré-venda eu comprei. E posso dizer que tentei ao máximo gostar desse livro mas com todo esse tempo de pausa ainda não deu certo.
Então eu indico esse livro para quem gostar muito de drama, que gostaria de ver um livro contado sobre a história das mulheres que sofriam com a sociedade totalmente opressora e dos escravos que lutavam pela liberdade e que tenha muita paciência.

Queds 28/03/2021

Livre para Recomeçar tem uma narração densa, com muita carga emocional. Já no prólogo o coração fica apertado.

Anastácia, vive um casamento de abusos e violência. Um marido dominador e a faz parecer louca à sociedade e funcionários. Em uma época em que a mulher não tinha voz, e era contemplada como um objeto, uma propriedade do seu marido, com o desenvolvimento da história vamos acompanhar a transformação de Anastácia.

Em uma noite de de evento, Anastácia calcula cada passo e interação para não desencadear a fúria do marido. Entretanto, ela acaba perdendo o controle após descobrir mais uma faceta odiosa do Conde De Vienne, definindo assim o seu futuro após tentar expor o marido para a sociedade. Ela é diagnosticada como histérica e internada em um famoso Hospício para alienados no Rio de Janeiro.
Anastácia precisará ser forte, lutar e descobrir como recomeçar, construindo uma nova história.

Benício de Sá é o Bastardo do Café. Busca viver longe das garras de seu pai e luta diariamente contra a
opressão e a favor da liberdade dos negros. Junto com Samuel seu irmão, encontrou na construção civil um meio de mudar o seu futuro e de outros. Mesmo assim ainda é um homem preso ao passado, uma alma aprisionada.
Duas pessoas que trazem a marca da dor e querem se libertar, a história deles é muitos mais que um romance.

Ione.Bispo 27/05/2021

O primeiro livro que li da Paola Aleksandra, virei fã. Meu coração terminou o livro totalmente aquecido. Me emocionei com cada personagem e com a determinação de cada um em ter um novo recomeço. Foi um verdadeiro presente essa leitura. ???

Dudah 09/10/2020

Meu amor por essa história não possui limites!
Apesar de ter encontrado pequenos erros ortográficos, que não atrapalham a história, esse livro é perfeito.
A escrita da Paola e o jeito que ela desenvolve a história fez com que meu coração ficasse "quentinho" lendo.
A história da Anastácia e suas lutas são emocionantes, assim como o romance.
Além desse romance incrível entre Anastácia e Benício, a história é carregada de batalhas contra preconceitos e injustiças cometidos até hoje pela nossa sociedade, o que me fez chorar em muitos momentos.
"Livre para recomeçar" é o título perfeito para essa história e resume o que ela é.
Cheia de recomeços e medos superados, essa história te prende, te envolve e faz você querer abraçar esses personagens incríveis.

Ana 20/12/2023

O romance se passa no Brasil, no final do século XIX, e conta a história de Anastácia e Benício. Ela é uma jovem condessa, que vive em um casamento marcado por abusos físicos, psicólogicos e gaslighting. Seu marido é um homem violento, que a mantém presa em um hospício com a alegação de que a esposa é louca e sofre de histeria feminina. Após três anos, o marido de Anastácia morre e sua vida toma novos rumos. Agora, fora do hospício, ela precisa reconstruir a própria vida e curar suas feridas e traumas antes de se abrir para um novo amor.

Já Benício carrega o fardo de ser o filho bastardo do Barão de Magé, um notório cafeicultor. Ele encontrou na construção civil o motivo para vencer na vida sem depender do nome ou do título de seu genitor. Benício também tem que lidar com as marcas do passado e suas inseguranças.

Eu gostei do pano de fundo da história, a ambientação e a parte histórica foram bem interessantes, deu pra ver que a autora fez um bom trabalho de pesquisa. Mas achei o casal bem picolé de chuchu, a primeira parte foi de boas mas depois não senti muito clima entre eles...
Núbia Cortinhas 25/12/2023minha estante
O que é gaslighting?

