Rádio Silêncio

Rádio Silêncio Alice Oseman

Resenhas - Rádio Silêncio

Jess 03/06/2021

Tenho me sentido curiosa sobre essa autora há um tempo, então esse é o meu primeiro livro dela, o primeiro contato que tenho e eu realmente adorei.

A leitura é divertida, bem fluida e isso também se deve aos capítulos curtos, mas a história também vai te conquistando aos poucos com personagens intensos, dramas adolescentes, assuntos de saúde mental e questionamentos da vida adulta.

O livro tem uma representatividade enorme e, para mim, tornou mais fácil me apegar aos personagens, pois, como eu me vi ali nas páginas, era fácil entender as suas escolhas, as suas ações, etc... E não só isso, mas como vários outros assuntos importantes que são abordados, alguns de forma mais leve e que são só mencionados por cima da história, que são sempre muito bem vindos, ainda mais tratados da forma como foi nesse livro.

É uma livro que me arrancou muitas risadas, um pouco de raiva e também me deixou sorrindo em vários momentos. Com certeza foi uma ótima primeira impressão dos livros da Alice e que vai me fazer querer ler todas as suas outras obras.

Agora apenas me resta lidar com a minha vontade de ouvir Universe City o dia inteiro.
Nathan @nathan.deus 07/06/2021minha estante
A escrita da Alice me dá uma sensação de lar, eu amo muito, a hq Heartstopper é simplesmente um quentinho no coração em forma de hq??

Aslan 06/11/2022minha estante
Eu achei simplesmente perfeito, os personagens são muito bem feitos e eu entendo eles, especialmente Aled, entendo todas as suas escolhas e me identifico com ele, depois de ler isso me deu muita vontade de ver universe city, ti pensando em passar a madrugada lendo ksksksks

carolrhuana_ 14/11/2022minha estante
esse é o primeiro livro da trilogia? queria saber a ordem pra começar a ler

Jess 14/11/2022minha estante
Os livros são do mesmo universo, mas eles não são uma trilogia. Você pode ler eles separadamente.

carolrhuana_ 14/11/2022minha estante
ata, obrigada!! confundi pq vi que tavam vendendo box com os três

euindy 13/07/2022

"OLÁ, ESPERO QUE ALGUÉM ESTEJA OUVINDO"
Mais um livro da Alice Oseman que leio e ela nunca decepciona. QUE LIVRO INCRÍVEL, sinto que li ele no momento certo. É uma perfeição em forma de livro, virou um dos meus favoritos da vida! ??

" Me chame apenas de Rádio. Rádio Silêncio. Afinal, sou só uma voz numa rádio, e pode ser que ninguém esteja ouvindo."

Rádio Silêncio é um livro de autodescoberta, fala sobre a pressão para alcançar o sucesso e identidade.

Nele conhecemos Frances, uma garota sonhadora e cheia de metas, mas presa na pressão escolar que a faz se afastar de quem ela realmente é. Frances é apaixonada pelo podcast chamado Universe City, o criador do podcast é um mistério...

?Ser inteligente era, afinal, minha principal fonte de autoestima. Sou uma pessoa muito triste, em todos os sentidos da palavra, mas pelo menos ia entrar na universidade.?

Aled é um jovem tímido, e muito introvertido. Personagem conhecido também por estar nas HQs de Heartstopper. De uma maneira linda e inusitada o Aled e a Frances começam uma verdadeira amizade. E os dois se completam muito, apesar de se mostrarem tão diferentes em certos aspectos.

Sim, Rádio Silêncio é cirúrgico. É um livro gostosinho de ler, Alice Oseman fala de temas super importantes de uma forma bem natural e fluída.

Os personagens são reais, ao decorrer do livro você consegue se identificar com cada um deles. Fiquei encantada por cada parte dele, ele se tornou um dos meus livros favoritos da Alice Oseman.

Rádio Silêncio é um livro que todos deveriam dar uma chance, e ler essa perfeição!! ?

Escute a sua própria voz...
juvenustre 10/01/2023minha estante
Aaaa deu tanta vontade de ler dps dessa resenha ??

júlia 10/01/2023minha estante
quero tanto reler denovo:(

euindy 10/01/2023minha estante
@juvenustre leiaa, é perfeito!

euindy 10/01/2023minha estante
@júlia verdadee

aylapsb 10/01/2023minha estante
esse livro é o maior

euindy 11/01/2023minha estante
@aylla sem dúvidas!!

