Rádio Silêncio

Rádio Silêncio Alice Oseman

Resenhas - Rádio Silêncio

Jackeline 03/05/2022

"Você provavelmente acha que Aled Last e eu vamos nos apaixonar um pelo outro ou coisa assim. Já que ele é um garoto e eu, uma garota. Só queria dizer que? Não vamos. Só isso."

Esse é um dos livros que mais teve uma leitura leve e gostosinha. Foi incrível me sentir dentro da história, me identificar, ficar ansiosa e com medo do que poderia acontecer com Aled e Frances! O livro trouxe temas importantes a serem discutidos, e é o que me deixou ainda mais presa nele. Falar sobre assexualidade, homossexualidade, bisexualidade, válvulas de escape para te tirar do "futuro perfeito" na visão dos seus pais, a relação superprotetora e destrutiva da mãe, o abandono, amizades, conflitos internos, autoconhecimento, adolescência, saúde mental, TUDO. Foi muito bom ver os personagens trazendo esses assuntos, dialogando sobre depressão, ansiedade, trazendo na história a importância para esses cuidados. Sei lá, senti um ódio imenso pela mãe do Aled, mas ao mesmo tempo, um amor inexplicável pela mãe da Frances, um acolhimento que não sei explicar. Fiquei muito mexida com o quanto a sociedade e os familiares pressionam os adolescentes, pressionam para serem os melhores nas escolas, para escolherem as melhores faculdades, os melhores empregos e esquecem que eles são só adolescentes, sabe? E que precisam ser felizes com suas próprias escolhas. Foi incrível ver o amadurecimento dos dois em suas decisões, e o quão lindo são as conexões que podemos fazer com as pessoas. Recomendo muito pra vocês!
Giovanna 03/05/2022minha estante
MEU DEUS não sabia que era sobre o Aled!!!

Rosa 03/05/2022minha estante
QUE RESENHA MEUS AMIGOS

Jackeline 03/05/2022minha estante
SIMMMM!!! É o protagonista que tem todo meu coração

Ain, obrigadan ?

Sabrina758 03/05/2022minha estante
Nem tava com tanta vontade assim de ler esse, mas acho que tu me convenceu a dar uma chance.

Jackeline 03/05/2022minha estante
Por favooor, se dê uma chancezinha vá ?

euindy 13/07/2022

"OLÁ, ESPERO QUE ALGUÉM ESTEJA OUVINDO"
Mais um livro da Alice Oseman que leio e ela nunca decepciona. QUE LIVRO INCRÍVEL, sinto que li ele no momento certo. É uma perfeição em forma de livro, virou um dos meus favoritos da vida! ??

" Me chame apenas de Rádio. Rádio Silêncio. Afinal, sou só uma voz numa rádio, e pode ser que ninguém esteja ouvindo."

Rádio Silêncio é um livro de autodescoberta, fala sobre a pressão para alcançar o sucesso e identidade.

Nele conhecemos Frances, uma garota sonhadora e cheia de metas, mas presa na pressão escolar que a faz se afastar de quem ela realmente é. Frances é apaixonada pelo podcast chamado Universe City, o criador do podcast é um mistério...

?Ser inteligente era, afinal, minha principal fonte de autoestima. Sou uma pessoa muito triste, em todos os sentidos da palavra, mas pelo menos ia entrar na universidade.?

Aled é um jovem tímido, e muito introvertido. Personagem conhecido também por estar nas HQs de Heartstopper. De uma maneira linda e inusitada o Aled e a Frances começam uma verdadeira amizade. E os dois se completam muito, apesar de se mostrarem tão diferentes em certos aspectos.

Sim, Rádio Silêncio é cirúrgico. É um livro gostosinho de ler, Alice Oseman fala de temas super importantes de uma forma bem natural e fluída.

Os personagens são reais, ao decorrer do livro você consegue se identificar com cada um deles. Fiquei encantada por cada parte dele, ele se tornou um dos meus livros favoritos da Alice Oseman.

Rádio Silêncio é um livro que todos deveriam dar uma chance, e ler essa perfeição!! ?