Ana 25/12/2023minha estante
É quando o abusador mente e distorce as coisas para manipular a vítima e fazê-la duvidar da própria sanidade. No caso do livro o marido da mocinha faz todos acreditarem que ela está louca.

ste :) 30/01/2023

Liberdade
Foi o primeiro livro da Paola que eu li, mas não será o último.
Encantada com a sua escrita, com a leveza com que conduz a história e com o tanto que aprendi ao ler o livro. Revivi momentos em que estudava História do Brasil, me coloquei no lugar de muitos dos personagens e membi vivendo naquela época. Me peguei pensando no que faria.
A força e a voz que Anastácia teve marcou profundamente muitas vidas, toda uma sociedade.
Não é apenas um livro de história, é um livro de conhecimentos passados, presentes e futuros.

Paula 17/08/2022

Gostei mas...
O começo da história é ótimo, o que me empolgou para continuar. Porém ao longo da leitura fui achando a história um pouco maçante e não vi uma trama que amarrasse todos os personagens. Algumas cenas aconteciam de forma abrupta e eu não entendia o que estava acontecendo. Li algumas resenhas aqui no Skoob, e concordo sobre os personagens serem muito perfeitinhos, mesmo assim gostei de todos, o mocinho é uma pessoa maravilhosa e todo o romance é muito lindo, especialmente quando os dois se encontravam. Também gostei muito do contexto histórico de 1880 e da representatividade negra e indígena na história. A Paola é uma querida e gostei muito de ter conhecido a sua escrita, apesar disso achei um pouco formal demais, mesmo sendo um romance de época. Outro ponto que gostei muito foi toda a força feminina com o apoio que elas receberam e o quanto é importante acreditar em si mesmo, se reconstruir para poder se abrir para o amor.

Júlia 02/02/2021

Romance pra quem gosta de história do Brasil
A autora obviamente pesquisou MUITO pra produzir um livro tão rico de imagens do Brasil, espaços e pessoas que realmente existiram e tornar a história realmente pertencente ao seu tempo. Gostei bastante mesmo, começa bem dinâmico, contudo acho que enrola um pouquinho a partir da metade e às vezes um pouco cansativo quando retrata muito do que o personagem está pensando, que fica um pouco repetitivo. Por fim, acredito que é uma leitura gostosa, divertida e que recomendo!

CammisFiggueiredo 26/12/2023minha estante
Cara... Eu acabei de ler esse livro e até agora você é a única leitora que notou o foto e teve a mesma sensação que eu. Estava adorando o livro, até a menção da querida e a história da família real ser aversa a escravidão e torturas. Decepcionada com esse final ?

Fabricia 18/03/2023

? Releitura: 17/03/2023 ?
? Lido em: 27/08/2020

"Livre para recomeçar é um romance que usa o Brasil como pano de fundo. Mas, mais que isso, é uma jornada sobre perdão, recomeço e amor."

Apesar de tantos assuntos difíceis e momentos dolorosos, ver os personagens ganhando voz e como a Pah soube tratar tudo com tanta delicadeza, narrativa gostosa e leitura fluída, fez com que eu terminasse o livro com um sorriso e o coração quentinho.

? Paola trabalha aqui vários temas:
? Escravidão
? Liberdade de expressão
? Perdão
? Amor próprio
? Superação
? A visão de qual era a posição da mulher dentro da sociedade naquela época

? Para motivar a sua leitura:
? Um livro que se inicia na França e depois traz uma descrição fantástica do Rio de Janeiro no século XIX
? Tem romance de te fazer suspirar, drama e até suspense
? Repleto de referências históricas e arquitetônicas
? Panorama social e político da época
? Personagens fortes e incríveis
? Sobre cura, apoio, amor e cuidado
? Tem música, mapa e folhetim
? Participação de personalidades importantes
? Prepare-se para querer marcar uma frase a cada página
? Tem muitas descrições detalhadas dos ambientes e sentimentos dos personagens, que eu amo
? Me emocionei em diversas partes do livro
? Um livro que traz vários ensinamentos para nossa vida
? Amei as referências de arte e cultura de um modo geral
? Me surpreendeu, pois não foca muito no romance e sim na superação dos personagens, tanto os principais quanto os secundários
? Me despertou muita vontade de conhecer o Rio de Janeiro
? Envolvente e te inflama o senso de justiça
? É aquele tipo de livro que deixa o coração quentinho
? Tem até frutas e comidas típicas, sério esse livro é completo