Alexandre e Outros Heróis

Alexandre e Outros Heróis Graciliano Ramos

Resenhas - Alexandre e outros heróis

Francisco240 09/05/2022

Humor nordestino e pequenos recontos históricos
Um livro de contos curtíssimos com o humor nordestino meu humorado de Graciliano Ramos junto com alguns textos de relatos históricos brasileiros e dando ênfase e pontos de vistas sobre alguns homens que fizeram parte da história da política ou do processo de formação da nação brasileira.

QUEIJO460 08/09/2023

Alexandre e Outros Heróis.
A obra lida possui três textos do autor Graciliano Ramos. Começamos com "Alexandre". Obra que toma conta de metade do livro. Logo após, somos apresentados aos textos: "A Terra dos Meninos Pelados" e "Pequena História da República".

A história de "Alexandre" se situa no Nordeste brasileiro ainda sem rádio e televisão. Onde a principal fonte de lazer era o ato de conversar. O intuito dessa obra é mais voltado à diversão do leitor, diferente de outras obras de Graciliano, que se passam também no Nordeste. Essas possuem o intuito de expor a dura realidade que muitos ali enfrentam, o que não se tem ênfase nessa obra.

O Nordeste brasileiro ainda possui seus "Alexandres". Que contam suas várias histórias de um tempo que hoje está vivo apenas em suas memórias. Memórias essas que são passadas para esses que tem o privilégio de ser filhos, netos, bisnetos e assim por diante desses simples homens; mas grande oradores.

No segundo texto, "A Terra dos Meninos Pelados", somos apresentados ao personagem Raimundo, (ou seria Pirundo?). Um menino que não possui cabelos e que tem um olho azul e outro preto. Uma história destinada ao público infantil, mas que muito me agradou. Quando esse que vós fala era mais novo, chegou a ouvir o título dessa história, mas logo pensou na sua inocência que esses eram pelados por falta de roupa, não de cabelo.

O terceiro texto da obra se chama: "Pequena História da República". Nele, como o nome já anuncia, Graciliano irá contar um pouco sobre a história desse país começando pelo Brasil Império até o ano de 1940, (Ano de produção do texto), com um ar bastante descontraído. Apesar do tanto de conflitos que permeiam a história brasileira.

Gláucia 16/06/2011

Alexandre e Outros Heróis - Graciliano Ramos
Alexandre é um mentiroso dos mais deslavados, tem sempre uma história bizarra e absurda vivida por ele durante suas andanças sertão afora. Um dos livros mais divertidos que li.

Maiara.Alves 28/12/2020

Excelente !!!
Este livro póstumo do Graciliano reúne três obras:
"As Histórias de Alexandre", que apresenta uma seleção de aventuras fantásticas narradas por um pobre vaqueiro. São histórias curtas mas muito divertidas e que fazem rir.

"A Terra dos Meninos Pelados", é um conto infantil, tendo como personagem principal Raimundo, um menino de cabeça pelada e um olho de cada cor. Sempre deixado de lado e hostilizado pelas outras crianças, ele deixa sua terra natal, e vai encontrar refúgio num lugar fantástico chamado Tatipirum, onde todos são iguais a ele.

"História da Pequena República", narra os primeiros anos da República no Brasil. Aqui é nos apresentada a realidade dos pobres, desvalidos, e dos escravizados expostos a miséria com os fim da Escravidão e contando sobre o governo de alguns presidentes.

Durante a leitura, tive o sentimento de que o próprio vaqueiro Alexandre estava sentado em minha frente contando suas aventuras e desventuras pelo sertão, É um livro delicioso de se ler, com uma escrita sucinta, muito fluída e rico em detalhes.
Mais um livro do querido "Graça" que entra na minha lista de melhores livros que já li.

mbpedago 14/11/2011

Graciliano Ramos: um universo a ser lido
A cada dia que passa tenho gostado mais e mais da literatura de Graciliano Ramos e, por isso, a empreitada de ler boa parte da sua obra.

Esse livro em especial (Alexandre e Outros Heróis) traz uma informação importante: "As histórias de Alexandre não são originais: pertencem ao folclore do Nordeste, e é possível que algumas tenham sido escritas" (Contra-capa). Entretanto, o folclore nas palavras de Graciliano ganham um sabor especial, uma forma de adentrar e nos fazer viajar no universo do nordeste brasileiro. Em todas as histórias, compreende-se quem são os homens do nordeste, suas agruras, suas histórias e estórias, a cultura nordestina, no sertão e na cidade, um bom causo entre os amigos. Assim, fez-se herói Alexandre, com desconfianças ou não, com verdade ou não, todos se reunem para ouvir as histórias "que não preciso aumentar nada, posto que isso é dos literários, eu só conto a verdade".

Assim, o livro permite ao mesmo tempo conhecer o folchore e se divertir, porque todas as histórias, em suas meia-verdades, permitem conhecer um universo mágico. Histórias e heróis para adultos e crianças, para uma leitura individual ou coletiva, ou seja, histórias que precisam ser contadas e recontadas. Recomendadíssimo.