Escute a sua própria voz...
juvenustre 10/01/2023minha estante
Aaaa deu tanta vontade de ler dps dessa resenha ??

júlia 10/01/2023minha estante
quero tanto reler denovo:(

euindy 10/01/2023minha estante
@juvenustre leiaa, é perfeito!

euindy 10/01/2023minha estante
@júlia verdadee

aylapsb 10/01/2023minha estante
esse livro é o maior

euindy 11/01/2023minha estante
@aylla sem dúvidas!!

aylapsb 16/04/2022

hello. I hope somebody is listening
eu já quero começar essa resenha falando o quanto eu amei esse livro, foi o primeiro livro que eu li da alice oseman sem contar heartstopper, e eu tenho que dizer que ele me impressionou muito

a amizade entre frances e aled é linda demais, a conexão dos dois é o ponto principal da história, eu achei muito bom o jeito de como a alice mostrou essa relação deles sem trazer qualquer romantismo ou segundas intenções

a escrita da alice é *chef kiss*, é aquela escrita que voce le 50 páginas sem nem perceber o tempo passando, e eu definitivamente quero muito ler outras obras dessa deusa

esse livro trás assuntos como quanto os estudantes são pressionados para tirar boas notas, entrar na melhor faculdade e ter a tão sonhada vida dos sonhos, como se essa fosse apenas a única opção de vida, demonizando totalmente quem decide não fazer faculdade como se a escolha da pessoa não fosse válida como a convencional

gostaria de avisar também que além de todos os momentos fofos que esse livro tem, ele é um livro melancólico e tem alguns gatilhos, então caso você seja sensível a algumas coisas que aparecem no livro recomendo você dar uma olhada nos gatinhos antes de ler

eu acho que esse livro vale muito a pena e eu genuinamente recomendo muito ele :)

olá, espero que alguém esteja ouvindo?
Lerye 16/04/2022minha estante
Esse livro é perfeito mesmo amg

aylapsb 16/04/2022minha estante
@Lerye demaisss, tô apaixonada

Manu 16/04/2022minha estante
Amo esse livro?? achei muito bonito o jeito que você descreveu

euindy 17/04/2022minha estante
AAA que resenha perfeitaa, vou começar a ler elee

aylapsb 17/04/2022minha estante
@Manu muito obrigada!!

aylapsb 17/04/2022minha estante
@pereira_ingr obrigada aaaaaa, le sim vale muito a pena

Jess 03/06/2021

Tenho me sentido curiosa sobre essa autora há um tempo, então esse é o meu primeiro livro dela, o primeiro contato que tenho e eu realmente adorei.

A leitura é divertida, bem fluida e isso também se deve aos capítulos curtos, mas a história também vai te conquistando aos poucos com personagens intensos, dramas adolescentes, assuntos de saúde mental e questionamentos da vida adulta.

O livro tem uma representatividade enorme e, para mim, tornou mais fácil me apegar aos personagens, pois, como eu me vi ali nas páginas, era fácil entender as suas escolhas, as suas ações, etc... E não só isso, mas como vários outros assuntos importantes que são abordados, alguns de forma mais leve e que são só mencionados por cima da história, que são sempre muito bem vindos, ainda mais tratados da forma como foi nesse livro.

É uma livro que me arrancou muitas risadas, um pouco de raiva e também me deixou sorrindo em vários momentos. Com certeza foi uma ótima primeira impressão dos livros da Alice e que vai me fazer querer ler todas as suas outras obras.

Agora apenas me resta lidar com a minha vontade de ouvir Universe City o dia inteiro.
Nathan @nathan.deus 07/06/2021minha estante
A escrita da Alice me dá uma sensação de lar, eu amo muito, a hq Heartstopper é simplesmente um quentinho no coração em forma de hq??

