Graham

Graham Vinicius Fernandes

Resenhas - Graham

agnorosa 13/12/2020

Graham
Primeiro ponto positivo para o livro foi que o autor usou as características clássicas dos vampiros, ou seja, sua real natureza. Eles queimam ao sol (e não brilham), são impiedosos e não tem nenhum tipo de sentimento.

Outro ponto positivo é a escrita do Vinícius. O autor possui uma escrita bem fluída e leve, nada muito corrido ou maçante. O livro é narrado em primeira pessoa e intercala presente e passado, onde descobrimos o que ocorreu com Peter para que ele tenha se tornado um caçador e tendo como único objetivo dizimar os vampiros da terra.

É normal se apaixonar pela metade dos personagens? Hahaha! Pois é, aconteceu. Primeiro Peter e Jordan. Não sei quem é melhor. O autor criou personalidades que fazem nos apaixonar por eles. Lindos, de bom caráter, inteligentes e mais algumas qualidades que te deixam caidinhos. Depois aparece mais um, John, e novamente eu me apaixono.

Tem romance? SIMM, claro. Mas vou deixar vocês descobrirem o que ocorre nessa trama. Só digo uma coisa, preparem seus coraçõezinhos, pois, além do romance tem uns plots bem pesados. E essa segunda edição do livro ainda conta com um final alternativo.
Bom, espero que tenha conseguido passar tudo desse livro para vocês, fica aí a indicação de um ótimo livro. Eu já tinha lido ele em 2016 e reli esse mês. O Vinícius também escreveu o drama “Caminho Longo” que é uma das minhas melhores leituras do ano

site: http://www.instagram.com/bookbus1

Dennis.Romoaldo 22/04/2020

incrível
Aqui vamos conhecer Peter Graham, um menino homossexual que não é assumido para a família, mas se diverte como pode, com seus amigos mais que especiais, até o momento em que ele conhece o vizinho de sua amiga e fica completamente apaixonado.

O sentimento dos dois meninos é reciproco e eles vivem uma bela história de amor, e chega a certo momento em que sua família está jantando e eles começam a destilar comentários ofensivos sobre os gays e é quando Peter se assume para eles e sai correndo, horas depois ele volta para casa e vê policiais em sua casa e sai correndo. Ao entrar ele vê seus pais e irmão morto, enquanto sua irmã mais nova está desaparecida, ele não sabe o que aconteceu. Ele se afasta do garoto que um dia amou, de sua melhor amiga e todos os outros. Mas tempos depois, ele sabe o que realmente aconteceu. Vampiros, é isso que virou seu mundo de cabeça pra baixo.

Ao passar do livro contado no passado e presente, e agora ele virou caçador de vampiros, ele caça cada um até que descobre tudo sobre o que aconteceu naquela noite. O vampiro original está com sua irmã e propõe algo para ele, para ele ter sua irmã de novo e ele faria tudo para isso acontecer.

A missão? Matar o lobisomem alfa, mas nessa nova missão ele se apaixona pelo lobisomem, e junto com isso vem um segredo antigo que poderá mudar tudo no mundo sobrenatural.

Um livro cheio de emoção, dor, amor, lutas, amadurecimento e vingança com um final triste, mas lindo!

Norberto 12/02/2023

Gostei! Uma vibe terror com ação envolvendo seres sobrenaturais e até uns romances quentes ali pelo meio... Queria que as explicações e as resoluções tivesse começado um pouco antes, porque em 80% ainda estávamos descobrindo coisas que precisavam ser feitas, mas mesmo assim o ritmo da história é muito bom alternando entre presente e flashes do passado com ótimos personagens.

adrianlendo 12/12/2020

Peter Graham costumava ter uma vida absolutamente normal, até que descobriu a existência de vampiros e jurou aniquilar o maior número possível deles. Agora ele é um caçador frio e calculista que se vê cada vez mais perto de finalmente fazer o que sempre quis, mas um imprevisto o força a caçar um lobisomem, o problema é que agora Peter se apaixonou por ele e precisa decidir o que fazer para manter todos os que ama a salvo.

Narrado entre presente e passado, Vinicius constrói aos poucos um universo pouco visto em livros contemporâneos. Após a febre de Crepúsculo (e isso não é uma crítica) houveram muitos livros que narraram romances com seres sobrenaturais, o autor de Graham volta ao passado e faz com que esses seres se tornem as criaturas bestiais que foram escritas primeiramente.