Rosangela Max 27/03/2022

Estranho, mas de um jeito bom.
Achei interessante a maneira um tanto confusa que a autora utilizou para expôr uma problemática. Nem sempre o confuso é negativo e ela soube utilizar bem isso.
Os personagens são ótimos, mas pouco trabalhados. A maioria é de jovens tentando se encontrar na vida.
Um personagem que tem um papel pequeno mas que gostei muito é a mãe da Frances. O Aled também é incrível!
É uma história que retrata que a fantasia muitas vezes é utilizada como uma válvula de escape da realidade. Um artifício que, nós leitores, conhecemos muito bem.
A mensagem foi passada. O poder de se ter bons amigos.
Gostei e recomendo a leitura.

Let 20/02/2022

Uma história linda sobre amizade e crescimento
Os personagens são complexos e cativantes. Me Identifiquei tanto com a Frances, a forma como ela se cobra, como tem dificuldade de criar conexões com as pessoas, como se sente solitária.

Não esperem um romance, porque o foco desse livro é a amizade dos personagens, a pressão da vida adulta e a evolução/crescimento deles, buscando seu lugar no mundo.

Achei que algumas questões ficaram abertas, sem resposta. Mas acho que era intenção da autora. O problema é que sou curiosa ??

Indico demais! Me emocionei lendo! Frances eu te amo!

luh 15/12/2023

Mesmo demorando muito pra ler esse livro achei ele muito bom!! entrei numa ressaca literária muito forte esse ano que só passou agora.
achei o livro fofo, adorei que ele mostra que a vida não acaba depois que a escola termina, mesmo que seja exatamente isso que eu esteja sentindo considerando que a minha formatura do ensino médio é literalmente amanhã

Dora 02/02/2022

"Queria que a nossa vida não dependesse de nossas notas"
Mergulhei nesse livro com um total de zero expectativas, e sai do mergulho tendo ele como um dos meus livros favoritos. Essa história entrou na minha vida no melhor momento possível: 5 dias antes do meu último primeiro dia de aula do ensino médio. Assim como a personagem principal, sempre achei que grande parte do meu valor residia na validação acadêmica. As vezes me sinto tão pra trás, que tudo vira uma corrida afinal. Ainda nem comecei a correr. Estaremos sempre presos nesse infinito loop que nos faz estudar, trabalhar e sermos infelizes? O livro nos lembra que a vida é muito mais que isso.
É como um coming-of-age que te faz ficar animado e aflito, você se envolve nesse grupo de pessoas e se torna uma grande amiga deles. Para os que gostaram de ler "as vantagens de ser invisível" essa leitura de Rádio Silêncio vai ser perfeita também. Tem muita representatividade.
Acho que resenha nenhuma vai fazer jus a esse livro, ele é simplesmente brilhante.

Rog 05/02/2024

Muito se fala sobre fazer faculdade, pouco se fala de toda a pressão sofrida e os questionamentos, não deviamos ter que decidir as coisas tão cedo!
É muito bom sentir que não está sozinho, que tem muito gente que se sente como você, rádio silêncio me ajudou muito num momento um pouco complicado.
Se você é um jovem que sente toda a pressão de entrar em uma faculdade, conseguir um emprego bom e ser perfeito em tudo, acho que esse livro pode te confortar de alguma forma ;)
Mainara Bovo 05/02/2024minha estante
Queria ter lido ele alguns anos atrás?

fontbooks 05/02/2024minha estante
oi pode curtir minha última publicação?

annacsfraccaro 04/10/2023

Espero que alguém esteja me ouvindo?
No início não estava gostando muito, estava achando muito bobinho em comparação com os outros livros da Alice, mas depois tudo começou a fazer sentido.
Começaram os temas pesados, pesados até mais do que eu espetava.
É um livro maravilhoso, como todos os outros da Alice. A história é incrível, os personagens são incríveis, amei esse universo.
Acredito que pessoas que tenham problemas com os pais deveriam passar longe desse livro, porque há vários gatilhos sobre esse assunto.

sue 07/04/2021

queria que tivesse 900 páginas a mais
gente, sério, eu tô apaixonada que livro maravilhoso, só elogios: capítulos pequenos, narração em primeira pessoa, leitura fluída e o enredo que cativa. a leitura é tão gostosinha que daria pra ler por umas duas vezes seguidas tranquilamente.