Aslan 06/11/2022minha estante
Eu achei simplesmente perfeito, os personagens são muito bem feitos e eu entendo eles, especialmente Aled, entendo todas as suas escolhas e me identifico com ele, depois de ler isso me deu muita vontade de ver universe city, ti pensando em passar a madrugada lendo ksksksks

carolrhuana_ 14/11/2022minha estante
esse é o primeiro livro da trilogia? queria saber a ordem pra começar a ler

Jess 14/11/2022minha estante
Os livros são do mesmo universo, mas eles não são uma trilogia. Você pode ler eles separadamente.

carolrhuana_ 14/11/2022minha estante
ata, obrigada!! confundi pq vi que tavam vendendo box com os três

kirstein0 29/12/2022

Esse livro é simplesmente TUDO! tem temas bem delicados, a temática da história foi tão importante pra mim, o jeito que a francis evolui mexeu muito comigo e me ensinou coisas, esse livro me ensinou coisas. Amo tanto a amizade deles, queria guardar o aled de todo o mal do mundo. Nunca vou esquecer as boas experiências que tive lendo esse livro, amo dms.
llynxlight0 29/12/2022minha estante
quero tanto ler esse juro

kirstein0 29/12/2022minha estante
Amg vc nao vai se arrepender!!

llynxlight0 29/12/2022minha estante
comprei hj e provavelmente vai chegar amanhã, tô ansiosa ?

kirstein0 29/12/2022minha estante
?? n vejo a hora de ver oq vc achou

obgg lenda! ?

Luíza 30/12/2020minha estante
acho que a parte em que a mãe dele leva ele pro trem foi justamente pra mostrar a influência que a mãe abusiva tinha sobre ele. o que isso faz com a cabeça de uma pessoa. que nem tu disse, ele tinha os amigos e mesmo assim ele foi, porque a mãe dele manipula ele a vida inteira. e a coisa dele desaparecer é porque ele iria pra casa sim, que nem tu disse, mas 1 ele iria continuar convivendo com a mãe que maltrata ele de todas as formas e 2 depois disso ela faria ele voltar pra faculdade que é uma coisa que ele não queria e tava fazendo MUITO mal pra ele.

Luíza 30/12/2020minha estante
claro que cada um tem uma experiência, não tô dizendo que tu tá errada kkkk só achei interessante essas coisas que tu pontuou na resenha

cissa31 30/12/2020minha estante
Eu entendo mas do jeito que eles falaram parecia que ele iria ficar inacessível e ele não ia, parecia que era aquele momento ou nada e mesmo se ele voltasse com a mãe eles ainda teriam chance de ir atrás dele novamente e ajudar ele, foi um desenvolver estranho pra mim, a parte de aled fugindo da frances também, pra mim pareceu que era só pra atrasar o plot

Luíza 31/12/2020minha estante
acho que a questão não era ele ficar inacessível, mas se ele fosse com a mãe naquele momento em que ele tava super frágil e mal talvez ele não conseguisse mais sair daquilo, enfrentar ela, pelo estado que ele tava. mas né, realmente cada um absorve de uma maneira. pra mim fez sentido ):

cissa31 31/12/2020minha estante
É, não fez sentido pra mim :/ mas entendo que possa fazer pra outras pessoas

Rafaela 29/07/2021

Jovens leiam
Li porque esse ano vou fazer o enem, estava procurando um livro que pudesse me identificar e adquirir novas visões relacionadas ao vestibular e a faculdade, esse livro foi perfeito para isso. Sempre colocaram na minha cabeça que só estudando muito o que está na grade curricular, passar no enem e fazer uma boa faculdade eu seria bem sucedida, mas quando eu cresci, eu percebi que o mundo não é feito dos ?inteligentes? e sim dos ?espertos?, não adianta nada ser super inteligente, porém não saber lidar com o mundo. Não estou dizendo que estudar não proporciona futuro, eu sei o valor da educação e dos estudos na vida das pessoas, mas o que estou dizendo e que interpretei do livro é que podemos ser bem sucedidos e felizes em áreas não convencionais, ou talvez sem precisar de uma faculdade. Sermos úteis e necessários para o mundo sem ser bom em alguma matéria, além de que crianças e adolescentes não precisam ser tão pressionados a estudarem o tempo todo e não serem punidos por isso e que aqueles que querem estudar o tempo todo não sejam criticados ou hostilizados. É um bom livro para quem está nessa fase pré vestibular.
honey 29/07/2021minha estante
amei sua resenha!

giu! 29/07/2021minha estante
linda a sua resenha, fiquei completamente influenciada pra ler o livro

Becky 29/07/2021minha estante
A resenha ficou perfeita

Suzy 29/07/2021minha estante
Sempre tive esse pensamento. Porém vivo numa família que fez(faz) faculdade e querem que eu faça, sendo que não ligo pra isso, prefiro só ter um emprego no meu canto. Tenho os meios de estudos mas se não ligo em passar pra que estudar? Não estudando fiquei em 37 de 205 pessoas. Uma classificação boa porém não tanto pro números de vagar(mas to classificada). Enfim façam o que vocês querem e não ouçam os outros.

