Uma Casa de Bonecas

Uma Casa de Bonecas Henrik Ibsen

Resenhas - Casa de Bonecas

Lucas 19/10/2013

Casa de Bonecas
Primeiramente, digo a vocês que, a peça é bem complexa e, portanto, se o leitor não possuir a capacidade ler "entrelinhas" e descobrir o real sentido contido na obra, o mesmo não irá compreender o valor desta valiosa peça de teatro.
O caso é dividido em três atos. Lendo ele, notei que o autor faz uma crítica ao feminismo e sua dependência do sexo oposto.
Ainda por muitos, considerada extremamente feminista, Casa de Bonecas relata um pequeno episódio da vida de Nora. Uma mulher que faz um empréstimo escondido do marido, para não entrar em falência.
Porém, seu marido descobre, o que resulta na revolta de Nora, abandonando o marido e filhos.

Minha opinião:
Recomendo a todos! Obra excelente! Eu pessoalmente não gosto de peças de teatro, muito menos de lê-las. No entanto, eu realmente me surpreendi com a sensibilidade e senso crítico de Ibsen ao ler esta obra.

site: http://conhecimentocompactado.blogspot.com.br/2013/08/casa-de-bonecas-henrik-ibsen.html

Carina 10/09/2013

Um casamento aquém do ideal
Nunca havia lido nada de Ibsen, mas de tanto ouvir falar, esperava um autor difícil, quase intragável. No entanto, neste primeiro contato, tive acesso a um escritor maravilhoso e dinâmico, que opta por uma linguagem clara, porém instigante.

Casa de Bonecas narra a história de um casamento burguês e politicamente correto - a típica família dos comerciais de margarina. No entanto, aos poucos pequenas verdades são trazidas à tona, ameçando a alegria do casal protagonista. Mais interessante que os fatos é o modo como o enredo é conduzido, revelando as hipocrisias da sociedade moderna.

É um livro curto, mas imensamente interessante. Ainda que esteja preso ao papel (uma peça de teatro ganha mais sentido quando representada), consegue reproduzir muito bem a dinâmica das relações humanas.

Roberta 07/08/2013

...
Chorei com o fim, por consequência da peça inteira. Só lendo pra saber.

Núbia Suzana 21/07/2013

Lindo, envolvente e profundo.
A primeira vista parece ume livro simples, mas ao final faz refletir e querer ler novamente.

Isabela 01/04/2013

rápido e provocante
Andei lendo algumas resenhas deste livro antes de lê-lo e vi que algumas pessoas o chamaram de "machista". Bom, eu li e acho extremamente o contrário dada a época em que foi escrito, 1879.
O livro apresenta uma temática que é atual mesmo nos dias de hoje, a questão da hipocrisia e relacionamentos. Temos a história inteira se passando dentro da casa dos protagonistas, a mulher Nora e o marido Torvald. No livro vemos um comportamento machista (considerando os dias atuais) da mulher em relação ao marido e sendo tratado de maneira muito natural pelo livro, a velha história: mulher submissa que fica presa dentro de casa educando os filhos e o marido autoritário sustentando a família e educando a mulher. Acho que as pessoas que o chamaram de machista disseram isso porque esta questão NÃO É o tema do livro, não é algo discutido, é tratado como se fosse algo normal mesmo.
Enfim, a trama começa quando a mulher passa a ser chantagiada por um agiota no qual ela confiava piamente. Ela procura ajuda de uma amiga (que na verdade precisa da ajuda dela também, fica aí o ditado "uma mão lava a outra").
Agora, por que eu não achei machista? Porque no final a Nora tem um momento de epifania tão esplêndido que vê que tudo ao seu redor não deveria ser o que era pra ser e ela acaba o livro dando uma reviravolta na história de maneira sensacional. Foi exatamente por isso que não achei o livro machista, o autor lança essa visão "não-machista" na história como ato de "liberdade".
Recomendo a todos que quiserem uma boa e rápida leitura!

Ana Lyra 20/02/2013

Nem tudo é o que parece
O texto é escrito em forma de peça o que torna a leitura muito mais rápida que livros comuns.

