Eva Luna Isabel Allende

Resenhas - Eva Luna

Sa 05/10/2023

Que leitura gostosa! Tão bom mergulhar a fundo e sentir tudo! Foi meu primeiro contato com a Isabel Allende e gostei bastante.

Bia 11/10/2023

Delícia de livro
Mais um primor de Isabel Allende.
Acompanhamos a vida e história de Eva Luna, desde antes de seu nascimento até o seu ?final feliz?. Uma personagem tão rica, cheia de aventuras, de amores, de amizades.

Mais uma vez, confirmo minha certeza ao iniciar uma leitura de Isabel: sempre é uma jornada deliciosa!

Luciana1005 26/10/2023

Eva Luna
Adoro a forma como Allende constrói seus personagens, tenho a sensação que eles segurariam qualquer história! Por ser mulher e viver em um país da América Latina sinto uma sensação de pertencimento muito forte no decorrer da leitura de seus livros.

O livro conta a história de Eva Luna, uma jovem de origem humilde, filha de mãe solo, que cresce na América Latina durante um período de muita instabilidade política e social.

A história é narrada em primeira pessoa pela própria Eva Luna, o que torna tudo muito interessante já que uma das características da personagem é o seu grande talento para criar e contar histórias. Achei sensacional a forma como Allende apresenta o talento de Eva para o leitor: Basta ler o livro para entender como Eva é talentosa.

Allende enfatiza o poder da imaginação e das histórias para criar significado, resistência e esperança. Através da arte da narração, personagens encontram uma forma de expressão e descobrem sua voz.

O romance se passa em um contexto de instabilidade política e opressão social na América Latina. Por isso encontraremos questões como ditaduras, corrupção, desigualdade social e a luta por justiça. Através dos personagens e de suas experiências, Allende retrata as consequências da opressão e a resistência contra regimes autoritários.

A narrativa abrange várias décadas e apresenta uma ampla gama de personagens cativantes e complexos. Desde a infância até sua vida adulta Eva encontra-se envolvida em uma série de experiências difíceis, passando por relacionamentos amorosos, experiências traumáticas e lutas pessoais. Ao longo do livro, ela se torna uma figura importante na luta por justiça social e liberdade.

O amor em suas várias formas também é explorado. Allende retrata relacionamentos amorosos complexos e apaixonados, abrangendo desde amores românticos até conexões profundas de amizade. A sexualidade também é um tema abordado, com personagens lidando com suas próprias paixões e desejos.

Existe um destaque para o papel das mulheres na sociedade e a luta por igualdade de gênero. E essa parte é maravilhosa! Eva Luna, assim como outras personagens femininas, enfrenta obstáculos e desigualdades, mas também demonstra força, coragem e determinação. Afinal, essa é a única possibilidade para não ser devorada e engolida por uma sociedade cheia de preconceitos e muito machista. O romance retrata a capacidade das mulheres de superar adversidades e se tornarem agentes de pequenas, porém importantes mudanças.

O livro apresenta capítulos alternados entre a história de Eva Luna que se passa em um país da América Latina e de Rolfé Carlé, que nasceu em uma aldeia ao norte da Áustria. Rolfé é um personagem muito interessante, pois sua história abre espaço para um contexto europeu que nos leva a refletir sobre diversos aspectos da colonização.

Em algum momento a vida de Eva e de Rolfé irá se entrelaçar, mas esse encontro só fará sentido para o leitor depois de muita contextualização e história. Antes acompanharemos os desafios pelos quais Eva precisa passar para entender sua própria identidade e de alguma forma encontrar seu lugar no mundo.

Na minha opinião a história de Eva representa as lutas e as transformações pessoais que muitas pessoas/indivíduos enfrentam ao longo de suas vidas.

Amei a leitura e recomendo!

Renan 29/10/2023

Leitura leve
Nunca tinha lido nada da autora e encontrei esse livro no kindle unlimited por acaso. Comecei a ler despretensiosamente e não conseguia parar. Uma profusão de personagens e histórias secundárias que acabam se cruzando nos momentos certos. O que mais gostei é que achei que seria confuso lidar com tudo isso, mas não foi. Eu só esperava mais do desfecho da história, acho que ele ficou aquém do resto do livro, ainda assim gostei muito dessa leitura.

