Eva Luna

Eva Luna Isabel Allende

Resenhas - Eva Luna

06/02/2024minha estante
Nossa, acabei de terminar o livro e você conseguiu descrever exatamente a minha percepção!
Desculpa, Rory, mas meu coração é dA Casa dos Espíritos!

Isabelle Lins 06/02/2024minha estante
Hahaha #TimeACasaDosEspíritos ?

Lívia 08/02/2024minha estante
Que resenha impecável! Pela segunda vez (drop out of Yale) tenho que admitir que Rory estava erradíssima. Achei incrível a forma como você pontua a narrativa e da sua opinião!

Isabelle Lins 09/02/2024minha estante
?? obrigada!! Relendo agora a resenha e prestando atenção na pontuação, notei o tanto de vírgulas que saíram nesse meu fluxo de pensamento ??

Renata CCS 24/01/2013

EVA, a primeira mulher, a primeira mãe. LUNA, mãe indígena, o poder matriarcal.
EVA LUNA é uma comovente biografia, narrada em primeira pessoa, que conta a história de Eva Luna, filha da pobreza e do analfabetismo, que cresce em meio a golpes e ditaduras militares alternados com breves períodos democráticos. Eva é espirituosa, alegre, divertida, filha de uma doméstica e de um jardineiro, nascida nos fundos de uma mansão. Sozinha no meio dos empregados, não teve amigos, não brincou as brincadeiras de criança e perdeu a mãe ainda muito nova. Passou a ser criada pela madrinha, a cozinheira negra na casa do patrão, onde depois ela mesma se tornou uma empregada. Em meio a muito trabalho e poucas alegrias, Eva aprendeu a contar histórias, sempre criando mundos novos, repletos de seres fantásticos e com finais emocionantes. Esse talento conquista a todos ao seu redor, e a pequena Eva, analfabeta e sem grandes perspectivas, vai conseguir, depois de adulta, alfabetizar-se e tornar-se escritora. Sua vida sempre foi preenchida por personagens excêntricos: além da madrinha que enlouquece, ela passa a trabalhar com Riad Halabi, um turco com lábio leporino que lhe ensina sobre o amor, conhece Humberto Naranjo, seu grande amigo de infância com um futuro de guerrilheiro na América do Sul, e finalmente sua grande amiga Mimi, uma mulher presa em um corpo de homem. Em paralelo à história de Eva se desenvolve a história de Rolf Carlé, um jornalista que só conhece Eva mais à frente na história e vivem um grande amor.
Isabel Allende descreve a tragédia, a pobreza, a felicidade em meio a coisas simples, mostrando as inquietações do ser humano sempre de uma maneira magnífica! Sou uma grande fã desta escritora chilena. Eu me apaixonei por Allende após seu romance mais famoso, “A Casa dos Espíritos” e depois dele, não parei mais de procurar seus livros. A narrativa é quente, doce, envolvente e intensa, mostra uma mulher que nunca perdeu a coragem e sempre defendeu com unhas e dentes seus sonhos e sua liberdade. Sua dura realidade mesclada com sua inabalável capacidade de sonhar são transcritas de forma poética. EVA LUNA não é uma história triste ou alegre, eu diria que é, antes de mais nada, uma história de vida e de fé. Desperta nossa força interior, nos faz pensar na vida e na família que temos e agradecer todos os dias por essas dádivas!
10/02/2013minha estante
Este também vou ler!

Renata CCS 13/02/2013minha estante
Oi Su, tenho certeza que vc irá gostar muito! Um abraço!

Renata CCS 22/03/2013minha estante
Realmente Edna, leitura mais que recomendada, principalmente para as mulheres.

Khadija.Slemen 06/02/2024minha estante
Também gostei muito dela, li Violeta, emoção pura. Agora vou ler esse já de olho na casa dos espíritos mas devo passar por Paula antes pois tenho aqui no Kindle. Seu histórico ficou muito bom?

Bruno Freitas 28/03/2021

Um livro, muitas histórias
Eva Luna, quarto livro publicado pela autora chilena Isabel Allende, é uma das obras mais interessantes que li nos últimos tempos.

O enredo apresenta ao leitor discussões sociopolíticas de um país sul-americano marcado por um processo de construção democrática um tanto conturbado, mas o que chamou mesmo a minha atenção foram as personagens que entram na vida da protagonista. Cada uma delas - com suas próprias histórias, costumes, crenças e verdades - contribuiu para o amadurecimento da personagem principal, que, ao ficar órfã logo na infância, acaba encontrando nessas pessoas histórias, afetos e ensinamentos.