Rafaela 29/07/2021minha estante
Pessoal, leiam mesmo, eu não falei na resenha, mas o livro é muito fácil de ler por ser uma linguagem direcionada aos jovens e os personagens são encantadores e tem muita representatividade, além de um enredo bem construido. Mas, para quem é sensível para alguns temas, tome cuidado ao continuar a leitura, não é nada pesado, mas é só para ninguém ser pego de surpresa.

tati 16/05/2021

Olá, espero que alguém esteja ouvindo.
Esse livro é perfeito, tudo pra mim, o único defeito é que ele acaba... Eu amei a representatividade que tem nele, e o jeito que a autora explica e desenvolve a história e conversa com o leitor em algumas partes é incrível! Estou completamente apaixonada pelos personagens e eu só queria ouvir todos os episódios de Universe City.
estantedamaia 17/05/2021minha estante
escuta welcome to night vale! é dai que a alice tirou a ideia pra universe city ent da pra ter um gostinho pelo menos kkkkkkkkk

tati 17/05/2021minha estante
simm eu comecei a ouvir noite passada e mds é mesma loucura kkkkkk

estantedamaia 17/05/2021minha estante
SIM É TD

Luana Karla Nogueira 17/05/2021minha estante
Suas palavras me deixaram curiosa para conhecer o livro

vivi 14/06/2022

espero que alguém esteja ouvindo
sou adepta ao osemanverse, defenderei alice oseman de tudo porque elu NUNCA decepciona :)
"rádio silêncio" foi importante pra mim nesse momento que eu tô vivendo e acho que foi um sinal ? de certa forma pra minha vida. sair do ensino médio e tentar lidar com a validação acadêmica, início da vida adulta e faculdade são coisas que estão me atormentando nos últimos tempos e foi reconfortante ver que a frances tá lidando com o mesmo e tem os mesmos sentimentos que eu. não só isso, mas na questão de amizades também, porque vejo na frances a mesma intensidade na amizade dela com o aled semelhante com a minha melhor amiga :) o que me confortou muito.
o poder dos livros de alice oseman pra mim é esse, que ela nos faz ficar imersos na história e me fez entender mais meus problemas e inseguranças através de seus personagens. leiam alice oseman e leiam rádio silêncio :)
booksfromthevault 14/06/2022minha estante

andrare é muito envolvente li 300 páginas em 1 dia pprt

booksfromthevault 15/06/2022minha estante
pois vou ler agora ???

cowboylikegabi 12/10/2022

Espero que alguém esteja me ouvindo?
Comecei esse livro porque sou completamente apaixonada por Heartstopper, além de ter recebido mil recomendações dele. É uma leitura muito dinâmica, com capítulos curtos, que pelo menos me prenderam desde o início. Ele fala muito sobre amizade, e achei legal mostrar que uma garota e um garoto podem sim ser apenas amigos. Me identifiquei com muitas situações e pensamentos tanto da Frances quanto do Aled. O que esse menino passa de perrengue nesse livro, é inacreditável. Torci muito pelos dois e para que as coisas se resolvessem. Terminei de ler com um aperto no coração porque já estava com saudades. Sinto que realizei a leitura no momento certo, me senti abraçada em muitas situações. Recomendo muito se você quer uma leitura rápida e muito ?relatable? com tudo.

?Eu acreditava gostar de todas essas coisas, mas talvez eu tivesse a alma de acadêmica, afinal. Eu não parava de me despir de camadas de minha personalidade, mas parecia estar num ciclo vicioso. Sempre que acreditava ter determinado o que realmente gostava, começava a me questionar. Talvez eu não gostasse de mais nada.?
Duda 12/10/2022minha estante
QUERO MTO LER

bysophie 12/10/2022minha estante
oii! Sem querer incomodar, essa citação que vc descreveu no final da resenha, vc sabe qual foi a página? Eu queria marcar com post it mas não consigo acharKKK?

cowboylikegabi 17/10/2022minha estante
ooi, se eu nn me engano, foi na página 285!

bysophie 24/10/2022minha estante
obggg

Elli 05/03/2022

Amei com todo meu coração
"Estou enviando esse sinal via rádio ? muito antiquado, eu sei, mas talvez um dos poucos métodos de comunicação que a City se esqueceu de monitorar ?, num pedido sombrio e desesperado de socorro."

