Eva Luna

Eva Luna Isabel Allende




Resenhas - Eva Luna


160 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


MariMeireles14 10/01/2024

Sutil
Quando li A Casa dos Espíritos, alimentei um amor e uma ligação verdadeira à escrita de Isabel Allende. Isso, inevitavelmente, me levou a buscar mais e mais da sua literatura, a reconhecer seu talento majestoso de usar palavras para contar a vida. O ponto é que, como diz na contracapa da edição de 2019, essa obra representa uma cascata de histórias caindo diante do leitor, vívidas, apaixonadas e humanas.

Por isso, conhecer a trajetória não apenas de Eva, como também dos demais personagens, me permitiu aprender sobre as emoções humanas, os rumos inesperados e as condições sociais duras, próprias da história um país da América Latina. A parte mais valiosa dessa obra, feita por inúmeras camadas, é o fato de existir uma clara representação da fidelidade, da lealdade, do acolhimento e do incentivo gerado pela busca da sobrevivência individual e coletiva.

De modo sutil, Isabel nos ensina a viver o presente, a escrever página por página, cada dia de uma vez, assim como fazia também Clara, mas diante de uma outra perspectiva, tão doce e gentil quanto.

?Não obstante, no decorrer daquelas horas procurei livrar-me da languidez das recordações e conseguir a frieza indispensável para revisar o passado e fazer um inventário das minhas possibilidades. Até então vivera às ordens de outras pessoas, faminta de afeto, sem outro futuro além do dia de amanhã e sem mais fortuna do que minhas histórias. Até minha mãe era uma sombra efêmera, que eu precisava desenhar todo dia, para não perdê-la nos labirintos da memória? (Página 195)
comentários(0)comente



Mari 06/01/2024

Embora não esteja entre meus preferidos da autora, é impossível não se envolver a aproveitar a escrita da Isabel Allende, que sabe criar personagens como ninguém.

Acompanhamos Eva e Rolf ao longo dos anos, novamente tendo um governo autoritário como pano de fundo, mas achei a leitura um pouquinho cansativa, talvez por ela ter dividido a história em capítulos mais longos.

Gostei que um livro de 1987 tenha uma personagem trans e fale, mesmo que superficialmente, sobre isso.

Fiquei levemente incomodada com a primeira vez da personagem, achei que não deveria ter sido com aquele personagem rs

No mais, uma leitura muito boa!
comentários(0)comente



florj 03/01/2024

Que escrita!
Meu primeiro contato com Isabel Allende e já me apaixonei pela escrita dela.
Eu estava gostando muito até uma certa cena que fez o livro cair demais no meu conceito. A partir dali foi só ladeira a baixo. Ia ser um favorito da vida se não fosse umas frases que me deixaram com muito nojo. Sei que ela quis representar a vida real e tudo o mais, mas pra mim não deu certo. Tem uma parte que a Eva fica com inveja de uma menina de 14 anos que tá casada com um cara de pelo menos 40 só pq o cara é bom de cama. Isso pra mim foi sem cabimento.
Fora essas partes o livro é absolutamente incrível, super bem escrito e apaixonante. Tentei não levar essas cenas em consideração por serem um pedaço tão pequeno do livro, mas tive que retirar uma estrela e o favoritado. Com certeza irei ler os outros livros da Isabel.
comentários(0)comente



Rosyane.Rodrigues 03/01/2024

Quem sou eu para falar mal de Isabel Allende?
Eva Luna. Isabel Allende. Ed: Bertrand Brasil

Minha autora favorita, então recomendo os bons e passo pano para os "nem tanto".
Contos de Eva Luna foi publicado no final da década 1980, quando a Isabel começou a fazer sucesso e teve suas obras descobertas por Hollywood. Agora ele estava disponível no unlimited e eu precisava de algo que me distraísse da escrita violenta da Camila Sosa Villada.
O texto da Isabel simplesmente flui, não tem essa história de precisar reler, voltar o parágrafo para entender. Você precisa embarcar no realismo mágico e se deliciar com personagens bem construídos, cores e cheios de lugares que só existem nessas páginas.
Tudo para ser incrível não é? Sim, só tem um problema: são muitos personagens, cada um com sua história e seus problemas. Chega um momento que cansa e a gente fica pensando: sim, mas onde eles irão se encontrar?!
Pois não é que nos últimos capítulos ela amarra todas as pontas e faz um "fim" redondinho?! Posso não dar 5 estrelas, mas falar mal, jamais.
comentários(0)comente



Yasmin.Moraes 30/12/2023

Envolvente
Inicialmente achei um livro chato. Mas após o 1? capítulo a escrita da Isabel me envolveu e eu AMEI a história.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Luísa Toresan 28/12/2023

Gostei do livro. É bem diferente do que geralmente leio, por isso tive um tanto de dificuldade no início.
comentários(0)comente



