Alexandre e outros heróis

Alexandre e outros heróis Graciliano Ramos

Resenhas - Alexandre e outros heróis

L.S.D 20/08/2014

Alexandre e Seus Causos
"Alexandre e Outro Heróis" é a junção de três livros do grande mestre Graciliano; Histórias do Alexandre, A Terra dos Meninos Pelados e Pequena História da República.
No finalzinho do livro, ainda tem toda uma avaliação literária das obras. Muito boa, por sinal.
Vamos por partes:

Histórias de Alexandre;
Contos do folclore nordestino. A melhor parte do livro, sem dúvida! Alexandre conta diversos causos, todos com uma peculiaridade... Uma mentira deslavada. É tudo levado ao extremo, como o caso do olho, da guariba, do bode gigantesco, da cachorrinha Moqueca, dos papagaios. Todos seus contos os fazem rir, pela leveza da coisa, pela maestria da narrativa. As vezes começa Cesária, e outras por Alexandre, e daí vem preto cego Firmino com as perguntas, e Alexandre bota mestre Gaudêncio curandeiro na parada para "firmar" a coisa, já que Gaudêncio é bicho sabido. E novamente, menciono a narrativa! Amei! Okay, sou um fã incondicional de Graciliano, mas realmente ele se supera em cada livro. Nesse a narrativa é leve, nem um pouco maçante. Pelo contrário! É possível ler essa parte por horas e horas sem se cansar. Você até mesmo fica sonhando com os causos, de tão bons que são. Pegarei este livros mais algumas vezes, provavelmente, para reler e sonhar novamente, de tão mágico que foi. Quero uma cachorrinha chamada Moqueca, por sinal, hehe.

A Terra dos Meninos Pelados;
É um conto infantil sobre um garoto, chamado Raimundo, que tem a cabeça pelada e olho direito azul, e o esquerdo preto. Raimundo é comumente caçoado pelos meninos de sua região. Ele viaja para uma terra onde todos são iguais. Ou não, depende do teu ponto de vista. Sim, todos os meninos e meninas tem a cabeça pelada e um olho preto e outro azul. Tem uma aranha que faz as roupas, troncos falantes e um rio que se abre e fecha para passagem. Um mundo perfeito!
O conto é bem curto, simples e a leitura flui bem. Narrativa perfeita! Não foi um dos meus favoritos, mas não foi nem um pouco ruim. Pelo contrário! Gostei muito. Apesar de tudo ser tão psicodélico, haha! Mas ainda assim, tem uma crítica social bem exposta!

Quanto a Pequena História da República, eu pulei por ser realmente maçante e não me interessar muito pela história da república no momento. Talvez algum dia eu o leia, mas até então, tive de dar a recusa. Mas quem sabe algum dia desses eu não leio.

Pato Donald 03/04/2014

Alexandre e outros heróis
O livro traz histórias fictícias pertencentes ao folclore nordestino, contadas pelo personagem Alexandre, um velho vaqueiro e caçador, um grande contador de histórias, histórias que atraiam os moradores da vizinhança à ouvi-lo, histórias que o povo do interior adora contar, que todos sabem que é lenda, e ainda assim não se cansam de ouvir.

Alem das histórias de Alexandre, o livro tráz também mais dois textos; o primeiro é uma narrativa escrita para concorrer ao prêmio de literatura infantil do ministério da educação. Conta a história de um menino que era diferente dos outros, não tinha cabelos e tinha um olho azul e outro preto, vivia sozinho, e era zombado pelos demais garotos. Então ele entra em um mundo de imaginação, onde encontra um lugar em que todos os meninos são iguais à ele, todos sem cabelos e com um olho azul e outro preto, que vivem em um lugar completamente diferente do mundo real. Ali ele faz muitos amigos e descobre que lá também há meninos, de alguma forma, diferente dos demais.

O último texto, também escrito para concorrer à um prêmio literário, traz um resumo do Brasil republicano desde sua proclamação até os anos 30, citando governo por governo, com breves comentários sobre os principais acontecimentos.

site: http://dicasdeboaleitura.blogspot.com.br/2014/03/alexandre-e-outros-herois.html

