Quem tem Medo da Morte?

Quem tem Medo da Morte? Richard Simonetti

Resenhas - Quem Tem Medo da Morte ?

viihast 11/05/2024

Somos espíritos eternos!
Um excelente livro para quem deseja conhecer mais a fundo o Espiritismo

Richard Simonetti aborda no primeiro livro da trilogia de "Quem tem medo?" assuntos relacionados com a morte.

Tópicos como aborto, desencarne de criança e/ou diferentes patologias em adultos, desligamento do corpo e suicídio, são muito bem elucidativos neste livro.

O autor é muito esclarecedor com esse tema que, como diz o próprio título, causa certo medo e receio. Em determinados momentos do livro, Simonetti adiciona um tom mais humorístico no livro, deixando esse tema que é um assunto pesado, mas leve.

A leitura é extremamente fluida, muito simples e fácil de entender, Simonetti não foge dos temas abordados em cada capítulo, retrata tudo da forma mais simples possível, principalmente assuntos como o perispírito, assunto esse que pode ser complexo mas que é muito bem trabalhado nesse livro.

Ao final de cada capítulo, é possível encontrar uma ilustração que exemplifica o assunto abordado.

Um ótimo livro para quem quer conhecer um pouco da doutrina espírita. Eu diria que a proposta desse livro é simplificar "O Livro dos Espíritos".

Recomendo muito, e já estou bastante ansiosa para as próximas reedições dessa trilogia.

"A Terra é uma oficina de trabalho para os que desenvolvem atividades edificantes, em favor da própria renovação; um hospital para os que corrigem desajustes nascidos de viciações pretéritas; uma prisão, em expiação dolorosa, para os que resgatam débitos relacionados com crimes cometidos em existências anteriores; uma escola para os que já compreendem que a vida não é mero acidente biológico, nem a existência humana uma simples jornada recreativa; mas não é o nosso lar. Este está no plano espiritual, onde podemos viver em plenitude, sem as limitações impostas pelo corpo carnal."

"(...) a fé supera os temores e angústias da grande transição."

"A morte vem colher mais um passageiro para o Além."

"Imperioso, contudo, que mantenhamos a serenidade, cultivando confiança em Deus, não por nós apenas, mas, sobretudo, em benefício daquele que partiu. Mais do que nunca, ele precisa de nossa ajuda."

"O conhecimento reencarnatório nos permite desvendar os intrincados problemas do Destino."

"Estribando-se na lógica e no raciocínio e exaltando a liberdade de consciência, o Espiritismo não condena-esclarece; não ameaça-conscientiza. E, muito mais que revelar o Mal que há no homem, tem por objetivo ajudá-lo a encontrar o Bem."

"Espíritos imaturos, comprometidos com leviandades e inconsequências, somos todos, ou não estaríamos na Terra, planeta de expiação e provas. Pesa sobre nossos ombros o passado delituoso, impondo-nos experiências dolorosas. Nem por isso devemos atravessar a existência cultivando complexos de culpa."

"(...) quando pensamos intensamente naqueles que partiram, é como se os evocássemos, trazendo-os até nós."

"Não somos proprietários de nosso corpo. Usamo-lo em caráter precário, como alguém que alugasse um automóvel para longa viagem. Há um programa a ser observado, incluindo roteiro, percurso, duração, manutenção. Se abusamos dele, acelerando-o com indisciplinas e tensões, envenenando-o com vícios, esquecendo os lubrificantes do otimismo e do bom ânimo, fatalmente nos veremos às voltas com graves problemas mecânicos. Além de interromper a viagem, prejudicando o que fora planejado, seremos chamados a prestar contas dos danos provocados num veículo que não é nosso."

"Céu ou Inferno não são locais geográficos. Existem na intimidade de cada um, em decorrência de nossas ações."

"A fim de evitarmos tais prejuízos, é imperioso que aprendamos a conviver com a morte, aceitando-a como experiência evolutiva própria do mundo em que vivemos e que, provavelmente, antes que ela nos venha buscar, levará, dentro de muitos anos ou de alguns dias, um ser amado."