Quando eu li esse livro pela primeira vez não entendi nada e nem os personagens então resolvi ler novamente já que tbm não lembrava muito coisa e foi a melhor decisão que eu poderia ter feito. A Alice oseman definitivamente está se tornando minha autora favorita porque tudo que ela toca vira uma obra de arte.

Esse livro aborda questões importantíssimas como auto cobrança, sexualidade, família, amizades de forma leve e descontraída. Temos personagens profundos e imperfeitos que te passam uma sensação de conforto por sentir que conhece eles.

Pra mim o ponto alto foi a amizade do aled e da frances, foi construída de forma tão linda e sincera e apesar de existir pequenos segredos entre eles isso não fez com que eles se afastassem e ajudou eles a entenderem mais um sobre o outro.

E como todo livro da Alice, representatividade é o que não falta. Amei cada pedacinho, um favorito com certeza
Booleticia 05/03/2022minha estante
Faz muito tempo que quero ler esse mas tô só adiando ??

Elli 06/03/2022minha estante
É bom dms sério, só chororo e depressão

Booleticia 06/03/2022minha estante
Fiquei com mais vontade de ler agoraaa, asism que eu tiver na vibe vai amg

Elli 06/03/2022minha estante
Você vai amar

heloisa.nas 20/12/2021

A autora perde a mão
Vamos lá, analisar o livro, e o por que de eu ter considerado apenas um livro bom.
Acho que a trama se perde em muitos pontos, a autora quer colocar muitos assuntos juntos, porém, muitos acabam sem tanta profundidade e ficam meio confusos, principalmente o final que ficou MUITO corrido.
Estaria mentindo se dissesse que a escrita de Alice Oseman é ruim, pois eu achei bem fluída o que me fez ler o livro muito rápido, sendo que tem cerca de 400 páginas. Porém os furos na leitura deixam a desejar na história com personagens que por mais diversos que fossem, alguns ficaram bem estereotipados. Concordo que este livro também não é meu público alvo, e acho que se tivesse lido com uns 13 anos eu teria me divertido muito mais com a leitura.
Acho o ponto mais bagunçado foi a segunda metade do livro, pois a primeira metade foi perfeita e eu estava amando demais. Foi quando a autora começou a colocar os problemas á vista, que a leitura deixou a desejar, para mim. Todos os problemas começaram a ir pro Aled, e isso é meio chato pois ele não é o protagonista do livro. Mas achei legal a proposta de não se sentir bem com a própria mãe, porém achei mal abordada no livro, e facilmente resolvida, sendo que não é assim que as coisas funcionam.
Frances ficou totalmente estereotipada como a garota super nerd na escola e que em casa é meio "doidinha" e as vezes ela mesma se esteriotipava deixando a personagem dela meio chata pois fiacava repetitivo.
A mãe da Frances foi uma personagem que eu não gostei pois não condiz nem um pouxo como uma personagem adulta, muito menos como uma mãe.
Aled foi meu personagem favorito, amei o lance dele com Universe City, porém ele foi um personagem que a autora perdeu a mão na história. Alice Oseman começa a criar problemas em cima do personagem e ele acaba se perdendo. Entendo que ele foi ficando depressivo por sentir que as coisas estavam se perdendo em sua vida, e ate em algum ponto do livro os outros personagens tem medo de ele se suicidar, porém a autora novamente não soube abordar isso. Não soube escrever o personagem se perdendo nem explicar nada. Lá pro final ela decididu que o livro era um conto de fadas e Aled era a princesa perdida sendo sequestrada e maltratada pela bruxa (que era sua mãe), totalmente nada a ver com a história, e resolvido de uma forma que não tem como não revirar os olhos. Ele simplesmente disse que não queria ficar com a mãe e saiu. Como se a mulher não tivesse autoridade sobre ele a vida toda.
Fora o Rádio Silêncio que também se perde nas entrelinhas da história, a autora não desenvolve o que deveria ser a melhor parte do livro, inclusive os problemas que cria como stalkers e cyberbullying ela esquece que existem e ficam como pontas soltas no livro. Sendo o nome do livro Rádio Silêncio, era de se esperar que ele se desenvolvesse sobre isso como tema central, mas não foi o que aconteceu.
Carys tbm foi mal desenvolvida, achei que teria a maior importância no livro, sendo que é citada desde o começo e simplesmente não é mostrado nem uma única conversa dela com o irmão, o que era esperado já que nesse conto de fadas criado, ela séria o herói que aparece do nada pra salvar a princesa.
Raine mesmo sendo antagonista foi uma personagem legal, mas também meio sem sentido pois mal ligava pra Frances no início do livro e do nada começou a super falar com ela.
Enfim tem muitas pontas soltas que me deixaram chateada durante a leitura, mas acho que valeu a pena pra conhecer essa autora. A leitura foi muito rápida e até a metade do livro eu estava achando que ia ser um 5 estrelas. É um livro sobre amizade, um gênero que eu adoro ler, porém se perdeu. Adorei alguns temas abordados como LGBT, não se sentir bem em casa, só focar em estudos e a pressão da faculdade na nossa vida. Porém depois como disse, a autora perdeu a mão, ao longo da escrita do livro e todos os temas não tem profundidade.
Não entendo porque tanta gente dá 5 estrelas.
Gonçalez_ 21/12/2021minha estante
Eu to amando suas resenhas