Jackeline 03/05/2022

"Você provavelmente acha que Aled Last e eu vamos nos apaixonar um pelo outro ou coisa assim. Já que ele é um garoto e eu, uma garota. Só queria dizer que? Não vamos. Só isso."

Esse é um dos livros que mais teve uma leitura leve e gostosinha. Foi incrível me sentir dentro da história, me identificar, ficar ansiosa e com medo do que poderia acontecer com Aled e Frances! O livro trouxe temas importantes a serem discutidos, e é o que me deixou ainda mais presa nele. Falar sobre assexualidade, homossexualidade, bisexualidade, válvulas de escape para te tirar do "futuro perfeito" na visão dos seus pais, a relação superprotetora e destrutiva da mãe, o abandono, amizades, conflitos internos, autoconhecimento, adolescência, saúde mental, TUDO. Foi muito bom ver os personagens trazendo esses assuntos, dialogando sobre depressão, ansiedade, trazendo na história a importância para esses cuidados. Sei lá, senti um ódio imenso pela mãe do Aled, mas ao mesmo tempo, um amor inexplicável pela mãe da Frances, um acolhimento que não sei explicar. Fiquei muito mexida com o quanto a sociedade e os familiares pressionam os adolescentes, pressionam para serem os melhores nas escolas, para escolherem as melhores faculdades, os melhores empregos e esquecem que eles são só adolescentes, sabe? E que precisam ser felizes com suas próprias escolhas. Foi incrível ver o amadurecimento dos dois em suas decisões, e o quão lindo são as conexões que podemos fazer com as pessoas. Recomendo muito pra vocês!
Giovanna 03/05/2022minha estante
MEU DEUS não sabia que era sobre o Aled!!!

Rosa 03/05/2022minha estante
QUE RESENHA MEUS AMIGOS

Jackeline 03/05/2022minha estante
SIMMMM!!! É o protagonista que tem todo meu coração

Ain, obrigadan ?

Sabrina758 03/05/2022minha estante
Nem tava com tanta vontade assim de ler esse, mas acho que tu me convenceu a dar uma chance.

Jackeline 03/05/2022minha estante
Por favooor, se dê uma chancezinha vá ?

B!A 22/01/2023

Acho que rádio silêncio é um livro triste, apesar de ter partes engraçadas, é um livro muito triste, mas, é um livro extremamente incrível

Esse livro é pra quem tá saindo da escola e não sabe o que fazer, pra quem não está sendo ouvido, pra qualquer um que queira sentir algo, acho.

A amizade de Aled e Frances é linda, passa por altos e baixos é claro, como todas. Pessoas tem problemas, são difíceis de lidar, e não ia ser diferente com eles.

Eu gosto muito da escrita da Alice então sou meio suspeita pra dizer, mas os personagens são muito bem desenvolvidos e o livro é muito bem escrito.

Pra quem acompanha o osemanverse esse livro é cheio de referências a pessoas e acontecimentos de Um ano solitário (solitaire), e isso é de encher o coração.

Amei demais esse livro, saber que a vida não se resume a: faculdade = conseguir um bom emprego = dinheiro = felicidade é muito gratificante, por assim dizer, mas ver os personagens percebendo isso conforme os acontecimentos do livro é muito legal.

Acho que é isso e essa resenha já ficou grande demais, esse livro com certeza vai pra lista dos favoritos.

navee 17/01/2023

alice oseman voce me paga
teve um final feliz mas a que custo meus amigos eu me sinto completamente quebrada desolada miseravel estou prestes a me jogar do primeiro predio que eu ver
Lua 17/01/2023minha estante
Quando li fiquei assim, livro maravilhoso todo mundo sofreu lá e eu sofri aqui

eu.laaaa 01/04/2023

Olá, espero que alguém esteja ouvindo
?Fico me perguntando... se ninguém está ouvindo minha voz, estou fazendo algum som??