Jaqueline.Xavier 26/12/2023

Eva Luna
Tenho uma enorme conexão com a escrita da Isabel Allende, tudo que li até o momento foi muito bom e com Eva Luna não foi diferente, nesse senti que a autora pesou um pouco mais na parte histórica, colocou mais cenas do cenário político daquela época e os personagens foram se encaixando perfeitamente no enredo.
comentários(0)comente



VitoriaRegiane 17/12/2023

Na verdade, eu não tinha certeza de que isso tivesse alguma aplicação prática, até então só me servira para dar um pouco de colorido à vida e escapar para outros mundos.
comentários(0)comente



Nath 14/12/2023

Dom de contar histórias
Depois dessa leitura, se mostrou óbvio que a Isabel Allende, assim como sua protagonista que dá título ao livro, a Eva Luna, é uma exímia contadora de histórias. O talento e a criatividade são incríveis, a forma como todos os personagens tem narrativas e vidas contadas de forma muito bem pensada e calculada para a narrativa também é algo que enriquece deveras. É um livro que passa por muitas histórias, mas nenhuma delas se perdem... Na verdade, uma se perde sim. E justamente uma que eu estava bastante ansiosa para ver acontecer, pois é aquela que está subentendida desde o começo, uma história de casal. Achei que ficou muito para os momentos derradeiros, um tanto atropelada e rápida demais. É por causa disso que tirei a meia estrela, pois se a autora tivesse empregado seu talento e boa vontade de contar a história do casal com um pouco mais de tempo, teria sido perfeito. Há ainda umas outras problemáticas que acho que foram um tanto romantizadas, mas isso é meu olhar um pouco mais julgador. No mais, uma excelente leitura para abrir as portas da escrita da Allende. Recomendo!
comentários(0)comente



Priscilla 11/12/2023

Eva Luna, uma incrível contadora de histórias
Eva Luna foi meu primeiro contato com Isabel Allende e, com certeza, não será o último!

O livro é todo narrado em primeira pessoa, e Eva conta a história de sua vida, desde o que sabe sobre sua mãe até o seu presente. Dona de uma imaginação fantástica, ela inventa e conta histórias para sobreviver, para se relacionar com os outros e para suportar a sua realidade.

Não dá pra saber com certeza em qual país da América do Sul ela vive, mas sua infância foi marcada pela ditadura, rebeliões, uma jovem democracia... em um país miscigenado em que se fala espanhol. Ela precisa abrir seu próprio caminho, como uma menina, sem família, que precisou trabalhar desde muito pequena. Como mulher, ela nos mostra como é preciso encarar esse mundo de homens.

Também somos apresentados a outros personagens que cruzam sua vida, de diferentes origens e percursos, mas sempre com um propósito a cumprir na história.

Gostei muito! E fiquei triste por Eva não ser uma senhorinha contando toda a sua história de vida, porque a personagem ainda é jovem em seu presente, mas eu gostaria muito de saber o que ela fez até seus últimos dias.
comentários(0)comente



Rinaldo 09/12/2023

Eva Luna
A personagem a autora, uma mulher de fases e de faces diversas. Allende em mais um belo romance. Uma grande mulher...ou melhor Duas grandes mulheres.
comentários(0)comente



Quel 04/12/2023

Eva Luna é muito meu amorzinho
Já conhecia a escrita da Isabel Allende com o livro A Casa dos Espíritos, mas aqui em Eva Luna foi que ela ganhou de fato o meu coração. Livro simplesmente perfeito, zero defeitos. A narrativa é instigante, fluída e fácil. Em vários momentos surge o realismo fantástico, uma marca da autora e que acho extremamente parecido com o fabuloso Gabriel Garcia Marques e que funciona muito bem em Eva Luna. Enfim, agora quero ler tudo dessa autora.
comentários(0)comente



Gibiz 02/12/2023

Eva Luna é, na minha opinião, a melhor protagonista de Allende.
Seus sentidos nômades e sua inclinação à autenticidade a torna fruto de uma natureza empática e identificável.
Livro espetacular, só fica atrás de Paula e A Casa dos Espíritos.
comentários(0)comente



Gabriella440 16/11/2023

Eva Luna é a história de uma garota nascida da relação entre uma órfã de cabelos vermelhos e o índio que ela salvou de morrer por uma picada de surucucu.
Desde a infância, Eva é uma contadora de histórias -tanto que o livro é narrado em primeira pessoa- mas que só aprende a ler e escrever já adolescente, tendo contato com as mil e uma noites, se transforma cada vez mais numa criadora de contos.
A autora, Isabel Allende, nós traz um realismo mágico discreto, junto com certeiras críticas sociais da sociedade chilena da época e com maravilhosos personagens representativos de minorias.
O protagonismo feminino também é uma marca forte do livro, uma leitura que não é pesada, mas que faz pensar em muitas questões sociais importantíssimas.
comentários(0)comente



160 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR