Irmãos sem rivalidade

Irmãos sem rivalidade Adele Faber...

Resenhas - Irmãos sem rivalidade

Mariana.Teodoro 12/01/2024

O livro me surpreendeu muito, primeiro por trazer tantas ideias práticas de diversas situações que acontecem cotidianamente de uma forma muito respeitosa, baseado na disciplina positiva.

Mas também me surpreendeu no poder que ele tem que fazer entender a própria relação com a família.

Sylvia 10/08/2023

É um livro bem interessante, com abordagens interessantes da tentativa de resolução de conflitos entre os filhos. Gostei!

Mas não sei se na prática é tão ?simples? assim.

Valerio.Assolari 17/03/2023

Ótimo para quem precisa resolver conflitos entre irmãos
O livro é muito bom para pais que tenham mais de um filho. Nele as autoras trazem muitos relatos e exemplos de como lidar em diversas situações de conflito entre irmãos.

Aline 19/08/2020

Para ter sempre na cabeceira da cama
O livro traz ensinamentos alinhados à disciplina positiva e é recheado de exemplos práticos. Traz inclusive muitas páginas com quadrinhos em que é mostrada a forma equivocada de agir e a recomenda. As autoras bem no início do livro sugerem uma situação hipotética em que nosso marido resolve ter uma segunda esposa para entendermos os sentimentos da criança que ganha um irmão. Este exemplo mostra a nós, pais, como pode ser difícil dividir quem amamos com uma outra pessoa, quão angustiante é ouvir o nosso marido elogiar a nova esposa (ou na vida real, os pais elogiarem o irmão), como é ruim ter seus sentimentos ignorados ou minimizados. Pretendo reler ainda muitas vezes este livro para conseguir assimilar
todos seus ensinamentos.

@samegui 04/03/2010

Irmãos sem rivalidade - é possível?
Como sabem, eu tenho dois filhos com apenas 2 anos e 5 meses de diferença de idade. São amigos e rivais ao mesmo tempo, como acontece sempre com irmãos! Venho de uma família grande, sou a mais velha de 4 filhos e lá em casa o relacionamento não era tão diferente do que é hoje com meus filhos: provocação e picuinhas constantes, que parecem ser só para chamar a atenção dos pais. No entanto, por outro lado, noto que eles são muito parceiros, unidos e amigos quando querem... enfim, é uma relação das mais complicadas e exigentes!

A obra é escrita por especialistas em relacionamento familiar (Adele Faber e Elaine Mazlish) que investigam as origens da rivalidade fraterna e oferecem dicas essenciais para incentivar o amor entre os filhos, interferir pacificamente nas brigas e estabelecer com cada rebento um diálogo amoroso. Amor é fundamental para conviver harmoniosamente com mais de um filho, mas acima de tudo acho importante darmos espaço para a individualidade de cada um, mas sem perder o foco no grupo familiar.

E não adianta sonhar e forçar uma vida sem confitos, pois ele é necessário para o desenvolvimento infantil. Segundo as autoras, de nada adianta "jogar para baixo do tapete” a mágoa e a raiva provocadas pelas brigas. Não dar atenção às consequências da rivalidade, assim como rotular e comparar os filhos, é muito perigoso e pode provocar danos permanentes nas crianças. "Podemos estimular as brigas ou tornar a cooperação possível. Nossas atitudes e palavras têm poder”, afirmam.

Conhecer histórias de famílias que vivenciam esses conflitos é bom porque nos faz entender as situações como naturais e não resultados de erros nossos, não é mesmo? Situações como a competição pelo amor e pela atenção dos pais; a inveja que um filho sente das conquistas do outro; o ressentimento que cada um sente pelos privilégios do irmão; as frustrações que eles acabam descarregando um no outro são exemplos do grande desafio de ter uma familia plural sem deixar de provar a cada filho que ele está seguro, é especial e amado.

"É preciso usar as emoções geradas pela rivalidade para o desenvolvimento de seres humanos mais sensíveis, conscientes e solidários. A forma como nos relacionamos com nossos filhos e os ensinamos a se relacionar, mesmo no calor da batalha, pode ser nosso presente permanente para eles”, concluem as especialistas.

Minha sugestão: se na sua casa a rivalidade estiver muito grande, aluguem o filme Zathura. Revimos no final de semana e ele é terno e competente (além de muito divertido, pois é de ação, uma aventura espacial) para fazer as crianças se colocarem no lugar dos personagens e buscarem uma nova forma de convivência feliz.

Publicado originalmente no site Mãe com filhos http://maecomfilhos.com.br/blog/blog.php?blog=Mzk0