Com o passar dos anos e o crescimento e amadurecimento de Eva Luna, a narrativa vai se tornando mais densa e envolvente, como se a história e nós, os leitores, fôssemos evoluindo com as descobertas da personagem.

O livro trata de vários temas, como repressão política, violência, imigração, sexualidade, transexualidade, resistência, entre tantos outros. Contudo, ainda que tais assuntos sejam delicados, o enredo consegue apresentar ao leitor uma história leve e, por vezes, divertida.

Esse foi meu primeiro contato com uma obra de Isabel Allende e, admito, fiquei bastante instigado e curioso para conhecer os outros livros dessa autora.
Damares Honnef 28/03/2021minha estante
Gostei muito desse livro qnd li.Me parece q tem mais um livro com essa protagonista.

Damares Honnef 28/03/2021minha estante
Recomendo A CASA dos ESPÍRITOS,acho q tu tbm iria gostar.

Bruno Freitas 30/03/2021minha estante
Oi, Damares, tem sim, é um livro de contos! E A Casa dos Espíritos já está na minha lista, estou bastante curioso para conhecer outras obras da Isabel Allende.

Aline Teodosio @leituras.da.aline 06/05/2018

Eva Luna é a protagonista de um romance encantador e cheio de reviravoltas. Ela, porém, não se encaixa no estereótipo de mocinha sofrida a espera de um príncipe que a salvará das auguras do mundo. Muito pelo contrário.

Ela, desde o seu nascimento, conheceu as amarguras e dificuldades da vida, passou por diversas provações, e isso, em vez de revolta puramente, só a fortaleceu cada vez mais.

A narrativa é rica em detalhes, com descrições primorosas de uma América hispânica cheia de mazelas, mas também de magia. Entretanto, a história não gira somente em torno da carismática protagonista. Allende aborda de forma delicada, mas não superficial temas como a ditadura, o autoritarismo, a xenofobia, a loucura, a homossexualidade, e sobretudo, o feminismo.

Sim, a autora nos presenteia com uma personagem feminista forte e cheia de sentimentos. Que sente prazeres e a eles se entrega sem culpa. Que mesmo diante das adversidades, não baixa a cabeça, que luta por uma autoafirmação e por um lugar de dignidade e respeito na sociedade. E que, mesmo luta após luta, jamais perdeu a sensibilidade, a esperança, a delicadeza. Eva é amor. Eva nos inspira.
Thiago 06/05/2018minha estante
Você conseguiu identificar o Gabo?

Aline Teodosio @leituras.da.aline 06/05/2018minha estante
Sim.. ? até postei lá no face... "Um certo escritor bigodudo colmbiano".. Realmente é bem rapidinho, mas ficou bem claro que se tratava dele.

Aline Teodosio @leituras.da.aline 06/05/2018minha estante
Colombiano*

Jessica Moraes 25/01/2024

Romance de formação, conta a história de eva luna e rolf carlé desde suas infâncias até a vida adulta; onde se encontram depois de passarem por poucas e boas.
com realidades diferentes, a vida dos dois se entrelaçam; a autora coloca bastante fatos históricos durante a narrativa, ligando os personagens ao longo dos acontecimentos.
os primeiros 30% fiquei curiosa com a premissa, mas ao longo da leitura foi se perdendo essa magia; não estava preparada para tudo que acontece, porque o inicio é muito diferente do final da história, não gostei dessa ''quebra''. espero não me decepcionar em Violeta e Casa dos Espíritos.
Isabelle Lins 04/02/2024minha estante
Eva Luna também não me surpreendeu, tive a mesma impressão que você! Mas A casa dos espíritos definitivamente vale a pena! Muitíssimo superior e com um roteiro bem mais envolvente!

Jessica Moraes 06/02/2024minha estante
Que bom ler isso, Isa.. me deixa mais feliz para começar os outros livros da autora.

@livrosdelei 01/03/2021

Obra sobre política, feminismo e amor!
?Eva Luna? de Isabel Allende é um livro único. A obra é leve, mas não deixa de tratar de diversos temas: política, feminismo, sexualidade e multiculturalidade.

Eva Luna é uma mulher que viveu parte da sua vida à margem da sociedade. Ela era tão invisibilizada que sequer tinha uma família ou documentos pessoais. Eva passou a infância toda trabalhando como empregada doméstica em diversas casas, mas o trabalho nunca a impediu de expor o seu talento para todos: o dom de contar histórias.

