Eva Luna

Eva Luna Isabel Allende

Resenhas - Eva Luna

Aninha 28/06/2020

Consuelo, Eva, Madrinha, Elvira, Mimi
Comecei a ler influenciada pela indicação de meu ex namorado dizendo que era maravilhoso.
De fato, o livro é bom, com toques de realismo mágico, personagens originais e enredo salpicado aqui e acolá pelas guerrilhas e o fantasma do comunismo.
Eva é a narradora de sua própria história.

Jadechemale 09/08/2020

Uma história fantasiosamente real
Um livro que vai te deixar sem fôlego. durante todas as páginas encontramos diversas histórias de algum personagem e mesmo assim, com todas as aventuras ,a história não fica corrida e é muito bem escrita. Sempre aquele toque mágico das histórias da Isabel allende. Mulheres fortes.
Maternidade, natureza, afetos, críticas sociais, amor, família.
Livro encatador mas muito real. Vários assuntos delicados tratados c muita responsabilidade. Vale demais a leitura.

Giu 31/08/2020

As obras da Isabel Allende são como pacotinhos de história e críticas envoltos em embrulhos de narrativas bem construídas. Em Eva Luna, temáticas como a luta de classes, desigualdade de gênero, transfobia, xenofobia e patriarcalismo surgem em meio à narrativa da ditadura e da guerrilhas no Chile, e às histórias dos personagens, que se interligam.

Eva Luna é conhecida por todos pelo seu dom para contar história, que também fica claro para o leitor, enquanto ela conta a sua própria, a de Rolf Carlé e a de tantas outras personagens que cruzam seus caminhos.

Não sou de transcrever frases dos livros, mas tem dois trechos que me chamaram demais a atenção e demonstram o pulso firme e falta de sutileza com que Allende insere suas críticas:

?Para Naranjo e outros como ele, o povo parecia composto apenas de homens; nós, as mulheres, devíamos contribuir para a luta, mas estávamos excluídas das decisões e do poder. Sua revolução não modificaria minha sorte, em essência; em qualquer circunstância, eu teria que continuar abrindo caminho por mim mesma, até o fim de meus dias. Talvez nesse momento, eu tenha me dado conta de que o final de minha guerra não se vislumbra, portanto, é melhor vivê-la com alegria, para que minha existência não se esvaia enquanto espero uma possível vitória para começar a sentir-me bem. Concluí que Elvira tinha razão: é preciso ser muito corajosa, a gente tem que lutar sempre?.

?O general tem razão, aqui ninguém morre de fome, você estende a mão e agarra uma manga, por isso não há progresso. Os países frios são mais civilizados, porque o clima obriga o povo a trabalhar - dizia o patrão, estirado à sombra, abanando-se com o jornal e coçando a barriga?.

Nascida da picada de uma cobra, Eva Luna carrega não só o nome da primeira mulher segundo o cristianismo, mas também seu fardo. Leva uma vida repleta de percalços e provações, e encontra na contação de histórias - e, posteriormente, na escrita - seu refúgio. Tem também na criação de histórias um papel de Deus, inventando novos rumos ou passados alternativos para as vidas de pessoas reais ao seu redor.

Ivan 15/05/2011

Um dos melhores livros que já li. A história é empolgante, diverte e emociona. Os personagens são bem desenhados com caracteristicas inusitadas, adorei Consuelo, a Madrinha, Mimi e claro a própria Eva Luna com seus relatos fantásticos. Recomendo.

adorkableforme 03/09/2020

Um livro para reler sempre
"Subiu aos cumes dos Andes por caminhos indescritíveis,vendendo em casarios onde o ar era tão límpido, que se tornava possível ver os anjos à hora do crepúsculo."

O que me chamou mais atenção em Eva Luna,desde o princípio foi o título, adorei esse nome para uma pessoa. Não conhecia a escritora, mas foi uma ótima forma de adentrar o universo de Isabel Allende,fiquei apaixonada por sua forma de escrever de uma forma tão linda, doce e muitas vezes poética.

