A Pretensão do Conhecimento

A Pretensão do Conhecimento Friedrich Hayek

Resenhas - A Pretensão do Conhecimento

Priscila Cysneiros 01/08/2021

Brilhante!
No ano de 1974, Friedrich August von Hayek recebeu o prêmio Nobel de Economia. Embora ele já fosse reconhecido como um grande economista, à época, a premiação causou surpresa, já que isso, até então, era um feito inédito para um defensor da liberdade.

Na ocasião da entrega do prêmio, ele proferiu dois discursos, que foram transcritos, traduzidos e transformados em livro, ante a sua grandiosidade. E eis o nosso livrinho de hoje: "A pretensão do conhecimento".

Em apenas 56 páginas, Hayek trouxe uma reflexão importantíssima. É que, frequentemente, no afã de assumir o controle, o ser humano se esquece de que nem tudo está dentro do campo da previsibilidade.

E esses fatores imprevisíveis, por vezes, não são considerados por aqueles que tentam enquadrar os problemas sociais em cálculos matemáticos. Segundo Hayek, o desejo de substituir processos espontâneos por um controle consciente é o grande equívoco dos economistas.

Os efeitos dessa pretensão são devastadores: no intuito de solucionar os problemas sociais, eles acabam por agravá-los, ou mesmo por criar outros maiores.

Vou deixar um trechinho para vocês:

"O reconhecimento dos limites insuperáveis do conhecimento deve, de fato, ensinar ao estudioso da sociedade uma lição de humildade que deve impedi-lo de tornar-se cúmplice na luta fatal dos homens pelo controle da sociedade ? uma luta que o torna não só um tirano de seus semelhantes, mas que pode muito bem torná-lo o destruidor de uma civilização não criada por nenhuma mente, mas surgida dos esforços livres de milhões de indivíduos."

Em suma, vale muito a pena reservar um tempinho para ler esse brilhante discurso do Hayek!

Titi 11/06/2023

O conhecimento disperso
Neste breve texto, Hayek trabalha de maneira clara e sucinta a questão da dispersão do conhecimento e o porquê a ciência econômica não é igual as ciências naturezas. Uma leitura curta e fluída, de certo que essencial para os iniciantes no assunto. Muito bom!

Vinícius 11/07/2022

A escola austríaca de economia
Ao ser agraciado com o prêmio Nobel de economia o discípulo de Von Mises, Frederick Hayek palestrou brevemente para a platéia mostrando a importância do liberalismo econômico como parte das ações para controle de economias lesadas pelos regimes totalitários como comunismo, nazismo e fascismo, onde o controle da inflação tornou-se o maior desafio. Livro curto de leitura rápida.

Giovanna.Pereti 16/12/2022

Prometeu nada, entregou tudo!
Baita livro, fácil leitura e compreensão sobre a importância dos direitos individuais e liberdades.

?A defesa da liberdade individual repousa, em última análise, no reconhecimento das limitações do nosso conhecimento.?

Gabriel.Costa 24/10/2021

"O reconhecimento dos limites insuperáveis do seu conhecimento deveria ser, para aquele que estuda a sociedade, uma lição de humildade tal, que ele desejasse manter-se longe de qualquer eventual cumplicidade com o esforço fatal do homem no sentido de controlar a sociedade ? esforço que não apenas faz do homem um tirano de seus concidadãos, mas também pode levá-lo a destruir uma civilização que não foi engendrada por cérebro algum: uma civilização que tem prosperado como resultado dos esforços livres de milhões de indivíduos."

Cristiano.Pedroso 04/04/2020

Pequeno mas poderoso
Fruto do discurso do então prêmio Nobel de economia, F. A. Hayek, na contramão da economia vigente, a Keynesiana, lança, uma vez mais as bases para a discussão do cientificismo pautado em prognósticos advindos de cálculos matemáticos generalistas (estatísticos) incapazes de prever as complexas variáveis, que desembocaram no atual colapso da economia mundial.
Não somente restrito à economia, tal atitude de predição pretensa científica, tem tomado todas as áreas do saber, principalmente relativo às ciências humanas, consagrando assim, um viés ideológico ditatorial dos veículos de comunicação engajados em projetos particulares ou coletivistas de controle social.
Importantíssima leitura para aqueles que anelam por mínima autonomia intelectual.

marta.caregnato 18/01/2021

A pretensão do conhecimento
Trata-se da transcrição dos discursos que Hayek pronunciou ao receber o prêmio Nobel de Economia em 1974.
Um dos pontos que vale a pena destacar é com relação à arrogância de intelectuais que tentam aplicar o método das ciências naturais na Economia. Hayek argumenta que isso não é possível, pois as ciências humanas não possui dados mensuráveis como as ciências naturais.
O livro é indicado para todos que tenham interesse em Economia e Filosofia Política.