A narrativa de Graham instiga o leitor a querer mais e mais, instiga a querer saber o porquê do personagem parecer dois personagens diferentes quando se fala em presente e passado e Vinicius constrói isso minuciosamente para que nada fique jogado no ar e acabe descaracterizando personagens que possuem um desenvolvimento máximo para colaborar com a trama.

Peter é um personagem complexo conduzido com maestria, enquanto o do passado é só um jovem querendo ser feliz o do presente se torna frio e destemido e acredito que a escrita alternando tempos tenha sido a melhor escolha para compreender melhor o que esse personagem tinha para trazer.

Graham utiliza de personagens majoritariamente utilizados no terror e no romance e traz eles para a literatura LGBTQ+ de forma incrível, a fantasia de Vinicius Fernandes é extremamente promissora para desligar a representatividade apenas de livros de adolescentes saindo do armário e da uma esperança de algum dia ver personagens LGBTQ+ fazendo muito mais do que fazem na literatura hoje em dia.

bibliotecadajordana 08/12/2020

[RESENHA: Graham: o continente Lemúria]
#LCGraham
Autoria: Vinícius Fernandes
Editora: Pendragon
Páginas: 288p
Ano: 2019
Assunto: Fantasia; Terror; Ficção; LGBT.

Fazia tempo que não lia um livro com essa temática de vampiro por isso uma das palavras que eu usarei para descrever essa experiência será nostálgico. Me recordei da Jordana adolescente que era fascinada por histórias vampirescas, que comprava livros de vampiros que muitas vezes ninguém nunca tinha ouvido falar, contos de autores nacionais que para muitos era desconhecidos mas por quem eu era fascinada. Me lembrei das tardes e noite assistindo a filmes de vampiro com meu tio e minhas primas, e da gente brincando de ser caçadoras de vampiro pelo quintal, ah como o tempo passa rápido...

Foram tantos sentimentos ao ler esse livro, ri, senti raiva do personagem, senti empatia, e me vi refletida nele muitas vezes, pois além de tudo foi impossível não se identificar em alguns aspectos. Peter Graham era um jovem universitário como qualquer outro, cursava um curso que gostava, e estava em busca de um emprego para começar a realizar os seus objetivos, apesar de possuir uma família conservadora ao extremo, tinha o conforto em sua irmã Sally.

Graham se viu afim do vizinho de sua melhor amiga Lílian, mas com um pequeno toque do destino as coisas no rumo do amor começavam a dar certo, mesmo com o medo da família descobrir tudo, ele decide investir nos sentimentos que sentia por Jordan, e que também eram recíprocos, as coisas não pareciam estar melhores....

(Mas é um livro do Vinícius Fernandes mores e o leitor não tem um minuto de paz)
Uma tragédia inesperada acontece que transforma Peter para sempre, o menino sorridente e sonhador está enterrado e trancado a sete chaves, e agora é um caçador de vampiros e destemido em busca da única coisa que o move: vingança. Então lhe pergunto caro leitor até onde você iria por vingança?

Fui surpreendida ao conhecer uma outra versão do autor, depois de ter lido Caminho Longo, já sabia que Graham também seria uma leitura fluída. A narração da história foi um dos pontos que mais me chamou a atenção por passar em dois momentos, no passado em terceira pessoa e no presente em primeira pessoa.
O autor consegue prender e transportar o leitor entre esses dois tempos sem ter uma quebra no pensamento, me lembrou de certa forma Caminho Longo, mas a linguagem é menos poética.

Aqui temos sangue, porrada e bomba! Um livro que recupera o vampiro clássico, frio e sem escrúpulos, e Peter que vive sua vida em busca de vingança, as cenas das lutas me tiraram os fôlego, as cenas fofas me fizeram suspirar, o livro pode ser resumido em algumas palavras como impactante e surpreendente ao trazer uma história com mitologia própria que instiga o leitor até as últimas páginas.

site: https://bibliotecadajordana.wixsite.com/meusite/post/graham-o-continente-lem%C3%BAria

@poesia.as.claras 08/12/2020

Um agradecimento de outro continente:
Dia 07 de Dezembro de 2020 – Palavras vindas do Continente Lemúria

“Hoje encerramos oficialmente a Leitura Coletiva do livro Graham – O Continente Lemúria com o seu segundo debate. Se tivesse que escolher uma palavra para resumir essa experiencia seria “diversão”. Me diverti lendo e conversando sobre esse livro, tão bom, com outros leitores.

