The Complete Moonshadow

The Complete Moonshadow J. M. DeMatteis...

Resenhas - Moonshadow

1 | 2 | 3 | 4

Wilgner 21/08/2020

Uma HQ muito boa onde o protagonista relata sua história como uma biografia, onde foi criado em um zoológico que continha várias espécies do universo e ao chegar nos seus 15 anos foi expulso e assim começava sua jornada pelo espaço com sua mãe, seu gato e seu amigo Ira que era considerado por ele como um pai.

CLOVINÃTICO 19/08/2020

MOON
"não poderia depreciar esse sentimento usando palavras, elas não seriam suficiente"

Esse livro/quadrinho é incrível, o modo com que ele utiliza as palavras é perfeito é uma mescla de quadrinhos literatura e poesia e.... Sério....o desenvolvimento de personagem é incrível ele é ao início frágil inocente e ingênuo e com uma ideia romantizada do mundo e ao longo da trama ele desenvolve mais idéias e sofre um choque com a realidade que antes desejada e romantizada se torna algo assustadoramente real tudo o que eu escrevi nessa resenha tem no vídeo do canal do pipoca e nanquim eles tiraram as palavras da minha boca e fizeram um trabalho incrível com esse livro ( a e esse livro é daquele tipo o pequeno príncipe se lê uma vez quando é criança e acha incrível lê quando é adulto e acha melhor ainda é um livro p vida toda então.....LEIALEIALEIALEIALEEEEEEIA PESSOA TU NÃO VAI TI ARREPENDER)

Ana Luiza 17/08/2020

Lindo, original e impressionante.
Moonshadow é um clássico das histórias em quadrinhos.
?Um romântico e inseguro narrador nos conduz ao longo de seu amadurecimento interplanetário, enquanto um velho Moonshadow relata o próprio nascimento no espaço sideral, fruto de um estranho cruzamento entre raças, sua fuga de um zoológico nas profundezas do cosmo e suas dificuldades para sobreviver em um universo tomado pela guerra.?
Ps: reconhecida como a primeira graphic novel inteiramente pintada.
?Poética, filosófica e inovadora.?
Amei!!!!!

Jao 01/08/2020

Profundo, triste e encantador!
Confesso que o motivo que primeiramente me fez querer ler moonshadow foi sua arte, que é simplesmente magnifica, totalmente estilizada e que acaba caindo como uma luva para a historia aqui contada. Apesar de se passar em diversos planetas moonshadow flerta com a estranheza, porem sempre deixando uma mensagem muito forte e inteligente através das situações, fazendo com que o leitor crie um carinho muito grande por todo esse universo. Triste, crua, verdadeira, profunda e linda, são essas as palavras que definem essa HQ.

Vi. 27/07/2020

Essa é uma das HQs mais linda que eu já li. Narra a história de Moonshadow, um menino que nasce e cresce em um zoológico extraterrestre, filho de uma terráquea e um Des-mesu (espécie dona do zoológico). Moonshadow cresce da infância até a adolescência entre as páginas dos livros de sua biblioteca, imaginando ser um herói, viver aventuras e lutar. Certo dia seu pai aparece para ele e o despacha em uma jornada de conhecer o universo, junto com sua mãe, seu gato Frodo e Ira (outro habitante do zoológico); assim começa a sua vida e a sua aventura.

Moonshadow possui uma história muito profunda, nela nos acompanhamos a vida de uma pessoa, desde a infância até a velhice. No início, acompanhamos seus pensamentos infantis e sua ingenuidade, seu modo de ver o mundo; mas, a longo da narrativa vemos a sua perda de ingenuidade e a sua nova compreensão de mundo com suas diversas experiências ao longo de sua vida. É uma história sensacional, com diverdas referências literárias, e com uma escrita maravilhosa; que inclusive não pude deixar de perceber as semelhanças com o livro David Copperfield escrito por Charles Dickens (que é um dos meus favoritos da vida). Essa história é PERFEITA!

kaiorodaelli 14/07/2020

Clássico
Moonshadow se tornou a minha HQ do Pipoca & Nanquim preferida. A arte é espetacular.

AzerHard 08/07/2020

Uma viagem pelo autoconhecimento.
Depois de ler essa obra eu finalmente entendi o motivo dela ser considerada um clássico da nona arte. O plote dela é algo que nos dias de hoje pode ser considerado clichê, mas a forma que o autor aborda esse tema, aliado a arte que encontra-se em cada quadro, torna essa obra única e essencial para os fãs de quadrinho e, até mesmo, os de literatura.
Luigi.Schinzari 08/07/2020minha estante
Adoro esse quadrinho! Belíssimo!

Luan 07/04/2020

Perscrutando o imperscrutável
É impossível falar sobre Moonshadow e sua jornada épica sem espanto e admiração. J.M. Dematteis conseguiu produzir um épico que poucos autores conseguiram. Metaforas. Metalinguagem. Referências literárias. Lirismo. Poesias... se a arte é o espelho da alma, Dematteis se revela por completo, nú, de peito aberto nos mostrando toda suas filosofias e pensamentos. É possível perscrutar muito de sua visão e caráter, acima de tudo, ao realizar essa leitura.
Personagens cativantes, personagens odiosos e personagens ambíguos, tudo bem trabalhado.

