Eva Luna

Eva Luna Isabel Allende

Resenhas - Eva Luna

Lenir 20/01/2024

Leitura excelente. Por vezes esquecia que estava lendo um livro chileno e parecia estar lendo imersa no contexto brasileiro tais as convergências: sociedade desigual disfarçada de "democracia racial", ditadura, resistência, machismo...

Laura962 23/01/2024

Eva Luna é um livro morno.

Não apresenta fatos mirabolantes ou uma narrativa complexa, mas nos envolve de maneira suave, em um mundo permeado por acontecimentos imaginários e reais da vida de Eva - do seu nascimento surrealista ao momento em que se encontra com o amor e a vocação.

É aconchegante.

karoline.nalesso 29/01/2024

Eva Luna - indescritível.
Vou tentar colocar aqui em palavras o que esse livro foi pra mim.
No início, eu achei a leitura meio difícil, confesso. Mas ao longo do livro, a história foi tomando forma e era impossível parar de ler (mesmo com uma linguagem um pouco mais ?difícil?). O difícil se tornou fácil e eu me apaixonei por Eva Luna e pela história de cada um dos
personagens. Ela teve uma vida sofrida, mas mesmo assim me ensinou que NUNCA devemos parar de lutar por aquilo que acreditamos, e sempre - tentar - a ver o lado bom das coisas, e das pessoas!
Levarei Eva Luna para sempre em meu coração. Esse livro trouxe um quentinho aqui dentro. Que história! Que coisa mais linda! Obrigada, Isabel Allende.

Agnes 01/02/2024

Isabel allende totalmente genial, abordando tabus com uma astúcia que até hoje nao foi superada por alguns

Lívia 08/02/2024

O poder das palavras
Minha 4° leitura de Isabel Allende, e posso dizer que há muita semelhança em suas narrativas. A autora, sem dúvida, busca retratar o contexto histórico e social de inúmeras nações latino americanas, por isso, quando a nomenclatura do país é solicitada por seus personagens, ela diz ?terra sem nome? ou somente América, deixando claro que essa não é só uma condição do Chile, mas de inúmeros povos esquecidos e negligenciados.
Sou completamente apaixonada por romances de formação, e Isabel utiliza desse recursos em muitas obras, porém, senti que em Eva Luna ele tem um ótimo início e começo de desenvolvimento, mas depois, com a morte de Zurema, para mim, a narrativa foi se perdendo um pouco e ficando muito abstrata, sem muita clareza aos sentimentos de Eva, muito diferente das obras Violeta e A Casa dos Espíritos.
Porém, mesmo assim, durante a leitura, senti que Eva Luna era parte de mim, ficava ansiosa para quando ela fosse contar mais uma de suas histórias, tão profundas e intensas. Seu dom de contar histórias, a forma como ela usufruiu desse poder para ganhar a vida e conseguir viver, não deu vida somente a ela, mas a todos os ouvintes.

Khadija.Slemen 15/02/2024

Suas criações literárias são únicas. Como Eva Luna que em toda sua jornada, como fazem os heróis, se ergue novamente, lança o olhar a frente e segue destemida. O medo do heróis serve para proteger dos perigos. Amei o livro, mais um que leio

Leila 17/02/2024

Eva Luna, da autora chilena Isabel Allende, é uma viagem cativante através de um mundo repleto de personagens vívidos e histórias apaixonantes. A leitura é, sem dúvida, uma experiência deliciosa, marcada pela fluidez narrativa característica da autora. Eu amei demais e já estou elencando esse como o meu segundo livro favorito da autora.

A protagonista, Eva Luna, desde jovem enfrenta a perda dos pais e a dureza da vida como empregada. No entanto, é seu dom notável de contar histórias que a diferencia, tornando-se o fio condutor deste romance envolvente. Allende habilmente tece uma trama que explora as complexidades sociais e políticas da América do Sul, com destaque para o contexto histórico centrado na ditadura militar e nas rebeliões e guerrilhas que a rodeiam.

A trama apresenta amores e relacionamentos atípicos, desafiando os padrões convencionais, e isso é feito de maneira envolvente e sem juízos moralistas. A autora transita com maestria por diferentes estratos sociais, unindo personagens ricos, pobres, humildes e sofisticados, em uma dança emocionante de urgência, drama, comédia e paixão.

A "caliência" latina impregna cada página, acrescentando um toque de sensualidade que caracteriza a escrita única de Isabel Allende. Sua narrativa nos leva a sentir as pulsantes emoções dos personagens, enquanto eles enfrentam as batalhas da vida e se envolvem em rebeliões políticas. A autora apresenta uma América do Sul à beira do colapso político, proporcionando um pano de fundo vibrante e multifacetado para as aventuras de Eva Luna.