Muito bom, mesmo, esse livro é muito mais do que se espera. Os personagens são marcantes, a escrita como esperado da Alice é bem leve e rápido de ler e a história nem se fala.
O livro mostra o fascínio da Frances pelos estudos e sua obsessão de vida perfeita moldada pela pressão estudantil e social. Até descobrir que Aled, irmão gêmeo de sua (ex) melhor amiga é o dono do seu podcast favorito da vida.
A melhor coisa que Frances fez foi conhecer o Aled. Mesmo os dois tendo cada um (e juntos) suas próprias dificuldades eles conseguiram de certo modo melhorar a vida de cada um. Aled teve a ajuda de Frances para se destrair um pouco de sua mãe totalmente maluca e Frances finalmente teve alguém para poder mostrar sua verdadeira personalidade, na qual era a Frances de fora da escola, que ouvia podcasts, gostava de arte e desenhava.
As referências da vida pessoal de Aled para o Universe City foram impecáveis! Fiquei curiosa sobre o podcast porque ele parecia ser muito legal e as ideias foram super criativas.
Na metade do livro ja tinha descoberto quem era February Friday mas com cada vez mais evidências de que era quem eu achava minha cabeça começou a explodir de tanto sentido que fazia e o quão direitinho se encaixava na história. Eu amei o final, Aled acabou ficando bem, ele e a Frances fizeram as pazes, Daniel e ele ficaram bem, e ele reencontrou a irmã.
(Só fiquei curiosa com o que aconteceu com a mãe dele após a cena do trem.))

Rafaela 29/07/2021

Jovens leiam
Li porque esse ano vou fazer o enem, estava procurando um livro que pudesse me identificar e adquirir novas visões relacionadas ao vestibular e a faculdade, esse livro foi perfeito para isso. Sempre colocaram na minha cabeça que só estudando muito o que está na grade curricular, passar no enem e fazer uma boa faculdade eu seria bem sucedida, mas quando eu cresci, eu percebi que o mundo não é feito dos ?inteligentes? e sim dos ?espertos?, não adianta nada ser super inteligente, porém não saber lidar com o mundo. Não estou dizendo que estudar não proporciona futuro, eu sei o valor da educação e dos estudos na vida das pessoas, mas o que estou dizendo e que interpretei do livro é que podemos ser bem sucedidos e felizes em áreas não convencionais, ou talvez sem precisar de uma faculdade. Sermos úteis e necessários para o mundo sem ser bom em alguma matéria, além de que crianças e adolescentes não precisam ser tão pressionados a estudarem o tempo todo e não serem punidos por isso e que aqueles que querem estudar o tempo todo não sejam criticados ou hostilizados. É um bom livro para quem está nessa fase pré vestibular.
honey 29/07/2021minha estante
amei sua resenha!

giu! 29/07/2021minha estante
linda a sua resenha, fiquei completamente influenciada pra ler o livro

Becky 29/07/2021minha estante
A resenha ficou perfeita

Suzy 29/07/2021minha estante
Sempre tive esse pensamento. Porém vivo numa família que fez(faz) faculdade e querem que eu faça, sendo que não ligo pra isso, prefiro só ter um emprego no meu canto. Tenho os meios de estudos mas se não ligo em passar pra que estudar? Não estudando fiquei em 37 de 205 pessoas. Uma classificação boa porém não tanto pro números de vagar(mas to classificada). Enfim façam o que vocês querem e não ouçam os outros.

Rafaela 29/07/2021minha estante
Pessoal, leiam mesmo, eu não falei na resenha, mas o livro é muito fácil de ler por ser uma linguagem direcionada aos jovens e os personagens são encantadores e tem muita representatividade, além de um enredo bem construido. Mas, para quem é sensível para alguns temas, tome cuidado ao continuar a leitura, não é nada pesado, mas é só para ninguém ser pego de surpresa.

Juu 16/07/2022

Alice Oseman decepciona nuncaaaa
Que livro delicioso de ler sério, me identifiquei DEMAIS com a principal, oq me trouxe uma conexão enorme com o livro!
Recomendo q todos os adolescentes leiam essa obra prima e reflitam sobre a mensagem que é passada , e se sintam acolhidos como eu me senti
Daniel Dornelas 16/07/2022minha estante
Alice Oseman = tudo