Não é uma obra fácil, quem for ler pensando encontrar um quadrinho convencional está enganado: Moonshadow é umas das maiores obras literárias dos quadrinhos. É um romance com imagens. O nível inventivo e criativo da dulpa J.M. Dematteis e Jon J Muth (arte) é estarrecedor; original, criativo, emblemáticos e poético.

Não gosto de fazer resenhas com resumos, limita o espaço em que venho a utlizar para registrar meu apreço (ou não) pelo que acabo de ler. Certamente uma das melhores leituras que já fiz em relação aos quadrinhos. E uma das mais especiais em relação à literatura.

Alessandro232 04/01/2020

Um clássico que redefiniu o modo de ler e fazer histórias em quadrinhos
"Moonshadow" é uma graphic novel que mudou a maneira de se produzir histórias em quadrinhos nas grandes editoras norte-americanas -Marvel e DC, respectivamente-, durante os anos oitenta. Por isso, a sua publicação possibilitou o surgimento de outras obras importantes, tais como "Sandman" e "Liga Extraordinária", somente para citar algumas que trouxeram para as hqs novas e importantes inovações estéticas e no uso de recursos narrativos.
O roterista J. M. Demattis em seu "conto de fadas para adultos" explora com muita sensibilidade, temas bastante complexos, "literários" e ás vezes difíceis de serem abordados em formato de hq, tais como: a solidão, o abandono material, a morte, a insanidade, os horrores e traumas de guerra, a importância da memória, o despertar sexual e, principalmente a busca pelo sentido da vida - que aparece de maneira destacada em "Blood", outra obra do mesmo autor lançada pela PN.
Também em "Moonshadow",Demattis faz várias críticas a sociedade de consumo, ao autoritarismo a a hipocrisia religiosa. Por isso, sua leitura não é muito fácil e exige-se um pouco de paciência do leitor, que encontra aqui um bom material para reflexão sobre questões sociais, filósoficas, e até mesmo metafísicas sobre a condição humana.
Além disso, o enredo de "Mooshadow" é construído e cheio de referências a vários clássicos da literatura universal tanto em prosa como poesia. Em sua narrativa metaficcional e com várias camadas de significados, essa graphic novel faz uma espécie de cruzamento entre "David Copperfield", de Charles Dickens - sua principal referência-, com "Matadouro Cinco", de Kurt Vonnegott, space operas e outras obras da literatura fantástica. É por ter suas origens em obra de Dickens, que "Moonshadow" pode ser considerado uma espécie de romance de formação em forma de quadrinhos, assim como em seu enredo mirabolante estão reproduzidas as várias etapas mesmo que ás avessas da chamada "jornada do herói".
A obra também tem seu ponto forte na incrível arte aquarela de John Muth. Muth cria imagens pictórias de grande impacto visual que enchem os olhos do leitor, de rara beleza com a colaboração de outros dois artistas gráficos igualmente talentosos: George Pratt e Kent Williams, que também ilustrou "Blood" .
Com um narrativa irônica, lírica e ás vezes comovente, na qual se destaca a "voz" de seu protagonista cativante e inesquecível, "Moonshadow" é um clássico entre as chamadas "graphic novels" . Trata-se sem dúvidas, de uma obra que foge do estilo convencional e causou uma ruptura na maneira de se produzir e fazer hqs nos anos oitenta nos USA.
"Moonshadow" é mais indicada para aqueles que gostam de quadrinhos com uma "pegada" mais artística. Agora publicada pela PN, essa nova edição é muito caprichada, com um tratamento gráfico que a obra merecia há muito tempo. Ela é uma cópia fiel da norte-americana lançada pela Darkhorse e tem uma ótima tradução de Erico de Asssim que conseguiu captar nela as nuances do texto irônico e inteligente de Demattis. Além de compilar as doze edições da mini-série e de vários extras que descrevem as fases do processo de criação da obra, também temos o acréscimo de "Adeus, Moonshadow', uma graphic novel que mistura texto e ilustrações para narrar eventos que se passam depois da adolescência do protagonista e conclui sua narrativa com um desfecho que para mim é um dos mais bonitos e comoventes que já vi na nona arte.
"Moonshadow" é um clássico e uma obra-prima que redefiniu o conceito de quadrinhos. Vale muita a pena sua aquisação!

Paulo Nunes 20/09/2014

Moonshit
Não gostei nem um pouco, tem seu valor por referencias a clássicos literários, mas a forma como isso foi apresentado é chato, quase abandonei, o protagonista "arrota cultura" e parece ser masoquista, a forma como foi criado até o faria ser introspectivo, mas com as decisões acaba se mostrando bem bobalhão.
Mais um suposto clássico dos quadrinhos que no meu gosto pessoal, é um saco.

Betinha 27/04/2013

Indefinível
O volume conta a história de Moonshadow, um garoto que é fruto da relação entre Sunflower e uma dessas criaturas imprevisíveis, que espalham o caos pelo universo e se divertem com isso. Temas como o desespero, a solidão, a religião e a guerra estão presentes na obra de forma tão arrebatadora que o desespero toma conta do leitor enquanto a trama se desenvolve.

Essa coleção é muito significativa para mim porque foi por meio dela que tive contato pela primeira vez com autores como William Blake e William Butler Yeats, já que o início de cada volume continha um autor de língua inglesa.

Coleção maravilhosa para ter/ler/reler.

1 | 2 | 3 | 4