De amor e de sombra

Resenhas - De Amor e de Sombra

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Daniellarodrigues 25/04/2024

Romance na ditadura
A história é simples e os plots são previsíveis. O tempo todo a gente tem a sensação de "já vi isso antes", uma moça inocente que se apaixona por um rapaz com uma personalidade mais radical e acaba perdendo a inocência durante o processo e etc, apesar disso, gostei bastante da leitura, pois Isabel Allende se dedicou muito em descrever os horrores causados pela ditadura no Chile (bem similar com o ocorrido no Brasil). A prosa da escritora é bastante fluida e prazerosa. Às vezes, fluida até demais, pois ele minimiza o uso de pontos finais e algumas frases correm soltas. Existe muito lirismo na escrita dela, me lembrando Paulo Lins na Cidade de Deus. Isabel Allende parece se inspirar no Gabo pois faz uso do realismo fantástico junto ao fato de sua prosa faz parecer que ela está contando uma história para um amigo. Recomendo a leitura ??

Hester1 25/02/2024

Leitura impactante! Impactante e obrigatória acho, principalmente para nós da América do Sul que já sofremos tantas Ditaduras e parece querermos uma nova

Camila1856 02/02/2024

Estou impactada!
Essa é uma leitura que me pegou de surpresa. Comprei o livro num sebo, muito influenciada pela primeira leitura que fiz de Isabel Allende, "A Casa dos Espíritos". Me apaixonei pela história de ambos e sempre fico impressionada pelo poder que Isabel tem de construir personagens fortes e cativantes, daqueles que a gente se apega e quer lutar por eles.

O contexto do livro é a ditadura de Pinochet. E o livro retrata de uma forma muito gráfica todas as cenas, o sofrimento, a angústia de todos os que vivenciaram o período. Ao mesmo tempo que tantas desgraças acontecem, vemos a evolução e amadurecimento de Irene Beltrán, como pessoa e mulher crítica frente à ditadura, e também vemos como a união com Francisco traz um amor leve e sereno, capaz de fazê-los ir muito longe juntinhos.

O amor e a sombra andam lado a lado nesse romance e a todo momento o pior parece estar prestes a acontecer. Recomendo muito!

VitAria1331 26/01/2024

A história latina é um romance comum
A Isabel Allende é um génio, reconhecer na escrita dela a identidade latina é um grande prazer

Impressionante como esse é o segundo romance dela

lucianem 11/01/2024

De Amor e de Sombra
Este é o segundo livro escrito por Isabel Allende, e conta a história de dois jovens, Irene e Francisco, que, ao fazerem uma reportagem sobre uma menina que supostamente faz milagres, acabam se envolvendo com os abusos do submundo da ditadura militar que governa seu país, enquanto se apaixonam perdidamente um pelo outro.

Já conhecia o sucesso da Isabel Allende como escritora, mas só ano passado li uma obra sua, por indicação do Pedro Pacífico, o Bookster.
O livro foi Violeta. A partir daí, me encantei com sua escrita e já li, com este livro, cinco obras suas e não pretendo parar!

Bia 25/12/2023

Esta história começa no ponto em que termina a história do livro A Casa dos Espíritos: durante o golpe militar de 73, no tempo do Presidente Salvador Allende.

O livro é, no fundo, uma história de amor, atormentada pelas sombras. As sombras do regime militar totalitário imposto no Chile.

Muitos fãs do primeiro livro de Allende consideram que este carece de magia. Não concordo com eles. É simplesmente um tipo diferente de magia. A magia deste livro é de um tipo mais moderno, sem tantas rendas e cavalos, mas com moto e jornalista.

Este livro tem uma forte componente política, uma visão não filtrada do que era o Chile durante a Ditadura, com bairros ricos, limpos e vedados, rodeados de miséria, e nada no meio. Como leitores, viajamos de uma dessas casas elegantes para uma pequena cabana no campo, onde a filha mais nova de uma família foi raptada, violada e enterrada por soldados. Todos sabem o que aconteceu, mas ninguém faz nada, exceto Irene Beltran e Francisco Leal, uma jovem jornalista filha de uma socialite chilena e um jovem fotógrafo idealista filho de imigrantes espanhóis.

Irão descobrir uma vala comum clandestina e expor Pinochet ao mundo (obs no livro Violeta a Isabel Allende repete esse enredo, o que me confundiu bastante na leitura)

No processo, apaixonaram-se se tornam exilados, fugindo das sombras.

karol535 09/12/2023

Primeiro da Isabel com 3,5
Eu gostei muito da ideia do livro, mas acho que a execução ficou um pouco perdida pra mim. as histórias de alguns personagens me pareceram um pouco soltas, como o poder da Evangelina. não consegui me apegar à personagem principal... gostei mais do Francisco e principalmente da família dele, o que não é algo ruim de jeito nenhum. mas acho que foram só detalhes, porque a narrativa em si é bem fluida e envolvente, como toda história da Isabel.

@eu_rafaprado 11/11/2023

Maravilhoso, porém pesado.
"De Amor e de Sombra", de Isabel Allende, 4,5 de 5 estrelas (280 páginas, tempo médio de leitura: 9:00 horas).