Trata da história de uma família aparentemente feliz que sofre reviravoltas que podem mudar esse rótulo.O título é melhor compreendido ao final da história.

Moral do livro:
nem tudo é o que parece
ninguém é completamente feliz

Stefanie Oliveira 03/09/2012

Nora.
Nora, a personagem principal, lembra-me muito a Madame Bovary de Gustav Flaubert, uma mulher calma e respeitada, que vivia de luxos, que gastava até o que não podia. Submissa, dona de casa, a mulher e mãe ideal, longe dos assuntos econômicos e dos negócios, que vive em função do lar, marido e filhos. Nora consegue ser ainda mais submissa e inocente se comparada a Bovary, que é extremamente ambiciosa.

A casa de bonecas é um livro que indico para todas as mulheres das mais variadas faixas etárias, pois é uma lição de vida para quem vive numa sociedade patriarcal e machista. Nora é o perfeito exemplo do que não ser. Me surpreendi muito com o livro, Nora se transforma em uma mulher decidida e corajosa, enfrenta o marido que tanto respeitava, a qual era totalmente submissa e impõe sua vontade e decisão sem se importar com as consequências disso, que para a época em questão eram gigantescas e irremediáveis.

Nora é um exemplo de mulher que o patriarcado deseja e nos mostra que acabamos sendo exatamente o que ele exige de nós até que nos rebelemos de fato contra imposições sem fundamento. Nora era uma boneca controlada, exatamente o que uma sociedade machista espera de uma mulher, esposa e mãe. Nora representa também liberdade, ela se desfaz de suas correntes para se tornar uma mulher real, com domínio de sua própria vida.

Débora 09/08/2011

Do sonho para o pesadelo…
A sociedade do século XIX vivem num âmbito preconceituoso, principalmente pela incapacidade intelectual da identidade feminina, até então rebaixada pela soberania masculina. Nesse contexto Henrik, constrói uma peça envolvente, emocionante e refletiva: A casa de Boneca, em que dá voz a mulher e traça a psicologia.

Nora, esposa ingênua e deixada á ignorância pelas pessoas que cercam, é casada com Helmer um advogado audacioso e inteligente. Juntos tem dois filhos. Ela vivem num mundo de utopia repletos de sentimentalismos e aventuras, conetivamente dentro de uma casa de boneca no qual fica protegida dos problemas sociais. Enquanto ele está submerso na realidade caótica e oscilante, deixando sua esposa à mercê da ignorância.

A obra navega nas profundezas de cada personagem descobrindo o que há por dentro. Um segredo do passado pode muda totalmente a vida do casal, para sempre. Que fora tácito até então, e quando é revelado questiona as atitudes humanas em relação com justiça obsoleta do mundo. E fica a questão, Será que há justiça¿ O que pode-se fazer para salvar a vida de quem ama¿. Isso que Nora faz para preservar sua vida e salvar do seu marido, tudo por amor. O amor que revela além da verdadeira identidade de cada um, mas também atuação da justiça.

“Fui tua boneca esposa, como fora a boneca filha na casa do meu pai… Tudo não passou de uma casa de boneca.”

Um desfecho gritante e surpreendente. O que você faria para salvar quem ama¿ E se isso matasse o amor dos outros sentidos por você¿ E se fosse contraposto a justiça¿. Onde a maioria escondem a verdadeira face, utilizando outros como objetos. Quando os olhos despertam e tão conta da realidade cruel e injusta, estão acordando do sonho para entra no pesadelo…

Gláucia 02/06/2011

Casa de Bonecas - Henrik Ibsen
Nora é uma esposa dedicada ao lar que ao vê-lo ameaçado toma uma decisão arriscada a fim de salvar seu porto seguro. O desenrolar dos acontecimentos mostra como sua atitude foi desastrosa. A mim o livro mostrou como a sociedade da época restringia as mulheres ao círculo doméstico tornando-as despreparadas e sem malícia para enfrentar determinadas situações. Mas a intenção foi boa.

Wagner Brito 28/10/2010

Fraco
Pior livro que li este ano.