Ao longo da história vivenciei diversas emoções e todas foram capazes de me entreter. Efeito colateral de em bom livro. O Vinícius Fernandes sabe proporcionar coisas assim. Ele tem esse talento para o uso dos clássicos. Sejam romanticismos de uma geração, sejam criaturas já conhecidas (como vampiros), o autor os faz seus, os faz únicos.

Vinícius Fernandes te apresenta, ao longo da obra, Peter Graham (um caçador de vampiros) e te mostra os eventos que o levaram até onde ele se encontra agora, numa outra vida, só e prestes a enfrentar seu maior desafio: a caçada que, se bem sucedida, pode encerrar tudo.

Apesar do uso de personagens conhecidos, o livro os aborda de modo inovador e atual. Além disso, é válido ressaltar que a história, mais que só rica em detalhes de uma mitologia própria, prende o leitor nas suas cenas de ação e de memória. O perigo se faz presente e te mantém atento e de cabelos em pé.

O livro, no seu todo, é instigante, excitante e capaz de viciar. Me senti capturada pela história e os personagens aos quais me apeguei. Por vezes até chorei como Peter Graham, no escuro e agarrada a leitura que me mantinha ali refém. Mesmo densa, a história é passível de ser devorada em uma única noite.

Um dos fatores mais intrigantes para mim foi a capacidade do autor de garantir a possibilidade de todos os eventos. Vinícius soube manter a verossimilhança num livro com criaturas fantásticas. O sofrimento do personagem era real e, portanto, passível da empatia do leitor.

Por falar em leitor… Não posso validar a experiência de outros, mas sim falar de minha própria. Amei o livro. Amei suas questões, algumas atuais e outras atemporais, e as abordagens. Amei a representatividade LGBTQIA+ e amei também toda a ação empregada na trama.

Encerro minha leitura já ansiosa pelas próximas páginas. Quero ler mais obras do autor e mais obras como Graham – O Continente Lemúria. Quero ler mais obras que me entretenham e que me lembrem do quanto eu gosto da literatura nacional e do que ela tem a oferecer.

Esse livro me surpreendeu de diversas formas positivas e a experiência da Leitura Coletiva só tornou mais prazerosa sua leitura. Saio da LC, nesse dezembro, com um verdadeiro presente: as memórias, tanto da história e do livro quanto das pessoas com quem dividi essa experiência.

Nossas risadas, não raras vezes, foram o ponto alto da minha semana. Vocês, enquanto grupo, selaram pra sempre minha paixão por clubes do livro e leituras coletivas.

Ao final dessa resenha só posso murmurar (tão baixo que é quase impossível me ouvir) uma última palavra: obrigada. Obrigada por fazer da literatura nacional melhor. Obrigada por me lembrar o quanto eu gosto de ler para me divertir. Nos vemos nas próximas páginas. Com amor, Ana Clara”

Essa é a resenha que escrevi para o meu blog, Poesia às Claras, no WordPress

site: https://poesiaasclaras.wordpress.com/2020/12/07/um-agradecimento-de-outro-continente/

Aline.Goettems 15/02/2020

Um livro nacional de qualidade

site: www.lostwords.com.br

Karen 14/04/2020

Fantasia lgbt
Esse livro despertou minha curiosidade por se tratar de uma fantasia na qual o personagem principal é gay, coisa que não vemos com tanta frequência no mercado literário brasileiro.
No livro acompanhamos Peter um jovem que após uma tragédia familiar vira um caçador de vampiros obstinado a encontar e acabar com todos os vampiros da terra.
No geral eu gostei bastante da história e do universo criado para o livro. O fato de ser narrado intercalando passado e presente também me agradou.
Alguns pontos que eu considerei negativos foram o fato de terem pouquíssimas personagens femininas de destaque, e elas não são muito bem aproveitadas, meio que só servem de motivação para o personagem principal.
Acredito que se o livro tivesse sido dividido em dois volumes a história poderia ter sido melhor desenvolvida, pois se demora um pouco para as revelações acontecerem e quando acontecem ficam corridas. Se o livro tivesse uma continuação o autor poderia ter trabalhado mais na questão do continente Lemúria talvez introduzido mais detalhes, explorado mais a lenda a cerca do local e da importância dele para a mitologia da história.
É um livro, uma história, um universo que tem muito potencial e que eu adoraria que tivesse uma continuação para que ela fosse melhor desenvolvida.