"Quando cultivamos o ideal, assumindo a condição de filhos de Deus, criados à Sua imagem e semelhança, desenvolvendo nossas potencialidades criadoras, tornamo-nos mais capazes de amar, relacionamo-nos melhor com os familiares, estreitamos laços de afinidade, mas o desprendimento marcará nossas efusões afetivas, permitindo-nos manter o equilíbrio e a serenidade quando a morte vier buscar alguém de nosso círculo íntimo"

"Espíritos eternos, transitoriamente encarcerados na carne, não podemos esquecer que nossa morada definitiva, legítima, situa-se no Plano Espiritual, onde ampliaremos nossos estágios na medida que superarmos os imperativos de encarnação em mundos densos como a Terra, onde as dificuldades e limitações existentes funcionam como lixas necessárias a desbastar nossas imperfeições mais grosseiras."

"Somos Espíritos eternos! Já existíamos antes do berço e continuaremos a existir após o túmulo! É preciso viver em função dessa realidade, superando mesquinhas ilusões a fim de que, livres e firmes, busquemos os valores inalienáveis da virtude e do conhecimento, nosso passaporte."

"Difícil definir quando seremos convocados para o Além. A morte é como um ladrão. Ninguém sabe como, quando e aonde virá. O ideal é estarmos sempre preparados, vivendo cada dia como se fosse o último, aproveitando integralmente o tempo que nos resta, no esforço disciplinado e produtivo de quem oferece o melhor de si mesmo em favor da edificação humana."

Tati.Lima 21/11/2023

Eu tô amando e devorando os livros do Richard Simonetti...
Outra maravilhaaaaaaa de livro!!! E esse ainda tem passagens engraçadas, muito muito muito bom!!! Uma baita reflexão sobre ter medo da morte, sobre o momento do desligamento do corpo físico para o mundo espiritual, e outras situações contadas de uma forma tão intensa , e ao mesmo tempo tão emocionante, tão realista. Mais uma maravilha de obra desse escritor incrível q acabei conhecendo por acaso, graças a uma indicação q no início não levei a sério e muito menos imaginei q me faria tão bem...AMEEEEI!!! É um livro espírita? É. Mas escrito de forma tão linda e didática, q vale a pena abrir o coração e ler...?????

Carla.Parreira 17/11/2023

Quem tem medo da morte? (Richard Simonetti)... Melhores trechos: "...'Só peru morre na véspera!' - diz o adágio popular, fazendo referência ao fato de que ninguém desencarna antes que chegue seu dia. Na realidade ocorre o contrário. Poucos cumprem integralmente o tempo que lhes foi concedido. com raras exceções, o homem terrestre atravessa a existência pressionando a máquina física, a comprometer sua estabilidade. Destruímos o corpo de fora para dentro com os vícios, a intemperança, a indisciplina... A frequência aos cemitérios configura?se, assim, como autêntico 'culto aos cadáveres', que desaparecerá na proporção em que a criatura humana, assimilar noções mais amplas sobre a vida espiritual... É imperioso que aprendamos a conviver com a morte, aceitando?a como experiência evolutiva própria do mundo em que vivemos e que, provavelmente, antes que ela nos venha buscar, levará, dentro de muitos anos ou de alguns dias, um ser amado... Difícil definir quando seremos convocados para o Além. A morte é como um ladrão. Ninguém sabe como, quando e onde virá. O ideal é estarmos sempre preparados, vivendo cada dia como se fosse o último, aproveitando integralmente o tempo que nos resta no esforço disciplinado e produtivo de quem oferece o melhor de si mesmo em favor da edificação humana. Então, sim, teremos um feliz retorno à pátria espiritual, como sugere o velho provérbio oriental: 'Quando nasceste todos sorriam, só tu choravas. Vive de tal forma que, quando morreres todos chorem, só tu sorrias!'..."

Marcio440 28/07/2023

Esclarecedor
Ótimo livro, esclarece muito a nossa transição do plano mortal para as camadas superiores dentro da doutrina espírita kardecista.