Maxwell 25/03/2014

A historia de Alexandre e outros heróis se passa no sertão do Brasil Alexandre, é um senhor de idade e que costuma contar umas historias meio extravagantes, o qual era sempre ouvido pela sua mulher Cesária Das Dores, Mestre Gaudêncio, Seu Libório e o cego preto Firmino, que sempre duvidava das historias de Alexandre, certa vez ele decidiu contar a historia do seu olho torto, ele disse que ele foi atrás do roteiro da égua pampa, e como não achou-a dormiu na mata e foi surpreendido pelo animal, no qual Alexandre montou e foi levado por ele atrás de vários espinheiros mas conseguiu doma-la a tempo e chegou em casa de madrugada com a égua, quando acordou percebeu que estava enxergando as coisas pela metade, metade da casa, metade da mãe,metade do pai e etc.
Decidiu então ir procurar seu olho, achou ele no espinheiro onde ele estava coberto por moscas e outros animais, limpou-o na manga da camisa e sem hesitar colocou-o para dentro novamente mas dessa vez ao contrario, ele disse que conseguia ver os seus pensamentos seu coração batendo entre outras coisas, mas depois de muita reza a jeitaram o olho dele que ficou um pouco torto, que ele mesmo disse que o olho torto enxerga mais que o direito,e pra completar as pessoas cercavam o curral onde estava a égua e na verdade adivinha oque é que tinha lá marrada na cerca no cabresto, uma onça, ele disse que deve ter confundido pelas manchas e por conta do seu olho, essa e muitas outras historias como a do bode que tinha o tamanho de um cavalo e corria vaquejada,o papagaio falador que virou missionário,a plantação de mandioca que virou casa dos tatus,a cachorrinha esperta e caçadora que nem uma leoa Moqueca, a guariba que atentou Alexandre e muitas outras contidas nesse livro.

mbpedago 14/11/2011

Graciliano Ramos: um universo a ser lido
A cada dia que passa tenho gostado mais e mais da literatura de Graciliano Ramos e, por isso, a empreitada de ler boa parte da sua obra.

Esse livro em especial (Alexandre e Outros Heróis) traz uma informação importante: "As histórias de Alexandre não são originais: pertencem ao folclore do Nordeste, e é possível que algumas tenham sido escritas" (Contra-capa). Entretanto, o folclore nas palavras de Graciliano ganham um sabor especial, uma forma de adentrar e nos fazer viajar no universo do nordeste brasileiro. Em todas as histórias, compreende-se quem são os homens do nordeste, suas agruras, suas histórias e estórias, a cultura nordestina, no sertão e na cidade, um bom causo entre os amigos. Assim, fez-se herói Alexandre, com desconfianças ou não, com verdade ou não, todos se reunem para ouvir as histórias "que não preciso aumentar nada, posto que isso é dos literários, eu só conto a verdade".

Assim, o livro permite ao mesmo tempo conhecer o folchore e se divertir, porque todas as histórias, em suas meia-verdades, permitem conhecer um universo mágico. Histórias e heróis para adultos e crianças, para uma leitura individual ou coletiva, ou seja, histórias que precisam ser contadas e recontadas. Recomendadíssimo.

Esse livro ainda, conta com duas histórias de autoria de Graciliano Ramos: A Terra dos Meninos Pelados e Pequena História da República. A Terra dos Meninos Pelados, conhecida também pela leitura cinematográfica realizada recentemente, deve ser lida. Por melhor e mais próxima da história literária, é fundamental que antes ou depois, leia-se a obra. A Pequena História da República conta a história do Brasil do período de 1889 a 1930; sem dúvida importante para os estudantes/adultos que podem observar como Gracialiano Ramos compreendia o período, período esse em que ele mesmo viveu.

Por fim... a leitura é recomendadíssima, para crianças e adolescentes, para estudantes e adultos. Além de conhecermos o folclore e algumas de suas histórias originais, sem dúvida, poderão se divertir muito.

Abraços,
M.

luke 21/09/2011

PARA RIR !!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Sem dúvida alguma, um dos livros mais engraçados que eu já li. Só mesmo esse "monstro" da literatura chamado Graciliano Ramos para bolar histórias tão interesantes e engraçadas. Que imaginação !!!!

O curioso é que o livro, logo no início, na apresentação do personagem Alexandre, já envolve o leitor que se sente bastante estimulado a continuar a leitura.

Todas as vezes que alguém conta uma mentira deslavada, lembro, imediatamente, das fantásticas histórias do mentiroso Alexandre.

Gláucia 16/06/2011

Alexandre e Outros Heróis - Graciliano Ramos
Alexandre é um mentiroso dos mais deslavados, tem sempre uma história bizarra e absurda vivida por ele durante suas andanças sertão afora. Um dos livros mais divertidos que li.

Wricardo 25/06/2009

Lúdico e histórico. A criatividade do povo nordestino é elemento de destaque no livro. As dissertações sobre o início da República...verdadeira biografia do momento brasileiro.

Lima Neto 20/06/2009

belíssimo livro, muito bem escrito; repleto do que há de mais típico na fantasia, na arte "dos dedinhos de prosa" e da arte de contar história do povo nordestino. cheio de alusões a cultura e os valores de um povo.
é uma obra referencia dentro da literatura brasileira e do movimento regionalista dentro da literatura do século XX