Kelly Midori @kemiroxtvliterario 23/04/2020

Resenha: Graham | O Continente Lemúria | Vinícius Fernandes | @kemiroxtvliterario
Graham O Continente Lemúria é um livro de fantasia e terror que foi escrito pelo autor Vinicius Fernandes sendo de literatura nacional e corresponde a Editora Pendragon. Eu adquiri esse ebook gratuitamente quando estava disponível para baixar os ebooks da Editora Pendragon esse ano. Eu já diz parceira com o escritor com o livro Caminho Longo super indico e mais entrevistei ele para o Canal Kemiroxtv faz um tempo se quiser se não viu pode conferir.

Conteúdo do livro é principalmente sobre o Peter Graham, ele é um caçador de vampiros e o seu maior objetivo é matar o maior número de vampiros. também tem uma pitada de romance, e claro esse livro tem uma pegada LGBTQ+ que já é marca do escritor de escrever para esse incrível nicho de leitores, além de terror e fantasia a história aborda alguns mistérios de arrepiar bem interessantes. Como diz na capa já entrega que além de vampiros tem lobisomens. Para saber mais indico essa leitura você para ter essa excelente experiência.

Minha análise é o seguinte eu li esse livro na maratona da fantastona 2020, como categoria desafio LGBTQ+ e livro de literatura nacional, minha leitura foi muito fluída, em meu ver a história foi bem escrita, gosto desse livro como o Caminho Longo e futuramente pretendo adquirir a versão física do Graham e claro vou querer ler futuros livros do escritor. Conheci ele pelos eventos literários e acho ele bem legal.

site: https://kemiroxtv.blogspot.com/2020/04/resenha-graham-o-continente-lemuria.html

Kerol Castro 10/12/2020

Me surpreendi (novamente)
Tive que parar por uns dias depois de ter terminado de ler esse livro para pensar em como que eu faria essa "resenha" e devo dizer que ainda não sei *risos*
Vinicius traz nesse livro a história de Peter Graham, um caçador de vampiros que os odeia e quer acabar com todos os vampiros do mundo, mas acaba tendo que realizar um serviço para um vampiro por ele possuir algo que ele achou que nunca mais veria...
Ao começar a ler você se depara com dois Peter: o Peter do passado e o Peter do futuro. Por conta disso você começa a se perguntar algumas coisas: "Como que ele ficou assim?" "Por que ele odeia tanto os vampiros?" "Por que ele virou um caçador?"... essa e outras perguntas você só terá as respostas quando ler esse livro.
Essa foi a segunda vez que eu li esse livro, na primeira vez que eu li, a muito tempo atrás, eu li numa tacada só e, apesar de eu não lembrar de muita coisa, eu lembro o choque que eu tive ao terminar o livro. Resolvi participar da Leitura Coletiva desse livro para aproveitar e reler essa historia agora na nova versão e ao terminar fiquei em choque novamente... É um livro incrivel, com uma historia muito interessante, ao longo do livro você acaba se apaixonando pelos personagens e entendendo os seus motivos e ao chegar ao final do livro você se sente igual ao meme do John Travolta.
Vou terminar essa resenha dizendo que quem gosta de livros em que os vampiros realmente são vilões, quem gosta de um livro com bastante ação e quem gosta de série supernatural deveria ler esse livro incrível.

Lary 10/12/2020

Só elogios
Peter Graham se torna um caçador de vampiros após uma tragédia acontecer em seu caminho. Desde então, com sangue nos olhos (e nas mãos) ele atrai as presas e as mata sem remorso algum. Até que ele é contratado para matar um lobisomem e tudo muda. O que muda? Não sei, você vai ter que ler pra descobrir.

Vinicius constrói a estória com maestria e uma narração fluida, por várias vezes me vi imersa nos acontecimentos, logo querendo saber o que vinha pela frente. Gosto dessa estória pelo simples fato de retirar as narrativas LGBTQIA+ do estereótipo de "se assumir para a família" e nos trazer algo maior. Sim, somos LGBTQIA+ e sim, podemos ser caçadores de vampiros ou de qualquer ser que exista, não estamos resumidos a sermos LGBTQIA+.