Iandra Mikaela 30/10/2023

Melhor trabalho da autora, segundo Rory Gilmore
Já havia lido outro livro da autora, mas a vontade de ler Eva Luna veio do seriado Gilmore Girls. A protagonista Rory cita Eva Luna como a obra preferida da autora, superando inclusive A casa dos espíritos.

Terminado a leitura pude entender o ponto citado, a autora conta a história de Eva Luna de uma forma que você se sente conectado a personagem.

O livro é a biografia de Eva Luna, desde sua concepção e a acompanhando durante toda a vida.

A descoberta de amores, os inúmeros personagens que passam por sua vida e vão influência-lá no futuro, se tornando parte de suas histórias.

Embora tenha me apaixonado pela história e pela protagonista, tenho que discordar de Rory Gilmore, não acho o melhor trabalho da autora, mas, com certeza está entre os melhores.

carolina.soares 03/11/2023

Não tem como não se envolver com a escrita da autora.
Eva sofreu bastante até tudo entrar nos eixos.

Adriana Naves 04/11/2023

É pra aplaudir de pé
Como essa leitura é incrível! Isabel Allende nos conduz com a tranquilidade de um rio calmo pela história turbulenta da Agentina, e de certo modo da própria América Latina. Acompanhamos as lutas, medos e triunfos de seus personagens, que diante do horror e da opressão, dentro de suas possibilidades lutam e vivem, constroem uma vida que valha a pena. Amei demais, ansiosa para conhecer outros trabalhos da autora, como o tão aclamado "A casa dos espíritos ".

Julia Gheller 06/11/2023

Eva Luna foi meu primeiro contato com Isabel Allende (finalmente) e posso dizer que agora fico ainda mais animada pra ler os outros títulos da autora. Essa obra, pra mim, envolve uma das abordagens mais incríveis que é a de contar uma história sem que necessariamente se tenha um enredo com muitos desdobramentos complexos ou muitos plot twists. E o que torna tudo isso ainda mais interessante é Eva também ser uma contadora de histórias nata e agora narrar a sua vida pessoal para o leitor.
Gostei muito dos personagens e de como a autora desenvolveu cada um (destaque pra Mimi que foi a que mais me chamou a atenção e teve a história pessoal que mais me prendeu). O pano de fundo do contexto político também foi muito bem incluído na narrativa e adicionou ainda mais poder pra história e pra entendermos as escolhas e rumos que cada personagem toma.
Por fim, acho que gostei muito da história pelo livro se passar em uma das minhas ambientações favoritas: América Latina. Por algum motivo obras assim sempre me prendem, não sei se por curiosidade ou por um pouco de identificação, mas com certeza o ar encantamento e de magia que cercam trabalhos assim é algo único. ?

Ana Carolina C. Crescencio 07/11/2023

Que delícia de livro!
Allende constrói suas personagens com tanta sensibilidade e profundidade, que fiquei com a sensação de que as conhecia há muitas páginas logo no primeiro capítulo.

Por ser uma mulher latina, o livro gerou em mim muita identificação com as personagens femininas, especialmente com a principal, que dá nome ao livro.

Eva Luna é uma jovem filha de mãe solo, que cresce na América Latina, e vai se descobrindo não apenas como mulher, mas como uma pessoa inserida em uma sociedade e que está intrinsecamente ligada à ela.

O romance se passa em um contexto de instabilidade política e opressão social, tratando de pontos como ditadura, desigualdade social, corrupção e a resistência contra regimes autoritários.

A construção do livro alterna a narrativa da vida de Eva Luna, que se passa em um país da América Latina, à história de Rolf Carlé, que nasceu em uma aldeia ao norte da Áustria. Com a história de Rolf, Allende enriquece a narrativa adicionando um contexto europeu que suscita reflexões sobre a colonização.

Durante a leitura, o leitor percebe rapidamente que as vidas de Eva e de Rolf irão se convergir, mas esse momento só ocorre após muitas páginas de contextualização. Essa parte é importante para que o encontro faça sentido e não seja apenas um ato desesperado do autor por um fim.