Eva possui uma criatividade gigantesca e consegue contar um número infinito de histórias. Talvez esse talento seja fruto de seu grande e apaixonado coração, que sempre acaba se envolvendo com um rapaz novo.

A obra nos permite acompanhar essa menina talentosa e apaixonada desde seu nascimento até a vida adulta. A curiosidade e o talento de Eva é o grande protagonista desta obra, pois a leva para diversas situações únicas.

O que mais gostei da leitura: como a Eva possui grande sensibilidade com sentimentos e como ela reconhece o grande amor da sua vida.

No decorrer da leitura, nos sentimos mais próximos da própria Isabel Allende, pois sentimos que ela projetou suas próprias características em Eva.

Concluindo: eu indico essa obra para todos! Em especial, para as pessoas que buscam uma leitura poética, fluída e criativa.
Admel 01/03/2021minha estante
Já foi para minha lista de queeeeeero urgentemente hahaha

Carolina.Gomes 02/03/2021minha estante
Eu amei ! ?

Isadora 14/12/2021minha estante
Resumiu o que pensei lendo! KKKKKKKK

JIMWauters 18/02/2010

Com quantas mulheres se faz uma mulher?
Para mim... o livro resultou em uma prazerosa sensação de amar o mundo e principalmente a mulher, no caso, Eva Luna.
A História de Eva, que basicamente é o retrato de vida de uma empregada doméstica, transcende toda a lógica da vida comum ( trabalhar,vestir-se,comer etc) e alcança com a sua poesia e seu imaginário e intimidade uma relação de amor intensa que todos os seres humanos podem sentir, apesar de estarmos mergulhados até o pescoço de lodo.

O contexto da história enfatiza a disputa ideológica entre comunistas e capitalistas na América Latina, oque de certo modo é algo demode, mas mesmo assim a sua contribuição a esta discussão não é tomar um partido mas sugerir que existe algo a mais que precisamos aprender enquanto humanidade além de escolher um pau com uma bandeira.

Mas o que compensa é realmente o desenvolvimento e as tonalidades poéticas que ganham forma na personagem principal... suas peripécias, seus desafios, seus sonhos, amores etc...

Talvez o mais claro será dizer: é a intimidade de uma mulher por inteiro que a Isabel Allende nos apresenta.

Boa leitura...

Suca Fonseca 22/05/2011minha estante
Concordo, este livro ultrapassa a ideia de ser a história de uma mulher, mas sim é a história de todas as mulheres latino-americanas, de sua identidade cultural, realmente uma obra maravilhosa da amada Isabel Allende.

anarontani 17/04/2022

mais um favoritado!!!
outra vez isabel me mostrando essa américa maravilhosa!!! e q personagem perfeita!! eva luna é TUDO!!!

?Como o faz? Quero dizer, como escreve?
- Faço o que posso.... A realidade é um torvelinho, não conseguimos medi-la ou decifrá-la, porque tudo acontece ao mesmo tempo. Enquanto estamos aqui, o senhor e eu, falando, às suas costas Cristóvão Colombo está inventando a América, e esses mesmos índios que o recebem na vidraça da janela continuam nus na selva, a poucas horas deste gabinete, e continuarão nus daqui a cem anos. Apenas procuro abrir caminho neste labirinto, colocar um pouco de ordem em tanto caos, tornar a existência mais tolerável.
Quando escrevo, conto a vida como gostaria que ela fosse.? p.287
Ste 18/04/2022minha estante
??

Sabrina 26/08/2019

Um universo real de fantasias
Isabel Allende, neste livro Eva Luna, nos conduz a um universo de fantasia fortemente ancorado no real, que por muitas vezes me lembrou do realismo mágico, tão bem representado pelo nobel de literatura Gabriel Garcia Marquez. Fiquei muito interessada neste livro quando ele foi citado por Rory, personagem do seriado Gilmore Girls que é uma ávida leitora. Obrigada, Rory, por essa recomendação! Passei 15 dias embalada pelas histórias que saltaram dessas páginas. Ao longo do romance, Eva vai contando a sua história de vida, entrelaçando com os personagens que vão surgindo no seu caminho. Mas não é meramente contar, a narradora dá vida a cada detalhe por meio de uma imaginação que beira o absurdo, às vezes. Desprovida de família, completamente sem condições financeiras, por vezes abandonada nas ruas, Eva não se deixa abater e continua sempre em frente em seu caminho, lutando com os fantasmas por meio de suas histórias, fazendo delas, muitas vezes, moeda de troca. A autora nunca cita o país no qual se passa a história, mas fica mais do que evidente que é na América do Sul, e as críticas sociais vão também recheando a história. Um dos pontos que mais gostei é quando Eva conta histórias para inventar infâncias perdidas, para dar uma nova cara às lembranças tristes de alguns personagens. Allende vai deixando claro ao longo do livro que a realidade não existe, na verdade o que percebemos é uma multiplicidade de aspectos notados de formas diferentes por cada um de nós.