Se você procura sair da mesmice e quer conhecer um enredo vampiresco LGBTQIA+, indico esse livro.

Landerson 07/09/2021

Bom...
É um livro pequeno e fluido. Consegue entreter e prender o leitor. Isso devido a escrita do autor que é primorosa e não apenas pela história em si. Acho que houve uma leve descaracterização dos personagens e o tema principal "O Continente Lemúria" fica em segundo..

Rodrigo.Pozzani 18/10/2021

Graham o continente lemuria
O negócio é babado viu. Tem vampiro, tem lobisomem, tem protagonista lgbt que se apaixona pelo líder dos lobos, cenário de guerra no Brasil, não tem final feliz, não tem casal feliz, não tem ngm feliz. O negócio é doido. Sofri muito. Favoritado 5 estrelas

Clauclau/Eu leio sim e daí 01/10/2019

GRAHAM - O Continente Lemuria
Prepare-se, e seja bem vindo ao mundo de Peter Graham!

Peter, um jovem estudante universitário de desenho industrial, que almejava ter um bom emprego, e que vivi um conflito familiar. Ele é gay e sabia que sua família não entenderia. Seu pai “Markus” é um cientista historiador que pesquisa a muito tempo sobre a existência de vampiros, ele respeita os homossexuais, desde que não fosse em seu círculo familiar. Sua mãe, uma mulher dedicada à família, que cuida dos filhos com extremo amor, mas não aceitava conversar a respeito, já seu irmão Patrick era o mais radical, tinha aversão e não suportava os gays, mas sua irmã Sally era a única que acreditava que cada pessoa é o que é, e nada e nem ninguém deveria opinar e nem desrespeitar a vida sentimental de nenhuma pessoa. E o que Peter não queria era decepcionar sua família, por isso, calou-se. Nessa ebulição familiar, ele apaixonou-se por Jordan, vizinho e amigo de sua grande amiga Lilian, mas para sua surpresa Jordan também estava apaixonado por ele. A partir de então, cada dia era uma descoberta e o prazer de estarem juntos e felizes era maravilhoso. Em meio a tanta felicidade era noticiado uma série de assassinatos que estavam acontecendo, e as vítimas eram encontradas com perfurações no pescoço e totalmente sem vestígios de sangue, nem no local onde encontravam as vítimas e nem em seus corpos. Enquanto isso a vida de Peter estava se descortinando, ele tinha conseguido um emprego em uma ótima empresa, seu romance estava cada vez melhor e os dias estavam caminhando bem, até que um fato macabro aconteceu e aquela vida que tinha probleminhas corriqueiros, tornou-se uma vida aterrorizadora. Os problemas de Peter mudaram e ele se viu em um mundo diferente e sombrio após a tragédia que se instalou em sua vida, e a partir daquele momento ele descobriu que aqueles seres que ele só via em filmes ou em livros de terror, existiam, eram os Vampiros, seres execráveis e cruéis e daquele momento em diante ele só tinha uma meta, acabar com todos.

Essa é uma história interessante, quando você pensa que descobriu, você acaba vendo que novos segredos surgem, revelando o que você nem imaginava que existia. A história é escrita em 2 tempos: o passado e o presente de Peter.

Os personagens são bem construídos, tanto os principais como os secundários. O que me arrebatou nessa história foram as incertezas. Pitadas bem dosadas de um romance com toda a sua delicadeza e sutileza, lutas sanguinárias com muita tristeza e desespero, com uma dinâmica bem amarrada. Fiquei sem saber o que vinha na página seguinte, a cada desfolhar eu me surpreendia e não conseguia parar de ler tal era o interesse em saber do desfecho. Uma trama com uma abordagem muito interessante e me surpreendi com a forma leve, instigante e delicada com que foi mostrada a homossexualidade. Um herói com padrões diferentes dos que vimos geralmente na literatura. O meu herói era um gay! Maravilha!
Um final magnífico, com o ponto final no lugar certo. Muitas vezes esperamos finais que queremos, mas adoro quando o final é o que tem que ser. Belissimo!

Resenha na íntegra no blog

site: www.euleiosimedai.com.br