Esse livro ainda, conta com duas histórias de autoria de Graciliano Ramos: A Terra dos Meninos Pelados e Pequena História da República. A Terra dos Meninos Pelados, conhecida também pela leitura cinematográfica realizada recentemente, deve ser lida. Por melhor e mais próxima da história literária, é fundamental que antes ou depois, leia-se a obra. A Pequena História da República conta a história do Brasil do período de 1889 a 1930; sem dúvida importante para os estudantes/adultos que podem observar como Gracialiano Ramos compreendia o período, período esse em que ele mesmo viveu.

Por fim... a leitura é recomendadíssima, para crianças e adolescentes, para estudantes e adultos. Além de conhecermos o folclore e algumas de suas histórias originais, sem dúvida, poderão se divertir muito.

Abraços,
M.

Geórgia 19/07/2021

Graciliano Ramos só para baixinhos
Mais uma leitura concluída.
Em "Alexandre e  outros heróis", Graciliano Ramos nos proporciona uma série de histórias ou causos de Alexandre. É ele quem narra as peripécias vividas, todas com algum elemento absurdo, bem ao estilo do Chicó em " O auto da compadecida", mas ao invés do "não sei, só sei que foi assim", Alexandre tem suas narrativas validadas por sua esposa, D. Cesária.
Além das histórias de Alexandre, o livro traz "A terra dos meninos pelados", que nos apresenta Raimundo Pelado. Nessa segunda parte do livro, lembrei de "Peter Pan" e de "Alice no país das Maravilhas".
Na terceira parte do livro temos a "Pequena história da República" (o nome é autoexplicativo).
Assim, com uma linguagem acessível e numa temática mais divertida,  conheci outro lado de Graciliano Ramos.

luke 21/09/2011

PARA RIR !!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Sem dúvida alguma, um dos livros mais engraçados que eu já li. Só mesmo esse "monstro" da literatura chamado Graciliano Ramos para bolar histórias tão interesantes e engraçadas. Que imaginação !!!!

O curioso é que o livro, logo no início, na apresentação do personagem Alexandre, já envolve o leitor que se sente bastante estimulado a continuar a leitura.

Todas as vezes que alguém conta uma mentira deslavada, lembro, imediatamente, das fantásticas histórias do mentiroso Alexandre.

Lelê 11/06/2020

Indicável
Lembra da cachorra Baleia? Então, nesse livro a cachorra se chama Moqueca. Oooo autor bom pra dar nome de cachorro.
E a história dos meninos pelados é tão bonitinha ??

cass.brandAo 16/07/2020

| Alexandre e Outros Heróis - Graciliano Ramos | 256 páginas | @grupoeditorialrecord | 4★ |
Sim, finalmente terminei esse livraço, e posso dizer que minha jornada foi divertidíssima e muito rica pela obra de Graciliano Ramos. Recomendo para todos que querem conhecer o autor, e ainda não estão preparados para pegar um romance dele, como Angústia ou São Bernado.

Alexandre e Outros Heróis é uma coletânea de contos, dividida em três partes. A primeira diz respeito às aventuras e peripécias de Alexandre. Este conta aos amigos e vizinhos sua vida abastada, volta e meia consultando Cesária, sua mulher, uma personagem interessante, mas não icônica como achei que seria. Me diverti bastante com o cenário fantástico que Ramos construiu nesses microcontos, colocando sabiamente a Região Norte como pano de fundo, e é realmente uma leitura mais simples que seus outros romances, se destinando, portanto, ao público juvenil.

Na segunda parte, temos o conto A Terra dos Meninos Pelados, que conta a história de Raimundo, um menino com um olho azul e outro preto, além de ter a "cabeça pelada", como diz o autor. Não foi algo marcante para mim, e sinceramente não me conectei com a história, por ser algo muito irreal, e por vezes infantil. Porém, gostei do pano de fundo, e dos trejeitos utilizados; a estilística é particular, dificilmente encontrada em outros textos deste cunho.

E, por fim, na terceira parte, minha preferida, temos o conto genial Pequena História da República. Começa na década de 1880 e vai até a Revolução de 1930. Graciliano, para mim, foi felicíssimo em explicar, detalhada, porém diretamente, como foi o processo de transição do Imperialismo para a República, e como o caráter corruptível está na política desde sempre. Neste conto, consegui ver exatamente a falha brasileira em copiar um modelo americano de independência, pois não houve uma revolução propriamente dita; foram apenas contratos, acordos burocráticos e ânimos exaltados quando alguém refutava o poder (ou mesmo a opinião própria).