Personagens fracos, com motivações mais fracas ainda. O autor tenta passar uma profundidade que não existe nos personagens, mesmo sendo a proposta de contestar a sociedade vigente da época.

Como é um teatro, talvez funcione melhor encenado do que livro.

Tito 21/06/2010

Um libelo feminista esquizofrênico.

karenin 02/12/2009

Apesar do ambiente em que vive e foi criada, Nora desde o inicio é capaz, usando seus proprios recursos cognitivos, de concluir que sua atitude tem uma razao que a justifica plenamente, mesmo que as leis da época nao vissem assim (conforme afirma em conversa com o agiota)- independencia de raciocinio um pouco anacronica para a mulher em questao e sua época - mas é o que sustenta a personagem e possibilita seu gesto futuro, demonstrando que a boneca sempre teve sim um cerebro, só nao estava habituada a usá-lo, fosse por falta de estímulo ou de necessidade...

Bala 19/11/2009

Bonequinha de Luxo transforma-se em Uma Verdadeira Mulher
Casa de Bonecas” trata de um assunto sempre atual e interessante – relacionamentos. É uma peça de teatro escrita há mais de cem anos, que traz como tema a vida conjugal de uma família de classe média. Nossa heroína, Nora, é a senhora desta casa que vive uma vida aparentemente maravilhosa, inclusive pra ela própria. Sempre evitando os dissabores da vida, ficava na sua segura bola de vidro, vivendo num conto de fadas.
Entretanto, estamos num mundo que é dividido com outras pessoas, e o que fazemos implica invariavelmente os outros, e o que os outros fazem nos implicam. Mesmo um universo limitado tem comunicação com o exterior, e então coisas acontecem, a vida acontece. E foi com a própria vida que Nora teve que se debater a partir de um acontecimento – a falsificação da assinatura do próprio pai. Isso colocou em risco o seu ser diante da família, e fez entrar em delicadas situações para tentar driblar os acontecimentos. Mesmo diante dos sofrimentos que esta situação trouxe, foi de fato o que de melhor podia ter acontecido a ela. A sua vida acabou sendo passada a limpo, a relação surreal que tinha com o marido e os filhos, a sua total falta de habilidade e de conhecimento do mundo, a sujeição total ao outro com sua conseqüente anulação como ser humano. Ter descoberto a verdade a colocou na condição de alteridade com o outro, e não unicamente como aquela que faz do desejo do outro o seu próprio. Ela viu a vida de brinquedo que levava, e viu o marido, cúmplice nessa farsa tão vil. E ele, também enredado neste teatro, teve que se debater por não mais poder sustentar a situação, por um dos atores encerrar a peça. Tendo o pior acontecido, a realidade se impôs de forma inclemente. Ela teve que olhar para si e para sua vida, e viu o caminho que tinha tomado, quem ela estava sendo. Mesmo sem saber direito o que fazer, redireciona tudo o que acontecia, sai do conto de fadas e mergulha no real, assumindo drasticamente as rédeas do seu ser.
Como pano de fundo, outras historias também se desenrolam, outras vidas desatinadas acham um rumo. Sua amiga, após a emancipação de seus familiares, se via só e sem função, sem ter pra que existir, dado que tudo pelo que sempre lutou foi pelos outros. Encontra então um outro a quem ser necessária, e esse outro vê nessa relação que começava, a sua redenção, a sua chance de reencontrar a dignidade. Farsas, mentiras, sacrifícios, redenção. Essas sit se desenrolam num ambiente familiar comum, e leva as pessoas a repensarem sobre sua própria condição, especialmente sobre em que pé esta seu relacionamento com o outro. Eu tento suprimir a vontade e a cs do outro? Ou tento crescer com ele? Vivo uma vida comum, ou uma casa de bonecas? E tem q se escolher...

Jéssica Amorim 01/07/2009

Ótimo
Concordo com a resenha de Etra, o livro é sensacional e quando terminamos queremos mais. Além da crítica a sociedade burguesa, o autor também fala da opressão da mulher naquela época, pois eram tratadas como bonecas burras que não sabiam pensar. Livro excelente.