Dudha.Ribis 18/02/2022

Oque eu achei?
Achei um livro bom, descordei de uma coisa,
Tirei todas as dúvidas com o meu vô, muitas coisas boas

Pree 27/12/2020

Desmistifica a morte de forma bem humorada, pautado na doutrina espírita.

Carina151 09/09/2020

Livro

Quem tem medo da Morte?

Richard Simonette.
@ceaceditora

Richard Simonette, nos traz neste livro temas como: corpo espiritual, aborto, suicídio, eutanásia, velório, premonições, entre outros temas.

Abordando- os de forma esclarecedora, trazendo histórias,  trechos do livro dos espíritos e também suas opiniões e conhecimentos, perante cada tema.

Richard Simonette com muita simplicidade conseguiu esclarecer estes assuntos nos quais muitos têm grande dificuldade de entender.

Nos mostrando como é e o que acontece com os espíritos de acordo com cada morte diferente.

Eu super indico esta leitura, uma leitura esclarecedora.

E vc tem medo da morte ? Depois que morremos vc sabe o que acontece com o espírito? Se vc tem estas dúvida ou outras então leia este livro.

Gratidão @ceaceditora pelo livro e pelo carinho e confiança que vcs depositam aqui na página.
#livroespirita
#espirita #espiritas #morte #vidaeconsiência #livroespirita #literatura #richardsimonetti #espiritismo #kardec #livrodosespiritos #espíritos #leitura #bookinstagram #sdv

site: https://www.instagram.com/p/CEXdqjdHCIL/?utm_source=ig_web_copy_link

Iza 19/04/2020

Quem tem medo da morte
Dei muitas risadas e deixei rolar algumas lágrimas. Um livro para quem conhece o espiritismo e também para leigos que acreditam na mortalidade apenas do corpo. Recomendo essa leitura

Dani 23/03/2020

Desapego
"Todos "morremos", diariamente, durante o sono. Mas, para transitar com segurança e lucidez nas regiões além-túmulo, nessas horas, aproveitando integralmente as oportunidades de aprendizado, trabalho e edificação, é preciso cultivar os valores do espírito durante a vigília. Caso contrário estaremos tão à vontade no Plano Espiritual como peixes fora d'água." p.21.

E aí você pega com um livro com esse título, se questionando de como você está trabalhando a sua morte?
Neste pequeno livro, o autor trabalha com temas que nos questionamos no nosso dia-a-dia: velório, flores, cremação, bens materiais etc.
Então, para nós que mesmo tendo já comprovado o outro lado, ainda hoje temos os nossos receios, este livro vem apenas responder algumas de nossas perguntas e de forma simplificada.

Volnei 03/12/2017

Quem Tem Medo da Morte ?
Esta uma obra que mostra um outro lado da morte. O autor busca desmistificar a passagem pela morte. Damos o nome de passagem pois já é quase um consenso entre as pessoas de que a vida tem uma continuação após esse processo, já que o que morre é apenas o corpo fisico, enquanto que o espiritual é eterno

site: https://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br/

CarolOliveira6 05/09/2014

Bom livro
Trata do assunto com muita leveza, histórias engraçadas, é uma leitura que fará pensar melhor sobre a morte.

Elyninphadora 27/10/2010

Quem tem medo da morte?
Temer o desconhecido é uma característica humana ainda muito forte em todos nós; porém este livro tem como fundamental função desmistificar a morte e revelar o que há de verdadeiro ou falso quando nos encontramos em seu limiar.
Na verdade, dentro dele percebemos que o que devemos realmente temer não é a morte, mas sim a vida que levamos quando nos dedicamos muito mais aos desregramentos e aos excessos que nos provocarão enfermidades físicas e espirituais.
A hora de mudar é hoje e sempre; basta que tenhamos boa vontade e consciência de que todos os nossos débitos serão pagos, mais cedo ou mais tarde.

Kheylinha 01/02/2010

Leve e divertido!
Amei esse livro e confesso que dei boas gargalhadas com algumas passagens!!
ele fala sobre a morte de uma forma tão limpa e aberta que a leitura flui muito bem e acaba se tornando engraçada!