heloisa.nas 22/12/2021minha estante
Acho que eu to falando demais ? mas é legal ler dps, quando eu não lembrar mais

11/01/2022minha estante
primeira vez que eu vejo alguém falando o que eu acho desse livro KKKKK obrigado por essa resenha PERFEITA

heloisa.nas 11/01/2022minha estante
Amoooooo ????

rana.castillo 08/11/2021

"Eles nunca ouvem, não é? Nunca nem sequer tentam ouvir."
Não consigo expressar o quanto esse livro foi significativo para mim. Apenas foi. Perdi as contas de quantas vezes sorri e me debulhei em lágrimas. Adorei as singularidades da história e as particularidades dos personagens. Foi tudo tão realista. Me identifiquei. Me senti acolhida. Me senti abraçada. Senti todos os sentimentos possíveis!! E acima de tudo, refleti sobre minha própria vida, sobre minhas escolhas e meu futuro... Constatei quantas possibilidades temos, quantos caminhos podemos seguir. E isso me confortou demasiadamente.

Obrigada, Mateus (dessa vez escrevi o teu nome certo). Ler o que tu registrou sobre esse livro me instigou, espero que saiba o quanto ele foi especial pra mim.

VOU GUARDAR ESSA LEITURA NO CORAÇÃO.
AAAAAAAAA ESSA RESENHA>>>>>>>>>>>>>

Mateus.Caixeta 08/11/2021minha estante
Que bom que vc gostou, fico muito feliz de verdade

Mateus.Caixeta 08/11/2021minha estante
Esse livro devia ser obrigatório pra todos os adolescentes, sério

Mateus.Caixeta 08/11/2021minha estante
Kwkskskskdkdk vc falando que escreveu meu nome certo, morri

vulgo_leitora 16/05/2021

Em perigo, mande ajuda
Genteeeeeee,esse livro é podre de bom cara,sem palavras os capítulos perfeitos a história bem feita
Ainda as porra dos podcast tem no YouTube tipo ????? Essa autora é top,ele ainda teve que gastar o tempo dela e fazer o podcast,perfeita???? Óbvio :)

Tô sem tempo pra colocar as citações mas dps eu coloco nos comentários talvez
Tirza 16/05/2021minha estante
Deus do Ceeeu! COMO ASSIM TEM O PODCAST NO YOUTUBE??? Kd o link pelo amor de Jesussss?

vulgo_leitora 01/06/2021minha estante
Siim

vulgo_leitora 01/06/2021minha estante
Só vc pesquisar universe city