VictAria109 14/03/2021

Interessante
Livro que engloba o discurso do economista Hayek, ao receber o Prêmio Nobel de Economia em 1974.
Livro interessante, que tem como um de seus temas: como quando se utiliza de apenas determinados dados para tomar ações políticas dentro da economia, sem se ter uma visão de todas as informações (que por sinal são impossíveis de se estipular), se resulta em grandes consequências negativas para a economia.

derbi 23/03/2021

Cientificismo
Hayek em seu discurso - ao receber, com supresa, o Prêmio de Economia em Memória de Alfred Nobel - fala sobre o porquê o prêmio sequer deveria existir, sobre a predomiância do cientificismo econômico sobre a verdadeira ciência econômica de sua época - que, infelizmente, perdura até os dias de hoje - e finaliza falando sobre a dispersão do conhecimento na sociedade que resulta na impossibilidade de um só ser humano obtê-lo como um todo e as graves consequências de achar que o têm.

Luciana 14/04/2021

Boa leitura!!
O livro traz parte do discurso feito durante o recebimento do prêmio Nobel de economia!
Não se trata de uma leitura complicada, mas ainda assim, de uma boa reflexão sobre a economia, a circulação de dinheiro e as consequências desta ?livre? circulação e como administramos todo o contexto mundial, em buscar de ?melhores condições de vida?!
Vale a leitura, que por sinal, é muito rápida!

Rafael.Gomes 12/05/2022

Ensaio
O reconhecimento dos limites insuperáveis do conhecimento deve, de fato, ensinar ao estudioso da sociedade uma lição de humildade que deve impedi-lo de tornar-se cúmplice na luta fatal dos homens pelo controle da sociedade.

A precisão política que flui da teoria Hayekiana é, evidentemente, diametralmente oposta aos Keynesianismo: interrompa o boom inflacionário artificial e permita que a recessão prossiga o mais rápido possível com o seu trabalho de reajustamento. (?) uma recessão é dolorosa, mas necessária. No sentido de devolver a economia a um estado de equilíbrio.

Reccanello 15/03/2021

O mercado é o melhor mecanismo para difusão de conhecimento
Não apenas o maior economista de livre mercado, mas um dos maiores intelectuais do século XX, o autor nos traz três lições de suma importância: 1) a superioridade da economia de mercado na difusão do conhecimento disperso; 2) a insuficiência do conhecimento erroneamente tomado como certo pelas Ciências Sociais; e 3) a necessidade de uma postura inteligente que aceite nossa limitação quanto à aquisição daquele conhecimento.
Ainda, e ao questionar as abordagens "cientísticas" da economia e das ciências sociais em geral, Hayek nos adverte do perigo de se fiar no avanço da ciência quanto à sujeição da natureza e do ser humano aos controles da vontade: o perigo da coação e do fim da ordem espontânea que moldou nossa civilização.

Johny Cash 20/01/2022

Sábias palavras desse Mestre da Escola Austriaca
Sensacional, livro curto cheio de sabedoria, Hayek é devastador em suas palavras. Discurso que fez ao receber o o Premio Nobel. Vale ler sempre.

Bernard.Barreto 14/09/2021

Desmistificando o pensamento científico na economia
Nessa obra o escritor trata a todo momento sobre a desmistificação do método científico dentro do pensamento econômico.

O autor aparece como um contra ponto à visão vigente de interpretação da economia à época.

Ele aponta erros que podem ocasionar essa interpretação mais matemática de um racional mais social e os perigos desses erros.

Um livro interessante, de leitura rápida mas não tão simples. Merece a dedicação de um tempo às suas poucas páginas.