site: https://medium.com/@sabrinadidone
Pamela Bianchi 10/08/2020minha estante
hahaha vim procurar o livro justamente pela indicação da Rory! vou lê-lo com certeza :)

Ana 20/04/2012

Não há quem não se apaixone por Eva Luna
Eva Luna é apaixonante. Talvez por ser filha de um índio de olhos amarelos e uma mulher que passou a infância em uma região encantada. Ou talvez por ter sido concebida quando seu pai estava à beira da morte. Queimando de febre e sem saber mais o que fazer, Consuelo, sua mãe, o amou. E quando ele se curou, deu adeus e se foi. E então Eva, que significa vida, foi criada em meio a múmias humanas e outras esquisitices.

Um dos meus livros preferidos de minha autora favorita. Eva Luna é uma delícia de ler do início ao fim. Um personagem apaixonante, cheia de imaginação, que mantem a pureza do coração mesmo com todas as agruras que passa na vida, no Chile da ditadura. Isabel Allende tem um jeito mágico de escrever e seus livros tem um toque forte de magia.

Lili 21/04/2024

De tudo que li de Isabel, nada me decepcionou ou me deixou com a sensação de que faltava algo. Com Eva Luna nao seria diferente, logo nas primeiras páginas ja me senti fisgada. E o interessante que não é algo pra ser devorado, mas sim lido com calma, é pra ser degustado.
Amo o realismo mágico e a forma como ela trás a política e temáticas relevantes, de forma suave, mas direta.

Bolena 01/11/2016

Uma autora disse um vez que com o tempo podemos até esquecer a história de um livro, mas jamais esqueceríamos um personagem marcante. Eva Luna é repleta deles. A autora constrói muito bem os personagens e você conhece bem a vida de cada um.

Detalhe para a parte política do livro: Ditadura, protestos contra a ditadura, chegada da democracia, luta pela tão sonhada revolução comunista. Uma coisa que gostei muito foi ver como muitas vezes como eventos históricos aconteciam e os personagens mal tomavam conhecimento. Mostra também o alienamento da população, que muitas vezes achava que não tinha nada com aquilo ou preferia não se meter para não prejudicar sua segurança. Comecei o livro achando que se passava num país fictício, mas no final já estava pesquisando em que país a história se passava.

Fiquei fascinada como autora escreve, é de uma forma tão linda, doce e muitas vezes poética também. É um livro que irei guardar para sempre no coração.

Simone Brito 03/12/2016

Mágico e Histórico
Livro: EVA LUNA
Autora: Isabel Allende
Literatura Chilena

Eva Luna foi minha estreia nas leituras de Isabel Allende e, diga-se de passagem, me agradou bastante.
Esse livro é protagonizado por Eva Luna que conta sua estória de vida e, de quebra, relata fatos históricos importantes ocorridos no Chile. Conseguimos perfeitamente visualizar o período da ditadura e de diversas revoluções ao longo da narrativa, que mistura ficção com realidade todo o tempo.
O livro é faseado e nos permite traçar uma linha do tempo e visualizar toda estória de vida de Eva, misturando-a a situação político-econômica do país, porém, sem perder a ternura e o romance.
Aborda temas polêmicos, como preconceitos, homofobia, comunismo, xenofobismo, autoritarismo, desigualdade social e tantos outros, que juntos, enriquecem essa linda narrativa.
Eva, por assim dizer, é a filha do subdesenvolvimento e da pobreza. Embora analfabeta, adorava contas histórias, através das quais construía seu próprio mundo. Mesmo sem perspectivas, depois de adulta, consegue vencer as dificuldades e, apoiada por pessoas iluminadas que passaram por sua vida, usa suas habilidades de contadora de história para tornar-se uma grande escritora.
Vale a pena ler. Leitura agradável e enriquecedora.

Renata 04/12/2016

a primeira mulher, personificação da lua
eu li esse livro faz já um certo tempo e o carinho que tenho por ele, a autora e a protagonista da história é imensurável. minha filha se chamará "Eva Luna" (sério), nome mais lindo não há.