Os relacionamentos improváveis e a natureza imprudente da protagonista são explorados com maestria, criando uma teia intricada de encontros e desencontros. Allende celebra o poder da imaginação ao criar um mundo melhor através das histórias de Eva Luna. A narrativa é rica em detalhes, e a autora não poupa esforços ao desenvolver seus personagens.

Enfim, Eva Luna é um livro para ser degustado e apreciado. É simplesmente maravilhoso de ler.

Felipe1503 22/02/2024

Ocupa a posição de meu livro predileto.
A história de Eva é pesada e se confunde em vários aspectos com a de muitos de nós, frutos do colonialismo, da pobreza causada pela exploração e de mulheres criadas para servir.
Porém, Eva (e sua forma de ver o mundo e criar histórias), deixa tudo tão leve que o livro é fofo e gostoso de ler.

Uma leitura que em nenhum momento se torna amarrada, travada ou cansativa.

Luisa.Farias 02/03/2024

Forte e bem construído
Eva Luna é mais uma obra incrível de Isabel Allende, que consegue criar um universo fictício absolutamente detalhista e ainda misturar aspectos da história da América Latina de maneira absolutamente crítica. A história de Eva Luna me fez pensa sobre como não existe um só caminho que nos faça feliz, porque a vida dela vai se transformando completamente a cada etapa e você consegue vê-lá completamente envolvida com aquele cenário e pessoas, mas logo em seguida a história se desmonta em outra perspectiva e ela novamente se sente completa em uma vida totalmente diferente. Também é fantástico ver Eva Luna sair do papel de submissão e se colocar enquanto uma mulher livre e esperta. Por fim, gostaria de destacar um aspecto que me causou estranheza e um pouco de nojo no livro: a forma como a autora construiu (intencionalmente) algumas relações amorosas. A confusão que é normalizada pela personagem do amor romântico com os laços de família me causou certo asco. Ademais, a obra é fantástica e merece uma leitura atenta, com a certeza de que você não se arrependerá!

Camila 03/03/2024

Eva Luna e o poder da escrita
Demorei um pouco para terminar de ler este livro e confesso que por ter ficado tão denso em certos momentos do meio para o final, eu acabei não gostando tanto.

No entanto, certamente gostei demais da escrita da Isabel Allende. Este foi o primeiro livro que eu tive contato com a autora e por isso, achei uma narrativa muito bem construída e potente.

Talvez as constantes mudanças entre eventos passados e presentes e a quase mudança de pontos de vista tenha me feito perder um pouco o fio da meada, mas então, a autora conseguia dar uma costurada interessante e acertada - principalmente quando os dois personagens cruzam o caminho um do outro.

Sendo assim, o que eu gostei mesmo neste livro foi a protagonista Eva Luna. Sua força, obstinação e coragem de atravessar as mais diversas situações, certamente fazem dela uma protagonista muito bem definida e construída.

Além disso, o mais interessante e importante, foi como ela se utilizou da escrita para mudar a sua vida, reescrever e escrever sua história e a sua própria narrativa no mundo. Não se trata de uma protagonista boba, mas sim uma personagem corajosa, forte e que fez e assumiu as rédeas da sua própria história.

Raquel Marina 12/03/2024

Eu amei ler esse livro! A terceira obra da Isabel Allende que leio e sei que vou querer ler ainda mais. Nessa obra acompanhamos a vida de Evaluna desde seu nascimento e vemos sua vida difícil, mas mesmo assim, através da imaginação e da ajuda de amigos que encontra pelo caminho, ela consegue superar momentos difíceis e cria laços afetivos com uma família que ela escolhe. Interessante como a autora traz aspectos muito presentes na realidade latino-americana, desde aspectos políticos até culturais. Acho que mesmo se tratando de um livro da década de 80 as questões de gênero e sexualidade são bem abordadas.

Fiquei muito interessada nesse livro quando em um episódio de Gilmore Girls a personagem Rory afirma que ?Evaluna? é subestimado e na opinião dela é melhor que ?A casa dos espíritos?. Eu entendo a opinião da personagem e concordo que deveria ser uma obra mais celebrada da autora, mas para mim não supera ?A casa dos espíritos?. Mas acho que nem tem essa pretensão.

fev 17/03/2024

3,25

A sensação é que fiquei grande parte da leitura esperando algo se concretizar. Acontece tanta coisa, mas no fim não me conquistou. Fiquei esperando demais.