Eva Luna é filha de um índio de olhos amarelos e uma mulher que passou a infância em uma região encantada, foi criada na casa de um professor, pela sua mãe, até que está faleceu. Continuou na casa sob os cuidados da cozinheira, sua Madrinha. Porém, o patrão morre e a Madrinha a entrega para uma casa de um casal de irmãos solteirões, onde Eva continua a exercer trabalhos domésticos. A partir de então, Eva passa de uma casa a outra e depois começa a viver com Riad Hálabi e sua esposa Zulema, em uma cidadezinha no interior.

"-Assim é que faz,'passarinho-animava-me Elvira. - É preciso enfrentar. Ninguém se mete com um cão danado,mas pisoteia os mansos. É preciso brigar sempre."

Esses tempos que Eva fica com o turco Riad são muitos importantes,pois ela descobre o amor paterno e também o amor carnal. Além de ele desenvolver sua educação.A busca de Eva pela educação é muito significativa. Ela deseja aprender e enriquecer sua imaginação para se apropriar do mundo em que vive.Seu amor pelas histórias como se fosse a única constância em sua vida. Aqueles que amou sempre lhe foram arrancados, mas suas histórias e a educação nunca lhe poderiam ser tirados.

Eva aprendeu a contar histórias desde pequenina, sempre criando mundos novos, repletos de seres fantásticos e com finais emocionantes. Esse talento conquista a todos ao seu redor, e a pequena Eva vai conseguir depois de adulta tornar-se escritora.

"Ela não pôde negar-se, por recear que o estranho caísse na praça, transformado em um punhado de poeira,como finalmente acontece aos que não possuem boas lembranças."

Entretanto, a história não gira somente em torno da carismática protagonista. Allende aborda de forma delicada, mas não superficial temas como a ditadura, os momentos de democracia mascarada,o autoritarismo, a xenofobia, a loucura, a homossexualidade, a transfobia,
desigualdade social,comunismo, as guerrilhas, a vinda dos imigrantes para a América do Sul durante e depois a 2° Guerra mundial e sobretudo, o feminismo.

"Para Naranjo e outros como ele, o povo parecia composto apenas de homens; nós, as mulheres, devíamos contribuir para a luta, mas estávamos excluídas das decisões e do poder. Sua revolução não modificaria minha sorte, em essência; em qualquer circunstância, eu teria que continuar abrindo caminho por mim mesma, até o fim de meus dias. Talvez nesse momento, eu tenha me dado conta de que o final de minha guerra não se vislumbra, portanto, é melhor vivê-la com alegria, para que minha existência não se esvaia enquanto espero uma possível vitória para começar a sentir-me bem. Concluí que Elvira tinha razão: é preciso ser muito corajosa, a gente tem que lutar sempre."

O feminismo é personificado em Eva, uma mulher em muitas mulheres, forte, decidida, que passou por momentos muito difíceis e soube se reerguer e se reencontrar, para construir e reconstruir a sua história. Em um mundo e uma cultura ainda predominantemente machista, Luna se destaca questionando o papel da mulher na construção da sua identidade e dos seus desejos.
As palavras nasciam dentro de mim, cresciam, subiam,ressoavam na cabeça e chegavam aos lábios, mas eu não conseguia expulsá-las, estavam aderidas ao céu da boca."

Leiturasdarich 11/09/2020

"Eva Luna" é um romance com vários personagens distintos e interessantes. Destaco como minha personagem favorita a Mimi que é uma mulher transexual. A personagem conquistou a minha simpatia com sua triste trajetória e fiquei torcendo para ela alcançar a felicidade durante toda a leitura.
Outro detalhe que vale a pena destacar é que a ditadura chilena está presente nessa obra.

site: www.instagram.com/leiturasdarich

MizukaYoshino 07/01/2021

A quantidade de coisas que acontecem na vida de Eva Luna é inacreditável!
A história é cheia de acontecimentos pesados (eu achei), mas contado do jeito da Eva, tranquilo.
No entanto confesso que teve momentos em que li com maior facilidade que em outras.

