Ay Kakyri Tama: Eu Moro Na Cidade

Ay Kakyri Tama: Eu Moro Na Cidade Márcia Wayna Kambeba

Resenhas -

Malu 14/11/2023

O livro é uma coleção de poemas sobre a vida da autora no urbano e também com seus costumes da sua família e geração indígena, muito lindo e as ilustrações dão um charme a mais.

naty.dolgan 10/11/2023

Vestibular
Li por conta do vestibular, afinal é uma das leituras obrigatórias
amei as imagens no meio do livro, dão uma sensação de estar mais perto da cultura

Guilherme.Eisfeld 14/06/2023

A força da poesia e da oralidade
A potência da poesia em forma, conteúdo, lirismo e mensagens passadas chama a atenção para o povo Omágua Kambeba.

Wanda Concurseira 06/06/2023

Retomada e reafirmação de uma identidade
Ay kakyri tama (eu moro na cidade) tem por objetivo informar sobre a história, existência e a importância histórica do povo Omágua/Kambeba para a formação de parcela do povo brasileiro. Mostrar que esse povo luta e resiste há séculos e que seus costumes, crenças e cultura sobrevivem e são de uma riqueza sem tamanho.

carolmc_ 28/12/2022

Enriquecedor
Primeiro livro que leio de uma autora indígena. Em forma de poemas ela fala sobre sua cultura, apagamento e resistência, desmistificando a visão preconceituosa que muitos tem sobre essa população.

Kaprãn 28/04/2021

Amor
Através da poesia, a autora relata seu dia a dia de indígena em grandes centros urbanos. De uma forma particular ela nos faz viajar e através da sua sensibilidade nos faz entender a sua realidade, medos e anseios.

Miriam 25/03/2021

Amei
Fazia muito tempo que não lia um livro de poemas, e estava com muitas saudades. Esse livro não têm apenas poemas, têm cores, cheiros, sentimentos em todas as palavras dele. Ay Kakyri Tama é um livro sensível, mas forte, que mostra como é possivel resistir através da arte. Recomendo demais!

A.C.L. 15/03/2021

Cheiros
Acabei de acabar. As poesias, as palavras, as fotos, o livro todo enche o coração de alegria e amor.
Amor e alegria por ter o prazer de ler, fiquei muito emocionada.... Foi realmente um encatamento, um prazer poder ler esse livro.
Obrigada por partilhar com a gente S2

A autora tem um canal, em que ela recita algumas poesias: https://youtu.be/Vh-U1mPti24

Mariana Rudiniski 24/02/2021

Maravilhoso
Quanta sensibilidade! Poemas de ancestralidade, de rituais, de amor e respeito.

Moni 20/02/2021

Que leitura necessária para nós. Através de lindos poemas a autora traz a história do povo Omágua/Kambeba. Logo pela introdução e pelo prefácio já vem um tapa na cara. O que realmente sabemos dos nossos povos indígenas? A história foi esquecida? Não, ela existe mas nos foi ocultada! É sim de nossa responsabilidade resgatar e nos unirmos para ajudar a manter e lutar por todos os povos.

Ariadne 04/02/2021

Poemas sobre a vida indígena
Lido para o desafio Leia Mulheres na categoria de fevereiro "Autora indígena".

Os poemas de Márcia Kambeba possuem grande sensibilidade e beleza ao contar sobre os costumes do povo no qual faz parte, os Omaguá/Kambeba e versam sobre o homem branco, a natureza, a destruição desta, o que é morar na cidade para um indígena e outras questões que permeam os povos indígenas.

Recomendo bastante.