Os livros de Isabel Allende são mágicos; desde o início da leitura, ela nos transporta para um universo cheio de realismo fantástico, acontecimentos e personagens que chegam à beira do absurdo, do improvável e, ao mesmo tempo, são reais, críveis ao ponto de levantar a suspeita de que Isabel os conheceu.

"De Amor e de Sombra" é um romance apaixonante de Isabel Allende que transporta os leitores para o cenário político turbulento do Chile durante os anos 70. A história segue a jornada de Irene Beltrán, uma jovem jornalista, e Francisco Leal, um fotógrafo corajoso, enquanto desafiam o regime opressivo do ditador chileno. Em meio a perigos e segredos do passado, o amor floresce entre eles, forjando uma conexão profunda e duradoura. Allende tece habilmente temas de amor, justiça social e resiliência, criando uma narrativa envolvente e comovente que explora a interseção entre a luz do amor e a sombra da opressão. Neste livro, os personagens lutam não apenas por seu amor, mas também pela verdade e pela justiça
em um mundo cheio de segredos sombrios. "De Amor e de Sombra" é uma obra-prima literária que cativa o coração e a mente, lembrando-nos da importância de resistir em face da adversidade. Publicado em seu exílio, enquanto o Chile ainda enfrentava muitos sofrimentos,
este livro, o segundo da autora, que sucede o sucesso "A Casa dos Espíritos", nasce como uma denúncia.

O livro conta ainda com personagens secundários fascinantes, como a empregada da casa de Irene, os idosos que moram no 'lar/asilo' que a mãe de Irene construiu para sobreviver às penúrias, o cabeleireiro
que acolhe e ajuda Irene em suas fugas, o pai de Francisco, que mantém um jornal clandestino para denunciar o regime, entre muitos outros que permanecem em nossa mente por muitos dias após a leitura.

Essa foi uma leitura conjunta com meu amigo @marcosmelhado

É importante ressaltar que Isabel Allende é a autora mais lidas e renomada da língua espanhola.
#isabelallende #deamoredesombras #Deamorydesombra
Gilmar 12/11/2023minha estante
Incrível!

Isaqsf 15/09/2023

Bem, de primeira impressão começa-se uma história bastante maçante, porém fiquei extremamente estupefato com tamanhas sensações que o mesmo proporcionou em mim!
Engana-se que é um romance de época ou algo do tipo, o mesmo traz a tona os impactos que um governo déspota pode-se trazer para o povo!

Pilardelatorre 09/09/2023

Sem palavras pra esse livro. Profundo em todos os sentidos, a forma como a autora descreve o amor dos personagens é muito emocionante.
Um livro que se passa em uma ditadura, há anos atrás e que mostra um contexto que pode facilmente ser vivido atualmente.

Marcia 21/08/2023

Livraço!!! Mais uma leitura incrível pra conta!
A história se passa no Chile, período da ditadura de Pinochet. Nesse livro vamos conhecer a história de quatro famílias, desde quando seus filhos nasceram até se tornarem adultos. Nesse percurso muitas dificuldades viveremos com os personagens. Toque de recolher, repressão, autoritarismo, controle das conversas, controle das notícias, pessoas desaparecem, outras são retiradas de suas casas brutalmente e nunca mais voltam... Não ha direito a defesa.
A protagonista é uma jornalista que "a partir de uma reportagem rotineira, um mundo estranho, oculto pela história oficial, revela-se a Irene, jornalista proveniente de uma família aristocrata, e a Francisco, fotógrafo filho de um professor anarquista, fazendo-os se sentir moralmente responsáveis pelos fatos cruéis que se sucedem" ( sinopse)
Livro que recomendo a todos. Leitura fácil apesar do assunto ser dificil. Muitas emoções e aprendizado.
Leiam! É realmente um livraço.
Valeu!!!
Isabel 21/08/2023minha estante
Também amei esse livro, Márcia

Lari1979 12/07/2023

Outro lido na faculdade. Meu primeiro contato com a autora. Lembro de ter gostado. Angustiante, porém libertador.

Bárbara Vitoriano 17/05/2023

Personagens sem filtro
Tinha tanto tempo que queria ler @allendeisabel e tinha tantas opções com indicações para começar quando me dei conta de que tinha um exemplar de "De amor e de sombra" em casa.

A autora chilena conta uma história de amor tendo como pano de fundo a ditadura chilena, mas acho que mais que isso, ela fala da América Latina como um todo e tudo o que vivemos, junto com as consequências disso, claro.

Às vezes parece dura, mas está apenas sendo real, sem filtro. Faz o mesmo com os personagens que parece que conhecemos há tempos.

Mas se tem uma coisa que me fez me apaixonar de antemão pela história foi a epígrafe: ela guarda a história para escrever depois junto com outras tantas histórias que lhe contaram, para que o vento (ou o tempo) não apague.

Escrever é mesmo um negócio doido. Doido e maravilhoso, ainda mais quando a pessoa tem o dom de transformar o cotidiano em extraordinário.

site: https://amzn.to/435HF8A

1 | 2 | 3 | 4 | 5