Ana Carolina 23/01/2021

Este foi o primeiro livro que li da autora e não conseguia desgrudar. Eva desde o nascimento enfrentou as vicissitudes da vida, fazendo-a forte. Mostra a sua vida permeada por personagens interessantes e diferentes entre si por meio dos quais a autora aborda de forma delicada temas como a ditadura, a desigualdade social, a loucura, a homossexualidade, e especialmente, o feminismo. Um personagem que muito me marcou foi o turco Riad Halabi, que tinha lábio leporino e a ensina sobre o amor, mas não posso deixar de citar Humberto Naranjo, amigo de infância, futuro de guerrilheiro na América do Sul, e Mimi, uma mulher presa em um corpo de homem. Eva, mesmo analfabeta, adorava contar histórias, através das quais construía seu próprio mundo como meio de fuga a sua dura realidade. Através destas ela conquista todos a seu redor. Mesmo sem perspectivas, depois de adulta, alfabetiza-se e com a contribuição daqueles que passaram por sua vida, usa suas habilidades de contadora de história para tornar-se uma grande escritora. Devo mencionar também que junto a história de Eva se desenvolve a de Rolf Carlé, um jornalista conhecerá Eva e com quem viverá um grande amor. Um livro marcante e que nos sensibiliza, sem dúvida está dentre os livros que amaremos para sempre

site: @livrosqueamaremosparasempre

Nanda 23/01/2021

Leitura envolvente
É a minha segunda leitura de Isabel Allende e gosto cada vez mais!

A história de Eva Luva é envolve, com muitas reviravoltas no mundo do realismo mágico que a autora sabe criar tão bem.
É prazeroso seguir com os personagens ao longo do tempo, percebendo suas mudanças.
A política neste livro também é muito presente, assim como em outros livro da autora, "A Casa dos Espíritos".

Let 09/02/2021

Que escrita maravilhosa a dessa autora! Terceiro livro que leio dela, mas sempre me surpreendo positivamente.

BrunaSoares 18/02/2021

Numa live que assisti da Tag livros com o Eric Nepomuceno (tradutor de Gabo) ele diz que: ?o mais mágico na América latina (e em seus habitantes) era seu poder de sobrevivência, nossa história é de solidão?
E como nao identificar isso na escrita de Eva Luna? Na sua solidão compartilhada com pessoas totalmente fora dos padrões, que a levaram a escrever mais ainda sobre sua própria vida e seu redor.
Eu amo a Isabel Allende e ela traduz
magistralmente em sua narrativa o que é ser e pertencer a America Latina.
Eva Luna virou meu livro de cabeceira.

Laís Gonçalves 21/02/2021

Eva Luna
Primeira leitura desse ano! Finalmente.

Eva conta histórias, algumas com final feliz.

É impossível não se encantar com pelo menos uma passagem do livro, e pelo menos um personagem, já que a autora caprichou (as minhas favoritas foram Mimi e Elvira; e de passagem a cena em que Eva escreve e todos os personagens aparecem, sem se preocupar com cronologia; além das cenas de construções com a Matéria Universal e da época com a Senhora).

Em alguns pontos é um produto da época, mas pra mim isso não interferiu muito.

Recomendaria : Sim, mas apenas depois de dar contexto histórico.

Raquel Lima 04/02/2009

História de mulheres, para mulheres
E também para homens...Uma mulher forte, decidida, lutadora, sofredora...mais um romance sobre a força de uma mulher ou das mulheres ?

Ju Harue 08/03/2021

Foi meu primeiro contato com a escrita da autora e por isso no começo fiquei bem perdida em situar-me na história e após terminar a leitura, precisei tirar um tempo para refletir, pessoalmente, não foi uma leitura fácil. Mas aos poucos, ela foi engatando e quando vi, acabei querendo entender o que havia e o que iria acontecer, até chegar no fim do livro. São abordados assuntos bem pesados e sensíveis durante a história, o que torna a leitura mais ponderada, além de se encontrar em meio a um período conturbado da história chilena e que reflete diretamente nos personagens (e que para mim, foi necessário algumas pesquisas para me situar melhor sobre o que estava lendo).

gimellomiranda 15/03/2021

Perfeito! Um dos melhores livros que li nos últimos tempos, tem uma narrativa muito bem construída e envolvente. Amei os personagens, amei a forma que a história é contada, amei o livro! Recomendo muito!