Enfim, foi uma leitura muito agradável. Recomendo!

day 11/11/2023

Maravilhoso!
A autora não decepciona nunca ! Estou encantada com a escrita da Isabel ,que história rica, forte e envolvente.
Eva Luna e uma criatura magnífica,uma verdadeira fênix em seu mundo de dor e desamparo, para seu mundo de contos e felicidades.
Eu amei a leitura desde as primeiras páginas, não conseguia para de lê-las e não me arrependo nem um pouco de ter devorado esse livro maravilhoso.
E preciso ser muito corajosa, a gente tem que lutar sempre .

Rayssa 13/11/2023

Eva Luna
Essa foi uma leitura muito gostosa de fazer. A história é maravilhosa. Repleta de situações inusitadas, a narrativa é rica, cheia de vida, cores, cheiros, sabores. Isabel Allende tem um tipo de prosa que salta aos nossos olhos e prende o leitor logo nas primeiras páginas.

Aqui acompanhamos o crescimento de Eva Luna, no início uma criança acanhada, mas sempre muito criativa, passando por uma adolescência difícil e solitária, até o seu amadurecimento como uma mulher singular, corajosa, escritora e contadora de histórias.

Como é característico de Isabel Allende, a história vem carregada de personagens diversos e ricamente construídos. Aliás, a autora consegue criar personagens como ninguém. A humanidade que ela coloca nas personagens é contagiante, nos empolgamos e nos apegamos demais aquelas criaturas do livro.

Ademais, verossimilhança e realismo mágico se complementam muito bem. A prosa da autora tem uma sensibilidade e leveza ímpar, que se mescla com questões graves e mais sérias de forma sutil. Ela sabe inserir muito bem o quadro social e político do cenário em que se passa a história com um ponto de vista mais intimista das personagens. Inclusive, foi uma surpresa ver uma pessoa trans tão bem representada no livro. Foi uma das personagens mais queridas que já vi.

Para mim, a leitura fluiu muito bem, a história é ágil e sem pontas soltas. As últimas 40 páginas, porém, não foram tão satisfatórias como o restante do livro. A narrativa se torna ainda mais rápida, passando por cima de momentos que, a meu ver, precisavam de mais cuidado, ou seja, mais aprofundamento. Fora isso, é um livro imperdível, que solidificou ainda mais o meu encantamento por Isabel Allende.

Gabriella440 16/11/2023

Eva Luna é a história de uma garota nascida da relação entre uma órfã de cabelos vermelhos e o índio que ela salvou de morrer por uma picada de surucucu.
Desde a infância, Eva é uma contadora de histórias -tanto que o livro é narrado em primeira pessoa- mas que só aprende a ler e escrever já adolescente, tendo contato com as mil e uma noites, se transforma cada vez mais numa criadora de contos.
A autora, Isabel Allende, nós traz um realismo mágico discreto, junto com certeiras críticas sociais da sociedade chilena da época e com maravilhosos personagens representativos de minorias.
O protagonismo feminino também é uma marca forte do livro, uma leitura que não é pesada, mas que faz pensar em muitas questões sociais importantíssimas.

Gibiz 02/12/2023

Eva Luna é, na minha opinião, a melhor protagonista de Allende.
Seus sentidos nômades e sua inclinação à autenticidade a torna fruto de uma natureza empática e identificável.
Livro espetacular, só fica atrás de Paula e A Casa dos Espíritos.

Quel 04/12/2023

Eva Luna é muito meu amorzinho
Já conhecia a escrita da Isabel Allende com o livro A Casa dos Espíritos, mas aqui em Eva Luna foi que ela ganhou de fato o meu coração. Livro simplesmente perfeito, zero defeitos. A narrativa é instigante, fluída e fácil. Em vários momentos surge o realismo fantástico, uma marca da autora e que acho extremamente parecido com o fabuloso Gabriel Garcia Marques e que funciona muito bem em Eva Luna. Enfim, agora quero ler tudo dessa autora.

Rinaldo 09/12/2023

Eva Luna
A personagem a autora, uma mulher de fases e de faces diversas. Allende em mais um belo romance. Uma grande mulher...ou melhor Duas grandes mulheres.