É muito interessante como essa obra ainda é tão atual, e creio ter lido no momento certo, pois tive uma compreensão muito mais profunda de todo o contexto do que teria há 2 anos atrás, por exemplo. Creio ser leitura obrigatória pra quem ama clássicos, e quer conhecer o autor. Simplesmente genial!

site: https://www.instagram.com/poetizandocomcassitta/?hl=pt-br

Gabriel Dias - @Done.em 10/06/2020

Alexandre e Outros Herois - Graciliano Ramos
Conversas, é o principal elemento que estrutura uma das três obras presente neste livro, sendo originalmente publicado como “Histórias de Alexandre”, grande parte dos contos trazem aspectos do folclore alagoano e suas “fanfarronices”.
⠀⠀⠀⠀
Alexandre é o típico nordestino, desde gírias que podem causar um estranhamento de início, mas com sua postura, pode ser notado um líder, e como seus seguidores que o admiram acima de qualquer coisa, tornam a leitura extremamente divertida, e leve, onde você se deixa levar pelo simbolismo folclórico do personagem, com aventuras rotineiras que demonstram bravura, o “gingado” e sua malemolência em contornar o inexplicável, com falas prontas, de impacto, e super convincente para os demais personagens.
⠀⠀⠀⠀
O aspecto que mais me conforta nesta obra é a forma como ele traz a essência do nordestino, com alegria, temperamento forte e postura firme, uma obra muito calorosa, e que representa muito bem em diversos aspectos a riqueza, cultural e da paisagem. ⠀⠀⠀⠀
Gosto de como Cesária faz parte da narrativa, um apoio, a confirmar todas as histórias, e por ora endossa, sustentando a fama de Alexandre, a importância dos coadjuvantes é extrema para a estruturação da narrativa onde Mestre Gaudêncio e o cego preto Firmino fazem de maneira única, seja por questionar o “ilógico" como aclamar os feitos, que variam a uma simples historia de viagem, uma aventura de caçada e a mais questionável, o olho torto de Alexandre.
⠀⠀⠀⠀
Além dos contos, este livro contem “A terra dos meninos pelados” uma outra obra do autor, um clássico da literatura infantil, que narra a solidão de um menino, em meio a suas diferenças estéticas e como ele cria um universo particular, trazendo diversas lições sobre pertencimento, valores éticos e uma típica aventura, mostrando que a ideia de pertencer, de representar algo é muito além das aparências.
⠀⠀⠀⠀
Por fim, apresenta ainda “Pequena Historia da Republica” uma sátira da republica brasileira, que traz alguns dados até históricos de forma descontraída.
⠀⠀⠀⠀
“Boa terra. Mas se todos fossem como o anãozinho e tivessem sardas, a vida seria enjoada”.

site: https://www.instagram.com/p/B-vGMhRDair/

SamuellVilarr 23/02/2021

Alexandre e Outros Heróis, Graciliano Ramos.
Além das histórias que compõe o "Alexandre e outros Heróis", temos nesta edição a "Pequena História da República". Alexandre e outros Heróis são histórias escritas por Graciliano Ramos. Alexandre é um personagem, cujo inspiração literária vem de um certo folclore brasileiro e sertanejo. São histórias mais humorísticas e divertidas e muito bem escritas. O que há de diferente nessa minha insinuação é que Graciliano tem o seu bom costume de pegar pesado nas histórias. Contar uma realidade sofrida e seca, usa a linguagem do Sertão para expressar as mais diversas características do sofrimento humano. Quanto a 'Pequena História da República', trata-se justamente da história da República brasileira.com o objetivo de contar para um público mais jovem e infantil. Da forma de Graciliano ele consegue traçar alguns momentos do Brasil.

Leila de Carvalho e Gonçalves 24/07/2018

Três Obras Geniais
Esse é um livro póstumo, editado em 1962, que reúne três obras de Graciliano Ramos:
- As Histórias de Alexandre" (1938) apresenta uma seleção de contos para crianças. Quatorze aventuras fantásticas, narradas por um vaqueiro miserável, que nada mais são do que fábulas do folclore alagoano, coletadas pelo próprio autor. Entre onças, macacos e bodes, o leitor é apresentado ao olho torto do protagonista que, ao contrário de sua imaginação capaz de criar maravilhas, enxerga com clareza tudo que vê.

- A Terra dos Meninos Pelados" (1937) é outro conto infantil. Sua personagem principal é Raimundo, um menino de cabeça pelada e um olho de cada cor. Hostilizado pelas outras crianças, ele deixa Cambacará, sua terra natal, e vai se refugiar num mundo fantástico, Tatipirun, onde todo mundo é igual a ele, aprendendo a lidar com as diferenças.

- "História da Pequena República" (1940) narra os primeiros anos desse regime, estabelecendo uma conexão com as outras duas histórias. Nela, é apresentada a realidade dos pobres, expostos a miséria com o fim da Escravidão e sufocados pela luta entre as antigas estruturas rurais e as modernas forças urbanas. Apagada dos livros didáticos da época, essa situação reflete a visão critica de Graciliano através do olho torto de Alexandre que descobre um Brasil semelhante a Cambacará de Raimundo.

Edição caprichada que recomendo.

Wricardo 25/06/2009

Lúdico e histórico. A criatividade do povo nordestino é elemento de destaque no livro. As dissertações sobre o início da República...verdadeira biografia do momento brasileiro.

Gabi 25/10/2017

Comecei a ler este livro de forma despretensiosa, e quando percebi já sentia necessidade de continuar a leitura, de passar para a próxima história...
Gostei muito da maneira que o autor utilizou o linguajar e o folclore nordestino, me senti uma observadora participante, me enxerguei sentada juntamente com os amigos de Alexandre ouvindo as suas histórias e me imaginando nelas.
Recomendo.