Alemanha, 1945

Alemanha, 1945 Richard Bessel

Resenhas - Alemanha, 1945

Peterson Boll 15/12/2014

Jornalismo histórico eficiente
Excelente descrição do fim do Terceiro Reich e do subsequente caos que mergulhou a Alemanha pós-guerra. Explica em pormenores a razão do pacifismo adotado pelo povo alemão nos últimos 60, pacifismo este que sempre foi avesso a este povo. Um livro para todos aqueles que dizem ser germanófilos e ao mesmo tempo nazistas, pois o livro demonstra que, após a derrota de Hitler & Cia., é totalmente contraditório ter simpatia pela Alemanha e pelos nazistas simultaneamente.

Wes Janson 02/06/2014

Excelente!!
Excelente livro, mostrando tudo que aconteceu na Alemanha em um ano primordial para o seu futuro, desde as últimas batalhas até o início da ocupação.

Com ele entendemos porque um povo historicamente belicoso e racista saiu do conflito com um sentimento arraigado de pacifismo e internacionalismo. Uma nação emerge das ruínas para se transformar numa das maiores potências econômicas do mundo, com um povo ordeiro e civilizado!

Uma aula para o Brasil, que só promete ser um país do futuro, mas nunca sai do projeto.

Recomendo principalmente para quem gosta do assunto Guerras, mas foca apenas nas batalhas, e não no pós.

Krisley 15/11/2013

O livro é basicamente dividido em três partes: a primeira conta o final da guerra (de janeiro a maio de 1945). A segunda aborda de forma minuciosa as migrações dos alemães tanto para o leste (desde o inicio da guerra), como a migração de volta para o oeste com o avanço soviético. E a terceira dá uma visão geral da economia e sociedade alemã no final de 1945 (infelizmente essa parte não é muito detalhada).

A narrativa fica um pouco repetitiva algumas vezes, por exemplo:

“Os soldados alemães continuaram a infligir sérias baixas a seus adversários e eram, apesar de tudo, em geral mais eficientes em combate homem a homem do que as tropas de infantaria britânicas ou americanas, e muito mais do que seus adversários soviéticos. Apesar da superioridade de efetivos e armas dos inimigos, os soldados alemães eram mais eficientes na luta homem a homem do que os soldados aliados.”(pag 34)

Há uma falha na formatação do texto que ao deixa-lo no formato “justificado” fez com que várias linhas ficassem sem espaços entre as palavras (ou com espaços quase imperceptíveis), não atrapalha muito a leitura, mas com certeza não faz bem aos olhos. Isso acontece em várias páginas ao longo de todo livro.
Claudia Cordeiro 20/10/2023minha estante
Duvido que os alemães fossem melhores no combate corpo-a-corpo do que os soviéticos!

Fhanton 28/04/2010

Existe muita coisa escrita sobre a segunda guerra, mas a maioria não relata o que aconteceu com a Alemanha vencida. Esse livro detalha de forma imparcial, objetiva e numa narração que não cança o leitor e nos atrai a querer saber mais com o que acontece com um país derrotado numa guerra genocida(existirá outro tipo de guerra?). No fim desta guerra achava que o bem vencera o mau, mas agora entendo que em muitas ocasiões o mau venceu outro mau.